a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ

« Fevereiro 2018 | Principal | Dezembro 2017 »

Nosso Arquivo:

Powered by Thingamablog

31 Janeiro 2018

Julgamento de prefeito foi adiado

Por falta de quórum qualificado, o Tribunal Regional Eleitoral adiou, mais uma vez, o julgamento dos recursos do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto de Almeida, conhecido como Dr. Almeida. A decisão foi anunciada na sessão de quarta.

A decisão foi do presidente do TRE, José Edivaldo Rotondano. Pela manhã, o juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, relator, anunciou seu voto de aprovação das contas da campanha de Almeida. Mas não houve votação pelos demais desembargadores.

O prefeito foi acusado por adversários e pelo Ministério Público de esconder, nas contas apresentadas, uma nota fiscal de R$ 20 mil referente a combustíveis, importância que corresponderia a cerca de 80% de todo gasto de sua campanha.

Entretanto, o relator disse que a situação foi ajustada com o cancelamento da venda pelo posto de combustíveis e da Nota Fiscal. Como os processos estão juntos com duas outras ações de investigação judicial e de impugnação de mandato, requeria quórum qualificado.

Além disso, venceu o mandato do juiz Costa Bastos. Com o adiamento, o prefeito de Canavieiras fica no cargo aguardando julgamento que dependerá da recomposição da Corte e da nomeação de outro relator.

Almeida foi cassado por incorrer em diversas irregularidades, apontadas pelo Ministério Público, na eleição de 2016. Por não ter sido condenado em segunda instância, ele ainda administra o município do Litoral Sul baiano.

Postado por at 23:58

Polícia investigará roubo no TRE

O furto de dois televisores e de um notebook no prédio que abriga os cartórios da 27ª e 28ª zonas eleitorais de Itabuna, na Avenida Francisco Ribeiro Junior, 130, está sendo investigado pela Polícia Civil.

Na madruga de terça-feira, criminosos invadiram o imóvel, de onde foram subtraídos os equipamentos, que eram da central de atendimento ao público da Justiça Eleitoral. Ainda não há informações sobre a autoria do crime.

Um boletim de ocorrência foi lavrado no complexo de delegacias da 6ª Coordenadoria de Polícia Civil pelo diretor do cartório da 28ª zona, Marcelo Brito. Após o fato, o atendimento foi suspenso nos cartórios, mas já foi retomado.

O cadastramento de novos eleitores e o recadastramento biométrico continuam até o dia 5 de maio. Itabuna está fora da obrigatoriedade de biometria para as eleições deste ano. Na cidade, o eleitor terá até 2020 para fazer o procedimento.

Postado por at 23:58

Policiais diz que não vão a carnaval

Uma Assembleia dos Policiais Civis acontce nesta quinta-feira, em Salvador, para discutir portaria do Delegado-Geral, Bernadino Brito, que define as diárias e escalas de plantão durante o carnaval de Salvador, previsto para 8 de fevereiro.

O Vice-Presidente do sindicato dos policiais, Eustácio Lopes, classifica o ato como "autoritário" e "desrespeitoso" por "querer impor à categoria uma condição de trabalho análoga à escravidão" por causa da diária de R$ 149.

"Os policiais saem do interior para vir trabalhar na capital e esses valores são totalmente aviltantes. Os servidores acabam dormindo em viaturas e colégios. O Governo ao invés de sentar para negociar institui uma Portaria que tem como objetivo ameaçar a categoria".

O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, garante que o sindicato vai reagir. "Não vamos ficar de braços cruzados diante de mais um ataque os direitos dos policiais civis da Bahia!".

Já a cúpula da Polícia Civil soltou nota esclarecendo que não haverá redução no número de profissionais atuando no Carnaval 2018. Ela "estranha" a manifestação do Sindipoc, já que representantes dele se reuniram com o delegado-geral na quarta.

"Durante o encontro não houve nenhuma tratativa sobre a intenção de paralisação durante o Carnaval 2018. As reivindicações apresentadas pelos representantes de classe serão observadas com o tempo devido".

A Polícia Civil afirma que o pagamento das diárias do período está mantido e que a portaria n° 80, de 23 de Janeiro de 2018, trata sobre a previsão legal quanto ao comparecimento do servidor policial quando convocado às atividades.

Postado por at 23:58

Itacaré festeja a rainha das águas

Itacaré vai comemorar, nesta sexta-feira, 2, a tradicional festa de Iemanjá, considerada no candomblé a rainha das águas. A proposta é reunir os terreiros de todo o município, fiéis, itacareenses e turistas numa grande festa.

Fé, devoção, presentes, flores, perfumes e o resgate às tradições culturais serão buscados pela Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura A concentração será na praça do Fórum, a partir das 14 horas, com a entrega dos presentes e flores.

Em seguida, o cortejo passará pelas ruas da cidade, seguindo pela orla até a Praça do Canhão, onde haverá samba de roda e capoeira. Depois acontecerá o cortejo náutico, com a entrega dos presentes para Iemanjá.

Ilhéus, que também tem uma festa de Iemanjá tradicional, faz a sua em dois locais, na Prainha da Maramata e no bairro Malhado.

Postado por at 23:57

Emprego ficou estável em dezembro

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 11,8% no último trimestre de 2017. O número ficou 0,6 ponto percentual abaixo do registrado no trimestre anterior, de julho a setembro, quando o índice esteve em 12,4%.

Os dados foram levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (31).

Em relação aos três últimos meses de 2016 houve estabilidade, pois à época a taxa ficou em 12%. Já no tocante à taxa média anual, a desocupação passou de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017, a maior da série histórica, iniciada em 2012.

O número de pessoas desempregadas chegou a 12,3 milhões no final do ano passado. Isso significa uma queda de 5% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Em comparação com o período entre outubro e dezembro de 2016, houve estabilidade.

O número de empregados formais, que possuem carteira de trabalho assinada, se manteve em 33,3 milhões, em comparação com o trimestre de julho a setembro. Já em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve recuo de 2%.

Postado por at 23:57

Ilhéus atrai turistas sem carnaval

Ilhéus é um dos destinos turísticos mais procurados por quem vai sair de Salvador por terra, segundo a Agerba. Cerca de 109 mil pessoas vão embarcar de Salvador para o interior e Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro são as cidades mais procuradas.

O gerente do Terminal Rodoviário de Ilhéus, Wilde José, revela que até o momento estão previstos cerca de 77 ônibus extras partindo da capital para a cidade durante o período momesco, apesar do cancelamento do carnaval0 oficial de Ilhéus.

A expectativa também é otimista em relação à taxa de ocupação da rede hoteleira. Muita gente prefere sair de Salvador no carnaval, aproveitando o feriado para passar dias mais sossegados em praias do interior.

O secretário de Turismo, Roberto Lobão, afirma que Ilhéus tem se consolidado como o terceiro polo turístico da Bahia. “As potencialidades e atrativos naturais, históricos e culturais de Ilhéus, que possui o maior litoral no Estado, ajuda na vocação turística”.

Postado por at 23:57

Nova direção do TJBA toma posse

O desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, eleito em 16 de novembro para o biênio 2018/2020, será empossado nesta quinta-feira no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Ele substitui Maria do Socorro Barreto Santiago.

Na solenidade, a presidente passa em revista à tropa da Polícia Militar em frente ao Fórum Ruy Barbosa. Em seguida, acompanhada do governador Rui Costa, visita a Cripta de Ruy Barbosa, de onde ambos seguem para o Salão Nobre.

Após o discurso da presidente, Gesivaldo será conduzido à Mesa de Honra para a posse. Em seguida o novo presidente empossa os demais integrantes da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia.

Serão empossados ainda Augusto Lima Bispo na 1ª Vice-Presidência, Maria da Graça Osório Pimentel Leal na 2ª Vice, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos na Corregedoria e Emílio Salomão Pinto Resedá na Corregedoria do Interior.

Postado por at 23:57

Simpósio discute cuidados na morte

O II Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz , situada no bairro Salobrinho, em Ilhéus, nos dias 9 e 10 de março. A realização é da Unimed-Itabuna com o apoio da Uesc.

A inscrição é social, a doação de um pacote de fraldas geriátricas no Funcepes e NDH Unimed/Itabuna. A coordenação será dos professores Cristiano Bahia e Rosângela Carvalho de Melo, e do Dr. Gustavo Duarte.

“Doenças graves não significam que não há mais o que fazer. É possível diminuir muito o sofrimento de pacientes em situação terminal. É necessário trabalhar esta ideia entre pacientes e familiares".

"Os cuidados paliativos combatem a ideia de que o sofrimento é uma parte necessária e incontornável no tratamento de doenças graves, que podem resultar na morte", diz Cristiano Bahia.

A programação inclui palestras sobre serviço ideal de cuidados paliativos, çuto de perdas, hipodermóclise para enfermeiros e médicos, o paciente do futuro, feridas e morte: abordagem prática, a dor antes da perda, trabalho em equipe, entre outros.

Postado por at 23:56

Mulher envenenou toda a família

Depois de tentar matar uma família inteira envenenada, na cidade de Saúde, Rosa Maria Dantas de Melo, de 56 anos, foi presa por policiais da 16ª Coorpin, de Jacobina, que solicitaram à Justiça um mandado de prisão contra ela.

Rosa, que culpava Celso Alves da Silva, de 47 anos, pelo fim do seu relacionamento, tentou envenená-lo com chumbinho pela primeira vez oferecendo uma taça de vinho para ele e sua esposa. A pouca quantidade fez o casal passar mal e vomitar.

Na segunda vez, em 20 de julho, a criminosa chamou o casal e dois filhos para comer um doce de leite, também envenenado. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, onde tiveram alta, com exceção de Celso.

Ele acabou sendo transferido para outra unidade hospitalar na cidade de Campo Formoso, onde morreu quatro dias depois. Rosa está presa no Complexo Policial de Jacobina.

Postado por at 23:56

Ilhéus amplia vagas na Soares Lopes

No verão do ano que vem a avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus, vai ter o número de vagas de estacionamento duplicado. Hoje a artéria possui cerca de 1.200 vagas e chegará a 2.400 após a conclusão do eixo-viário da nova ponte.

O sistema viário ampliará a capacidade de mobilidade urbana em uma das regiões mais movimentadas da cidade, segundo o diretor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento.

"O projeto da ponte também prevê esta ampliação no estacionamento que, entre outras coisas, vai dinamizar e ampliar o número de vagas, aliado a um trabalho de reordenamento do centro histórico e das avenidas Dois de Julho e Soares Lopes".

O diretor da Sutran também diz que a Prefeitura de Ilhéus estuda a implantação da Zona Azul nas principais ruas e avenidas centrais. Este modelo já existe em algumas capitais e em municípios baianos do mesmo porte de Ilhéus.

O processo de licitação da Zona Azul está previsto para ser iniciado neste mês. A novidade é que os pontos de estacionamento serão providos de um sensor que identificará, através de um aplicativo, onde há vagas disponíveis.

Postado por at 23:56

30 Janeiro 2018

Energia pode ter um aumento de 15%

Prepara seu bolso. Mais aumentos estão vindo por ai. A Agência Nacional de Energia Elétrica propôs na terça-feira aumentos médios de mais de 13% para as tarifas de energia dos consumidores da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Segundo a proposta da Aneel, as tarifas de energia da Coelba devem ter reajuste médio de 15,01%. Para os consumidores residenciais, o reajuste médio proposto é de 15,48%. Já para a indústria atendida pela distribuidora, 13,88%.

A Coelba atende 5,9 milhões de unidades consumidoras na Bahia. Durante reunião na terça, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou que o índice da Coelba tem um impacto relevante do aumento do custo da energia das usinas da Cemig, que foram leiloadas pelo governo em 2017.

Para a tarifa de energia da Companhia de Eletricidade do Rio Grande do Norte, a Aneel propôs reajuste médio de 14,88%. Para os consumidores industriais seria de 16,18% e, para os residenciais, de 14,35%. A Consern atende 1,4 milhão de unidades no RN.

Já para as tarifas da Energisa Sergipe, a proposta da Aneel é de alta de 13,65%. Nesse caso, o reajuste proposto para os consumidores residenciais é de 11,10% e para os industriais, de 18,21%. A Energisa Sergipe atende 748 mil consumidores no SE.

Todas as propostas da Aneel ainda passarão por audiência pública antes de começar a vigorar. Isso significa que os índices de reajuste podem sofrer alterações. Sem ter a quem recorrer, uma pergunta: para que servem as tais agencias reguladoras?

Postado por at 23:01

BA é terceria em "trabalho escravo"

Tocantins, com 13 casos, e Minas Gerais (12), seguidos de Bahia (7) e Maranhão (6) foram os estados

com maior concentração de denúncias de trabalho escravo no ano passado. Nesse período, 265 inquéritos policiais foram iniciados e 283 procedimentos extrajudiciais abertos.

Os dados constam de um balanço feito pela Câmara Criminal do Ministério Público Federal que revelou que, em 2017, foram instauradas na primeira instância mais de 70 ações penais por condição análoga à de escravo.

O levantamento também destaca a participação de membros do MPF em 11 operações de resgate de trabalhadores, realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel.

O grupo, criado em junho de 1995, tornou-se referência internacional em matéria de enfrentamento ao trabalho escravo, sendo considerado pela Organização Internacional do Trabalho a base de toda a estratégia de combate a este crime.

Já foram "resgatados" cerca de 50 mil trabalhadores. Além do MPF, fazem parte da equipe o Ministério do Trabalho, as Polícias Federal e Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União.

Postado por at 23:01

Prouni abriu inscrições para 242 mil

Os interessados em tentar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos já podem consultar as vagas disponíveis no processo seletivo do primeiro semestre de 2018 no site. O ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas.

Segundo o MEC, esta será a maior oferta desde que o programa foi criado, em 2005, com 242.987 vagas em 2.976 instituições. O período de inscrições no ProUni vai de 6 a 9 de fevereiro. Os cursos terão início ainda no primeiro semestre.

Na inscrição será possível escolher até duas instituições, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa. Do total, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para educação à distância (EaD). Há ainda 129.124 bolsas parciais.

Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda per capita mensal de até um salário mínimo e meio. Já para as parciais é preciso ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos. A primeira chamada está prevista para 12 de fevereiro.

A matrícula será entre os dias 15 e 23 do mesmo mês. Já os candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgada na segunda-feira, já podem efetivar a matrícula na universidade em que foram aprovados.

O prazo termina no dia 7 de fevereiro. Quem não concluir o processo perderá o direito à vaga.

Postado por at 23:00

BRs tiveram menos acidentes em 17

O número de acidentes registrados nas rodovias federais que cortam a Bahia caiu 16% de 2016 para 2017. No primeiro ano, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 5.408. No ano passado, foram 4.549 ocorrências. Esse número reflete uma redução de 70% em relação à projeção feita em 2011.

Em balanço anual, a PRF estima que, sem o planejamento e a fiscalização iniciados em 2012, as projeções indicavam que no ano passado poderiam ter ocorrido mais de 15 mil acidentes. O estudo não levou em conta a diminuição das viagens por conta da recessão de 2015 a 2017.

A falta de atenção dos motoristas lidera as ocorrências nas rodovias federais baianas, alcançando 29,23%. Já velocidade incompatível e ultrapassagens indevidas registraram 14,2% e 12%, respectivamente.

O número de acidentes considerados graves também diminuiu 8%, de 1.258 acidentes graves em 2016 para 1.159 em 2017. Segundo a PRF, essa diminuição resultou em uma economia de mais de R$ 1 bilhão, considerando o custo de R$ 96 mil por acidente com vítima.

O cálculo é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No caso de acidentes com mortos, a queda foi de 6%, com 580 óbitos registrados em 2017 em comparação aos 614 de 2016.

A BR-101 é líder na ocorrência de óbitos com 33%, seguida da BR-116 com 30%, BR-324 com 11%, a BR-242 com 10%, BR-110 com 9% e a BR-407 com 7%.

Postado por at 23:00

Civil prende arrombadores do Fórum

A Polícia Civil deflagrou nesta terça uma operação envolvendo delegados e equipes das Coordenadorias Regionais de Itabuna, Itapetinga e Ilhéus para prender suspeitos de roubar armas no Fórum Desembargador José Alfredo Neves da Rocha, em Itapetinga.

Os marginais chegaram ao local no dia 22 de janeiro em dois carros, renderam o zelador e arrombaram depósitos e armários de aço. Na “Operação Themis” foram presos, em Itabuna, Júnior José dos Santos, 24 anos e Ricardo Miguel dos Santos, 21 anos.

Os dois tinham mandado judicial contra eles. Também foi preso, este em flagrante, Aelson Feitosa da Silva, 31 anos, de posse de duas armas de fogo, além de manter em sua garagem o VW Fox preto, de placas JOA-2651, usado na ação criminosa.

Ele tinha uma carteira funcional vencida de Agente Penitenciário. De acordo com informações policiais, mais oito pessoas foram presas, duas motos apreendidas e algumas armas recuperadas. A polícia ainda não divulgou o nome dos acusados, cujas prisões preventivas serão pedidas à Justiça.

No dia da invasão, depois de rendido o zelador, o grupo roubou as armas que estavam guardadas na sala de provas de crimes. Havia outros objetos, mas só as armas foram levadas pelos bandidos, que vestiam uniformes azuis, capacetes e botas.

Postado por at 23:00

Cacau consegue Indicação Geográfica

A Associação Cacau do Sul Bahia conquistou a Indicação Geográfica (IG) do tipo Indicação de Procedência (IP) da amêndoa de cacau, Theobroma cacao L., publicada nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto com entidades que integram a Rede de Governança do Cacau e Chocolate na região, em parceria com o Sebrae. A notícia foi comemorada pelos produtores.

Um dos fundadores do projeto de reconhecimento do produto e dono dos chocolates Maltez, José Maltez diz que “a Indicação Geográfica representa uma grande conquista para a região, que vai ter o cacau reconhecido nacionalmente”.

A Indicação Geográfica tem por finalidade garantir proteção aos produtos oriundos de uma determinada cidade ou região. Para o diretor da associação, Cristiano San’tana, além de ser um registro, é um movimento que funciona como um impulsionador.

“O IG é um processo que vem sendo discutido há mais dez anos e se tornou uma ferramenta de agregação de valor não só para a amêndoa, mas para a região como um todo”.

“Nos próximos dias, já está prevista uma reunião com os produtores no Centro de Inovação do Cacau, na Uesc, para que eles possam entender o processo de acesso ao selo, captação de recursos para investimentos e divulgação”.

Postado por at 22:59

Projeto vai selecionar compositores

Compositores dos 26 municípios da região já podem tirar da gaveta suas criações e inscrevê-las no Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia, que visa dar visibilidade às obras autorais de qualquer gênero musical, inclusive instrumental.

O projeto vai promover mostras no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 19 de fevereiro, exclusivamente pelo site www.encontrolitoralsul.com.br, de acordo com o regulamento.

A curadoria, formada por músicos da região, selecionará 8 atrações na categoria individual e 8 na de banda autoral. Serão consideradas como critérios letra, harmonia, melodia, arranjo, originalidade e conjunto da obra.

Os selecionados serão conhecidos no dia 26 de fevereiro, no site, e se apresentarão ao longo de quatro mostras musicais que acontecerão entre março e junho.

Podem se inscrever compositores de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una, Uruçuca.

O projeto promoverá também quatro turmas de Oficina de Composição Musical, sempre uma vez por mês, na semana da mostra. Cada turma terá 20 participantes. As aulas acontecerão na Academia de Letras de Ilhéus e terão carga de 12 horas, em 3 dias.

O resultado de cada edição da oficina será uma composição musical a ser apresentada na noite do encerramento, durante a mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia.

Postado por at 22:59

STJ nega habeas corpus para Lula

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, negou ao ex-presidente Lula o habeas corpus preventivo interposto nesta terça-feira (30). Havia grande expectativa sobre a decisão do minstro, que responde pela presidência do STJ.

Isto porque ele foi indicado ao cargo pelo ex-presidente, hoje condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Martins examinou o processo, por estar no exercício da Presidência durante o recesso do Judiciário, que se encerra na quinta-feira (1º).

O ministro poderia declinar da competência se alegasse suspeição, pela relação direta de sua condição atual no STJ com o réu que o nomeou há cerca de 12 anos.

Depois de ter atuado na advocacia por 21 anos, sendo procurador de Estado de Alagoas o e presidente da Seccional Alagoana da OAB, Humberto Martins tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio do quinto constitucional.

Em quatro anos, foi nomeado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Com dados do Diário do Poder.

Postado por at 22:59

Ilhéus quer mais prazo para biometria

Termina nesta quarta (31) o prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o eleitor de Ilhéus faça o recadastramento biométrico. O município possui 137.977 mil eleitores, mas ainda faltam 35 mil.

Eles não compareceram aos pontos de atendimento, na sede do TRE, na Biblioteca Pública e na Faculdade de Ilhéus. Por isso, o prefeito Mário Alexandre protocolou junto ao TRE um pedido de prorrogação do prazo.

Ele aguarda um parecer do presidente, José Edivaldo Rocha Rotondano. O prefeito ressalta o empenho da prefeitura, dos servidores dos cartórios, das equipes dos postos avançados, dos magistrados, da Comissão da Biometria e do próprio presidente.

Rotandano determinou, nos últimos dias, a ampliação do horário de atendimento (inclusive aos sábados e domingos), fazendo o possível para evitar contratempos. No entanto, o comparecimento do eleitorado de Ilhéus foi insuficiente.

Nos últimos dias vêm ocorrendo a formação de longas filas nos locais de atendimento, por conta da proximidade do fim do prazo. O pedido é para que o TRE estenda o prazo até 28 de fevereiro.

Postado por at 22:59

Livro discute WhatsApp para ensino

A Editus, editora da Uesc, está lançando "WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons". co-edição com a Edufba – Editora da UFBA, organizado por Cristiane Porto, Kaio Eduardo Oliveira e Alexandre Chagas.

O livro conta com 13 artigos de diferentes pesquisadores, do Brasil e de outros países, que discutem a utilização do aplicativo WhatsApp como aliado do processo de ensino.

Os autores ressaltam as potencialidades do aplicativo como mediador na formação educativa, levando em conta a rapidez e a inovação dos processos na cibercultura. Para isso, são apresentadas pesquisas e práticas pedagógicas.

Elas utilizam o WhatsApp para mediar atividades de inclusão na educação básica e em universidades. A obra é destinada a educadores, educomunicadores e interessados na educação digital.

O livro custa R$ 45 e pode ser adquirido na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura da UESC, em Ilhéus. Na internet, o leitor encontra essa e outras publicações nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Postado por at 22:58

29 Janeiro 2018

MP vai investigar gasto do carnaval

O Ministério Público Estadual, vai apurar os gastos no carnaval antecipado de Itabuna e o possível uso de dinheiro público na contratação de atrações e estruturas para camarotes privados.

Documento entregue pelo vereador Jairo Araújo ao MP diz que há “fortes indícios” de improbidade administrativa. Segundo o vereador, todas as evidências indicam o uso de recursos públicos para benefíciar particulares. Várias fotos e prints foram anexados.

“A empresa que instalou a estrutura para os camarotes privados foi a mesma dos camarotes contratados pela prefeitura. Além disso, um dos camarotes privados tinha como parceiro o filho do prefeito, que é pré-candidato a deputado. Isso configura abuso de poder.” afirma Araújo.

O documento pede que, se confirmada as irregularidades, sejam adotadas as sanções da Lei de Improbidade Administrativa, que determina perda da função do agente público e suspensão dos direitos políticos.

Jairo Araújo diz que não é contra o carnaval, mas "não é possível que ao mesmo tempo que se realiza a festa tenha ainda servidores sem receber salário".

Postado por at 22:37

Prefeito cancela carnaval de Ilhéus

O Carnaval Cultural de Ilhéus, previsto para 10 a 13 de fevereiro, foi cancelado pelo prefeito Mário Alexandre em anúncio nesta segunda-feira, em Salvador, durante o evento “Internet para Todos”, com o ministro da Tecnologia, Gilberto Kassab.

Apesar de reconhecer a importância da festa para uma cidade com vocação turística, o prefeito considera que o momento de crise nacional requer total responsabilidade e os "pés no chão" dos gestores municipais.

Mário Alexandre disse que iniciou o ano de 2018 com o sequestro, por parte da Receita Federal, de R$ 4,5 milhões (o sequestro não tem relação com a gestão passada e sim com a do próprio Mário Alexandre).

Segundo o prefeito, também houve a suspensão de repasse de recursos do Governo Federal para os municípios. “Diante disso e da necessidade de focar na melhoria da saúde, decidi pelo cancelamento do Carnaval”.

O prefeito informou, entretanto, que a Prefeitura vai assegurar aos foliões que queiram se divertir na avenida Soares Lopes, local onde seria a festa, serviços de segurança, saúde e trãnsito.

Postado por at 22:37

Colo Colo apresenta toda a equipe

Nesta segunda-feira (29), o Colo-Colo apresentou oficialmente a comissão técnica e parte dos atletas que vão atuar neste ano, sob o comando do técnico José Ferreira, que já foi campeão baiano com o time.

A comissão técnica terá Alexandre Santos como auxiliar técnico, Jadielson Cruz no cargo de preparador físico e Adriano Dantas como treinador de goleiros. Os jovens atletas selecionados em dezembro também foram apresentados.

O mais "velho" é Marco Adriano Dattola Vieira, de 23 anos, e os três mais novos têm 17 anos. Além deles, vários reforços experientes chegam em breve de Alagoas, Goiás, São Paulo e Sergipe. O plantel vai estar completo já nesta semana.

O trabalho visando a estreia na Série B do Baiano começa já nesta terça e, a partir do dia 8, o sistema de treino passa a ter um novo modelo, desenvolvido com base na avaliação dos primeiros 10 dias.

Colo-Colo começa a série B no dia 4 de março, jogando em casa contra o Galícia, às 15 horas. "O foco do trabalho é equilíbrio, profissionalismo e determinação, trabalhando duro nos dois turnos," garante Ferreira.

Postado por at 22:37

PRF faz balanço de acidentes em 17

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira um estudo sobre acidentes e mortes nas BRs na Bahia durante 2017. No ano passado, foram registrados 4.549 acidentes, 16% menos que os 5.408 de 2016.

O resultado foi acompanhado na estatística de feridos com gravidade e mortos nas estradas federais. Em 2017, aconteceram 1.159 acidentes graves, contra 1.258, uma redução de 8%. O número de óbitos foi 580 ou 6% menos que os 614 de 2016.

Em 2017, a PRF registrou 4.678 feridos em acidentes, 473 menos do que em 2016, quando 5.151 pessoas se machucaram nas ocorrências.

As causas dos acidentes ficaram concentradas em basicamente três. A principal foi a falta de atenção, com 29,23% dos acidentes. Logo depois vem o excesso de velocidade, com 14,19%, e as ultrapassagens indevidas (12,14%).

As segundas, terças e quartas são os dias com menos acidentes e mortes nas estradas federais. Sábados e domingos são os mais perigosos.

Postado por at 22:36

TRE adia julgamento de Dr. Almeida

O juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, relator dos recursos do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto de Almeida, acatou pedido da defesa e adiou o julgamento das três ações que estavam pautadas para esta segunda-feira.

AS ações, no pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, analisam a cassação de Almeida por diversas irregulares apontadas pelo Ministério Público na eleição de 2016. Por não ter sido condenado em segunda instância, ele ainda administra o município.

Segundo as denúncias do MP-BA, acatadas pelo juiz eleitoral de Canavieiras, o prefeito e o vice omitiram despesas na prestação de contas ao contratar, durante o pleito, um trio elétrico. Além disso, o gestor foi flagrado distribuindo combustíveis a eleitores.

Isto foi confirmado em juízo pelo coordenador da campanha e pelo dono do posto. Almeida escondeu ainda uma nota fiscal de R$ 20 mil, referente ao fornecimento de combustíveis, que corresponde a cerca de 82% de todo o gasto da campanha.

O advogado de Almeida, Michel Soares Reis, alegou somente agora ter assumido a causa. Por isso, os recursos devem ir ao plenário na quarta-feira.

Postado por at 22:36

Mulher baleada no Natal faleceu

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira, no cemitério do Campo Santo, em Itabuna, o corpo de Juliana Lerência da Silva, 32 anos, do bairro Santo Antônio, que faleceu durante a madrugada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Ela estava internada há mais de um mês, desde que foi baleada na noite de Natal, durante um tiroteio no bairro em que morava. Ela foi atingida por dois tiros na cabeça, sendo socorrida pelo Samu 192 em estado grave.

Juliana já havia sido liberada da unidade hospitalar e estava se recuperando bem. Na madrugada, sentiu fortes dores no peito e foi levada para o Hospital de Base, mas já chegou sem vida. Ela deixa um filho de 7 anos de idade.

A morte de Juliana foi mais um homicídio registrado em Itabuna neste ano, o 12° somente neste mês. A Polícia Civil prossegue com as investigações para descobrir a autoria dos tiros.

Postado por at 22:36

Shopping já cobra estacionamento

Desde esta segunda-feira o Shopping Jequitibá está cobrando uma taxa pelo estacionamento de veículos. O valor, tanto para carros como motos, é de R$ 5 por quatro horas, independente do tempo que passar no local.

Depois deste período, será cobrado R$ 1 a cada hora. O sistema é operado pela empresa Indigo e deve gerar 13 empregos diretos. A cobrança por estacionamento no shopping segue a tendência de outras praças no país.

O empresário Manoel Chaves Neto admite que, no primeiro momento, deve causar impacto no movimento do shopping, mas com o tempo as pessoas se acostumarão, diz, como aconteceu com a Zona Azul no centro.

Como a gestão do estacionamento foi terceirizada, a empresa também se encarrega da segurança em casos de furto, roubo e outros danos. Quem quiser usar o estacionamento durante todo o mês pagará R$ 100. Já o pernoite custa R$ 25.

Postado por at 22:36

Ação limpa praias do sul de Ilhéus

Garrafas de plástico e vidro, copos, isopor, latinhas de cerveja, cascas de côco, sacolas plásticas foram alguns dos itens recolhidos das praias do litoral sul de Ilhéus neste final de semana.

A ação é da Prefeitura de Ilhéus, Lions Clube Ilhéus-Pontal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa). Ela promoveu a limpeza e reforçou a conscientização junto a cabaneiros e banhistas.

Há 12 anos o Lions Clube coordena a iniciativa. “Ela faz parte de toda a linha de proteção ao meio ambiente que o Lions desenvolve em todo o mundo”, explica José Carlos Tavares, secretário da entidade.

“Anualmente, no mês de janeiro, estamos preparados para promover este ato com o apoio da Prefeitura e da Capitania dos Portos”, completa. “Todo ano o cenário lamentavelmente é o mesmo”.

A Operação Praia Limpa aconteceu no domingo (28) durante toda a manhã. Além da retirada de lixo na região dos Milionários, a Prefeitura fez manutenção no entorno das cabanas de praia, com a retirada de mato e varrição.

Representantes das instituições também distribuíram panfletos valorizando a importância do ato cidadão de cuidar do meio ambiente e esclarecendo sobre o tempo de decomposição dos resíduos sólidos quando são jogados ao mar.

No ano passado, segundo sua presidente, a Coolimpa conseguiu recolher mais de 800 quilos de materiais recicláveis. “Sei que este resultado representa o nosso sustento, mas é fundamental a gente proteger o meio ambiente”.

Postado por at 22:35

Itacaré reabre mirante de Água Fria

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, inaugurou no sábado o mirante no distrito de Água Fria, que fica na entrada da comunidade. O espaço foi revitalizado, recuperando o piso, colocando dois pergolados, jardineiras e guarda-corpo.

Também foi implantado um sistema de iluminação voltado não somente para o mirante, mas para o ribeirão, criando um espaço de lazer para o período da noite.

Antônio de Anízio também adiantou que o Governo do Estado está viabilizando as obras de pavimentação da estrada que liga o distrito de Taboquinhas à BR-101, que vai aumentar o fluxo de visitantes nessa região.

Além do mirante, a Prefeitura recuperou a quadra esportiva, com a melhoria das instalações elétricas e iluminação, recuperação e colocação de novos alambrados, da estrutura, pintura do piso e dos equipamentos esportivos.

Postado por at 22:35

Presidente do TJ inaugura módulo

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago, ao lado do governador Rui Costa e outras autoridades, inaugurou nesta segunda-feira, em Itabuna, a ampliação do novo Fórum com um segundo módulo (haverá mais dois).

O novo espaço tem seis pavimentos, sendo três subsolos de garagem e três que abrigam as funções jurisdicionais, que totalizam 6.041,32 m² de área construída. Está integrado ao prédio existente, que possui 2.926,40m² de área.

Com isso, o fórum passa a ter capacidade para abrigar todas as varas previstas na Lei de Organização e Divisão Judiciária da Bahia. Antes, a presidente visitou Ilhéus, onde inaugurou uma unidade dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs).

A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude, ficará responsável pela coordenação da unidade, que vai oferecer aos cidadãos orientação jurídica e promover a mediação de conflitos.

Também participou do lançamento da pedra fundamental do novo fórum de Ilhéus. O prédio será construído em terreno de 12 mil m² doados pelo Município, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e ao colégio modelo Luís Eduardo Magalhães.

Postado por at 22:35

26 Janeiro 2018

Dia 31 termina prazo do Simples

De acordo com dados da Receita Federal, 14.610 micros e pequenas empresas na Bahia optantes pelo Simples Nacional têm dívidas com o órgão. O montante é de aproximadamente R$ 647,7 milhões. Em todo país, os débitos com a União acumulam R$ 20 bilhões.

O prazo para quitação termina no dia 31. A solução para aliviar a carga veio com o projeto que instituía o programa de refinanciamento para micro e pequenas empresas – também conhecido como novo Refis, mas acabou vetado pelo presidente Michel Temer.

Seria nos mesmos moldes daquele concedido às grandes corporações - o Programa Especial de Regularização Tributária, que foi aprovado por unanimidade pelo Congresso Nacional, porém, recebeu o veto do governo federal em dezembro.

O argumento do governo para barrar a proposta é de que a perda na arrecadação comprometeria a estabilidade entre gastos e receitas, levando ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O veto dificultou a sobrevivência de micro e pequenas empresas, que para se manter no regime tributário diferenciado - Simples Nacional - precisam renegociar suas dívidas tributárias até o dia 31.

O risco de ficar fora do Simples Nacional pode gerar um aumento de tributos em torno de 16% a 32%, a depender da atividade. Caso o empresário não faça o parcelamento e fique de fora do regime de simplificação, a única maneira de pagar a dívida é à vista.

A multa está em 20% e os juros variam de acordo com a Selic. Atualmente, A Lei do Simples prevê débitos fiscais em até 60 meses, sem perdão ou redução de juros e multa, com parcela mínima de R$ 300.

Postado por at 22:54

DPU exige "libras" no IF Baiano

A Defensoria Pública da União ajuizou uma ação civil pública contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) por não dispor de tradutores de libras e estrutura para a formação de 30 alunos com deficiência auditiva.

A ação foi ajuizada na sexta-feira 19. No pedido liminar, a DPU requer a contratação de intérpretes de libras e a capacitação do corpo docente em todas as unidades do IF Baiano para garantir melhores condições de ensino.

O caso chegou até a instituição através dos estudantes do IF Baiano de Serrinha, com deficiência auditiva. Os responsáveis alegam principalmente que os estudantes enfrentam dificuldades em sua formação acadêmica.

Entre os problemas relatados, constatou-se que os estudantes com deficiência auditiva não dispõem de condições que auxiliem diariamente a educação deles nas 8 unidades do IF Baiano.

Segundo a DPU, nos 9 campi (Bom Jesus da Lapa, Catu, Itapetinga, Guanambi, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca, Teixeira de Freitas e Valença) o número de intérpretes de libras é insuficiente ou inexistente.

Em Uruçuca, por exemplo, há cinco alunos surdos para nenhum intérprete de libras. Para o defensor público federal Atila Dias, a ausência da estrutura física e social demonstra um descaso com alunos com deficiência auditiva, bem como com o ordenamento jurídico.

Postado por at 22:53

Juiz interdita Presídio de Jequié

A requerimento da Defensoria Pública da Bahia, com endosso do Ministério Público estadual, a Justiça decretou a interdição parcial do Conjunto Penal de Jequié. Com 712 presos, a unidade tem capacidade para 392, ou seja, abriga 320 a mais do que o permitido.

A unidade é dividida em 7 módulos, sendo dois provisórios, dois de regime fechado, dois de regime semiaberto e um feminino. Cada um tem capacidade para 48 internos. Do total, 678 são homens e 34 são mulheres, sendo 384 presos provisórios.

O MP concordou com o pedido, desde que permaneça apenas o número de condenados dentro da capacidade do presídio e seja feita a remoção imediata dos provisórios para as cadeias mais próximas que tenham condições de segurança.

Será impedida, ainda, a inserção de novos condenados até que sejam feitas as adaptações necessárias. Na sentença, o juízo da Vara do Júri e Execuções Penais de Jequié afirma que a ação foi ajuizada após uma reunião com a gfestão do presídio.

Ela se comprometeu a fazer melhorias nas instalações. Mas, “transcorrido mais de um ano, o Conjunto Penal não foi objeto de qualquer intervenção do Poder Executivo, demonstrando a falta de compromisso com a melhoria do Conjunto Penal de Jequié”.

Postado por at 22:53

Cipe apreendeu drogas no Presídio

Uma operação da Cipe Cacaueira, no Presídio de Itabuna, resultou na apreensão de armas, drogas e celulares. Todo o material apreendido foi apresentado no Plantão Central da Polícia Civil, que deve abrir investigações.

Durante a revista da PM nas celas, no Pavilhão I, foram apreendidos 106 papelotes de crack, 26 gramas de cocaína, 23 celulares, 10 facas artesanais, uma balança de precisão, seis fones de ouvido e seis carregadores de celular.

Já em Eunápolis, no Conjunto Penal, um detento foi linchado por outros presos na tarde de quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, Makis de Jesus Santos, 19 anos, tomava banho de sol quando foi agredido com golpes de uma arma artesanal e uma barra de ferro.

Makis não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele estava preso por participar de uma chacina em Porto Seguro, no início de fevereiro do ano passado. Na época, oito homens foram mortos no bairro Porto Alegre I.

Segundo a polícia, ele tinha participado do crime com outros 8 suspeitos. O corpo de Makis foi encaminhado para o Instituto Médico Legal em Eunápolis, mas a polícia não tinha informações sobre o local de sepultamento nem as causas do ataque.

Postado por at 22:53

Conquista recebe nova emergência

O sudoeste recebeu um reforço na saúde, com a entrega da nova emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que também atende moradores de cidades vizinhas. A inauguração foi nesta sexta-feira (26).

Com investimento foi de R$ 11 milhões, entre obras e equipamentos, o novo espaço conta com 39 leitos, além de sala para pacientes com infarto agudo do miocárdio, capacitando a unidade para casos de urgência e emergência de alta complexidade.

Com área total de 1.248 metros quadrado, a unidade conta ainda com salas coletivas de observação pediátrica, quarto de isolamento adulto, três salas de sutura e curativos, uma de gesso e redução de fraturas, uma para a aplicação de medicamentos.

Mais quatro consultórios, além de um novo posto policial. O HGVC também recebeu uma nova ambulância para o transporte de pacientes, cujo investimento foi de R$ 66 mil. A ala onde funcionava a emergência será requalificada e terá mais 20 leitos de UTI.

Postado por at 22:53

Ilhéus retira propaganda das ruas

Uma ação da Prefeitura de Ilhéus e do Ministério Público iniciou na sexta-feira (26) a retirada de totens publicitários em espaços públicos, instalados irregularmente no centro da cidade. Proprietários de 30 peças foram notificados, mas apenas 18 obedeceram.

Por isso, os 12 restantes começaram a ser retirados numa operação que envolve o MP e as secretarias municipais de Planejamento (Seplandes), Infraestrutura (Seintra) e Serviços Públicos (Secsurb).

A operação faz parte do programa de despoluição visual do centro de Ilhéus, que inclui também o disciplinamento de placas de outdoors. A despoluição visual integra um Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC) assinado pela Prefeitura, MP e empresários.

Mas o acordo estabelece bem mais. O município vai reduzir espaços destinados às placas e as empresas vão destinar R$ 75 mensais por placa como contrapartida social e ambiental, o que ajudará num projeto de reciclagem que será implantado.

A cidade possui mais de 200 placas espalhadas por ruas centrais e de grande movimentação nos bairros e avenidas. Uma parte será retirada e a outra adequada ao Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado com o MP.

Postado por at 22:52

Bahia perdeu 12,5 mil empregos

Todos os estados perderam empregos em dezembro e a Bahia foi o 20º no ranking de “menos piores”, com o fechamento de 12.457 vagas. O único setor baiano a gerar novos postos de trabalho foi o Comércio, com a abertura de 509 empregos. O resto...

A Agropecuária terminou dezembro com -3.485 vagas, os Serviços -3.381, a Construção -3.126, a Indústria -2.913, a Administração Pública com -29, os Serviços Públicos com -25, a Extração Mineral com -7. Na soma de todo 2017, a Bahia criou 839 empregos.

O melhor desempenho no ano passado foi dos Serviços com 2.508 novas vagas, seguidos da Agropecuária com 2.152, a Administração Pública com 1.852, os Serviços Públicos com 1.132 e a Indústria com 677. O pior setor foi o da Construção, perdendo 6.522 empregos.

Outra área com problemas na criação de postos de trabalho foi o Comércio, que fechou 833 vagas no ano passado e a Extração Mineral 127. O Brasil terminou 2017 com -20.832 empregos, resultado muito melhor que a perda de 2,8 milhões de vagas em 2015 e 2016.

Postado por at 22:52

Feira terá um evento de voo livre

A Associação de Voo Livre e Paramotor da Região Metropolitana, que engloba Feira de Santana e cidades num raio de 150km, está promovendo o esporte através de eventos. Um deles acontece no dia 28, domingo, pela manhã.

É uma corrida atizada de “Torneio dos Coroas”, com a participação de voadores, familiares e da comunidade local de Maria Quitéria, que está motivada para o evento. O local será o início de uma estrada que está sendo construída subindo o morro.

Será um evento simples, mas voltado para dar visibilidade ao esporte. Como é o primeiro, a organização acredita que reunirá 50 voadores. Serão feitos pequenos voos durante o dia, a depender das condições climáticas.

Postado por at 22:52

Marinha abre inscrição para Praças

O Comando do Segundo Distrito Naval abriu, até 12 de fevereiro, as inscrições de candidatos com nível técnico, entre 18 e 45 anos, para o Serviço Militar Voluntário (SMV), para ambos os sexos, como Praça da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2).

As vagas em Salvador são para Edificações (2), Eletrotécnica (5), Eletrônica (3), Enfermagem (4), Gráfica, Higiene Dental, Mecânica (5), Motores (6), Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Prótese Dentária e Telecomunicações (4).

As inscrições serão unicamente via internet, no site do Comando do 2º Distrito Naval – www.marinha.mil.br/com2dn. A seleção terá Prova Objetiva, Prova de Títulos, Verificação de Dados Biográficos e Documental, e Inspeção de Saúde.

A taxa de inscrição é de R$ 70 e todas as informações necessárias estão no Aviso de Convocação nº 01/2018.

Postado por at 22:51

Salvador faz ação contra hanseníase

Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, domingo (28), a Secretaria de Saúde de Salvador promove neste mês diversas atividades de rotina. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomas pelos agentes de saúde.

Na capital, cerca de 300 novos casos são detectados anualmente. As regiões que têm mais ocorrências são Subúrbio, São Caetano / Valéria e Itapuã. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de evitar as incapacidades geradas pela doença".

"Este é essencialmente clínico. O familiar de um paciente com hanseníase também precisa ser consultado,” Lília Improta, enfermeira e técnica de hanseníase.

Salvador é dividida em 12 distritos sanitários e possui 123 postos de saúde capacitados para atender a demanda. O paciente pode se consultar com médico clínico em qualquer um deles. Se diagnosticada a doença, ele é encaminhado para o tratamento.

Neste mês, quem chega nas unidades básicas de saúde é contemplado com ações de sala de espera, roda de conversa e distribuição de folders sobre a doença. Os funcionários estão realizando uma busca ativa de pacientes com manchas suspeitas.

A hanseníase é uma doença transmissível que acomete, principalmente, os nervos e a pele. Os sinais são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda da sensibilidade (dormente), podendo atingir rosto, braços, mãos, pernas e pés.

É transmitida por vias aéreas, através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento.

Postado por at 22:51

25 Janeiro 2018

Comissão vai discutir estatutários

Em reunião na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, ficou definido que a Prefeitura de Itabuna vai publicar edital nomeando uma Comissão de sindicatos de servidores, procuradoria e órgãos da administração para avaliar o projeto que altera o regime jurídico de celetista para estatutário.

A Comissão também vai avaliar o Estatuto dos Servidores Públicos, incluindo o regime de Previdência. Participaram do encontro os procuradores Luiz Fernando Guarnieri e Antonio Calhau, sindicalistas e vereadores.

Ainda ficou acertado que a primeira reunião do Grupo de Trabalho será na segunda-feira. Os projetos foram retirados de pauta na Câmara de Vereadores enquanto se mantém a discussão com os líderes do funcionalismo.

A presidente do Sindicato dos Servidores, Wilmaci Oliveira, disse ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, que todos os temas sensíveis serão debatidos ponto a ponto nas reuniões que começam a partir da segunda-feira.

Guardas municipais, agentes comunitários de saúde e endemias e professores continuam mobilizados para evitar a perda de direitos, o que inclui FGTS e outras garantias prevista em lei.

Postado por at 23:39

ALBA recorrerá de bloqueio de bens

A Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia vai adotar medidas judiciais para suspender os efeitos da decisão do juiz Glauco Dainese de Campos, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que determinou o bloqueio de R$ 10 milhões em bens da casa.

Em nota, o procurador Graciliano Bonfim considera a decisão como “inusitada”, pois a ALBA "cumpre rigorosamente com o Termo de Ajuste de Conduta". O documento foi firmado ainda na presidência do deputado Marcelo Nilo.

Ele se comprometia a fazer concurso público para preenchimento das 97 vagas do quadro de funcionários efetivos. Ainda desligou um número de funcionários temporários admitidos através do Regime Especial de Direito Administrativo superior ao dos aprovados.

O procurador diz que todos os aprovados foram chamados e empossados. Os documentos que comprovam foram anexados ao processo que tramita na 7ª Vara e o edital não previa cadastro reserva.

Para o Graciliano, a imposição de bloqueio de recursos da Assembleia Legislativa compromete o funcionamento do Poder Legislativo, causa lesão aos cofres públicos e afronta a regra processual de impenhorabilidade dos bens públicos.

Além disso, diz que a decisão é interferência na relação entre os dois poderes (Legislativo e Judiciário), que são harmônicos e independentes. "Afinal, ambos são autônomos".

Postado por at 23:38

BR tem trecho liberado para carros

Depois de um reparo de emergência na pista que cedeu a poucos metros da cabeceira da ponte sobre o Rio da Vila, na BR-367, que dá acesso às praias na orla norte de Porto Seguro, o trânsito de veículos leves foi liberado.

As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Secretaria Municipal de Obras finalizaram a intervenção na manhã de quarta-feira. Os técnicos instalaram chapas de aço sobre a rachadura entre o vão da ponte e a pista.

Veículos de pequeno porte somente puderam usar o trecho após vistorias. Ônibus e caminhões ainda não. O acesso às praias da orla norte estava interditado desde a tarde de terça-feira, por causa de rachaduras na pista.

O Departamento de Trânsito da prefeitura desviou todo o tráfego de veículos pelo bairro Baianão, através da Avenida do Trabalhador e do semianel viário, para quem busca a zona norte da cidade. A mudança causou alguma confusão e congestionamentos.

Segundo a Prefeitura, a previsão é de que o trânsito seja liberado, mas somente para veículos menores, mesmo assim de forma controlada. O trecho dá acesso à orla norte de Porto Seguro e a outras cidades da Costa do Descobrimento, bastante procuradas no verão.

A conservação e manutenção competem ao Dnit. O engenheiro Aldo Apolônio afirmou que a permissão para ônibus e caminhões só será feita após a conclusão de uma avaliação mais detalhada.

Postado por at 23:38

MP não pediu retirada de barracas

O promotor Inocêncio Carvalho afirma que o Ministério Público estadual pediu ao Poder Judiciário apenas a desocupação da Praça Simão Fiterman, no São Caetano, em Itabuna, em ação iniciada em 2014 com investigação.

Na época, alguns ambulantes começaram a negociar com a administração municipal. Uma ação movida em maio de 2016 pedia a retirada dos barraqueiros, tendo na ação o projeto da Prefeitura de construção de estandes para abrigar os camelôs.

Segundo o promotor, moradores da área da feira do bairro reclamavam da falta de mobilidade urbana e do suposto uso de drogas na praça. “Na ação do MP, o réu é o município”, sintetiza.

“No caso da ação judicial do município, os réus são os barraqueiros”. Para o representante do MP-BA, é função do gestor público fiscalizar espaços públicos, em gestão autônoma e cumprindo atribuições administrativas.

A justificativa foi dada por Inocêncio para afastar a responsabilidade do MP sobre a remoção de barracas na Rua do Prado, no bairro Conceição, feita de forma truculenta nesta quinta pela Prefeitura, "ou em qualquer outro local da cidade".

Postado por at 23:38

Incêndio destroi lojas em Eunápolis

Incêndio de causas ainda desconhecidas destruiu duas lojas, na noite de quarta, no centro de Eunápolis. O fogo teria começado por volta das 22 horas, segundo os bombeiros de Porto Seguro, que foram acionados por populares. Ninguém ficou ferido.

As chamas duraram cerca de 40 minutos e foram controladas por moradores. Segundo os bombeiros, o fogo teria começado em uma loja de bicicletas e se alastrou para a loja vizinha, de venda de celulares.

Após cessar os riscos, os bombeiros fizeram o processo de resfriamento dos imóveis, cujas estruturas ficaram inteiramente destroçadas. O rescaldo foi feito na manhã desta quinta.

As equipes de socorristas demoraram a chegar ao local por conta da distância da unidade do Corpo de Bombeiros, que fica a 62 km do local do incidente, em Porto Seguro. Em Eunápolis não existe nombeiro. O local sinistrado fica a cerca de 20 metros de um posto de gasolina.

Caberá à Polícia Civil fazer a perícia no local para determinar as causas do incêndio.

Postado por at 23:38

Servidor da Emasa preso com droga

Dois homens foram presos nas imediações do Centro Comercial de Itabuna por investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 1ª e 2ª Delegacias Territoriais, acusados de negociar a venda de armamento via aplicativo de redes sociais.

Um deles, identificado como Edclébio Alves, é funcionário reintegrado ano passado pela Emasa, depois de sentença judicial. Ele havia sido acusado de furtar peças de um trator na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço.

Seu comparsa é Davi Borges. Davi e Edclébio foram presos em flagrante. Segundo a Polícia Civil, Davi vendia dois revólveres calibre 38 por R$ 5 mil cada um. Ele estava sendo monitorado pelos policiais, que decidiram pela abordagem.

Ao fazer a revista no veículo da dupla, os policiais encontraram um tablete de maconha e uma porção de cocaína. De acordo com a Polícia, Edclébio assumiu que ser o dono das drogas. Os investigadores então foram às residências da dupla.

Na casa de Edclébio, nada mais foi encontrado. Mas na casa de Davi, no Jardim América, foram encontrados três pinos e 29 gramas de cocaína, além de 229 gramas de maconha.

Postado por at 23:37

AETU muda o sistema de passagens

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna – AETU está modificando o sistema de cartões de passagem (Itabuna Card), com a substituição dos atuais. A mudança faz parte do processo de modernização, iniciado com a renovação da frota.

Ele inclui o reconhecimento facial do usuário, mais seguro e que reduz a possibilidade de fraudes, já que na passagem pela catraca será tirada a foto de quem estiver utilizando o cartão.

A mudança atinge os cartões de vale-transporte, gratuidade e estudantil. Para fazer o agendamento, os estudantes precisam fazer contato com a AETU e verificar se a escola que vão frequentar já encaminhou o calendário letivo.

Os documentos necessários para os estudantes são RG, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou dos pais, comprovante de matriculas. No caso dos alunos das redes municipal e estadual, a relação dos alunos será enviada pelas escolas.

Os créditos serão transferidos para o novo cartão. No caso da gratuidade, só serão substituídos os cartões atualizados em 2017. A substituição será apenas através de agendamento, pelo site www.aetu.com.br ou pelo telefone 0800 286 0085.

Feito o agendamento, o usuário deve se dirigir à sede da AETU, na avenida Amália Amado, que funciona das 7h às 17h, sem interrupção. A aquisição do novo cartão se dará apenas com a apresentação do cartão atual.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3215 1655.

Postado por at 23:37

Ilhéus vacina só alvo contra febre

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde da Bahia, a Prefeitura de Ilhéus vai continuar aplicando doses de vacina contra a febre amarela nas crianças de 9 meses e em adultos maiores de 60 anos que estarão indo para áreas de risco (que devem apresentar comprovante da viagem).

Para este público-alvo, a Sesau ampliou a liberação da vacina em mais duas unidades de saúde. Em Olivença, o atendimento está sendo feito pela manhã. E na unidade de saúde Euler Azaro, no bairro Teotônio Vilela, nos dois turnos.

A vacina continua sendo aplicada pela manhã nas unidades de saúde Almiro Vinhaes, na Avenida Princesa Isabel; no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Barra e em Vila Cachoeira, à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna.

No período da tarde a vacina está disponível no Centro de Atendimento Especializado-CAE III, na Avenida Canavieiras e na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro da Conquista. À noite é possível vacinar nos PSF dos bairros Ilhéus II e Hernani Sá (Urbis).

A coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, informa que Ilhéus não está em campanha contra a febre amarela. “Neste momento, a nossa cidade não se encontra na lista de recomendação para a aplicação de vacinas".

Postado por at 23:37

Lula está proibido de deixar o país

O ex-presidente Lula está proibido de deixar o País por decisão do juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara no Distrito Federal, que ainda determinou a apreensão do passaporte do político, cuja condenação à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro foi confirmada pelo TRF-4.

O juiz Ricardo Leite atendeu a solicitação do Ministério Público Federal (MPF) na ação penal que investiga Lula por tráfico internacional de influência, no favorecimento da Odebrecht em obras financiadas pelo BNDES no exterior.

A mesma ação apura a lavagem de dinheiro na compra dos caças da empresa sueca Saab. A decisão não tem relação com a manutenção da condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no julgamento de quarta.

Lula tinha viagem marcada para a Etiópia para um evento sobre "fome e corrupção" na África, mas a PF ainda não comentou sobre quando se dará o cumprimento da decisão judicial.

Postado por at 23:37

Homem condenado por som abusivo

Lucas Bispo dos Santos foi condenado a um ano de prisão e multa por crime de poluição sonora em Ilhéus. A sentença acatou a denúncia do promotor de Justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, do Ministério Público estadual.

Ela foi proferida pela juíza Emanuele Vita, que converteu a pena em privativa de direitos, assegurando ao condenado a possibilidade de recorrer em liberdade. O promotor ressalta a importância da decisão. “É um crime em que não há muitos registros de condenação".

"A decisão serve de paradigma para outras ações penais, estimulando a cultura de defesa judicial do meio ambiente”, afirmou o Figueiredo sobre o crime, que aconteceu no dia 3 de janeiro de 2014 em frente a uma casa de espetáculos de Ilhéus.

De acordo com o promotor, Lucas foi flagrado pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) com o som do seu veículo ligado “causando poluição sonora em níveis que resultam em danos à saúde humana”.

No flagrante, a mala do carro do condenado estava aberta com o equipamento exposto e os policiais recomendaram que ele desligasse o som. Lucas se recusou e a medição efetuada pela Cippa revelou volume incompatível com a saúde humana.

Postado por at 23:36

24 Janeiro 2018

Lula condenado a 12 anos de cadeia

A oitava turma do Tribual Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, confirmou sentença de primeira instância, do juiz Sérgio Moro, por unanimidade de 3x0 votos, de condenação do ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os desembargadores Leandro Paulsen, revisor, e Victir Luiz dos Santos Laus apoiaram a posição expressada pelo relator João Pedro Gebran Neto, inclusive quanto ao aumento da pena de 9 anos e 6 meses para 12 anos e um mês.

A pena será cumprida em regime fechado tão logo se esgotem as possibilidades de recurso no próprio tribunal.

Gebran Neto afastou todas as preliminares da defesa e manifestou sua convicção do esquema de corrupção no governo Lula, sua participação e seu envolvimento com os personagens do escândalo, alguns deles réus confessos.

O desembargador fundamentou seu voto não só na ação que condenou Lula na primeira instância, mas todas as outras "ações conexas, como manda a Lei" relativas a operação Lava Jato. Lula "não é mero intermediário", explicou Gebran Neto, "era o garantidor de um esquema maior que tinha por finalidade o financiamento de partidos".

A maior parte do voto do relator serviu para explicar a manutenção da condenação de Lula por corrupção. A condenação por lavagem de dinheiro também foi mantida, apesar da transferência da propriedade do triplex não ter sido realizada para o ex-presidente.

Parte do esquema de corrupção foi justamente "ocultuar, dissumular" a titularidade do imóvel. O desembargador citou os depoimentos de diversos envolvidos, incluindo "Léo" Pinheiro, ex-presidente da OAS. "A OAS foi mera laranja do verdadeiro dono", concluiu.

Postado por at 23:24

Prefeito recua de projeto polêmico

A Prefeitura de Itabuna recuou e suspendeu nesta quarta a tramitação na Câmara do projeto que altera o regime jurídico dos servidores municipais de celetista para estatutário, que era criticado pela maioria do funcionalismo e os sindicatos.

O presidente da Câmara, Francisco Reis, chamou os líderes sindicais ao meio-dia para anunciar a medida. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores, Wilmaci Oliveira, é preciso que o funcionalismo se mantenha atento.

Ela declarou ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, que "é preciso que as opiniões do conjunto dos servidores sejam levadas em consideração. A luta só está começando e é preciso ficarmos muito atentos".

Depois da falta de quórum na segunda-feira, a sessão de Comissões Técnicas do Legislativo acabou adiada para sta quarta, quando seria designado o vereador que emitiria o parecer a respeito da alteração para estatutário.

O projeto ficará parado até que haja entendimento entre a administração pública e os sindicatos de servidores, guardas municipais, agentes comunitários de saúde e endemias e professores.

Postado por at 23:24

Remoção de camelôs foi suspensa

O despejo de barraqueiros e ambulantes transformou, nesta quarta, a Praça Simão Fiterman, no São Caetano, Itabuna, em uma “praça de guerra”. ele acabou suspenso por volta das 11h30, para alívio temporário das pessoas que há anos mantém comércio naquele local.

Mais um acordo, dessa vez mediado pelos vereadores Charliane Souza e Francisco Reis com o prefeito de Itabuna, interrompeu os atos de violência na remoção, apesar do clima de negociação que havia até terça.

Pelo menos duas das cerca de 40 barracas foram retiradas e guinchadas pelo pessoal da Prefeitura, inclusive com danos a utensílios domésticos e equipamentos, além de mercadorias. O clima esteve tenso durante toda a manhã.

A maioria dos ambulantes ficou dentro das barracas na tentativa de evitar a remoção. A ordem truculenta teria partido do sobrinho do prefeito e secretário da Administração, Dinailson Oliveira.

Charliane e Reis disseram que agora a saída voluntária dos camelôs da Praça Simão Fiterman será no dia 28 de fevereiro, como previsto no acordo anterior. A Prefeitura vai dizer o local para onde serão transferidos para que a ordem judicial seja cumprida.

Os dois vereadores disseram ainda que o prefeito Fernando Gomes alegou não saber da operação, apesar dela ter sido anunciada em press-releases da própria prefeitura e em toda a imprensa local.

Postado por at 23:23

Surto de malária está sob controle

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, no bairro sul do estado, informa que a situação está sob controle e não há novos casos de malária. As duas crianças que estavam internadas na última semana receberam alta do Hospital Manoel Novais, em Itabuna, na segunda-feira.

Os casos fazem parte do surto localizado da doença que já tem 21 casos confirmados no município pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Duas pessoas morreram, segundo o prefeito Carlos Alberto Liotério dos Santos.

Porém até agora apenas um caso teve a malária confirmada. “Em um dos casos, um homem morreu na estrada e não foram recolhidos amostras para comprovar se a causa da morte foi a doença”.

O outro óbito foi da paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, que morava em Chico Lopes, área rural do município que concentra as ocorrências. Ela estava internada no Hospital Regional de Ilhéus.

Apesar do número de casos em Wenceslau Guimarães ser superior a média anual de registro da doença em toda a Bahia, o prefeito acredita que a situação está sob controle. Ações direcionadas para o bloqueio da malária foram realizadas.

"Elas já deram resultado," comentou, ao citar ações como a neutralização do mosquito vetor da doença. Pelo menos 304 amostras de sangue foram coletadas e deram negativo, de acordo com o prefeito.

Postado por at 23:23

Bahia tem 11 casos de febre amarela

O Brasil registrou 130 casos de febre amarela no país, sendo que 53 vieram a óbito no período de 1º julho de 2017 a 23 de janeiro deste ano. No período anterior, foram 397 casos e 131 óbitos. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde.

As informações foram repassadas pelas secretarias estaduais de saúde. Ao todo, foram notificados 601 casos suspeitos, sendo que 162 permanecem em investigação e 309 foram descartados.

Os informes de febre amarela seguem, desde o ano passado, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão. Dessa forma, o período para a análise considera de 1º de julho a 30 de junho de cada ano.

Na Bahia, de acordo o Ministério da Saúde, foram registrados 11 casos, sendo que 6 foram descartados e 5 continuam sob investigação. Não houve óbito. No estado, 105 municípios estão sob o risco de febre amarela, porque “foi verificada febre amarela em macacos”.

Postado por at 23:22

Itabuna não tem risco da "febre"

Devido à grande repercussão de notícias veiculadas em nível nacional sobre casos de febre amarela em algumas regiões do país, muitas pessoas estão ficando amedrontadas e buscando a vacinação de qualquer modo, como em Itabuna.

A secretaria de Saúde notou um aumento na procura pela vacina, mas a cidade não está relacionada como de risco para a doença nem entre as escaladas para vacinação em massa.

A secretária Lísias Miranda afirma “que não é o caso para medo e nem para correria, porque não só na cidade, mas em todo o estado, a situação está controlada”. Na Bahia são poucos os casos, todos importados de outras regiões.

“O paciente foi acometido pela doença em outras cidades fora da Bahia, viajou para alguma cidade do estado e ali apresentou os sintomas. Isso não significa que existem casos de febre amarela por aqui”.

Camila Silva Brito, coordenadora de Imunização, indica que há mais de 20 anos a vacina da febre amarela está no calendário de vacinação e que só deve tomá-la quem tiver indicação expressa para isso ou for viajar para países que exigem a imunização.

Postado por at 23:22

Argentino foi preso com maconha

Pela posse de 9 quilos de maconha, o argentino José Ricardo Oscar Ferradas, o 'Richard', foi preso na segunda-feira por policiais da Delegacia Territorial de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, unidade da 23ª Coorpin em Eunápolis.

O acusado já vinha sendo investigado pelos policiais civis. Richard mantinha um sistema de entrega de drogas (delivery) usando moto, sempre nas primeiras horas da manhã e atendendo a pedidos feitos por telefone ou mensagens de texto.

Com essas informações, os investigadores passaram a monitorá-lo. O acusado foi abordado quando saía de casa, na Estrada da Balsa, em Arraial d’Ajuda, para fazer entregas. Parte da droga foi encontrada em sua mochila e o restante na casa.

Richard foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e já está à disposição da Justiça.

Postado por at 23:22

MCMV depende da CEF para entrega

O coordenador de Habitação de Ilhéus, Welder Santos, informa que todo o procedimento de responsabilidade da Prefeitura para entregar o Conjunto Residencial Cachoeira, do Programa Minha Casa, Minha Vida, já foi realizado e informado à Caixa, em Salvador.

No último trimestre, o município estava com o processo em fase final para a Caixa fazer o sorteio, porém, o Ministério Público e a Justiça Federal embargaram a entrega exigindo que Ilhéus incluísse todos os moradores da “Rua do Mosquito” na lista.

No entanto, informa Welder, para os moradores desta comunidade já existe um projeto de 272 unidades do Programa de Intervenção em Favelas (PPI Favelas) também gerenciado pelo Ministério das Cidades.

“O município não tem interesse algum em manter as unidades fechadas. Os apartamentos são para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, por isso realizamos uma auditoria para os que realmente precisam".

Já a Câmara aprovou um projeto de lei nominando os logradouros dos conjuntos residenciais do MCMV dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela e Banco da Vitória, sancionado pelo Prefeito Mário Alexandre.

A Secretaria de Planejamento já encaminhou solicitação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para que fosse realizado o cadastramento no sistema de Código de Endereçamento Postal (CEP).

Os números dos CEPs podem ser conferidos na página da empresa (www.correios.com.br) e as localidades estarão aptas a receber entrega de correspondências e encomendas. O município tem pedido à ECT que o serviço seja disponibilizado o mais rápido possível.

Para o Hospital Regional Costa do Cacau foi criado um CEP exclusivo, 45661-900, considerando o porte e o volume de correspondências que serão gerados ao longo do seu funcionamento. No Conjunto Teotônio Vilela ainda falta a codificação da Rua Por do Sol.

Postado por at 23:21

Nova diretoria da CDL tomou posse

A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna tomou posse nesta quarta-feira à noite, anunciando como metas desenvolver cursos de capacitação, planejar ações de competitividade nos preços, diversificação de produtos e atendimento.

Carlos Veloso Leahy tomou posse em substituição a Jorge Braga para o biênio 2018-2020 e disse que "é preciso que o comércio se prepare melhor para atender aos consumidores". Além disso, ele deseja ampliar a inclusão de comerciantes dos bairros nas campanhas.

"São empresas que geram empregos e precisam de valorização", afirma. A posse aconteceu no Cidadelle, mas nesta quinta a CDL já faz uma reunião para o planejamento estratégico de 2018 com todos os diretores.

No evento da posse também foi entregue o carro sorteado na campanha de Natal de 2017, a Mateus Batista, de Itabuna, que ganhou com um cupom da loja Conlar, e feita uma homenagem a Milton Veloso, fundador e ex-presidente da CDL Itabuna.

Postado por at 23:21

BA inscreve para cursos técnicos

Nesta quarta-feira, a Secretaria da Educação da Bahia abriu as inscrições para o sorteio eletrônico de 19.817 vagas para 57 cursos técnicos de nível médio. As ofertas abrangem 121 municípios do estado.

O secretário de Educação, Walter Pinheiro, destacou as mudanças nos cursos. “Para as novas vagas, os cursos, que tinham duração de dois anos e um ano e meio, tiveram uma redução para um ano e meio e um ano".

"A ideia é que os estudantes tenham um curso otimizado e focado na área que escolherem atuar, com acesso mais ágil ao mundo do trabalho”. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro no Portal da Educação.

Para participar, o estudante tem que ter concluído o ensino médio na rede pública ou ser bolsista integral em instituições privadas. A SEC-BA vai realizar o sorteio no dia 2 de fevereiro, às 15h, no auditório da própria secretaria, em Salvador.

Postado por at 23:21

23 Janeiro 2018

Presidiário Argolo já está na Bahia

O ex-deputado federal do PP baiano Luiz Argolo, condenado a 11 anos e 11 meses na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi transferido de Curitiba para Salvador.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização‎ não detalhou quando ocorreu a transferência, mas disse que ele está na capital baiana há cerca de 15 dias, após a defesa obter a transferência para uma prisão na Bahia.

O ex-deputado estava em Curitiba desde 2015, após ser preso durante a 11ª etapa da Lava Jato. A SEAP informou que Argolo está no Centro de Observação Penal do Complexo Penitenciário Lemos Brito, uma espécie de porta de entrada.

Nele, os detentos passam por atendimento do serviço social, exames, avaliações médicas, entre outros, para depois ser encaminhados para uma unidade do sistema. Somente após a triagem Argolo deve ser encaminhado para uma prisão na Bahia.

O local não foi divulgado mas, como a família de Argolo é da região de Entre Rios, ele pode ficar em alguma unidade próxima ao local de residência dos familiares. A Justiça Federal no Paraná condenou o ex-deputado no dia 16 de novembro de 2015.

A pena foi de reclusão em regime inicialmente fechado, além do pagamento de multas de R$ 459.740.

Postado por at 22:59

Naufrágio na Bahia foi negligência

A Marinha divulgou o relatório sobre o naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que afundou em setembro entre Salvador e Itaparica, deixando 19 mortos. Para o órgão, negligência e imprudência foram os principais fatores.

O inquérito, de 1.200 páginas, levou 5 meses e diz que o comandante foi imprudente por navegar em "condições meteorológicas adversas", seguindo viagem em meio a ondas de um metro de altura e não teve perícia ao passar por uma região de bancos de areia.

Já a dona, a empresa CL Transporte Marítimo, e o engenheiro responsável pelo barco foram negligentes. Segundo a Marinha, a lancha "não cumpria os critérios de estabilidade exigidos por lei" e teve problemas com placas de lastro.

A Marinha identificou placas de concreto colocadas de forma indevida dentro da embarcação, para servir de lastro. Isso é legal, mas somente se for apresentado um projeto junto à Marinha, o que não foi feito. As plascas foram colocadas após a inspeção anual.

Os lastros, que pesavam 400 quilos, não foram presos de forma adequada, se soltaram durante a travessia, passando para um doa lados, fazendo a lancha se inclinar e naufragar. Capitão, dono e engenheiro devem ser acionados como responsáveis.

O inquérito vai para o Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro. O tempo médio de julgamento vai de 1 a 2 anos. No entanto, os resultados das investigações já podem ser usados pelas autoridades criminais, como a Polícia Civil.

Entre as sanções previstas, no âmbito da Marinha para os responsáveis, estão o cancelamento da matrícula dos profissionais e de registros e multa. Na área criminal, prisão.

Postado por at 22:58

Camelôs serão despejados da praça

Vendedores ambulantes que há anos ocupam a Praça Simão Fiterman, no São Caetano, em Itabuna, têm até esta quarta para desocupar a área. O prazo é de 48 horas, contadas a partir do recebimento da notificação. A decisão surpreendeu os camelôs.

Eles contavam com o cumprimento de um acordo com a Prefeitura de Itabuna que previa a saída somente no final de fevereiro. Esse prazo, inclusive, foi confirmado em entrevista pelo sobrinho do prefeito e secretário da Administração, Dinailson Oliveira.

A desocupação vinha sendo discutida entre os ambulantes e agentes das secretarias. A Prefeitura agora alega que a medida urgente atende a uma decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulysses Maynard Salgado.

Os cerca de 40 ambulantes estão sendo notificados por meio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. Em entrevista, o prefeito disse que também vai retirar da Praça Adami os ambulantes que ele mesmo instalou na década de 90.

Naquela gestão, Fernando Gomes transferiu os camelôs da Avenida do Cinquentenário para a praça. À época, o fato foi denunciado pelo jornal A Região, principalmente pela degradação do espaço público, falta de condições de trabalho dos camelôs e inexistência de sanitários públicos.

Postado por at 22:58

MPF quer cassar rotas da São Geraldo

O Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região pela retomada da ação que pede a anulação de 12 contratos de linhas de ônibus interestaduais operadas pela viação São Geraldo (grupo Gontijo), firmados sem licitação.

A cessão foi feita por simples acordo entre a empresa, a União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na ação, o MPF pede que os acordos, celebrados entre 1996 e 1998, sejam considerados inconstitucionais ou ilegais.

Também requer a abertura de processo licitatório dos trechos das 12 linhas. Entre elas, Porto Seguro - Rio de Janeiro, Teixeira de Freitas - São Paulo e Recife - Curitiba (via BR-101), impedindo prorrogações dos atuais contratos.

No parecer, o MPF se opõe ao julgamento da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que extinguiu a ação devido a uma mudança no marco legal do transporte interestadual e internacional de passageiros, por meio da Lei 12.996/2014.

Pede ainda que seja declarado inconstitucional o artigo que dispensa licitação nas autorizações para explorar o serviço (outras modalidades são a permissão e concessão). Esse dispositivo já é alvo de uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, de 2016.

Se a decisão de primeira instância for alterada, o MPF quer que a ANTT seja obrigada a abrir um procedimento em 30 dias para anular o contrato com a São Geraldo.

Postado por at 22:58

Receita negocia dívidas até dia 31

Donos de Micro e Pequenas Empresas com débitos tributários devem procurar a Receita Federal até o dia 31 para parcelar as dívidas e permanecer no Simples Nacional. O empresário pode solicitar o parcelamento dos débitos em até 60 meses.

Eles contavam com o novo Refis dos pequenos negócios, mas o projeto aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro que estendia a esses empresários os mesmos benefícios das grandes empresas foi vetado pelo presidente Michel Temer.

O veto ocorreu por questões técnicas. A equipe econômica do Governo Federal não refez os cálculos para medir o impacto orçamentário do Refis. Hoje existe um acordo entre o governo e o Congresso para derrubar o veto no retorno do recesso.

Como ele só acontece em fevereiro, as empresas devem negociar o parcelamentro nas condições atuais e, depois da derrubada do veto, renegociar para conseguir os benefícios do novo Refis. 600 mil empresas devem cerca de R$ 20 bilhões.

Postado por at 22:58

Crianças com malária já estão bem

As duas crianças que foram internadas no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, depois de diagnosticadas com malária em Wenceslau Guimarães, voltaram para sua cidade porque já estão fora de perigo. O menino de 4 anos e a menina de 12 são primos.

Eles moram no distrito de Chico Lopes, que sofre um surto de malária que já atingiu 21 pessoas segundo a Secretaria de Saúda da Bahia (Sesab). Uma delas, Luciene Souza Santos, de 31 anos, morreu na segunda-feira (22).

Luciene tinha sido transferida para o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, no dia 20, e seu corpo foi sepultado na manhã desta terça. O marido dela também contraiu malária e está internado no Hospital Municipal de Wenceslau Guimarães.

A Sesab afirma que tomou providências para conter o surto no município do baixo sul da Bahia. O primeiro caso da doença foi descoberto em um homem que voltou de uma viagem ao Pará, Lourival Almeida dos Santos, 21 anos, que continua internado.

Postado por at 22:57

Vacina impede a doação de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está alertando a população para que doe sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas.

Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro. A diretora de hemoterapia, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção é uma medida de segurança.

“As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue".

Além da restrição para quem irá tomar vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares.

Somente o Hemocentro Central, em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque atenda à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas 150 bolsas diariamente.

“É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”.

O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. O procedimento é bastante simples e dura em média 40 minutos.

Postado por at 22:57

CDL de Itabuna empossa diretoria

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna empossa sua nova diretoria nesta quarta-feira, às 20 horas, no stand de vendas do Cidadelle, na rodovia Jorge Amado. Os novos diretores ficam no cargo té 2020 e têm como presidente Carlos Leahy, substituindo Jorge Braga.

Na ocasião será entregue o maior prêmio da campanha “Natal para todos no Comércio de Itabuna”, encerrada em 4 de janeiro. O consumidor Mateus Batista, de Itabuna, ganhou um carro 0km com cupom de compras das lojas Conlar.

A programação prevê ainda homenagem ao empresário Milton Veloso, falecido na semana passada, através dos dirigentes da CDL, ACI e Sindicom. Veloso foi fundador da CDL, presidente da ACI e um dos nomes mais influentes do empresariado baiano.

Postado por at 22:57

Salvador combate Aedes no carnaval

As ações pré-carnaval de combate ao mosquito Aedes aegypti já começaram. Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou várias ações.

Estão sendo feitos a borrifação de inseticida, panfletagem e inspeção em hotéis da capital baiana. A intervenção segue até sexta-feira (26). "Desde do início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia".

"Fazemos a eliminação dos focos casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos. Agora passamos para borrifação com ubv costal, para que até a folia tenhamos infestação próxima de zero", explicou a Subcoordenadora do Setor de Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez.

Nos circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho) e em bairros como Cajazeiras X, Boca do Rio, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, a aplicação de larvicidas e borrifação com carro fumacê ocorrem entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro.

“O inseticida com Ultra Baixo Volume sai de uma maneira que fica em suspensão no ar por algum tempo, para pegar o mosquito durante o vôo. Estamos usando a quantidade determinada pela Organização Mundial de Saúde, portanto, não há riscos à população”.

Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no aeroporto, rodoviária, porto de Salvador, ferry boat e estações transbordo prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças.

Equipes do CCZ também estarão de plantão durante todo carnaval para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.

Postado por at 22:57

40 mil locais ganharão banda larga

O ministro da Tecnologia (MCTIC) Gilberto Kassab lançou o programa ‘Internet para Todos’, que tem o objetivo de levar conectividade a 40 mil localidades de todo o País já a partir deste mês, em parceria com as prefeituras.

O Programa exige que os municípios interessados em aderir ao programa façam suas inscrições previamente junto ao MCTIC, bem como o credenciamento das empresas de telecomunicações que levarão o serviço para as localidades.

Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão. Este termo define a infraestrutura básica e as condições para a instalação dos equipamentos de banda larga. O município selecionará uma área para a instalação da antena.

Além de garantir a segurança desse terreno, a prefeitura deve arcar com a energia elétrica da antena e encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para isentar essa operação da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS).

Os municípios podem indicar mais de uma localidade para receber a banda larga do Internet para Todos. Também podem sugerir pontos que não estejam na lista a ser divulgada pelo MCTIC. Não existe nenhum mecanismo de seleção.

Todo município que quiser pode participar do programa. Ele tem apenas que cumprir com as suas obrigações. Além do ISS, as operações serão isentas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e contarão com infraestrutura local.

O Internet para Todos não oferecerá o serviço gratuito, mas a preços reduzidos, pois muitas vezes a empresa tem um ônus para manter a infraestrutura. Quem atender essas localidades, por ter essas garantias e isenções, pode oferecer um preço bem menor.

A conexão será por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Postado por at 22:56

22 Janeiro 2018

Vereadores não parecem na comissão

Apenas cinco vereadores foram a Câmara de Itabuna para a sessão das Comissões Técnicas desta segunda-feira, quando seria designado o relator que emitirá parecer a respeito da alteração do regime jurídico do funcionalismo público municipal para estatutário.

Diante da falta de quórum, a indicação da relatoria ficou adiada para quarta-feira, às 14 horas, pelo vereador Manoel Junior, presidente das Comissões. Mesmo sem comparecer, nenhum vereador terá desconto no subsídio.

O projeto enviado a toque-de-caixa pelo prefeito Fernando Gomes contraria dispositivos da Lei Orgânica Municipal que prevê que temas como a mudança do regime de contratação sejam antes debatidos com o funcionalismo e seus líderes.

A pressa do gestor atropela normas e prazos, o que configura a truculência que marca as suas gestões, avessas a diálogos. Os sindicalistas e o funcionalismo municipal têm reagido à violência do Executivo, que até já recuou no projeto original.

O novo texto não faz referência ao Estatuto dos Servidores e timidamente se compromete apenas com Plano de Carreira, também sem nenhuma discussão com os interessados.

Conforme o projeto, os servidores regidos pela CLT serão enquadrados automaticamente como estatutários no Quadro da Prefeitura. Para lideranças sindicais, a mudança traz insegurança jurídica.

A desculpa da Prefeitura de que o Regime Jurídico Único é determinação constitucional não se aplica. Sendo mais uma falácia do atual gestor.

Postado por at 23:45

Condenado à cadeia por som abusivo

Na quinta-feira (18), a 1º Vara Criminal de Ilhéus proferiu a primeira condenação por poluição sonora no município. A decisão foi da juíza Emanuele Vita Leite Armede.

De acordo com a sentença, no dia 3 de janeiro de 2014, por volta das 23h35, na BA-001, o 2º Pelotão da Cia Independente de Polícia de Proteção Ambiental flagrou o carro de Lucas Bispo dos Santos com a tampa traseira aberta emitindo sons acima do permitido.

"Causando poluição sonora em níveis tais que resultam em danos à saúde humana”. Os PMs têm treinamento para esse tipo de operação. Segundo os PMs, o dono não tinha autorização municipal para emitir som acima do permitido.

O réu foi condenado a um ano de reclusão. Além disso, terá de pagar 10 dias-multa “em decorrência do dano ambiental provocado à coletividade por sua conduta ilícita”. Com base no tamanho da pena e nas condições pessoais do réu, ele deve cumprir a sentença em regime aberto.

Postado por at 23:44

Inscrição do Sisu já termina sexta

Começa nesta terça-feira, o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que vai até sexta-feira. Os aprovados no Enem 2017 que desejarem cursar o nível superior na Bahia terão 330 cursos à disposição.

Ao todo, serão ofertadas 11.809 vagas no estado. Podem se inscrever estudantes que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros. É necessário informar o número de inscrição do Enem e a senha.

Em todo o país, o MEC são 239.601 vagas em 130 universidades estaduais, federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O candidato deve ficar atento, pois o prazo para a inscrição é curto.

No sul da Bahia, a Uesc e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferecem 56 cursos e mais de 2 mil vagas. Na Uesc são 41 cursos. Os mais concorridos são Direito e Medicina. Já a UFSB oferece vagas para os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

A Universidade Federal da Bahia oferece 4.514 vagas em 87 cursos nos campi de Salvador e Vitória da Conquista. Outras 8 instituições disponibilizam vagas por meio do Sisu na Bahia. A matrícula deve ser feita entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Postado por at 23:44

OAB da Bahia perdeu Rafael Briglia

Faleceu na tarde desta segunda-feira, no Hospital Calixto Midlej Filho, o ex-presidente da subsecção da OAB em Itabuna, Rafael Briglia. Um dos mais antigos no estado, em 2009 ele foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil / Bahia, com diploma de Honra ao Mérito.

A seccional baiana homenageou os advogados que completaram 50 anos de atuação desde que se formaram na Turma de Direito de 1959. Na ocasião, a OAB-BA destacou a colaboração à cultura jurídica, durante meio século, dos 18 profissionais.

Há dias Rafael Briglia estava internado por problemas de saúde. Ele também foi presidente da Câmara de Itabuna na década de 1970. O presidente da OAB/Itabuna, Edmilton Carneiro, publicou Nota de Pesar nas redes sociais.

Além disso, decretou luto de três dias e solidariedade aos familiares do advogado Rafael Briglia.

Postado por at 23:44

Quatro categorias deixam de ser MEI

Microempreendedores Individuais (MEI) que exercem atividades como personal trainer, arquivista, contador e técnico contábil devem fazer o desenquadramento ou dar baixa no registro de MEI no Portal do Empreendedor o quanto antes.

Pela Lei Complementar 155/2016, essas modalidades não podem mais atuar como MEI e precisam efetivar a exclusão, evitando assim que sejam gerados custos tributários retroativos.

Os empreendedores que tiveram suas atividades excluídas do MEI devem ainda buscar um contador, para que possam atuar como Microempresa (ME) ou dar baixa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Novas atividades foram incluídas na listagem de ocupações do MEI: apicultor, cerqueiro, viveirista, prestador de serviços de colheita, poda, preparação de terrenos, roçagem, destocamento, lavração, gradagem e semeadura.

Mais locador de bicicletas, locador de material e equipamento esportivo, locador de motocicleta sem condutor e locador de videogames. O termo "independente" passa a ser acrescido em todas as ocupações do MEI.

Na prática, a atividade precisa ser exercida pelo titular, sem que esteja subordinado ao contratante e sem relação de habitualidade com ele. É possível esclarecer dúvidas no Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

Postado por at 23:44

Sesab confirma malária no baixo sul

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) deve divulgar uma atualização com o boletim de casos de malária em Wenceslau Guimaraes, baixo sul da Bahia, cidade que passa por um surto da doença.

Há alguns dias um rapaz foi internado com malária, informação confirmada em entrevistas pelo prefeito Carlos Alberto Liotério. Ele disse que há 23 casos confirmados e uma pessoa já morreu com a doença.

De acordo com Carlos Liotério, o paciente que registra o novo caso é de Presidente Tancredo Neves, a 26 km de Wenceslau Guimarães. Ele passou a ter sintomas de malária depois de ter ido até Chico Lopes, que fica na área rural, onde uma namorada está com malária.

Ele foi visitá-la na semana passada e depois passou a ter os sintomas. Ao procurar o médico, disse que tinha vindo de Wenceslau Guimarães e o médico pediu o exame, que confirmou a doença. Dos 23 casos confirmados, 9 foram transferidos para outros hospitais do estado.

Cinco foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia de Valença, duas crianças foram levadas para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna; outra está no hospital Irmã Dulce, em Salvador, e uma mulher foi para o Hospital Costa do Cacau.

A malária é doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Entre os sintomas estão mal-estar, calafrios, suor intenso e prostração.

Postado por at 23:43

Bando roubou armas em Itapetinga

Policiais civis e militares de Itapetinga e outas cidades do sudoeste caçam um bando de 6 homens que roubou armas e drogas por volta das 6h30 desta segunda de um dos depósitos de cartórios do Fórum Desembargador José Alfredo Neves da Rocha.

Os marginais chegaram em dois carros e renderam o zelador. Segundo a polícia, eles vestiam uniformes azuis, botas e capacetes, usaram pés-de-cabra para arrombar os armários e fugiram em um Celta vermelho e um Fox preto.

A suspeita é de que o Fox tenha placas de Itabuna. As regionais da Polícia Civil de Vitória da Conquista e de Itapetinga já estão em diligências, juntamente com a 8ª CIPM de Itapetinga, para prender os suspeitos.

Depois de roubar as armas, já com roupas comuns, fugiram nos veículos. A 8ª CIPM faz rondas, mas até o momento não encontrou nenhuma pista dos bandidos, que estão fortemente armados. O local já foi periciado pela Polícia Civil.

Postado por at 23:43

HRCC já fez 1.600 exames avançados

Em pouco mais de 30 dias, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou 1.600 exames de diagnóstico por imagem, dos quais 485 foram tomografias. Nos casos de emergência, os resultados são entregues em até uma hora.

“Muitas vezes a precisão e o resultado desses exames podem fazer a diferença para a sobrevivência do paciente”, explica o diretor técnico Cláudio Moura Costa, acrescentando que o HRCC também atende a uma “demanda reprimida” na região.

Com a inauguração do HRCC, a população dos 67 municípios de abrangência do hospital passaram a ter acesso a exames que antes não existiam na rede pública, como ressonância magnética, angiorressonância e angiotomografia.

A unidade de bioimagem instalada no hospital, um investimento de R$ 11 milhões, é gerenciada pela Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) através de Parceria Público Privada (PPP) pioneira no país, firmada com o Governo do Estado.

Tomógrafo computadorizado de 16 canais, ressonância magnética e raio-X estão entre os equipamentos instalados, todos com tecnologia de última geração.

Integrado ao sistema da RBD, as imagens dos usuários coletadas no HRCC são repassadas automaticamente online à Central 24 horas, instalada em Salvador, para análise da equipe médica.

Os laudos dos usuários atendidos pelo ambulatório são disponibilizados no prazo máximo de dois dias, dos que estão internados em 12 horas e, nos casos de emergência, em uma hora.

Postado por at 23:43

Marinha abre inscrição para Praças

A Marinha do Brasil começa 2018 com novidades. Estão abertas, até 12 de fevereiro, as inscrições para a selação do Serviço Militar Voluntário (SMV) para Praças Temporárias. São 490 vagas para quem tem Ensino Fundamental.

Mas é preciso curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). Também há vagas para nível Médio Técnico em diversas áreas. Para participar, é necessário ter entre 18 e 45 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, registro no órgão da profissão a que concorre.

As oportunidades são para Marinheiros (Fundamental) e Cabos (Médio Técnico), com rendimentos brutos iniciais em torno de R$ 1.800 e R$ 3.100, respectivamente.

Neste ano há vagas para Enfermagem, Patologia Clínica, Radiologica Médica, Processamento de Dados, Eletrônica, Metalurgia, entre outras. Os aprovados terão o tempo de serviço renovado anualmente, podendo chegar a 8 anos.

Na inscrição, o interessado deve se candidatar a uma vaga em um dos Distritos Navais, já que o Processo Seletivo é regional e não nacional, como nos concursos de carreira. Para se inscrever basta acessar ingressonamarinha.mar.mil.br e clicar em “Serviço Militar Voluntário”.

O valor da inscrição é R$ 70. Os candidatos farão prova, com duração de três horas, com 50 questões objetivas de Língua Portuguesa (25) e Formação Militar-Naval (25). A previsão é de que a prova aconteça em 15 de abril.

A bibliografia está indicada no próprio Aviso de Convocação. Após essa etapa, haverá Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Prova de Títulos, Verificação Documental, Designação à Incorporação e Incorporação.

Postado por at 23:43

FTC de Itabuna tem um novo diretor

Foi empossado como novo diretor geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna o professor Kaminsky Mello Cholodovskis. Ele diz que dará continuidade ao projeto e intensificará as ações de responsabilidade social.

“A atuação socialmente responsável da FTC já é uma marca referencial para a instituição. Portanto, queremos fazer dessa interação com a comunidade um instrumento de potencialização do processo de formação dos novos profissionais".

O diretor da FTC Itabuna disse ainda que pretende efetivar uma gestão colaborativa com a participação do corpo docente e técnico administrativo da Faculdade. Cholodovskis é natural de Formiga, Minas Gerais.

Ele é doutorando em Psicologia Social, tem MBA de Gestão de Instituições Educacionais e Pós-graduação e um MBA de Gestão Educacional e Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena.

O novo diretor atua no setor educacional desde 1979 como professor, coordenador de curso, gestor educacional e técnico desportivo, em todos os segmentos da educação, do pré-escolar à pós-graduação e corporativa.

Postado por at 23:42

20 Janeiro 2018

Prefeitura mente sobre Cláudia Leitte

A prefeitura de Itabuna vinha anunciando, há uma semana, que a cantora Cláudia Leitte seria a atração do último dia do carnaval antecipado, domingo, 21. Na quarta. alegou que estava tendo problemas comm a agenda da artista.

Na quinta, o coordenador da festa, Jorge Vasconcelos, divulgou que "ainda não tinha sido informado da desistência da cantora", alegou que a produção dela estava "exigindo o possível e o impossível", até "um jatinho à disposição".

O tempo todo a prefeitura falou como se houvesse um contrato e Cláudia Leitte tivesse deistido. A farsa começou a fazer água quando a imprensa descobriu, no site dela, que a cantora estaria no Rio de Janeiro, gravando o The Voice, justamente no dia 21.

Nesta sexta, a produção da arista desmascarou a prefeitura de Itabuna com uma nota oficial. A Produtora CIEL, responsável pelos shows de Claudia Leitte, comunicou que "não procedem" as informações divulgadas sobre um show em Itabuna.

"Nunca foi firmado um contrato entre a Prefeitura de Itabuna com a produtora. Logo, qualquer anúncio só poderia ser feito com contrato e anuência da Produtora CIEL. É de surpreender, portanto, notícias que apontam que a cantora está fora de um evento em que jamais foi confirmada".

"A CIEL estranha que inverdades tenham sido propagadas com absoluta má fé e desapontem os fãs de Claudia. E também espera, em outra oportunidade, levar o novo show da cantora à cidade."

A fraude da prefeitura de Itabuna desapoçntou os fãs da cantora e irritou quem investiu na festa por causa dela como atração. Ninguém da prefeitura foi à imprensa explicar o caso, nem mesmo Vasconcelos.

Postado por at 1:42

Câmara apressa o projeto rejeitado

O presidente da Câmara de Itabuna, Francisco Reis, vai designar já na segunda-feira o relator da alteração para estatutário do regime jurídico do funcionalismo municipal. Na quinta, sofreu protesto de servidores e sindicatos contrários à mudança.

Reis já encaminhou a matéria para as Comissões Técnicas, após a leitura em Plenário na própria quinta. O Executivo teria substituido o projeto original, enviado a toque de caixa para os vereadores e que ia de encontro à Lei Orgânica.

Contrariando os sindicatos, o novo texto (com seis artigos) silencia quanto ao Estatuto dos Servidores. O Governo se compromete apenas com um Plano de Carreira, também sem nenhuma discussão com os interessados.

Conforme o projeto, os servidores regidos pela CLT serão enquadrados automaticamente no quadro próprio da Prefeitura como estatutários. Para as lideranças sindicais, a mudança do vínculo empregatício sem aprovação do Estatuto trará insegurança jurídica.

O presidente das Comissões Técnicas da Câmara, Manoel Júnior, assegurou que o projeto do Executivo "será discutido com os sindicatos, servidores e a sociedade", porém a pressa do prefeito Fernanado Gomes é flagrante.

A desculpa da Prefeitura de que o Regime Jurídico Único é "determinação constitucional" não se justifica, já que a atual Constituição completa 30 anos em 2018. Para especialistas, o atual prefeito, que cumpre o quinto mandato, quer se livrar das pesadas dívida da Prefeitura com FGTS e INSS.

Postado por at 1:42

TRE está fazendo plantão em Ilhéus

O Tribunal Regional Eleitoral manterá plantão, neste sábado, 20, e no próximo, dia 27, para o cadastramento biométrico dos eleitores de Ilhéus, no posto instalado na Biblioteca Pública Municipal, na Praça Castro Alves, centro, das 8 às 18 horas.

O posto funciona desde o ano passado, em virtude de acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura Municipal e o TRE, com o objetivo de ampliar a campanha pelo recadastramento biométrico.

Ilhéus possui 135.404 mil eleitores, que têm até o dia 31 para fazer o cadastro biométrico. Conforme o Tribunal, quem não comparecer ao cartório para efetivar sua identificação digital pode ter o título de eleitor cancelado.

Para ser atendido é necessária a apresentação das originais e cópias de identidade, comprovante de residência atual e título de eleitor.

Postado por at 1:42

Varejo cresce depois de dois anos

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste, houve crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro.

Já na avaliação contra dezembro do ano anterior, houve aumento de 6,3%. Após dois anos de retração, o indicador do comércio apresentou crescimento no resultado consolidado do ano.

Com uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda e diminuição do desemprego, espera-se que a tendência se mantenha nos próximos meses, consolidando a recuperação.

Na análise mensal, entre os principais setores o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou crescimento de 2,2% em dezembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi igual.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,1% no mês. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 1,2%.

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” aumentou 0,3% no mês e em 12 meses 1,7%. “Combustíveis e Lubrificantes” cresceu 0,5% em dezembro, enquanto em 12 meses ainda apresenta queda de 2,5%.

Postado por at 1:41

Uesc terá concurso para professor

Nesta sexta-feira (19), em Itabuna, o governador Rui Costa assinou autorização de concurso público para seleção de professor substituto na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com 37 vagas para substituto em regime de 40 horas semanais.

Rui conclamou os professores a participar do concurso. “Estamos ampliando as vagas de professores para esta importante universidade estadual, e, com isso, promovendo a qualidade do ensino público em todo o estado”.

O governador já havia anunciado, no dia 9, a oferta de 32 vagas na Uesc, sendo 8 para analista universitário e 24 para técnico universitário. Também fez o anúncio de 72 vagas para a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Postado por at 1:41

Itabuna não vacina para febre amarela

A Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna está mantendo o calendário de vacina para todos. A imunização é realizada nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), onde as doses são disponibilizadas diária e gratuitamente.

A coordenadora da Rede de Frios da SMS, Camila Brito, informa, entretanto, que o município não está na lista das cidades baianas onde a vacinação contra a febre amarela deve ser intensificada, por isso, não há necessidade de enfrentar fila para ser vacinado.

Itabuna não está em campanha de vacinação contra febre amarela e há estoque nas unidades, só que a prioridade é para as crianças a partir de 6 meses de vida que estão incluídas no calendário nacional obrigatório de imunização.

Ou quem vai viajar para áreas consideradas endêmicas, a exemplo de Salvador, Camaçari, Itaparica, além de São Paulo e Rio de Janeiro. "Quem já se vacinou com a dose padrão não precisa se vacinar novamente".

“A dose de reforço só é aplicada em quem recebeu a vacina fracionada, que não é o caso de Itabuna”. A vacina garante proteção contra a doença por oito a 10 anos.

Postado por at 1:41

Bahia abre edital para a polícia civil

Saiu o edital do concurso para a Polícia Civil da Bahia. O anúncio foi feito na quinta-feira. São 1.000 vagas, sendo 880 para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. As contratações devem ocorrer ainda neste ano.

Das 880 vagas para investigador, 572 serão para ampla concorrência, 264 só para negros e 44 para deficientes. Para a função de delegado, são 53 chances para ampla concorrência, 25 exclusiva de negros e quatro para deficientes.

Já para escrivão, são 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência. As inscrições começam às 9 horas do dia 1º de fevereiro até 2 de março. Os candidatos devem acessar o site da Vunesp e preencher o formulário.

A taxa de inscrição é R$ 160 para delegado e R$ 140 para investigador e escrivão. A pessoa que optar pela carreira de delegado deve possuir diploma de Direito. A remuneração inicial, para 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96.

Para investigador e escrivão, será exigido diploma superior em qualquer área. A função também exige CNH no mínimo em categoria B. A remuneração será de R$ 3.915,85, também em regime de 40 horas semanal.

Postado por at 1:41

Lixões ainda são problema na região

Auditoria do Ministério da Transparência para analisar se o Governo Federal tem cumprido suas responsabilidades para a eliminação dos lixões e aterros controlados pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades concluiu pela perda de relevância do tema resíduos.

O relatório aponta a baixa execução orçamentária e financeira nas ações destinadas a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e demora na conclusão da revisão; descontinuidade do aporte de verbaspara planos e ausência de ações de incentivo.

No sul da Bahia, a maioria dos municípios descumpre a Lei nº 12.305/2010, que deu prazo de 4 anos para que fosse feita a disposição ambientalmente adequada dos resíduos. Mas o prazo foi prorrogado.

Em Itabuna, Itajuípe, Ibicaraí, Buerarema e Camacan, entre outros, os lixões prejudicam o meio ambiente, principalmente os recursos naturais como fontes de água, riachos, ribeirões e rios.

A Secretaria de Meio Ambiente de Camacan disse que formou um consórcio com mais 11 municípios para dar solução ao lixão. Atualmente, o lixo é jogado às margens da BA-251, que liga a cidade a Pau Brasil, atraindo urubus.

Postado por at 1:40

Baianão começa com quatro jogos

Está tudo pronto para a abertura, neste domingo, do Campeonato Baiano 2018. A rodada inicial terá, às 16h, Bahia de Feira x Bahia, no estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana; e Jacobina x Jequié, no José Rocha, em Jacobina.

Mais Atlântico x Vitória da Conquista, no Manoel Barradas, em Salvador; e às 18h30, Vitória x Juazeirense, no mesmo local. Neste ano, a grande novidade é o retorno da Associação Desportiva Jequié, depois de 20 anos fora da competição.

Para garantir um piso de qualidade e mais conforto aos torcedores do “Jipão”, a Sudesb investiu cerca de R$ 800 mil no Estádio Waldomiro Borges, para recuperação do gramado, iluminação, banheiros, vestiários e sala de imprensa.

Em Salvador, o gramado do Estádio de Pituaçu, um dos melhores do país, recebeu tratamento especial e também já está pronto para os jogos. Entretanto, as primeiras partidas nele só acontecem nos dias 27 (Bahia x Fluminenses de Feira) e 28 (Atlântico x Vitória).

Postado por at 1:40

Salvador tem baixo índice de Aedes

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 5 de janeiro, apontou que o novo Índice de Infestação Predial (IIP) na capital baiana passou de 2,3% para 1,8%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados menos de dois apresentaram focos do mosquito.

O estudo revela ainda uma diminuição no número de áreas com alto risco para epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito, passando para 10 bairros contra 22 em 2017. Dois Distritos Sanitários (Itapagipe e Brotas) apresentam índice de infestação igual ou menor a 1,0%.

Os demais distritos de Salvador, apesar de estar com índice em estado de alerta, apresentam resultados satisfatórios.

"Estamos intensificando as ações para fechar o cerco ao mosquito, sobretudo, nesse período do verão quando a circulação de pessoas é maior na cidade".

"Historicamente, janeiro é o período onde o índice de infestação começa a apresentar crescimento por conta dos aspectos climáticos favoráveis para proliferação do vetor", pontuou a Diretora de Vigilância e Saúde, Geruza Morais.

Apesar do intenso trabalho das equipes de campo terem um resultado importante na redução da infestação do Aedes na cidade, alguns aspectos ainda têm dificultado o enfrentamento ao vetor.

O primeiro LirAa desse ano identificou que os depósitos ao nível de solo, como baldes e toneis, recipientes utilizados para o armazenamento de água, foram os principais pontos de criadouros identificados.

"A gente observou no estudo que os bairros com maior incidência para o vetor são aqueles que não tem o fornecimento regular de água. Quando o abastecimento é incerto, normalmente as pessoas buscam armazenar a água e esquecem de tampar os recipientes".

"É preciso lembrar que o combate ao Aedes depende de uma parceria do poder público e população para alcançar ainda mais a redução esperada", conclui Morais. A Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial para evitar uma possível epidemia durante o carnaval.

O órgão vai fazer inspeções em hotéis; inspeção e borrifação de inseticida no entorno das UPAs, bem como nos bairros que terão programação momesca e nos circuitos oficiais da folia. Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos.

Postado por at 1:40

19 Janeiro 2018

Fundador da Guaibim é sequestrado

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, fundador da rede de Lojas Guaibim, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira, no município do baixo-sul. O empresário foi levado por três homens quando saia de casa, por volta das 7 horas.

De acordo com o coordenador da 5ª Coordenadoria Regional do Interior, delegado José Raimundo Neri Pinto, os bandidos estavam em um HB20 branco. A polícia diz que ainda não há informações sobre possíveis negociações com a família.

O coordenador da 5ª Coorpin confirmou que há 20 anos o filho do ex-prefeito, Márcio Queiroz, também foi sequestrado na cidade. Ramiro Campelo foi prefeito de Valença por duas vezes pelo Partido da República (PR).

Postado por at 0:06

Botijão de gás fica 5% mais barato

O botijão de gás de cozinha ficará 5% mais barato nas refinarias a partir desta sexta-feira, segundo a Petrobras. De acordo com a petroleira, sua diretoria executiva aprovou a revisão de política de preços do GLP residencial, em botijões.

Foram definidos novos critérios para os reajustes do GLP residencial e uma regra de transição para 2018, que permitirá a redução do preço do produto. A revisão de preços, que antes era mensal, será trimestral.

O preço médio do GLP residencial sem tributos, comercializado nas refinarias da Petrobras, será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13 kg. No entanto, como os preços no mercado são livres, os reflexos no preço final vão depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.

No ano passado, o botijão de gás registrou um aumento de 16%, representando um dos principais impactos no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No dia 5 de dezembro, a Petrobras elevou os preços GLP em 8,9%.

Na ocasião, o reajuste foi motivado principalmente pela alta da cotação do produto nos mercados internacionais. Os ajustes serão feitos no dia 5 do início de cada trimestre, apurando a cotação no exterior e câmbio pela média dos 12 meses anteriores.

Postado por at 0:06

Itabuna faz carnaval sem salários

Mesmo com uma parte do funcionalismo sem receber salários e 13º, a Prefeitura de Itabuna abre na noite desta sexta-feira seu Carnaval Antecipado, onde o Governo do Estado e a Bahiatursa estão investindo mais de R$ 1 milhão.

A festa começou na quinta, com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, com blocos e afoxés. Nesta sexta começa uma programação com brega, sertanejo, axé, forró e samba na avenida Aziz Maron.

Os primeiros a se apresentar são Bom Q Xote, Sem Censura Samba Club, Denny Dena e Babado Novo. Depois tem Duas Medidas, Guilherme Andrade, Sinho Ferrary, Neto Lx, Durval Lélys, a dupla Thaine e Thainá.

No sábado, a partir das 17 horas, a festa recomeça com Ely Marques, Fuska Virado, Shavaska e Bicho da Seda. Depois Jane Monteiro, Lordão, Preto Bom e Danny Matos, que puxa o Bloco As Bandidas e os Delegatos.

Às 21 horas as atrações são o arrocha do Trio da Huanna seguido pela dupla sertaneja Marcos e Pablo. Às 22 horas Saulo Fernandes. O sábado de carnaval fecha com a Tropa da Bregadeira.

No domingo, às 15 horas, desfila o infantil Os Bananóides. Às 17, o Samba Do Beco, seguido de Detona Paredão, Mari Kruch, Danniel Vieira, Lilian Casas, Rafah, Novo Samba, Vera Cruz, A Vingadora, Constelação da Bahia e Fabrício Pancadinha.

Cláudia Leitte, que foi anunciada pela Prefeitura como a principal atração da noite, não participar do carnaval antecipado. Ela estará no Rio de Janeiro nesta data.

Postado por at 0:06

Prazo para a Rais começa na terça

Portaria do Ministério do Trabalho, publicada nesta quinta no Diário Oficial da União, fixa novas regras para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2017. O prazo de entrega começa na terça-feira e será encerrado no dia 23 de março, sem prorrogação.

Estão obrigados a declarar a Rais empregadores urbanos e rurais; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior; autônomos ou profissionais liberais que tenham mantido empregados.

Mais os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal; conselhos profissionais, entidades paraestatais, condomínios e sociedades civis, cartórios e consórcios.

Segundo o texto, o estabelecimento inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que não manteve empregados ou permaneceu inativo no ano-base 2017 está obrigado a entregar a Rais Negativa, preenchendo apenas os dados a ele pertinentes.

A exigência não se aplica ao microempreendedor individual. O empregador que não entregar a Rais no prazo previsto, omitir informações, prestar declaração falsa ou inexata ficará sujeito a multa.

Postado por at 0:06

Delator é morto com 9 tiros na BA

A principal testemunha da investigação que levou à prisão do ex-gerente da Transpetro na Bahia, José Antonio de Jesus, foi assassinada. Ele tinha prestado depoimento à Polícia Federal há dois meses e foi fundamental para o caso.

José Roberto Soares Vieira, 47 anos, foi morto na quarta-feira (17) com 9 tiros, na rodovia BA-522, em Candeias, quando chegava à sua empresa, a JRA Transportes, que teve como sócio, entre 2011 e 2013, o filho do ex-gerente da Transpetro.

José Antônio de Jesus foi preso provisoriamente em 21 de novembro pela Operação Lava Jato, acusado de receber propina de subsidiárias da Petrobras através de empresas e contas bancárias de parentes. O dinheiro, diz o Ministério Público Federal, ia para o PT da Bahia.

José Roberto Soares Vieira decalrou à PF que a JRA Transportes foi usada por José Antônio de Jesus para receber pagamentos de empresas fornecedoras da Transpetro sem prestar qualquer serviço. O MPF identificou R$ 2,3 milhões pagos ao o ex-gerente.

O depoimento serviu para que a Procuradoria-Geral da República pedisse a prisão do ex-gerente, acatada pelo juiz Sergio Moro. José Antônio está preso há dois meses em Curitiba. O assassinato pode ter ligação com o caso.

A delegada Maria das Graças Barreto, da delegacia de Candeias, disse ao jornal Folha de São Paulo que "não há dúvida" de que a morte de José Roberto Soares Vieira foi um crime planejado. O assassino procurou Vieira várias vezes nos últimos dias.

Por volta das 11h40 de quarta, ele abordou Vieira quando entrava na empresa, deu os 9 tiros e fugiu. A polícia trabalha com três hipóteses, queima de arquivo, vingança e crime político, já que a vítima era filiada ao PT.

Postado por at 0:05

Ilhéus emposssa seu novo secretário

O escritor, dramaturgo e servidor público Pawlo Cidade foi empossado no comando da secretaria municipal de Cultura de Ilhéus pelo prefeito Mário Alexandre. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal, lotado com autoridades e artistas.

O prefeito destacou as qualidades do novo secretário e ressaltou sua capacidade de trabalho na luta pela cultura ilheense. Mário Alexandre disse que é preciso ter criatividade na gestão de políticas públicas nesse momento de crise.

“O que estamos presenciando hoje é também um ato de valorização do servidor municipal. Estamos em um momento em que precisamos aprender a fazer mais com menos. E a participação dos servidores tem sido fundamental”.

Pawlo Cidade, que também é pedagogo e poeta, prometeu uma gestão de diálogo e transparência. “Temos condições de estabelecer parcerias e, sobretudo, contar com a criatividade dos atores sociais, culturais, e juntar todas as classes artísticas e todas as linguagens".

“Essa cadeira pertence a vocês. Represento um segmento, mas, acima de tudo, este setor caminha através da transversalidade de poder construir um caminho com vistas na igualdade e no respeito”.

Nascido em Ilhéus, o novo secretário disse que pretende fazer uma gestão para todas as categorias do segmento cultural.

Postado por at 0:05

MPEs da Bahia lideraram em emprego

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) da Bahia foram responsáveis pela geração de 14.929 mil empregos no estado em 2017, de janeiro a novembro, segundo levantamento feito pelo Sebrae com base no Ministério do Trabalho e Emprego.

O total é o maior saldo do Nordeste no período. Os resultados mostram uma guinada: em novembro de 2016, as MPE baianas registraram uma queda de 19 postos de trabalho.

Já no mesmo mês, em 2017, a Bahia se destacou como o terceiro estado a gerar mais empregos em pequenos negócios, com a geração de 3.018 postos de trabalho, apenas ficando atrás de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

As MPE de todos os estados do Nordeste conseguiram alcançar saldo positivo na geração de postos de trabalho no período.

Postado por at 0:05

Caravana abastece Banco de Sangue

Seguindo o exemplo da mãe e com a autorização dela, o estudante Alifer Dos Santos Menezes, de 16 anos, aproveitou a caravana de Ibicaraí nesta quarta-feira, 17, para fazer sua primeira doação de sangue.

“Já tinha pensado em doar, mas a oportunidade só apareceu mesmo com a campanha. Acabei vindo com a caravana e está sendo bastante positivo. Estava ansioso e com medo, mas só agora tive a certeza de que doar sangue não dói e é super-rápido”.

Além de Alifer e sua mãe, 52 pessoas participaram da caravana, coordenada há três anos nos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul pelas assistentes sociais Márcia da Silva Ceo, Aline Andrade dos Santos e pela psicóloga Maria Gonçalves.

“A Águia Branca nos cedeu o transporte e o departamento da assistência social da igreja Batista Teosópolis nos cedeu o lanche para os doadores. No mês de novembro trouxemos mais de 70 doadores. A nossa meta é sempre mobilizar mais”, diz Márcia.

Jerônimo Polon, coordenador administrativo do Banco de Sangue, vê com bons olhos a iniciativa. “O compromisso dessas pessoas, além de ser um ato de amor, reforça os nossos estoques. Esperamos que assim como Ibicaraí, outros municípios façam caravanas".

Para agendar uma, o captador Rosildo Ribeiro informa que é preciso ligar para 3214-9126. “É preciso que os municípios agendem a vinda da caravana, pois precisamos nos organizar para recebê-los".

Postado por at 0:05

Itacaré festeja o Senhor do Bonfim

A tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim, padroeiro do distrito de Água Fria, em Itacaré, será iniciada nesta sexta-feira com o novenário na igreja católica. Até o dia 27 serão realizadas celebrações todas as noites, dedicadas a cada segmento.

De acordo com a programação, o ponto alto será no domingo, 28, com alvorada às 5 horas, seguindo de missa solene às 10 horas, celebrada pelo Padre Ednaldo Cardoso, e procissão, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Paralelo aos festejos religiosos acontecem shows, nos dias 27 e 28, com as bandas Raneychas, Pancadinha, Marzinho, Zé da Véia, JP no Capricho e Kuarto Light. A realização é da Prefeitura de Itacaré.

No sábado, 27, a festa começa às 21 horas com a banda JP no Capricho, seguindo com Raneychas e encerrando a primeira noite de festas com Pancadinha. No domingo, tem Marzinho, Zé da Véia e Kuarto Light.

Postado por at 0:04

Itão entrega prêmios e anuncia BMW

Com a entrega de mais dois carros Renault Sandero Expression OKm, a Rede de Supermercados Itão encerrou, na quarta-feira (17), a campanha 4º PromoItão de 2017. As chaves foram entregues a Laíse Nunes Maciel, do Pontal, em Ilhéus, e Gilcélia B. de Carvalho, do São Caetano, em Itabuna.

As duas foram contempladas com os dois carros sorteados no dia 20 de dezembro. Laíse cursa Engenharia de Produção na Uesc. "Cheguei a pensar que era brincadeira, quando me avisaram".

Para a dona de casa Gilcélia B de Carvalho, o veículo é a garantia da reforma da casa onde mora. “Há anos que venho planejando obras, mas não sobrava dinheiro. Agora, o Itão possibilitou essa condição de morar melhor".

No início de Janeiro, foi lançada a Promoção Super Prêmios Itão 2018, que vai sortear 100 vales-compras, um Renault Sandero e um BMW OKm. O veículo de luxo será sorteado em dezembro.

Postado por at 0:04

18 Janeiro 2018

BA-001 sofre com muitos buracos

Neste ano completa-se 20 anos da inauguração da Estrada Parque Ilhéus – Itacaré, referenciada como uma das 10 mais bonitas do país pelo ambiente onde foi erguida, as belezas naturais da mata, rios e oceano.

Mas os buracos na pista e no acostamento, e a falta de placas de sinalização têm causado acidentes e prejuízos aos usuários da BA-001, que não teve um programa consistente de conservação desde sua construção em 1998.

São recorrentes as queixas de residentes ao longo da estrada e de turistas que visitam Ilhéus e Itacaré, particularmente veranistas de Brasília, Goiás e outros estados do centro-oeste.

Quem vai curtir o carnaval em Serra Grande, Itacaré, Ilhéus, Una e Canavieiras precisa dirigir com muita atenção pelo mau estado de conservação na extensão da BA-001 na Costa do Cacau.

O perigo é ainda maior devido à falta de acostamento em boa parte da rodovia, principalmente no trecho Ilhéus-Serra Grande, em Uruçuca, e de lá até Itacaré com os buracos distribuídos ao longo dos 65 quilômetros.

O trecho também é usado como ligação das Costas do Cacau e do Dendê com Salvador, via terminal de Bom Despacho. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) diz que serviços de manutenção estão sendo realizados constantemente, mas os motoristas discordam.

A Seinfra afirma que está em fase de elaboração um projeto de restauração de mais de 323 km de estrada entre Bom Despacho e Ilhéus.

Postado por at 0:35

Ônibus climatizado já roda em Ilhéus

Alguns ônibus da empresa Viametro com ar condicionado e Wi-Fi já estão circulando em Ilhéus, atendendo algumas linhas. A empresa foi a primeira a cumprir a condicionante da Prefeitura em troca da majoração da passagem para R$ 3,50.

Pelo menos 7 linhas urbanas já contam com os novos ônibus com climatização. A Prefeitura exigiu que pelo menos 10 ônibus da frota tenham os novos serviços. A Viametro, a principio, liberou 3 ônibus climatizados e aos poucos, após instalação de validador, câmera e GPS, deve liberar o restante da frota.

Para o Salobrinho serão disponibilizados 4 veículos climatizados, inclusive um que atende ao Atacadão. Outras linhas são do Teotônio Vilela para o Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela ao Nelson Costa e Hernani Sá, Teotônio Vila a Olivença.

Além dessas são servidas a linha São Domingos a Olivença e Iguape a Nossa Senhora da Vitória.

Postado por at 0:35

Polícia em alerta para violência do PT

Autoridades de segurança estão prevenidas sobre a forte possibilidade de o PT promover manifestações violentas, no dia 24, o “dia de fúria” contra a Justiça, provocando policiais gaúchos a tentar “produzir um cadáver”.

Só a comoção provocada por uma morte, na concepção de alguns petistas, poderia inibir a condenação de Lula por corrupção no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As forças de segurança estão cientes de que os manuais de agitação e propaganda preconizam a fabricação de cadáver em casos extremos. “Tudo o que o PT mais deseja, na situação atual, é um cadáver”, adverte experiente analista de inteligência de órgão de informações.

A “palavra de ordem” de ódio foi da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, incitando a violência: “Para prender o Lula, vai ter que matar gente”. Não há manipulação no processo contra Lula. Sérgio Moro o condenou a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção, simples assim.

Postado por at 0:35

Azul faz pouso de emergência em VC

Um avião da companhia aérea Azul precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, na noite de segunda (15). O piloto informou que houve uma pane no equipamento eletrônico da aeronave.

O Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que um avião se aproximava do aeroporto com presença de fumaça. A equipe se preparou próximo à pista, mas a aeronave, que vinha de Belo Horizonte (MG) não teve problemas para pousar.

Os passageiros desembarcaram normalmente. A aeronave envolvida no caso é do modelo ATR 72-600, como motores turbo-hélice e capacidade para transportar 70 passageiros.

A Azul possui cerca de 30 aviões deste modelo em sua frota, que já se envolveram em outros ocorridos semelhantes. O pouso de emergência em Vitória da Conquista este ano não foi o primeiro caso registrado com o modelo de aeronave.

Em janeiro do ano passado, o piloto de um voo da Azul que fazia o trajeto Salvador (BA) e Aracaju (SE) solicitou um pouso de emergência, que ocorreu sem problemas.

Postado por at 0:35

BR-101 lidera em mortes na Bahia

Com 156 mortes registradas em 2017, a BR-101 é a rodovia na Bahia que mais teve acidentes com vítimas fatais no ranking das federais e estaduais que cortam o estado, no ano passado.

Segundo a PRF, os trechos mais perigosos são na divisa entre Espírito Santo e Bahia até Itamaraju, passando por Teixeira de Freitas; o trecho iniciado no Km 793, em Itamaraju, até o 717, em Eunápolis, passando por Itabela e Itagimirim.

Outros trechos com maior número de acidentes estão em Itapebi, Itabuna e Santo Antônio de Jesus. A rodovia que ocupa o segundo lugar no número de mortes é a BR-116, com 147 registros. As duas rodovias recebem cerca de 5 mil veículos diariamente.

A diferença é que a BR-116 é administrada pela concessionária Via Bahia, sendo por isso mais conservada e possui menos curvas perigosas, segundo a PRF.

Já a BR-101 é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit). Além disso, é toda em pista simples, mais precária e próxima do litoral, onde chove mais, o que dificulta a visibilidade dos motoristas e deixa a pista escorregadia em determinadas épocas.

Postado por at 0:34

Conta de luz manterá bandeira verde

A tarifa de energia elétrica deve permanecer sem custo adicional nas contas até o fim do primeiro trimestre. Por isso, a bandeira será verde, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo ele, o volume de chuvas acima da média no fim do ano ajudou.

O cenário já vinha sendo sinalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que anunciou, ainda no fim de dezembro, que janeiro teria bandeira verde. As precipitações no sudeste e centro-oeste têm permitido a recuperação dos reservatórios das usinas.

Em dezembro vigorou a bandeira vermelha patamar 1, quando são cobrados R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora. Nos meses de outubro e novembro, vigorou a tarifa vermelha patamar 2, com adicional de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A justificativa para a cobrança extra se deve ao acionamento de usinas termelétricas, que apresentam custo maior. De acordo com a Aneel, com a chegada do período chuvoso houve acréscimo no nível dos reservatórios, diminuindo a necessidade das térmicas.

Postado por at 0:34

Lavagem do Beco terá blocos icônicos

A lavagem do Beco do Fuxico, às 17h30 desta quinta-feira, terá a participação de alguns dos mais tradicionais e irreverentes blocos carnavalescos de Itabuna. Estão confirmados os blocos Casados I... Responsáveis, Maria Rosa e Dez... Casados.

Neste ano o Casados veio com uma presidente, Laurita Souza, fato inédito na história do bloco, tradicionalmente composto por homens. Fundado há 49 anos, a se completar em fevereiro, o Casados... teve seu estatuto alterado, o que permitiu mulheres.

Na Lavagem do Beco do Fuxico não faltarão cerveja, folia, suor e brincadeiras e um dos principais ingredientes: o fuxico, principalmente porque a Prefeitura não pagou o salário de dezembro aos servidores públicos e tenta, a toque- de- caixa, mudar o regime de celetista para estatutário.

Certamente as baianas com suas águas de cheiro e danças afro ao som de atabaques saberão afastar o mau agouro e permitir um carnaval de paz. Na Lavagem está prevista ainda a participação de filhos e filhas de terreiros do Pai Gildo e de Pai Ailton.

Também fazem aprte da festa a Charanga Elétrica Encantarte, Confraria da Orla do Berilo, O Rei da Hungria e Hora Extra. As atrações oficiais desfilarão nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, a partir das 6 horas da tarde de sexta-feira.

Postado por at 0:34

Saldo da balança bate novo recorde

O Brasil registrou em 2017 superávit recorde de US$ 67 bilhões na balança comercial, de acordo com o Indicador do Comércio Exterior (Icomex), divulgado nesta quarta pela Fundação Getulio Vargas. O resultado foi puxado por um aumento de 17,6% nas exportações.

O nível ficou bem acima dos 9,6% das importações. De acordo com a FGV, porém, em 2018 o superávit deve ser menor, “com aumento das importações e menor crescimento das exportações”.

Em volume, as exportações aumentaram 9,4%, lideradas pelo setor agropecuário, com expansão de 24,3%. Os preços, de maneira geral, cresceram 9,5%, com destaque para a indústria extrativa, que aumentou de 34%.

Segundo o estudo, as 23 principais commodities exportadas pelo país responderam por 77% do aumento e são 52% do total exportado no ano passado. Já as exportações de não commodities experimentam crescimento de 8,8% em valor.

As importações de bens de capital da indústria continuam a trajetória de queda iniciada em 2014. O setor agropecuário, que seguia a mesma tendência, aumentou suas importações de bens de capital em 39,7%, puxado pela safra recorde de grãos.

Também as importações de bens intermediários pela indústria, que estavam em queda desde 2013, voltaram a crescer fechando 2017 com expansão de 7,4% – o que, na avaliação dos economistas da FGV, “confirmam a recuperação da indústria”.

Postado por at 0:34

Festival Capoeiragem começa dia 24

Capoeiristas de todos os continentes se encontrarão no 7º Festival Internacional de Capoeiragem. De 24 a 27 de janeiro, a Bahia reunirá vários mestres renomados, capoeiristas de mais de 20 países, crianças de projetos sociais e estudantes.

O evento será no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, com entrada gratuita. O Festival é uma realização do Instituto CTE Capoeiragem, em parceria com a Polo Cultural e patrocínio do Governo da Bahia.

A programação contará com oficinas, palestras, vivência e turismo, além de shows musicais. Também haverá atividades gratuitas para crianças de 3 a 11 anos no Espaço Criança - Capoeiragem Mirim, com o apoio da Bahiagás.

Já estão confirmados nomes como os mestres Pelé da Bomba, Faísca, Moa, Bel, Nenel, Kako, Macaco, Paulinho Sabiá e Negoativo. O Festival também oferece um Tour Capoeirístico, uma pesquisa realizada pelo Mestre Balão e pelo pesquisador e historiador Frede Abreu.

Na rota, os participantes farão uma visita guiada no Centro Histórico de Salvador, cenário de fatos relevantes da história da Capoeira e do Brasil nos séculos XIX, XX e XI.

A programação começa na quarta-feira (24), com a abertura oficial às 19h. Na quinta-feira, tem visita guiada ao Forte da Capoeira, as oficinas de Angola, Afoxé e Capoeira Regional, além da palestra "Tocadores de Urucungo no espaço Atlântico 1876-1936", e samba.

Na sexta-feira, o evento segue com oficinas de Maculelê, Capoeira e Musicalidade. Às 19h, o tradicional batizado e troca de graduação, encerrando com samba. No sábado, às 9h, haverá o Tour Capoeirístico, no Centro Histórico.

Mais vivência com Mestre Pelé da Bomba (Ação Griô) no Espaço Criança – Capoeiragem Mirim, apresentação de Maculelê com crianças de três comunidades atendidas pelo Instituto CTE Capoeiragem e encerramento com uma grande festa.

Postado por at 0:33

Itacaré discute projeto para a orla

A Prefeitura de Itacaré pretende discutir com toda a comunidade o projeto de requalificação da avenida Castro Alves (Antônio Athanásio), na orla do centro, para ouvir sugestões, ideias, propostas e a partir de então elaborar o projeto básico.

Ele será então apresentado à Caixa Econômica Federal. A Prefeitura já faz uma reunião nesta quinta-feira, na Casa dos Conselhos, com empresários, moradores, representantes da sociedade e todos os interessados em discutir o projeto.

Na semana passada o prefeito Antônio de Anízio assinou o contrato entre a CEF e a Prefeitura Municipal para as obras de requalificação completa da avenida. Os recursos são do Ministério do Turismo, conseguidas através de duas emendas parlamentares.

Uma foi de R$ 492.500, de autoria do deputado federal Nelson Pelegrino, e a segunda de R$ 641.000, do deputado federal Ronaldo Carleto.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, adiantou que a equipe de projetos da Prefeitura já desenvolveu um estudo preliminar da Orla Principal de Itacaré e que vai agora ser apresentado e discutido com a comunidade.

Postado por at 0:33

16 Janeiro 2018

MP suspende obra em terreno doado

O Ministério Público Estadual recomendou nesta segunda-feira, 15, ao prefeito de Itabuna, Fernando Gomes e ao procurador-geral do município, Luiz Fernando Guarnieiri, que fosse proibida e não autorizada qualquer obra ao longo da avenida Ibicaraí.

A recomendação vale para o Loteamento Gonçalves, nas áreas permutadas por meio da lei 2.398, de julho de 2017, por 90 dias, prazo em que o MP finaliza investigação acerca das circunstâncias em que foi feita a permuta.

O MPE recomendou também ao empresário Roberto Barbosa, representante das empresas Infinity e Minas Aço, a suspensão por 90 dias de qualquer trabalho visando a modificação no Loteamento Gonçalves e toda a extensão da avenida Ibicaraí.

O MPE deu um prazo de 24 horas para o empresário retirar trabalhadores e maquinários. De acordo com o ofício, assinado pelo promotor Inocêncio Carvalho, o Ministério Público Estadual considerou que a lei municipal mostra "evidente favorecimento a particular em detrimento do interesse público".

O terreno, da prefeitura, foi doado pelo prefeito Fernando Gomes a Roberto Barbosa, aliado e financiador de sua campanha eleitoral, cujas empresas tem vários contratos com o município.

Postado por at 23:30

Servidores são contra perder CLT

Contrários ao projeto de lei que muda o regime na Prefeitura para estatutário, os servidores municipais lotaram as galerias da Câmara de Itabuna para protestar. Os sindicatos acusam o prefeito Fernando Gomes de querer aprovar, a qualquer custo, a matéria.

Ela muda a situação trabalhista de mais de 4 mil funcionários públicos beneficiados com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para o regime estatutário, "uma marcha à ré", segundo os sindicalistas.

Para os representantes dos sindicatos de categorias como agentes de saúde, educação e guardas municipais, o projeto prejudica os servidores públicos. Eles afirmam que a matéria prevê, por exemplo, que o pagamento do 13º seja baseado apenas no salário base.

Além disso, apontam a perda do FGTS e a redução das negociações salariais. Os sindicalistas reclamam que os servidores deveriam ter participado da elaboração do projeto de lei, como prevê a Lei Orgânica.

Dizem que a matéria precisa, pelo menos, ser debatida com os funcionários públicos antes de ser colocada em votação pela Câmara. Por enquanto, os servidores conseguiram apenas adiar a tramitação do projeto.

Postado por at 23:30

TRT revê reintegração de fraudador

O desembargador Esequias Pereira de Oliveira, do TRT5-BA, deferiu liminar em Mandado de Segurança impetrado pela Caixa Econômica Federal suspendendo a reintegração de um bancário condenado por fraude bancária.

A decisão absurda, de obrigar um banco a reintegrar um fraudador de bancos, havia sido determinada pela Vara do Trabalho de Eunápolis. O desembargador entendeu que é norma da Caixa a demissão em todos os casos de condenação criminal.

E que “a confiança necessária à manutenção do contrato de emprego resta rompida, considerando a qualidade especial de empregado bancário”. Por sua vez, o retorno do funcionário “contraria o regulamento empresarial e acarreta insegurança”.

Se a decisão não fosse suspensa, o fraudador iria ocupar o cargo de tesoureiro executivo.

O desembargador também afirmou que “a situação relatada chega mesmo a ser indicativa de afronta à moral administrativa, valor esse que cumpre ser resguardado em se tratando de empresa pública”.

Após a concessão da liminar, o processo ainda deve aguardar o julgamento do mérito pelo Juízo de 1º Grau.

Postado por at 23:30

Ilhéus é segunda em morte por Aids

Ilhéus tem o segundo maior número de mortes de adultos por HIV/Aids na Bahia, somando 12 no ano passado. Ela s está atrás de Salvador, que registrou 96 mortes em 2017. No sul da Bahia Itabuna (4) e Una (3) também tiveram mortes pela doença.

No estado, depois de Salvador e Ilhéus aparecem Juazeiro (10), Santo Antônio de Jesus (10), Jequié (8) e Teixeira de Freitas (8). No ano passado foram registradas 196 mortes de adultos em 39 municípios da Bahia.

No número de casos de pessoas infectadas com HIV, Itabuna ficou em terceiro na Bahia, com 193 novas ocorrências da doença. Acima dela estão Salvador (2.032) e Feira de Santana (367). Ilhéus teve 40 novos casos em adultos.

Camaçari registrou 70 casos, Eunápolis 128, Jequié 72, Juazeiro 101, Porto Seguro 65, Santo Antônio de Jesus 75, Serrinha 71 e Vitória da Conquista, 81. A Bahia somou 4.060 novos casos em adultos e 66 em crianças, sendo 33 na capital.

Postado por at 23:29

Milton Veloso é sepultado na capital

Morreu na madrugada desta terça, aos 89 anos, em Salvador, o empresário Milton Cavalcante Veloso. As causas da morte ainda são desconhecidas. Ele residia no Rio de Janeiro com a filha Laura e veio à capital baiana para rever familiares e assistir ao casamento de um neto.

Ele se sentiu mal e foi internado, mas faleceu em seguida. Milton Veloso foi fundador e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), na década de 60 e presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), além de ter sido candidato a prefeito.

Era dono de uma das principais lojas de vestuário da cidade, a Doll Modas, que existiu até os anos 2000. O atual presidente da ACI, Sérgio Velanes, publicou Nota de Pesar em nome da classe empresarial itabunense, que está de luto.

“Personalidade marcante para o segmento, ele foi presidente da Associação Comercial e Empresarial - ACI nos biênios de 1993-1995 e 1995-1997, e tornou-se um dos gestores mais queridos entre funcionários e a diretoria da entidade”, diz a Nota.

O presidente da CDL, Carlos Leahy, foi acompanhar a cremação em Salvador, no Parque Bosque da Paz. Mas o assessor de comunicação, jornalista Ramiro Aquino, falou ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, que Veloso "deixa uma lacuna difícil de ser reparada".

Postado por at 23:29

Presos acusados de matar por briga

Ueslei Herval Guimarães Santos foi preso na segunda-feira, depois de investigação do Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin de Ilhéus, sob o comando da delegada Andréa Oliveira.

Ele é um dos acusados, com prisão preventiva, pela morte de Luiz Felipe Moraes Barbosa e pela tentativa de homicídio de João Marcos Santos Andrade, ocorridos na madrugada de 12 de novembro, na Avenida Itabuna, em Ilhéus.

As vítimas foram atacadas depois de fugir de briga numa festa que ocorria no Ecobaba, na rodovia Ilhéus-Itabuna. Por motivo fútil, o suspeito e seus amigos Felipe Veiga Louro de Souza, Sávio Ferreira Almeida (Boi) e Uallas Nunes Halla trocaram socos com Luiz Felipe e João Marcos.

Os dois saíram do local depois que um segurança da festa apartou a briga. As vítimas seguiam em direção a Ilhéus em uma moto Honda CB-300 R, de placa EGZ-7372, e foram perseguidos pelos suspeitos em um GOL.

Ao passar pela Avenida Itabuna, eles interceptaram a moto e atacaram os dois rapazes, arrastando a moto por vários metros. Luiz Felipe foi arremessado numa calçada e João Marcos ficou em cima do teto do veículo dos investigados.

Ueslei, que dirigia, parou o carro para tentar tirar a moto, enquanto João Marcos era retirado do teto do carro e agredido violentamente. Após as agressões, os acusado fugiram e as vítimas foram socorridas pelo Samu 192.

Levados para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em estado grave, Luiz Felipe não resistiu aos ferimentos e morreu. João Marcos, após vários dias de internamento, conseguiu sobreviver.

Postado por at 23:29

Bahia teve saldo agropecuário ruim

O balanço do Ministério da Agricultura para o agronegócio em 2017 foi ruim para alguns produtos da Bahia, como cacau, óleo de palma (dendê) e seringueira. Em relação às importações de produtos agropecuários, houve aumento de 3,9%.

O Brasil investiu US$ 406 milhões em borracha natural, US$ 399 milhões em óleo de palma, US$ 347 milhões em cacau e derivados. O balanço foi apresentado na segunda-feira pelo ministro Blairo Maggi, e mostra superávit de US$ 5,76 bilhões na balança comercial em dezembro.

Esta sobra do agronegócio brasileiro superou o de dezembro de 2016, de US$ 4,75 bilhões. Este foi o terceiro maior saldo comercial para o mes de dezembro, abaixo de 2015 (US$ 5,97 bilhões) e de 2012 (US$ 5,85 bilhões).

O resultado positivo foi decorrente de exportações de US$ 6,94 bilhões e importações de US$ 1,18 bilhão. Nas exportações, houve incremento de 13,6% frente a igual mês do ano anterior, cujo valor alcançou US$ 6,11 bilhões.

Movimento inverso foi apontado nas importações, que recuaram 13,4% diante de uma cifra de US$ 1,36 bilhão assinalada em dezembro de 2016. As exportações tiveram como destaque carnes, soja, produtos florestais, complexo sucroalcooleiro e cereais.

Esses cinco grupos responderam por 71,2% das exportações do agronegócio em dezembro 17. Em dezembro de 2016, os cinco principais representaram 75,4%, o que revela uma ligeira redução no grau de concentração da pauta.

No período em análise, o grupo de cereais, farinhas e preparações, por conta do avanço do milho, tomou o espaço do café, que figurou entre os cinco principais setores de exportação em dezembro de 2016.

Postado por at 23:29

Prazo do Simples só vai até dia 31

Donos de micro e pequenas empresas, incluindo MEI, que possuem débitos junto à Receita Federal precisam ficar atentos ao prazo para regularizar a situação. Eles devem procurar o órgão até 31 de janeiro para negociar o pagamento das dívidas.

Pelas regras atuais, elas podem ser parceladas em até 60 meses. Mas o Congresso deve derrubar o veto do Presidente Michel Temer da lei que incluiu os optantes do Simples no novo Refis. A derrubada foi acertada entre governo e Parlamento.

Com isso, quem tiver iniciado a negociação pelos 60 meses poderá mudar para as novas condições, de até 180 meses, com redução expressiva de juros e multas. Mas, para continuar no Simples, os inadimplentes precisam fazer o parcelamento ainda com base nas regras atuais para não perder o prazo.

Caso contrário, não poderão nem optar pelo parcelamento através do novo Refis, depois de aprovado. Caso a situação não seja regularizada, a empresa será excluída do Simples, o que pode representar um aumento médio de 30% da carga tributária.

O pedido de parcelamento pode ser feito no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC da Receita Federal, no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

Postado por at 23:28

Ilhéus vacina contra febre amarela

O Ministério da Saúde (MS) recomendou a diversos municípios a ampliação de ações da vigilância sanitária com a vacinação contra a febre amarela. Embora Ilhéus esteja fora da área de risco, a secretaria municipal de Saúde já faz a vacinação.

De acordo com a orientação do MS, devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina contra febre amarela os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue.

A vacina aplicada (dose padrão) até o momento tem validade para toda a vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A coordenadora de imunização, Walkiria Cardeal, diz que as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo.

Ela salienta que pessoas acima de 60 anos que desejam viajar para áreas de recomendação e que nunca tomaram a vacina também devem procurar um médico para avaliação e, caso necessário, apresentar a autorização.

“Temos um trabalho de constante monitoramento da prevenção e, por isso, chamamos a atenção para quem for viajar para áreas de risco. A orientação é tomar a dose 15 dias antes da viagem e se informar se a cidade de destino é de recomendação da vacina ou não”.

Postado por at 23:28

Lavagem da Catedral acontece quinta

A tradicional lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião, de Ilhéus, neste ano será realizada nesta quinta-feira (18), a partir das 10 horas, no centro histórico, integrando a programação turística e cultural da temporada de verão.

Os festejos ocorrem desde a primeira metade do Século XX e une as matrizes religiosas católica e afro-brasileira. A lavagem é precedida por um cortejo, cuja concentração acontece na Avenida Dois de Julho, em frente à sede do Sindicato dos Estivadores.

Ele percorre várias ruas do centro histórico, com blocos afros, carroças, baianas, grupos de capoeira e muitos populares que se agregam à manifestação. O cortejo é uma tradição dos estivadores ilheenses, marcado por muita alegria e música.

Centenas de turistas, de várias partes do mundo, devem ser atraídos pelo cortejo neste ano, já que nesta quinta-feira muitos visitantes desembarcam do transatlântico MSC Musica, que atracará no Porto de Malhado às 6h.

No ano passado, a Catedral de São Sebastião, imponente templo da igreja católica, completou 50 anos de existência e é considerada um patrimônio arquitetônico e cultural do município, que em 2018 completa 484 anos de fundação.

Postado por at 23:28

15 Janeiro 2018

Itabuna tem 10 mortes em 15 dias

Nos 15 primeiros dias de janeiro Itabuna já registra o décimo homicídio, demonstrando que a violência recrudesce a cada dia. Causou consternação entre os desportistas o assassinato a facadas de Alexandro Alves Santana, 39 anos, mais conhecido como Amaral.

O crime se deu na noite de domingo, no bairro Califórnia. A vítima, que matinha uma escolinha de futsal há cerca de 20 anos, foi atacada na Avenida Rio Branco durante a entrega da premiação de um torneio de rua. Há controvérsia de versões.

Uma diz que Amaral tentou separar uma briga e acabou atingido por golpes de faca. Já outra relata que o assassino, identificado como Dedé, o atacou diretamente, tendo ferido Jhonatan Santos de Souza, de 22 anos, que foi em seu socorro.

Como a polícia já tem a identificação do acusado, o caso segue sendo investigado, principalmente pela repercussão nas redes sociais. Há dois anos, Amaral concorreu a uma vaga na Câmara de Itabuna pelo Solidariedade, tendo obtido 88 votos.

Outras duas pessoas foram atingidas pelos golpes desferidos por Dedé, tendo sido encaminhadas à emergência do Hospital de Base. Além dos crimes em Itabun,a a bruxa também está solta nas estradas.

Na rodovia BR-101, um grave acidente na manhã de domingo, no trecho Itajuípe - Itabuna, envolveu um ônibus da Viação Itapemirim, um táxi e um carro de passeio, deixando um morto, Etevaldo Gomes da Silva, 59 anos, que dirigia um GM Corsa Classic, com placas de Feira de Santana.

Ele colidiu frontalmente com o ônibus ao fazer uma ultrapassagem.

No Conjunto Penal de Itabuna, o interno Tiago Sena Oliveira, 28 anos, foi encontrado morto na cela 3, do pátio 1, vítima de homicídio. O detento foi encontrado com uma corda no pescoço e apresentava um sangramento na boca, aparentando suicídio.

Mas a Polícia Civil constatou que a vítima havia sido assassinada pelos colegas de cela, com quem tinha se desentendido. Tiago estava separado em uma cela com 7 detentos que não faziam mais parte das facções criminosas de Itabuna e região.

Seis dos sete detentos chegaram a declarar que mataram Tiago porque ele avançou contra eles e os ameaçou de morte. Tiago já foi da facção DMP, que mantém rivalidade mortal com outra cujos cabeças estão presos.

Postado por at 19:40

Violão de Cae também foi roubado

O violão com que Caetano Veloso brindou o público na Concha Acústica, em Salvador, no sábado, também foi levado no roubo aos equipamentos do show “Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso”, na noite de domingo, na rodovia BR-101, em Travessão.

O roubo aconteceu por volta das 19 horas, quando o carro seguia em direção ao Rio de Janeiro e passava pelo Casarão de Pedras. Os equipamentos estavam sendo transportado no Gol Preto 2009 de placas LRN-3352.

Ele tinha um trailler acoplado, de placas KXS-8383, onde também estavam instrumentos. A informação do roubo foi compartilhada nas redes sociais do cantor, causando grande repercussão. Inicialmente, a produção havia informado que os instrumentos estavam sendo levados em um caminhão, mas depois corrigiu.

De acordo com a Uns Produções, o motorista foi abordado por homens fortemente armados, que levaram o veículo, o trailler e seu celular, mas ele não foi agredido. Os equipamentos sempre são transportados no mesmo carro durante a turnê.

O caso foi comunicado à polícia na manhã desta segunda. Estavam no carro dois violões (sendo um acústico Tessarin), um violoncelo, um baixo, um teclado, iluminação, telão, figurinos e cenário.

A assessoria da Polícia Civil informou que equipes das 6ª e 7ª Coordenadorias de Polícia do Interior (Itabuna e Ilhéus) estão em diligências. O proximo show de Caetano e os filhos está marcada para o dia 28, no Rio de Janeiro.

Postado por at 19:40

Equipe atua na área do Porto Sul

Uma equipe envolvida com o Complexo Intermodal Porto Sul começou a tratar das desapropriações na área do terminal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os contatos começaram na região onde deverá ser construída uma ponte sobre o Rio Almada.

Ela fará a ligação com o porto off-shore. As ações neste final de semana também buscam acelerar a triagem e a realocação de animais silvestres da região onde as obras serão executadas.

A expectativa é de que as obras finalmente saiam do papel, depois da vinda de missão chinesa ao Brasil e da assinatura de protocolos entre os governos federal e estadual com grupos empresariais orientais.

Há demora na execução do projeto, cujo anúncio ocorreu há 8 anos, ainda no Governo Jaques Wagner, no final de 2010. Ele sofreu atrasos, idas e vindas, por causa de polêmicas relativas às licenças ambientais e de questões societárias envolvendo a Bahia Mineração (Bamin).

O projeto prevê a construção de terminais portuários (privado e público) na zona norte de Ilhéus, em Aritaguá, interligando-os com armazéns e a Ferrovia Oeste-Leste, que está com quase 100% das obras paralisadas.

Por enquanto, só existe descrença das pessoas em relação ao complexo intermodal, considerado essencial para garantir a logística da ferrovia que ligará Figueirópolis, Tocantins, a Ilhéus, escoando a produção de minérios e grãos.

Postado por at 19:40

Ferreira treina Colo Colo de novo

Na tarde da sexta-feira, 12, a Arezza, que administra o Colo Colo, de Ilhéus, confirmou o contrato com o técnico José Ferreira, que levou o time ao título de Campeão Baiano em 2006, para o campeonato Série B 2018.

Ferreira chega a Ilhéus ainda neste mês, com a comissão técnica que está sendo formada e os atletas que serão apresentados à imprensa e torcedores. Logo depois da coletiva eles iniciam a pré-temporada visando o primeiro jogo.

O Colo Colo estreia no dia 4 de março, às 15 horas, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, contra a equipe do Azulino Granadeiro. “Ferreira chega num momento importante do tigre ilheense, que fechou parceria de gestão com uma empresa estabelecida e consolidada no cenário nacional".

"Ela vai administrar o Clube como uma empresa”, afirma o jornalista Elias Reis, procurador do Colo Colo. Ferreira também passou pelo mesmo Vitória que derrotou na final do baiano de 2006.

Postado por at 19:39

Matrícula de estaduais já começou

Começa nesta terça a matrícula escolar na rede estadual para a Educação Básica e suas modalidades, Profissional e Tecnológica, Jovens e Adultos, Inclusiva e Indígena. A matrícula pode ser feita em qualquer colégio estadual e via internet para alunos que vão mudar de escola e os da redes municipal de Salvador e 30 municípios.

Para isso, é preciso usar o código de matrícula recebido nas escolas de origem. O primeiro dia de matrícula é para a transferência de estudantes cuja escola de origem não oferece a série subsequente, que não renovou a matrícula no período ou por mudança de domicílio.

Nos dias 17 e 18, a matrícula é para concluintes do 5º ano e do 9º ano do Fundamental matriculados nas redes municipais cujas escolas não oferecem a série seguinte. Já no dia 19, será para os estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades.

Nos dias 22 e 23 será a vez dos novos alunos do Ensino Médio e suas modalidades. Já 25, 26 e 29 serão reservados para a confirmação da matrícula da Educação Inclusiva, que realizou a pré-matrícula em novembro.

Postado por at 19:38

Menor bandido tinha metralhadora

Em Porto Seguro, a Polícia Civil apreendeu, no sábado, uma submetralhadora usada apenas pelas Forças Armadas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o armamento estava com um adolescente de 13 anos que também foi detido.

Ele foi encontrado com outros dois suspeitos, identificados como Davi Santana Silva, 18 anos, conhecido como “Pica-pau”, e Ângelo Santos Ruas, de 20 anos, ambos presos. Os três são membros de uma quadrilha que atua na região.

O grupo é responsável por diversos crimes envolvendo tráfico de drogas, homicídios e roubos a banco. Equipes de inteligência das unidades policiais já monitoravam o bando há algum tempo.

Além da submetralhadora, foram encontradas duas placas de colete balístico, um quilo de maconha, uma balança, dois rádios comunicadores e dois celulares. A polícia informou que o grupo participou da tentativa de assassinato de dois PMs.

Os policiais eram de Minas Gerais e so Espírito Santo, e foram mortos no fim do ano passado, numa localidade entre Porto Seguro e Eunápolis.

Postado por at 19:38

Itacaré: ação semanal contra Aedes

A Prefeitura de Itacaré continua com o projeto “Sexta Sem Mosquito”, intensificando o trabalho de combate à dengue nos bairros e comunidades da zona rural. Na sexta-feira, 12, foi a vez dos bairros da Pituba I, II e III, Angelim e São Miguel.

Nesses locais, os técnicos da Secretaria de Saúde fizeram vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar. O objetivo é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para eliminar os criadouros.

Nesse mês o trabalho será intensificado nas ruas do centro. Em fevereiro serão realizadas ações nos demais bairros e localidades. O secretário Ricardo Lins explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização, como para atacar os criadouros.

"A comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve".

"E que deixe sempre tampados e lavados com sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins".

Postado por at 19:37

Fundo federal cresceu 43% para NE

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) garantiu em 2017 um aporte de R$ 16 bilhões para investimentos em atividades produtivas que estão aquecendo a economia e gerando emprego e renda na região.

O resultado, um recorde na história do FNE, foi 43% maior em relação a 2016, quando foram aplicados R$ 11,2 bilhões. Os dados ainda são preliminares e não contabilizam a última semana de dezembro.

A iniciativa, sob o comando do Ministério da Integração Nacional, atende desde o pequeno agricultor familiar a grandes empresas, até mesmo na área de infraestrutura. São linhas de financiamento para setores diversos, sempre com condições diferenciadas.

O maior volume de recursos contratados em 2017 atendeu o setor empresarial, quase R$ 10 bilhões em mais de 38 mil operações. O dado se justifica, dentre outros fatores, por medidas tomadas nos últimos anos para facilitar o acesso ao crédito.

Também foi reservado a projetos de infraestrutura aproximadamente 44% da disponibilidade financeira do FNE, o que resultou na atração de mais investidores a partir das condições para financiamentos para, por exemplo, usinas de energia eólica e solar.

Já o segmento rural, que conta com as taxas de juros mais baixas praticadas no País, movimentou R$ 6,1 bilhões do FNE em mais de 540 mil contratações em 2017. Destes, R$ 1,7 bilhão foi aplicado em 120 mil operações de crédito na Bahia.

Além das taxas de juros reduzidas, outras medidas deverão estimular ainda mais as contratações no Nordeste, como a ampliação em 50% do limite de financiamento para microempreendedores individuais, passando de R$ 20 mil para R$ 30 mil.

A partir deste mês, o FNE também passa a apoiar projetos que promovam infraestrutura física e de serviços para o desenvolvimento de coworking - modelo de trabalho cada vez mais crescente que se baseia no compartilhamento de escritório.

Postado por at 19:37

Ilhéus recebe mais 12.500 turistas

Mais 12.500 visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo desembarcam durante esta semana em Ilhéus. Os navios Costa Favolosa, MSC Preziosa MSC Música retornam à cidade e reaquecem os segmentos envolvidos na atividade turística.

O Costa Favolosa chega nesta terça-feira, 16, em uma viagem extra. No dia 17 vem o luxuoso MSC Preziosa e no dia 18 retorna o cruzeiro marítimo MSC Música. Os transatlânticos devem chegar às 6 horas com desembarque por volta de 8 horas e zarpam por volta das 18h.

Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), dessa vez, além de brasileiros, os navios trazem passageiros da Argentina, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai.

Eles vão visitar o Museu do Palácio Paranaguá, o bar Vesúvio e o Bataclan, o Centro Histórico, as praias e as antigas igrejas. Outro ponto visitado é a Casa de Cultura Jorge Amado, que abriga parte das obras do escritor.

Durante toda a temporada há um receptivo com blocos afros, Gabrielas e pessoas bilíngues no Porto do Malhado.

Postado por at 19:37

Grupo promove a Mochila Solidária

Faltando pouco mais de um mês para o início das aulas, está aberta a temporada da corrida por materiais escolares nas livrarias e papelarias. Porém, muitos pais não têm condições financeiras para adquirir mochilas, estojos, lancheiras e itens básicos.

Pensando nisso, um grupo de voluntários de Ilhéus lançou a campanha Mochila Solidária. Até 9 de fevereiro, quem quiser pode doar itens novos ou usados na Fisk do centro e na Escola & Brinquedoteca A Casa Amarela, no Jardim Pontal, zona sul.

O grupo que idealizou a campanha é o mesmo que organizou a Ceia Natalina para moradores de rua. A ideia para arrecadação de materiais escolares surgiu no grupo de WhatsApp, quando uma das integrantes compartilhou a iniciativa, realizada em outras cidades.

A campanha Mochila Solidária não possui vínculos políticos, religiosos ou institucionais. Todos os itens vão para crianças e adolescentes de baixa renda de Ilhéus. Solicita-se que os materiais usados estejam em boas condições e limpos.

A intenção é distribuir tudo antes do início das aulas. Para abraçar a causa, basta ir ao ponto de coleta mais próximo. A Fisk fica na Rua General Câmara, 102, centro. Já a Casa Amarela está na Rua 7, 114, Jardim Pontal.

Postado por at 19:37

12 Janeiro 2018

Professores apelaram para o MPE

Depois de o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) protocolar denúncia contra a Prefeitura de Itabuna no Ministério Público do Trabalho por atraso no pagamento dos salários de dezembro, agora foi o sindicato dos professores que procurou o MP estadual.

Na representação, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) reclama de atraso de salário para uma parte dos professores e erros no pagamento do 13º salário. Os denunciados são o prefeito Fernando Gomes e o município.

Cerca de 300 profissionais da educação, entre os quais professores, coordenadores, diretores e pessoal de apoio, estão sem previsão de receber os salários.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira, disse que um ponto que está intrigando não só os professores, como os demais servidores públicos, é o fato de o prefeito alegar falta de recursos para pagamento de salários, mas promover carnaval antecipado.

"Isto demandará alto custo. Não somos contra o entretenimento, mas deixar de pagar os servidores e promover festa é algo, no mínimo, irresponsável”, disse a dirigente sindical.

Pela manhã, um novo protesto contra a atual gestão aconteceu no Centro Administrativo Firmino Alves. Ainda não há definição quanto à quitação de salários de dezembro.

Postado por at 22:30

Ibicaraí quer união contra animais

A criação de um consórcio intermunicipal para fiscalização e recolhimento de animais soltos nas rodovias BR-415 e BA-263 pode ser a solução para este grave problema, principalmente depois da morte de Agnaldo Pereira, 51 anos.

Ele morreu na noite de quarta-feira, entre Ibicaraí e Floresta Azul, após colidir a moto que pilotava com a traseira de um cavalo. O prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, lamentou o acidente e se disse disposto a conversar com seus colegas de Itapé, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória e Firmino Alves.

A ideia é criar um consórcio que seria responsável pela contratação de pessoal e até aquisição de caminhões-gaiola. Além disso, defendeu a severa punição de donos de animais abandonados às margens das rodovias.

O gesto do prefeito de Ibicaraí foi bem recebido pelo subcomandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna, Capitão PM Itamar da Encarnação Ferreira. Segundo o oficial, a responsabilidade deve ser compartilhada, principalmente com os donos desses animais.

Postado por at 22:30

MP investiga demolição de casa

A doação de um terreno do município à empresa Minas Aço pela Prefeitura de Itabuna está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual. Nas redes sociais circula um vídeo da dona de casa Elinalva dos Santos.

Ela está desesperada, com medo de perder a casa que construiu, segundo ela, há 20 anos e onde atualmente mora com filhos e netos, para o dono da metalúrgica, Roberto Barbosa, aliado do prefeito na campanha de 2016.

O imóvel está no bairro Maria Matos (Rua de Palha), em frente ao Parque de Exposições Antônio Setenta. A empresa Minas Aço presta serviços à Prefeitura e atualmente ergue a Passarela da Ilha do Jegue.

Além disso, o empresário aluga o imóvel onde funciona a rádio dos parentes do prefeito no Banco Raso e é parceiro político através do PP, que comanda na cidade. Após a doação, a empresa demoliu parte de uma casa vizinha ao terreno.

O promotor Inocêncio Carvalho já ouviu moradores do imóvel e vizinhos da área. Ele se agendou para ouvir, além do proprietário da Minas Aço, Roberto Barbosa, o procurador-geral do Município, Luiz Fernando Guarnieri.

A demolição foi iniciada pela Minas Aço, mas não avançou por causa da reação da família e de vizinhos dos atingidos. O promotor disse que vai pedir informações à Polícia Militar, já que uma viatura aparece no vídeo da demolição do imóvel.

As condições da doação do terreno por parte da prefeitura à empresa também devem ser investigada, porque a Minas Aço tem negócios com a atual gestão municipal.

Postado por at 22:30

Itabuna lidera em ataque venenoso

Itabuna lidera as ocorrências no Litoral Sul envolvendo animais venenosos. No ano passado, cerca de 800 pessoas na região sofreram ataques, das quais cinco morreram.

Os dados atualizados que registraram as ocorrências envolvendo vítimas de animais como cobras, aranhas, escorpiões, marimbondos e abelhas são da Secretaria de Saúde do Estado.

De janeiro a dezembro, foram 264 notificações e três mortes em Itabuna. Depois aparece Ilhéus, com 144 ocorrências e duas mortes. Outros municípios foram Barro Preto (17), Camacan (18), Coaraci (16), Dário Meira (17) e Firmino Alves (17).

Mas em Ibirapitanga (15), Ibicaraí (24), Itororó (18), Itaju do Colônia (42), Pau Brasil (31), Ubatã (24) e Una (37) os animais venenosos também fizeram vítimas. Nos demais municípios sulbaianos foram notificados menos de 10 ataques.

Em todo o estado foram notificados 18.977 casos, sendo que 74 pessoas morreram ao não resistir aos ataques. Jequié foi o município com maior quantidade de vítimas dos animais peçonhentos, com 833 ocorrências em 2017.

Postado por at 22:29

Itabuna suspende Bolsa de 2.800

Mais de 2.800 benefícios do Programa Bolsa Família foram suspensos em Itabuna, após constatação de irregularidades no recebimento dos valores repassados pelo Governo Federal.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), desse total, 2.049 benefícios foram bloqueados e 760 cancelados. Pelo menos 482 famílias repassaram informações inverídicas, conforme dados disponibilizados para a SAS.

A decisão de suspensão dos benefícios partiu da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência, a partir de análises em outras bases de dados oficiais.

Eles constataram que as famílias com o beneficio cancelado declararam renda familiar incorreta e podem sofrer processo administrativo. Além de sanções legais, elas podem ser obrigadas a devolver os valores recebidos.

Tem direito a receber o benefício famílias com renda mensal de até R$ 170 por mês. Pessoas que recebem entre R$ 170 e R$ 440 tiveram o benefício bloqueado e os que ganham acima de R$ 440, cancelado.

Para chegar às irregularidades no Bolsa Família, os órgãos federais fizeram cruzamento de dados de gastos e renda das famílias, usando informações do Cadastro Único declaradas pelos beneficiários durante inscrição no programa.

Muitas famílias têm vínculos empregatícios, aposentadorias ou são pensionistas do INSS. No caso das famílias que tiveram o benefício bloqueado, ainda há chance de voltar a fazer parte do programa, desde que comprovem a renda

Postado por at 22:29

Homem é sétimo morto em Itabuna

O corpo de Genivaldo Pereira da Anunciação, 41 anos, foi encontrado por populares na manhã desta sexta na extensão da pista de acesso do Hospital de Base à rodovia BR-415, conhecida como “Volta da Cobra”.

Com mais este homicídio, chegam a 7 as mortes violentas em Itabuna neste ano. A vítima foi identificada a partir de informações prestadas por pessoas que passavam pelo local e a reconheceram como sendo um trabalhador rural apelidado de Macalé.

Negro, ele estava trajando camisa preta, boné, bermuda e carregava uma mochila. A Polícia Militar isolou o local do crime e o Departamento de Polícia Técnica fez o levantamento cadavérico.

Macalé não tinha envolvimento com crimes, mas teimava em passar sozinho pelo local ermo, apesar da advertência de conhecidos. Sob a desculpa de cuidar de animais e não ter horário para caminhar pela estrada, acabou sendo vítima de golpes de faca.

Na zona sul, policiais militares das equipes Rondesp e Ceto prenderam três indivíduos e recuperaram uma arma na noite de quinta-feira, no Loteamento Gegéu Rocha, no Fonseca.

Valdeir Alves da Silva, 22 anos; Sérgio Felipe, 25 anos; e Jefferson Ribeiro dos Santos, 21 anos, são suspeitos de tomar em assalto uma pistola 640 de um policial de Canavieiras.

Com os indivíduos a polícia apreendeu drogas, uma balança, uma quantia em dinheiro e um som automotivo. Os indivíduos e o material apreendido foram apresentados no Complexo Policial.

Postado por at 22:29

Notas do Enem vão sair mais cedo

O Ministério da Educação antecipou em um dia a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A partir de 18 de janeiro os estudantes poderão consultar os resultados na Página do Participante, na internet.

A nova data foi divulgada sexta (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem.

Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante. É com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, os treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações.

O acesso ao espelho de correção é uma forma de o participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

Os estudantes podem usar o resultado do Enem para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Postado por at 22:29

PC desarticula quadrilha do tráfico

Uma quadrilha envolvida em homicídios, assaltos e tráfico de drogas foi desarticulada, na madrugada desta sexta-feira (12), por investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista.

O grupo estava em uma casa onde foi encontrada uma plantação de maconha, 1,5 quilo da droga, porções de cocaína, balanças de precisão e material para embalagem.

Jacqueline Amaral Santos, de 25 anos, Erica Salgado Silva, 22, Vanessa Ribeiro Oliveira, 18, e Mateus Santos Novais, 22, foram presos e autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa e associação para o tráfico.

O grupo vai responder ainda por corrupção de menores, já que um adolescente de 17 anos, integrante da quadrilha, também foi apreendido no local, segundo o delegado Neuberto Costa, titular da DTE/Conquista.

"Após investigações, as equipes efetuaram uma busca na casa utilizada pelos criminosos, localizada no Bairro Morada dos Pássaros III e acabou por localizar o material e prender os integrantes do bando”, explicou.

Os criminosos têm passagens anteriores pela polícia e apareciam em investigações da de tráfico conduzidas pela unidade especializada. Jacqueline, Erica, Vanessa e Mateus já foram encaminhados para o sistema prisional.

Postado por at 22:28

Carnaval deve ter 770 mil turistas

O Carnaval de Salvador deve atrair cerca de 770 mil turistas. Desses, 400 mil serão do interior, 300 mil de outros estados (com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais) e 70 mil estrangeiros, principalmente argentinos, franceses, chilenos, alemães e uruguaios.

Os números foram apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva de imprensa, na qual fez o lançamento oficial da folia momesca em Salvador, realizada no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

"Serão mais de mil horas de música. Os números do setor hoteleiro apontam para uma ocupação 25% superior ao Carnaval de 2017. Sendo bem conservadores, deveremos ter uma ocupação dos leitos acima de 90%", disse Neto.

Somente no pré-Carnaval, nos dias 3 e 4 de fevereiro, são esperadas um milhão de pessoas nas ruas, entre baianos e turistas. Nesses dias, acontecem o Fuzuê e o Furdunço no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra).

A movimentação econômica durante a festa na cidade é estimada em R$1,7 bilhão. Durante o período do Carnaval, os turistas nacionais chegam a desembolsar cerca de R$ 4.915, enquanto os baianos costumam gastar cerca de R$ 1,7 mil e estrangeiros R$ 3,5 mil.

Estes dados são baseados em pesquisa de análise de perfil dos turistas, realizada pela Prefeitura. Ainda de acordo com o estudo, os visitantes costumam passar 7 dias na cidade durante o Carnaval. Mas brincam nas ruas aproximadamente 5 dias.

Postado por at 22:28

Começa terça a matrícula estadual

A matrícula para as escolas estaduais será iniciada na terça-feira (16) e seguirá até 23. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio estadual ou via internet para os estudantes da própria rede que vão mudar de escola.

Também vale para os oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 29 municípios. Neste caso, deve-se utilizar o código de matrícula recebido na escola de origem e acessar www.educacao.ba.gov.br/matricula. As aulas terão início em 19 de fevereiro.

O primeiro dia de matrícula é direcionado à transferência de estudantes da rede estadual quando a escola de origem não oferece a série subsequente; não renovou a matrícula no período determinado ou mudou de domicílio.

Nos dias 17 e 18, a matrícula é para concluintes do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes municipais, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

Na sexta-feira, a matrícula será para os estudantes novos do Fundamental e suas modalidades. Já nos dias 22 e 23, será a vez dos novos alunos do Ensino Médio. Os dias 25, 26 e 29 serão reservados para a confirmação da matrícula da Educação Inclusiva.

Além de Salvador, outros municípios com matrícula via internet são Barra, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Camaçari, Catu, Dias D´Ávila, Encruzilhada, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Gongogí, Ipirá.

Mais Irecê, Itaberaba, Itamaraju, Jequié, Lamarão, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Madre de Deus, Porto Seguro, Rio Real, Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Postado por at 22:28

11 Janeiro 2018

Itabuna tem 6 homicídios em 10 dias

A morte de Alex Oliveira, 22 anos, no bairro Califórnia, acendeu o alerta em Itabuna. Em apenas 10 dias do novo ano, chega a 6 o número de crimes contra a vida. Na noite de quarta-feira o jovem foi morto depois de intenso tiroteio no bairro.

Alex chegou a ser socorrido em um carro particular de parentes e levado para o Hospital de Base, mas não resistiu. De acordo com testemunhas, a vítima estava na porta de casa quando dois homens chegaram em uma moto e efetuaram os disparos.

Não há informações sobre a identidade dos atiradores, se a vítima tinha envolvimento com o crime ou a motivação. Com esse homicídio, Itabuna alcança 50% do número de mortes do mesmo período no ano passado.

Já em Itacaré, policiais militares apreenderam, no bairro da Marambaia, 30 tabletes de maconha prensada, 1 kg de pasta base e 50g de cocaína. As drogas estavam escondidas em uma mala, numa casa alugada pelos traficantes, que estão sendo procurados.

De acordo com a Polícia Militar, a maconha pesava 27 kg e foi levada para Delegacia de Itacaré com as outras drogas. Há suspeitas de que o material ia abastecer pontos de vendas neste verão, quando o município recebe milhares de pessoas.

Postado por at 23:56

Servidores protestam contra prefeito

O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) protocolou denúncia contra a Prefeitura no Ministério Público do Trabalho, por atraso no pagamento dos salários de dezembro da maior parte do funcionalismo.

Um novo protesto contra a atual gestão aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Centro Administrativo Firmino Alves. Não há definição quanto à quitação de salários de dezembro e os 5 dias úteis previstos pela lei se encerraram na segunda-feira.

Na quarta, os manifestantes foram recebidos pelo sobrinho do prefeito, o secretário Dinailson Oliveira, que fez a previsão de pagamento até esta sexta, mas isto não vai se confirmar, como disse a presidente do SindServ, Wilmaci Oliveira, ao Jornal das Sete, da Morena FM.

De acordo com a sindicalista, há atrasos todos os meses, seja no fornecimento de vales transportes ou do tíquete alimentação. No mês passado, houve atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário.

Wilmaci disse que os servidores vão ocupar novamente os corredores da Prefeitura nesta sexta, em mais um protesto contra a atual gestão. Ela lembra que o prefeito Fernando Gomes vai promover carnaval na cidade, mas não paga o salário dos servidores, que também terão que trabalhar na festa.

Postado por at 23:56

Jequitibá cobrará o estacionamento

O Shopping Jequitibá, de Itabuna, vai cobrar pelas vagas de estacionamento. De acordo com o diretor Manoel Chaves Neto, o valor será de R$ 5 por 4 horas, com a hora adicional custando R$ 1. O sistema será operado pela empresa Indigo.

A cobrança por estacionamento havia sido anunciada em 2016, seguindo uma tendência de outras praças. "Embora a cobrança possa causar impacto no movimento, a decisão é de quebrar o paradigma e a cultura," diz Neto.

A montagem das cancelas eletrônicas já foi iniciada na entrada e na saída dos estacionamentos do Shopping Jequitibá e a cobrança aproveita o retorno dos consumidores ao centro de compra, após a retomada econômica do país.

O empresário reconheceu que os últimos 3 anos foram de incertezas e oscilação na economia, que prejudicaram o varejo de forma acentuada. Mas, no último semestre de 2017, houve melhoras significativas nos indicadores.

Consumidores ouvidos por A Região criticam a cobrança, principalmente por não ser gradativa. Muita gente entra no shopping para fazer pequenas compras no Bompreço, nas farmácias ou na lotérica, permanecendo poucos minutos. Elas terão que pagar pelas 4 horas.

Postado por at 23:56

PF ainda investiga fraude em Ilhéus

A Polícia Federal continua investigando os desvios de verba na Prefeitura de Ilhéus, no âmbito da Operação Citrus. Nesta semana, ela ouviu vários servidores, tomando os depoimentos e indiciando um deles.

A Justiça já condenou várias pessoas pelo esquema de fraude em licitações, entre elas os ex-secretários de Desenvolvimento Social Jamil Ocké e Kácio Clay Brandão, a 9 anos de cadeia, e o empresário Enoch Andrade Silva, a 11 anos.

Os três são considerados o "núcleo" principal do esquema, que desviou mais de R$ 20 milhões da Prefeitura usando contratos superfaturados, notas fiscais falsas e licitações dirigidas. Mas a investigação continua.

A PF pode indiciar outras pessoas durante a investigação, pedida pelo Ministério Público e deflagrada em março do ano passado. Nesta semana foram ouvidos servidores efetivos e comissionados que trabalhavam na época dos crimes.

Além de Enoch Silva, a investigação inicial do Ministério Público apontou o empresário Noeval Santana de Carvalho como outro integrante do esquema de contratos irregulares com a Prefeitura, neste caso para a merenda escolar.

Postado por at 23:56

UFSB oferecerá 480 vagas pelo Sisu

A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou edital para o processo seletivo 2018, integrado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para participar, é preciso ter feito a prova do Enem 2017, com nota maior que zero na Redação. As inscrições são de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Para a inscrição, é preciso acessar o site do Sisu com a senha cadastrada no site do Enem. É possível marcar duas escolhas de cursos. As notas de corte e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Será permitido avaliar e mudar as escolhas antes do fechamento do sistema. O resultado da chamada regular será conhecido no dia 2 de fevereiro. O candidato deve procurar por Ufesba e não por UFSB.

A UFSB oferece 480 vagas, 160 em cada campus (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). São 40 vagas para Área Básica de Ingresso, caminho para as Licenciaturas Interdisciplinares em Artes, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais.

Mais Linguagens e Códigos e Matemática e Computação e suas Tecnologias. Também valem para quatro Bacharelados Interdisciplinares (Artes, Humanidades, Ciências, Saúde), cada um com 30 vagas em cada campus.

As notas mínimas exigidas são 500 pontos na redação e 450 pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do Enem. 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos BI estão reservadas para cotas baseadas na cor da pele.

Postado por at 23:55

Ilhéus tem nova base de segurança

Uma Base Avançada de Segurança passa a funcionar na orla sul de Ilhéus a partir desta sexta-feira, 12, contando com a integração da Sutran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil.

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito José Nazal Soub participam da instalação do equipamento, ao lado de outras autoridades civis e de segurança. O equipamento estará disponível durante a temporada de verão, até o final de fevereiro.

A implantação da Base tem como objetivo fortalecer a unidade entre os órgãos e autarquias do setor e garantir mais segurança aos frequentadores das praias do Sul e aos turistas que se instalam em pousadas, hotéis e imóveis de veraneio.

Postado por at 23:55

Mais dois navios chegarão a Ilhéus

Os segmentos envolvidos no turismo de Ilhéus voltam a se reaquecer com o retorno de dois transatlânticos que trazem visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo. Para o dia 17 está programada chegada do MSC Prezioza.

No dia 18, ocorre o retorno do cruzeiro marítimo MSC Música. O secretário de Turismo, Roberto Lobão, disse que a temporada de transatlânticos serve como engrenagem para aquecer a economia do setor turístico de Ilhéus nesta época.

Na quinta, o MSC Prezioza trouxe à cidade turistas que visitaram o Museu do Palácio Paranaguá, parte das obras do escritor Jorge Amado, o bar Vesúvio e o Bataclan. Todo o corredor do centro histórico foi visitado, assim como as praias e igrejas.

Na sequência, a temporada de paradas de transatlânticos em Ilhéus recomeça nos dias 24 e 31, com o MSC Preziosa. No dia 1º de fevereiro chega o MSC Música, no dia 7 o MSC Preziosa e, a confirmar, o Balmoral.

No dia 14, o MSC Preziosa e, provavelmente, o The World atracam. No dia 15, o MSC Música; no dia 16 o Veendam e nos dias 21 e 28, o MSC Prezioza, que retorna ainda no dia 7 de março.

Postado por at 23:55

Itacaré prepara festa de aniversário

Itacaré comemora, no dia 26, seus 286 anos de emancipação. Para marcar a data, a Prefeitura está programando uma grande festa, com alvorada festiva, celebrações religiosas, atividades esportivas, apresentações culturais e shows na orla da cidade.

Entre as principais atrações está a banda Ara Ketu, além de artistas locais. O prefeito Antônio de Anízio destaca que o município vem atravessando um momento de transformações, com obras de requalificação e fortalecimento do turismo.

"Daí a importância de se comemorar a data em grande estilo, valorizando a cultura local, os valores da terra e o potencial turístico. Itacaré tem muito a oferecer, tanto nas belezas naturais e cultura, como na qualidade dos serviços".

Junto com a programação do Dia da Cidade, acontecem as comemorações do aniversário da Rua 26 de Janeiro. Para isso a Associação Comunitária de Desenvolvimento do Bairro do Marimbondo (Ascom) programou uma grande festa.

Ela terá o tradicional mingau, a lavagem da rua com baianas, caruru, apresentações de grupos de dança, capoeira, Volta da Jiboia e Bicho Caçador, além de fanfarras Orquestra Gongobira e outras atrações.

Postado por at 23:55

Olivença inicia "puxada do mastro"

O bairro de Olivença, a 20 km do centro de Ilhéus, terá um final de semana movimentado com a Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento, que mistura elementos da espiritualidade indígena e cabocla, começa nesta sexta-feira (12).

A partir das 15 horas há um desfile cultural e às 17 horas o hasteamento de bandeiras e o acendimento da pira olímpica na Praça Cláudio de Magalhães. No mesmo espaço acontecem apresentações culturais com capoeira, shows e “Os Mascarados”.

À noite, haverá show musical com Jane Poeta e Nozinho. No sábado, a partir das 18h30, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas está programada a missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada.

Às 21 horas, acontecem apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas” nas ruas de Olivença. Depois o agito fica por conta de show musical a cargo das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.

No domingo pela manhã, acontece a alvorada festiva às 5 horas, rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente à paróquia de Nossa Senhora da Escada, organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros.

Em seguida eles saem para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro. A partir das 13 horas, os machadeiros participam de outra feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida, iniciam a puxada do mastro pelas praias.

A partir das 16 horas começa um show musical na praça e, às 17h30, a chegada do mastro, o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico, culminando com show das bandas Jah Bless e Batuque Bom.

Postado por at 23:54

MP quer que Detran mude portaria

O Ministério Público estadual expediu recomendação ao diretor do Detran, Lúcio Gomes Barros Pereira, para que revogue portarias que atribuem novas obrigações às clínicas médicas e psicológicas credenciadas junto ao órgão.

Segundo os promotores Adriano Assis, Célia Boaventura e Rita Tourinho, as clínicas estão sendo obrigadas a majorar os serviços. Também precisam repassar para a empresa credenciada pelo Detran os ducumentos para digitalização e guarda.

Os promotores orientam que seja revogado "o aumento atribuído ao preço público dos serviços prestados pelas clínicas destinado ao pagamento de serviços não relacionados ao objeto do credenciamento".

E que o trâmite relativo aos exames médicos e psicológicos seja realizados pelas clínicas, através do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Além disso, que seja cancelado o credenciamento da empresa de digitalização.

Postado por at 23:54

Prefeito não paga nem dá previsão

A Prefeitura não tem previsão de quando pagará os salários de dezembro ao funcionalismo. Na manhã de quarta houve protestos no Centro Administrativo Firmino Alves pedindo uma definição da atual gestão.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, os atrasos “tornaram-se uma prática do governo Fernando Gomes”.

De acordo com a sindicalista, há atrasos todos os meses no fornecimento de vales transportes e tíquete alimentação. “No mês passado, houve atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário”.

Segundo Wilmaci, apenas setores da Educação e da Saúde pagaram salário de dezembro. Em meio ao protesto, os manifestantes foram recebidos pelo sobrinho do prefeito, o secretário Dinailson Oliveira, que prometeu pagar até sexta.

Os servidores ocuparam corredores e tiveram audiência com o secretário no gabinete do prefeito, que passou pelos manifestantes, mas não os recebeu em audiência.

Fernando se dirigia a uma emissora de TV onde durante entrevista voltou a queixar-se de herança maldita deixada por ex-gestores, embora cumpra o quinto mandato nos últimos 40 anos e seja responsável pela maior parte dos débitos.

Segundo o prefeito, não há previsão de pagamento do salário. Ele alegou que estava pagando salário dentro do prazo até novembro, quando houve parcelamento de dívidas com INSS e FGTS, com desembolso cerca de R$ 800 mil mensais.

Porém, em dezembro Itabuna recebeu masi de R$ 1,5 milhão de verba extra liberada pelo governo federal.

Postado por at 0:32

MP aciona Coelba por corte de luz

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra a Coelba, do Grupo Neonergia. Segundo a promotora Joseane Suzart, a empresa tem suspendido o fornecimento de energia de consumidores da capital sem aviso prévio.

Ela explica que isso fere o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação, ajuizada na segunda-feira (8) pede à Justiça que determine à empresa, de forma liminar, a restruturar a conta de energia emitida.

O MP quer que informações sobre eventuais débitos e a possibilidade de suspensão do serviço sejam legíveis, precisas e com o destaque adequado, com letra 50% maior que as demais e em cores distintas do resto.

Segundo Suzart, muitos consumidores, surpreendidos pela chegada de funcionários da companhia para o corte de energia, protestaram contra a Coelba em plataformas digitais de reclamações.

Elas mostram que o campo denominado “informações importantes”, existente na fatura para comunicados relevantes, apresenta “caracteres exíguos, o que torna dificultoso o seu conhecimento”.

O MP propôs à Coelba um Termo de Ajustamento de Conduta, mas a empresa se negou a firmar o acordo, sob a alegação de que cumpre as normas e a lei, que o problema seria decorrente de desatenção dos consumidores.

“No entanto, como consta nos autos, foram apreciadas diversas reclamações de consumidores 'eventualmente desatentos', acerca da suspensão do fornecimento de energia, sem um aviso prévio e sem comunicação".

Postado por at 0:32

Rede Bahia demite parte da equipe

Depois de ter feito demissões em 2015 e 2017, a Rede Bahia entrou este ano cortando mais funcionários nas filiais do grupo no sul da Bahia. Na semana passada a rádio Bahia FM Sul demitiu vários funcionários em Itabuna.

Ela também encerrou o programa Fala Bahia Sul que, segundo fonte interna, não dava o resultado esperado. A atração competia com o Jornal das Sete, da Morena FM, primeiro feito no FM baiano e líder neste horário.

Nesta semana, o grupo voltou a demitir, desta vez fechando o escritório da TV Santa Cruz em Teixeira de Freitas.

Foram mantidos apenas o escritório de Eunápolis e sua sede, que fica em Itabuna. Os cortes são resultantes da recessão que atingiu o país desde 2014 e a uma baixa importante no setor comercial do grupo.

Por ser um ano de eleições, a partir de julho o Governo do Estado, maior anunciante da Rede Bahia, terá que interromper toda propaganda que estiver veiculando. Só poderá retomar a mídia depois das eleições.

O setor de mídia da Bahia, como um todo, passa por grandes dificuldades desde 2014, com destaque para a venda do jornal A Tarde, demissões em várias rádios e jornais da capital e do interior, com raras exceções.

Postado por at 0:32

Cippa apreende 280 caranguejos

Duzentos e oitenta caranguejos Uçá foram devolvidos ao mangue depois da Operação Defeso do Caranguejo, deflagrada pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental. Foram fiscalizadas feiras livres, bares e pequenos restaurantes.

Eles declararam a quantidade de caranguejos em estoque, como determina a lei, mas muitos tinham a mais. Em janeiro, fevereiro e março estão sendo cumpridos períodos de defeso, quando fica proibida a pesca, transporte e venda do crustáceo na Bahia.

É a chamada “andada do caranguejo”, quando há o acasalamento da espécie e liberação de ovos. As datas das temporadas para 2018 foram divulgadas através da Instrução Normativa Interministerial nº 6/2017.

Não se pode capturar, vender ou beneficiar caranguejo de 2 a 7 e de 17 a 22 de janeiro; de 1º a 6 e de 16 a 21 de fevereiro; de 2 a 7 e de 18 a 23 de março. Aos infratores são aplicadas notificação, infração e apreensão do material.

Apesar da ação ter resgatado 280 caranguejos, uma quantidade muito maior podia ser vista sendo vendida em várias cabanas da Praia do Sul no último final de semana.

Postado por at 0:31

Inflação foi a menor desde 1998

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2017 com alta de 2,95%, a menor taxa anual desde 1998 (1,65%), informou nesta quarta-feira, 10, o IBGE.

O número decorre sobretudo pela deflação histórica em alimentos no domicílio. O último registro de queda no segmento foi em 2006, de 0,13%, o resultado mais baixo da série histórica do IBGE, iniciada em 1994.

O resultado anual ficou acima das estimativas coletadas pela Projeções Broadcast, que ia de 2,74% a 2,89%. A inflação abaixo dos 3%, que é o piso inferior da meta inflacionária de 4,5%, exige explicação do Banco Central.

Ele terá que escrever uma carta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para justificar o descumprimento. Essa será a primeira vez que o BC terá de explicar a inflação abaixo do limite desde a criação do regime de metas em 1999.

Nem por isso deve receber análise negativa do mercado, já que a maioria da contribuição da descompressão deve-se a oferta abundante de alimentos por causa da safra inédita de grãos.

Postado por at 0:31

Ano já tem morto e feridos na 101

O motorista de uma carreta que se envolveu em um acidente na manhã de terça na Curva do Boi, na BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Base. A vítima foi identificada como Carlos Nery da Silva, 44 anos.

Ele era morador do bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna e o sepultamento aconteceu nesta quarta. Carlos Nery ou Carlinhos trabalhou na Emasa durante algum tempo e também atuou como mototaxi no bairro onde morava.

Há oito anos começou a trabalhar como motorista de caminhão. A vítima deixa filhos e esposa, e era pessoa muito querida no bairro.

Já na BR-101, quatro pacientes que retornavam de Salvador para Porto Seguro ficaram feridos, um deles com gravidade, após o carro em que viajavam sair da pista e rolar numa ribanceira de quase 30 metros de altura.

O acidente aconteceu por volta das 2h30 de terça-feira, no km 648, município de Itapebi. No veículo estavam cinco passageiros que realizaram exames médicos na capital. Apenas um não se feriu.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis por duas equipes de socorristas do Samu-192. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista disse que perdeu o controle da direção em uma curva.

Chovia no momento do acidente. O veículo era usado para o transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro. Os nomes dos passageiros não foram divulgados.

Postado por at 0:31

HRCC terá novo sistema de triagem

O Hospital Regional Costa do Cacau é uma das unidades do Estado incluída na implantação do sistema de automação do processo de triagem dos usuários, anunciou o secretário Fábio Vilas-Boas, em reunião com os gestores.

Ele apresentou o sistema, desenvolvido em conformidade com as normas do Ministério da Saúde, que faz a classificação dos atendimentos a partir do grau de risco clínico dos usuários.

“O novo sistema vai tornar ainda mais eficiente o processo de triagem, reduzindo substancialmente o tempo dos procedimentos iniciais. Vai também estabelecer com mais rigor a ordem de atendimento, em função do potencial de gravidade”, diz o diretor do HRCC, Hernani Vaz Kruger.

O Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) é um software desenvolvido para identificar a gravidade do estado clínico do usuário, como urgente (atendimento rápido, o paciente pode aguardar) e muito urgente (atendimento o mais rápido possível).

Mais a emergência (atendimento imediato). Estes são os casos próprios para atendimento no HRCC, além de casos não urgentes e pouco urgentes, que são direcionados para postos de saúde.

Na reunião foi também definido que 9 profissionais de enfermagem do HRCC vão ser treinados pela Sesab para utilização da plataforma digital.

Postado por at 0:31

PA de Ilhéus funcionará 24 horas

O Pronto Atendimento (PA) de Saúde da Zona Sul de Ilhéus passou a atender durante 24 horas em Ilhéus. A unidade fica na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Olivença.

A secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, anunciou que, “após a realização do processo seletivo simplificado para profissionais de saúde, a secretaria iniciou a convocação dos médicos e os demais classificados".

"Eles devem assumir as respectivas funções de imediato, com o objetivo de ampliar a cobertura da rede de atenção básica e garantir uma melhor assistência aos pacientes de urgência e emergência.”

A secretária explicou que o PA da Zona Sul está funcionando durante 24 horas por conta do crescimento de atendimento clínico no verão, “até se estabilizar os atendimentos no Hospital Regional Costa do Cacau e redefinirmos a rede de urgência”.

O processo de convocação dos médicos para ampliação da atenção básica vai ser gradativo e imediato. Os profissionais vão reforçar o atendimento em outros postos de saúde, no Centro de Zoonoses e no SAMU.

Postado por at 0:30

Aluna baiana é melhor atriz no RS

A estudante Fabíola Rocha Pereira, 18 nos, foi premiada como melhor atriz na categoria Ensino Médio do III Festival de Cinema Escolar de Alvorada (RS), um dos mais representativos do gênero da América Latina.

A aluna, que concluiu, no final de 2017, o 3º ano no Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, participou durante todo o ano passado de cursos de vídeo do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC).

A premiação é fruto do curta-metragem “Cicatrizes”, uma criação estudantil coletiva, que aborda a questão da violência doméstica contra a mulher. O vídeo concorreu com 1.300 produções de 94 países.

“Quando o nosso professor Daniel Leite nos inscreveu, no ano passado, não tinha muita expectativa de que ganharíamos algum prêmio, já que se tratava de um festival internacional, com concorrentes de quase 100 países", conta Fabíola.

Ela atuou com o colega Johnata Almeida, Viviane Osório (responsável pelas imagens) e Ingrid Sousa (figurino). “Cicatrizes” ficou em 3º lugar no festival Produção de Vídeos Educativos (PROVE), em 2017, da rede estadual.

Postado por at 0:30

Alistamento militar pela internet

Os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram em 2000, ano do “Bug do Milênio”, e completam 18 anos em 2018 já podem fazer o Alistamento Militar Obrigatório pela internet, em www.alistamento.eb.mil.br. O prazo vai até 30 de junho.

Aqueles que tiverem dificuldade no acesso à internet podem se apresentar diretamente à Junta de Serviço Militar mais próxima, levando seus documentos. O período para alistamento teve início em 1º de janeiro.

A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 1,8 milhão de cidadãos façam o Alistamento Militar e em torno de 100 mil sejam incorporados às organizações da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Após o alistamento, o jovem acompanhará, no mesmo site, a sua situação nas demais fases do processo seletivo, podendo ser encaminhado à Seleção Geral ou ser dispensado da prestação do Serviço Militar.

O Alistamento Militar é obrigatório. Ao deixar de realizá-lo, o cidadão paga multa e fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em escolas ou receber prêmios.

Postado por at 0:30

09 Janeiro 2018

Ônibus subirá a R$ 3,30 em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna reajustou o valor da passagem de ônibus para R$ 3,30. Mas o valor só poderá ser cobrado dos usuários das duas empresas concessionárias a partir do dia 9 de fevereiro, pois uma lei municipal exige 30 dias de antecedência.

Portanto, até aquela data a tarifa continua em R$2,85. O reajuste é de quse 22%, 10 vezes mais que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da Fundação Getúlio Vargas, que atingiu 2,80% em 12 meses.

A justificativa é que foram considerados o aumento no preço dos insumos utilizados pelo setor, como pneus, peças e acessórios, lubrificantes, óleo diesel e outros de 2016 a 2017, e o reajuste do salário mínimo de 6,74%.

Embora o reajuste de R$ 0,45 na passagem seja alto, ainda é menor do que o autorizado pelo Conselho Municipal de Transportes, para quem a passagem deveria custar R$ 3,50. Houve surpresa na votação.

Ninguém entendeu a aprovação do valor pela Associação dos Usuários de Transportes Coletivos e pela Associação dos Estudantes Secundaristas de Itabuna, que deveriam defender, supostamente, os interesses destes segmentos.

Postado por at 21:16

Itabuna vai abandonar regime CLT

Menos de 15 dias depois de aprovar a participação de Itabuna no Consórcio Interfederativo de Saúde, no recesso de fim de ano, os vereadores foram novamente convocados pelo prefeito de Fernando Gomes.

Desta vez, ele quer que votem a mudança do regime trabalhista na Administração Pública. Mas desde dezembro a mudança de regime celetista para estatutário vem sendo rechaçada pelos sindicatos de servidores e professores.

Tanto o SindServ como Simpi reclamam da truculência do prefeito de Itabuna, que sequer discutiu o tema com os principais interessados, como expressa a Lei Orgânica do Município, e quer aprovar tudo no recesso.

Os dois sindicatos já oficiaram ao presidente da Câmara, Francisco Reis, alertando-o para a necessidade de ser ouvidos. Há anos o município acumula débitos com a Previdência Social e o FGTS, que são renegociados a cada nova gestão.

O temor dos sindicalistas é justamente perder suas contas do FGTS, que é o objetivo do projeto de regime jurídico único, mandado a toque-de-caixa para a Câmara pelo prefeito, que cumpre quinto mandato.

O período legislativo extraordinário será instalado na próxima segunda-feira, às 14 horas, conforme edital de convocação assinado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Chico Reis.

Postado por at 21:16

TRT obriga CEF a empregar fraudador

A Vara do Trabalho de Eunápolis mandou a Caixa Econômica Federal reintegrar, em 48h sob pena de multa diária, um bancário que estava preso por crime contra o sistema financeiro nacional e passou para regime semiaberto.

O fraudador ajuizou a ação no TRT5 em agosto de 2017 pedindo o retorno ao trabalho, pois estava suspenso por ter sido condenado a 7 anos e 8 meses de reclusão por crimes bancários quando era gerente do Banco do Estado do Espírito Santo.

A Caixa Econõmica Federal, em resposta a ofício enviado pelo Juízo de Execuções Penais, sustentou que não receberia o condenado de volta e que o edital do concurso exigia declaração firmada pelo candidato de que não existe contra ele processo criminal ou civil.

Para a instituição financeira, a volta do trabalhador significa afronta ao princípio da moralidade administrativa e, óbvio, afirma não existir mais confiança para a manutenção do emprego de um fraudador de bancos num banco.

O juiz substituto da Vara do Trabalho de Eunápolis, Jeferson de Castro Almeida, alegou que "somente as condenações criminais que impeçam a continuidade física da prestação do trabalho é que ensejam justa causa".

Enquanto recorre da sentença absurda, a CEF terá um fraudador do sistema bancário trabalhando em sua agência.

Postado por at 21:15

Bahia vai usar a vacina fracionada

Oito municípios da Região Metropolitana de Salvador, mais Candeal, no nordeste, estão entre os 75 municípios da Bahia que vão dividir a mesma dose de vacina contra a febre amarela determinada pelo Ministério da Saúde.

Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde, Salvador, Vera Cruz e Itaparica vão participar da experiência. Sessenta e oito municípios do Rio e São Paulo também estão incluídos.

É a primeira vez que acontece o fracionamento de vacina no País. A técnica já foi usada na África, pela Organização Mundial da Saúde. Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde explicou como vai ser feito o processo de dividir a mesma dose para mais de um.

A meta é vacinar 19 milhões e 700 mil de pessoas. Na Bahia, a campanha vai de 19 de fevereiro 3 de março, quando 2.5 milhões receberão a dose fracionada e 813 mil a dose padrão, totalizando 3.362.802 pessoas.

Postado por at 21:15

Banco de Sangue precisa de doações

Com a queda expressiva no número de doações de sangue durante o verão, a Santa Casa de Itabuna, através do Banco de Sangue, lançou nesta terça-feira a campanha “Verão é Tempo de Doação”.

Segundo o coordenador do setor de captação Adelson Carvalho, na estação mais quente do ano há uma redução considerável no comparecimento de doadores, em função do período festivo e das férias escolares.

Com a necessidade diária de aproximadamente 50 doadores para suprir as demandas dos hospitais locais, o número de doações no Banco de Sangue está em torno de 10 a 15 bolsas por dia.

Segundo a biomédica Raquel Góis, para evitar crises no fornecimento dos hospitais e unidades de pronto-atendimento, o banco de sangue chama a população para "compartilhar esperança," fazendo doação voluntária.

“Precisamos de doadores de todos os tipos sanguíneos mas, principalmente, de doadores O+”, relatou Raquel. Para sensibilizar os doadores, a campanha também ganha força nas redes sociais.

"Pedimos que antes de viajar as pessoas doem sangue, até porque nunca sabemos quando seremos nós os pacientes. Quem doa ajuda a salvar vidas, e no verão o índice de acidentes é maior por causa dos feriados prolongados".

"Isso causa um aumento nas solicitações de bolsas de sangue. Nos ajude compartilhando, solicitando dos amigos que doem sangue, doar é um ato de amor”, diz Adelson.

Postado por at 21:15

Cacau sofre com queda de preço

A desvalorização global da commodity, aliada às consequências da lenta recuperação do cacaueiro, que sofreu há dois anos com a forte estiagem, causou forte impacto na rentabilidade do cacauicultor brasileiro.

Além disso, a piora da produção na Bahia e os baixos preços da amêndoa fizeram a receita dos produtores de cacau recuar 22,5% no ano passado, ante 2016.

Mesmo assim, o faturamento alcançou R$ 1,146 bilhão, valor calculado com base em uma produção nacional estimada em 162 mil 853 toneladas, que só foi 7,4% maior do que no ano anterior por causa do aumento no Pará.

O levantamento é de uma consultoria e foram divulgados pelo Valor Econômico. Segundo o estudo, a colheita de cacau na Bahia foi de 99 mil 340 toneladas - menor volume desde 1972, quando a consultoria começou a acompanhar a safra.

O trabalho estima que a colheita talvez seja a menor desde a catastrófica temporada de 1962/63, época da criação do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac. No ano passado, a colheita de cacau no Pará foi de 63mil 512 toneladas, a terceira maior da História e 36,1% acima do ano anterior.

Na segunda, o preço médio do cacau no Brasil ficou em R$ 105,61 a arroba, 27,9% menor do que o preço médio de 2016. O preço médio obtido pelos produtores da Bahia ficou em R$ 107,84 a arroba, queda de 26,5%.

Já no Pará o preço caiu 30%, para R$ 102,13 a arroba. As previsões de uma oferta mundial mais apertada que o esperado deram impulso às cotações na bolsa de Nova York. Os contratos futuros com entrega em maio fecharam em US$ 1.916 a tonelada, valorização de US$ 18.

Postado por at 21:15

Olivença prepara Puxada do Mastro

O ciclo de eventos populares e culturais de Ilhéus em janeiro prossegue no final de semana com a Puxada do Mastro de São Sebastião, neste domingo, na Estância Hidromineral de Olivença.

É uma festividade secular que traz consigo uma característica de ritual, memória e tradição, principalmente entre os remanescentes indígenas Tupinambás e os católicos.

Desde meados do século XVI a comunidade se une na preparação da festa de São Sebastião, cuja origem remonta às tentativas de catequização dos Tupinambás pelos jesuítas. A principal característica da tribo era justamente não se deixar catequizar.

A festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, manifestação cultural nativa, é marcada pela escolha da árvore três dias antes, que será cortada na mata para servir de mastro à bandeira do santo católico.

No domingo que antecede a data, o mastro é puxado até a praça da Igreja de Nossa Senhora da Escada, em Olivença, onde substituirá o colocado no ano anterior.

Já em Ilhéus, começaram os preparativos para a tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, realizada sempre no dia 20. Contudo, neste ano acontecerá dia 18 para coincidir com a chegada de um transatlântico.

Ele vai aportar no Porto de Malhado trazendo 4.200 turistas, "que poderão desfrutar da beleza cultural e religiosa da festa," afirma o secretário municipal de Turismo de Ilhéus, Roberto Lobão.

Postado por at 21:14

Polícia investiga novo assassinato

A Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Itabuna vai investigar a morte de Gerisvaldo Pereira Nascimento, 44 anos, que foi encontrado morto, na manhã desta terça, na Rua “I”, bairro Nova Califórnia.

Os vizinhos viram aberta a porta da casa, encontraram Gerisvaldo caído na sala e um sofá com manchas de sangue. A Polícia Militar foi acionada, chegou por volta das 6 horas e isolou a área.

O corpo da vítima foi removido para necropsia pelo Departamento de Polícia Técnica cujos peritos, ao fazer o levantamento cadavérico, constataram que o homem havia sido morto com duas facadas no tórax há mais de 24 horas.

Um parente de Gerisvaldo disse que ele morava na casa do Nova Califórnia há cinco anos. Já em Ilhéus, o corpo de um idoso de 80 anos foi encontrado boiando no Rio Cominho, na noite de segunda-feira, no bairro da Barra.

A vítima é Nilton Marçal Fonseca. Ainda não há detalhes do que causou a morte, mas a suspeita é de que ele tenha se afogado. Nilton estava de sunga, quando foi encontrado morto.

O corpo dele foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, onde deve ser feita a necropsia. A polícia não tinha informações sobre o sepultamento.

Postado por at 21:14

Matrícula estadual começa dia 16

A matrícula escolar na rede estadual começa no dia 16 e prossegue até 29 de janeiro para toda a Educação Básica e suas modalidades, Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos (EJA); Inclusiva e Indígena.

A matrícula pode ser feita em qualquer colégio estadual (independentemente de ser a unidade onde o estudante pretende estudar) e via internet para os alunos estaduais que vão mudar de escola e para os oriundos das redes municipais de Salvador e mais 30 municípios.

Para isso, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas suas escolas de origem e acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). O ano letivo de 2018 terá início no dia 19 de fevereiro.

De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, o primeiro dia de matrícula (16) é direcionado à transferência de estudantes da rede estadual nas seguintes situações:

A escola de origem não oferece a série subsequente; não renovou a matrícula no período determinado ou mudou de domicílio. Nos dias 17 e 18, é destinada aos concluintes do 5º ano e do 9º ano do Fundamental matriculados em escolas públicas que não oferecem a série subsequente.

Já no dia 19, a matrícula será para os estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades. Nos dias 22 e 23 será a vez dos novos alunos do Ensino Médio e suas modalidades.

Postado por at 21:14

Jorge Amado "batiza" uma perereca

São inúmeras as espécies de anfíbios existentes no planeta, cerca de 6 mil no mundo inteiro e aproximadamente mil somente no Brasil, onde é encontrada a maior diversidade de sapos e pererecas, de acordo com o ICMBio.

Mas, mesmo assim, por meio de pesquisas, novas espécies são descobertas a cada ano, enriquecendo ainda mais o conhecimento sobre a fauna brasileira. Na Bahia, uma nova espécie de perereca foi encontrada.

A Phyllodytes amadoi, reconhecida no último ano, foi carinhosamente batizada em homenagem ao escritor baiano de Jorge Amado. Com 2cm de comprimento, é considerada pequena se comparada a outras espécies do mesmo gênero (Phyllodytes).

No entanto, a característica principal do anfíbio é o canto mais agudo, que foi o que chamou a atenção dos pesquisadores durante a pesquisa realizada desde 2015 pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com apoio da Fundação Grupo Boticário.

“Fizemos a homenagem ao escritor Jorge Amado, principalmente pelo grande carinho que ele tinha por esses animais. Quem visitar o Memorial Jorge Amado, em Salvador, irá encontrar vários objetos relacionados a anfíbios que ele colecionava”, conta o pesquisador Mirco Solé.

A Phyllodytes amadoi tem como hábito viver no meio das bromélias, planta abundante na região onde foi descoberta e propícia para a reprodução desses animais, pela capacidade de segurar água da chuva.

Postado por at 21:14

08 Janeiro 2018

SSP disfarça migração dos crimes

Um relatório de auditoria em que o Tribunal de Contas do Estado aponta indícios de subnotificação dos casos de homicídios dolosos na Bahia revela o avanço da violência para o interior.

A divulgação foi contestada em nota pela Secretaria, mas os dados foram obtidos pelo TCE no site da própria Secretaria da Segurança Pública.

As cidades fora da Região Metropolitana de Salvador concentravam, em 2014, 62,95% dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), sigla que abriga homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em 2016, o percentual foi de 67,64%, quase 5 pontos a mais. Em contrapartida, o índice de CVLI na capital caiu de 23,33% para 20,28% no mesmo período, diz o relatório do TCE referente às contas da SSP no exercício de 2016.

A alta concentração, destacam os auditores, “demonstra, cabalmente, a migração da violência e da criminalidade para cidades interioranas, muitas das quais desguarnecidas de aparato policial suficiente e capaz de deter o crime organizado e o tráfico”.

No mesmo dia em que um jornal da capital divulgou as evidências de subnotificação no número de homicídios detectados na auditoria do TCE, a SSP retirou de sua página na internet os boletins diários das ocorrências entre 2011 e 2017.

No site, só estão informações referentes a 2018 e a estatísticas mensais sobre crimes registrados na capital e interior do estado abrangem até agosto de 2017.

Postado por at 20:40

Empresas não devem esperar Refis

Donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) que possuem débitos tributários devem procurar a Receita Federal até o dia 31 para parcelar as dívidas e permanecer no Simples Nacional.

Na sexta-feira (5), o presidente Michel Temer vetou o Refis dos pequenos negócios, projeto aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro e que estende a esses empresários os mesmos benefícios das grandes empresas.

O veto foi decidido por causa de questões técnicas, mas já existe a vontade política e a decisão de beneficiar os pequenos negócios derrubando o veto no Congresso. A equipe econômica está calculando o impacto orçamentário do Refis.

O Congresso deve derrubar o veto no retorno do recesso, em fevereiro. “Foi uma questão pontual, que será resolvida. Sabemos que é uma questão de tempo, diz o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

"O Refis foi aprovado com ampla maioria. Vamos continuar na missão de acompanhar o assuntos e solicitar apoio dos deputados e senadores para a derrubada do veto. Nosso objetivo é apoiar tudo o que for para beneficiar os pequenos negócios”.

As empresas têm até o dia 31 para solicitar o refinanciamento nas condições antigas, para que não sejam eliminadas do Simples, depois devem aguardar fevereiro, quando o Congresso deve derrubar o veto.

Com isso, as empresas poderão migrar para uma condição mais favorável de parcelamento e continuar no Simples. O Refis beneficiaria especialmente, com condições mais favoráveis, cerca de 600 mil empresas.

Caso não negociem o parcelamento até o fim de janeiro, nas condições atuais, elas serão excluídas do Simples Nacional. Pelo Refis, o parcelamento das dívidas pode ser feito em até 180 vezes.

Postado por at 20:40

Ônibus intermunicipal aumentou

A onda de reajustes de tarifas dos serviços públicos continua no primeiro mês do ano. Várias linhas intermunicipais na Bahia ganharam aumento nas passagens de ônibus que pode chegar a 10%, a depender da linha.

A Agerba autorizou 6,74% de aumento no transporte intermunicipal, mas existe a incidência da taxa de embarque nos terminais rodoviários. O percentual é mais do que o dobro do IPCA dos últimos 12 meses, de 2,8%.

Já o serviço de transporte metropolitano semiurbano teve reajuste de 2,70%, mesmo porcentual aplicado ao transporte com veículo tipo rodoviário. Na região, a tarifa Itabuna - Salobrinho/Uesc salta de R$ 3 para R$ 3,30, já que é semiurbana.

Já a tarifa da linha Itabuna - Ilhéus, passa de R$ 7 para R$ 7,50. Na quinta-feira, a Rota havia informado que as novas tarifas entrariam em vigor no dia 5. Porém, os reajustes só começam a ser aplicados nesta segunda.

Postado por at 20:40

Mortes e um defensor embriagado

Assim foi o primeiro fim de semana de Itabuna no novo ano. Alan Xavier dos Santos, de 17 anos, que residia na Rua Pedro Jorge, bairro Pedro Jeronimo, foi assassinado na madrugada de segunda em um beco perto da Avenida Roberto Santos, no mesmo bairro.

Alan foi assassinado com disparos de arma de fogo e pedradas na cabeça, após ter caído inerte ao chão. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Base, mas não resistiu.

Horas antes, na noite de domingo, dentro de uma casa no bairro Sinval Palmeira, Miraldo Francisco de Oliveira, 58 anos, foi vítima de cinco tiros. O assassinato foi semelhante ao de Alan, já que a vítima também foi atacada a pedradas.

A motivação e autoria dos crimes ainda são desconhecidas. Também na noite de domingo, o defensor público Amilton Gomes foi preso por dirigindo embriagado seu Honda Civic. Houve perseguição.

Ele foi parado no ponto da Rota Transporte, na Avenida Inácio Tosta Filho, e rendido pela PM. Amilton foi apresentado no Complexo Policial de Itabuna para o flagrante, mas foi liberado, devendo responder em liberdade.

Amilton Gomes, que já foi candidato a prefeito de Itabuna, teve outras passagens pela polícia. Em 23 de janeiro de 2008, foi detido por furtar maçãs no Centro Comercial. Duas caixas foram encontradas no bagageiro de seu carro. Na época, já respondia a inquérito por furto de energia.

Postado por at 20:40

Emasa suspende a água em bairros

A Emasa paralisou, por 72 horas, o abastecimento de água para os bairros Maria Matos, Ferradas, Nova Ferradas e Fernando Gomes, Ilha Verde. condomínios Jubiabá e Gabriela e o Conjunto Penal de Itabuna.

Segundo a empresa, a medida é para a implantação dos novos filtros e duplicação da capacidade de tratamento da água. Além disso, visa a recuperação da Unidade de Tratamento de Água de Nova Ferradas.

A suspensão do serviço começou às 5 horas desta segunda e só deve terminar às 18 horas da quarta-feira. Por isso, a empresa orienta o consumidor a economizar água durante o período em que o sistema estará inativo.

Ela também distribuiu aviso para que fizessem reserva de água no final de semana, já que carros-pipa não serão colocados à disposição da população.

Postado por at 20:39

Ilhéus abre matrículas municipais

Foram iniciadas nesta segunda-feira (8) as matriculas para novos alunos nas escolas municipais de Ilhéus. Os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência para efetuar a matrícula.

Para os alunos já matriculados na rede, o período para matrícula aconteceu de 27 de novembro a 15 de dezembro. Até 19 de janeiro estão abertas vagas para os alunos novos, com previsão de 8.814 vagas.

O Sistema Municipal de Ensino tem 53 escolas, sendo 34 na sede, 14 no campo, 5 conveniadas e um Centro de Referência de Inclusão Escolar, com 3.279 alunos na Educação Infantil, 9.918 nos anos iniciais, 4.058 nos finais e 1.859 na Educação de Jovens e Adultos.

Postado por at 20:39

Ilhéus não faz carnaval antecipado

A Prefeitura de Ilhéus desistiu do carnaval antecipado por causa dos custos e da negativa do Governo do Estado em patrocinar a festa. Mas vai realizar o Carnaval Cultural, de 10 a 13 de fevereiro, na avenida Soares Lopes.

Criado pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, o Carnaval Cultuiral tem sido uma alternativa barata para a Prefeitura de uma cidade que nunca teve tradição de grandes carnavais. Ela traz escolas de samba, blocos afros e de arrastão.

Os festejos vão acontecer todos os dias, das 16 horas à meia-noite. O Prefeito Mário Alexandre descartou o Carnaval Antecipado nestsa segunda. A decisão já era esperada, por declarações na semana passada.

“O Carnaval é importante para a economia da cidade. Mas temos outras demandas importantes também. Sendo assim valorizamos as manifestações populares da cidade e aplicamos recursos públicos na reforma de postos de saúde e de escolas".

Mário Alexandre lembrou que Ilhéus elaborou uma extensa programação de esporte, lazer e entretenimento neste período, e que a cidade vive um momento especial com o turismo em alta desde dezembro.

Postado por at 20:39

BPC exige a inscrição no Cadúnico

Pessoas acima de 65 anos e com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem se estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, segundo uma Portaria Interministerial.

O cadastramento pode ser feito até dezembro de 2018 nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nas secretarias de assistência social dos municípios. Caso tenha dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita por um parente.

O Ministério do Desenvolvimento Social explica que cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios. Com os dados no Cadastro Único, o MDS terá informações atualizadas dos beneficiários.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo ao governo conhecer sua realidade socioeconômica. Nele, são registradas as características da residência e de cada pessoa, como escolaridade.

Mais de 4,5 milhões de pessoas receberam o BPC. Destes, 2 milhões são idosos e 2,5 milhões pessoas com deficiência. Do total, mais de 2,3 milhões já estão no Cadastro Único e 2,1 milhões ainda precisavam fazer o cadastro.

Postado por at 20:39

Bahia seleciona para transferências

Está aberto até sexta-feira o processo seletivo para a remoção de professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio que desejam transferência de escola na rede estadual. A Portaria já foi publicada no Diário Oficial.

O objetivo é normatizar o sistema de remoções e reajustar o quadro do magistério estadual, respeitando os direitos dos professores sem comprometer a continuidade do serviço.

Para a inscrição, os educadores devem preencher o formulário de requerimento de remoção, contido no edital, protocolando-o nas sedes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação, justificando a necessidade para a mudança.

O processo de remoção independe de autorização ou ciência do superior. Será habilitado o servidor que cumprir integralmente os requisitos estabelecidos no edital, a exemplo de ter regime de trabalho e habilitação compatíveis com a vaga.

Também precisa não ter sido removido nos últimos dois anos, não estar de licença por motivo particular e não estar cedido para outros órgãos administrativos do Estado.

Para efeito de pontuação e classificação serão considerados os seguintes critérios: maior tempo de efetivo exercício na localidade onde requer a remoção; doutorado, mestrado ou especialização na área de atuação ou em Educação.

Além disso conta ser mais antigo no magistério público e de idade maior. O processo está sob a coordenação da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado.

Postado por at 20:38

PIS/Pasep será pago no dia 24

Começa no dia 24 o pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) para pessoas com mais de 60 anos que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988.

A informação foi divulgada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O crédito em conta será automático para os beneficiários com conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

Ele será feito na noite do dia 22. Segundo o ministério, essa nova etapa de saques beneficia mais de 4,5 milhões de cotistas do PIS e do PASEP, que poderão efetuar o saque de R$ 7,8 bilhões disponíveis nas instituições financeiras.

O pagamento das cotas do PIS/PASEP para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, assim como para os demais cotistas, aposentados e herdeiros, foi retomado nesta segunda-feira, nas agências da CEF e BB.

Postado por at 20:38

04 Janeiro 2018

BA lidera fraudes no Bolsa Família

A Bahia, seguida de Pernambuco, lidera as fraudes em cadastros do Bolsa Família, como apontou uma auditoria do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

O levantamento diz que há 345.906 cadastros com indícios de subdeclaração de renda, o que, segundo o órgão, representa pagamentos indevidos de até R$ 1,3 bilhão em dois anos.

A Bahia tem 39.759 casos, seguida de 26.839 em Pernambuco. Os dois estados têm mais casos no Nordeste. Além disso, a região é a que mais tem irregularidades, somando 141.789, à frente do Sudeste, que é mais populoso e tem 117.573.

Para chegar a esses números, a CGU comparou a renda registrada em outras bases de dados oficiais, como a do Imposto de Renda e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com as que foram declaradas no Cadunico.

Haverá uma investigação e, se as irregularidades forem comprovadas, o governo federal deve acionar os beneficiários legalmente, pedindo a devolução de valor e a impossibilidade de retornar ao programa por um ano.

A maior parte das famílias, 296.940, tem renda subdeclarada entre meio e um salário mínimo ou um e um salário e meio (34.876). Diante dos indícios de fraudes, a CGU recomendou o aperfeiçoamento nos controles de cadastro das famílias.

Entre as sugestões estão uma verificação prévia das informações declaradas no Cadastro Único para concluir o cadastro e invalidar as famílias convocadas que não comparecem para atualização dos dados, dentre outras medidas.

Postado por at 23:10

Porto demitiu 150 comissionados

O ano começou com uma péssima notícia para 150 funcionários que ocupavam cargos comissionados em diversas secretárias, Gabinete do Prefeito e Procuradoria Geral de Porto Seguro.

Eles foram demitidos por meio de Portaria assinada pelo prefeito em exercício Humberto Nascimento, o "Beto do Axé Moi", publicada na edição eletrônica de terça-feira do Diário Oficial do município.

A justificativa dada pela Secretaria de Comunicação é de que a cidade vive um momento de dificuldade financeira e que as exonerações, que atingiram apenas comissionados, foram necessárias devido à necessidade de equacionar as contas.

As exonerações, diz Humberto Nascimento, não tiveram qualquer critério político e não vão afetar os serviços municipais. A prefeitura destacou ainda que o município está no “limite prudencial” da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Humberto substitui a prefeita Cláudia Oliveira, que foi afastada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, acusada pelo MPF de corrupção, juntamente com os prefeitos de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, seu irmão; e de Eunápolis, Robério Oliveira, seu marido.

Os três são investigados na “Operação Fraternos”, sob a acusação de integrar uma organização criminosa especializada em fraudar licitações que causaram um prejuízo de R$ 200 milhões ao cofres públicos.

Postado por at 23:09

15º BPM festeja redução de crimes

O Comando do 15º Batalhão da Polícia Militar divulgou um balanço de 2017 em Itabuna. O resultado é muito positivo, com uma redução de 9% dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Esses dados envolvem homicídios, latrocínios, lesão seguida de morte e tentativa de homicídio. Pelo terceiro ano seguido o 15º BPM consegue reduzir os índices, o que aumenta a sensação de segurança do cidadão itabunense.

O comandante, tenente coronel Daniel Riccio, comemora o resultado e lembra que é fruto de um trabalho intenso que os policiais vem desenvolvendo em toda a área grapiúna. “Estamos sempre realizando operações coordenadas".

"O nosso trabalho é constante nesse sentido. É importante ressaltar o apoio do nosso serviço de inteligência e das Companhias Especializadas, que estão sempre fazendo rondas e abordagens em nosso município".

Durante 2017 a PM retirou das ruas 134 armas de fogo e recuperou 240 veículos. Os dados apontam uma redução também no resto da área de cobertura do 15º BPM, que inclui Itajuípe, Coaraci, Almadina, Itapé, Barro Preto e Buerarema.

Postado por at 23:09

Ponte deve ser concluída neste ano

As obras da segunda ponte Ilhéus - Pontal, realizadas pelo Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas no segundo semestre de 2018, beneficiando cerca de 510 mil habitantes de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

Será a primeira ponte estaiada da Bahia, com 533 metros de comprimento e 24,6 de largura, contando com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O conjunto inclui 2,7 quilômetros de acesso viário.

Serão 298 metros de trecho sustentado por cabos. Os 235 metros restantes serão formados por conjunto de concreto armado. 260 pessoas estão trabalhando na obra, que está com 90% dos serviços de fundação, 40% dos pilares e 10% da superestrutura concluídos.

O investimento é de R$ 99,6 milhões.

Postado por at 23:09

Polícia captura mais dois foragidos

Em ações isoladas, a Polícia Civil da Bahia recapturou foragidos da Justiça em Porto Seguro e Nova Lima (MG). Paulo Rogério Melo Moraes Filho, de 31 anos, estava morando em Porto Seguro há quase três anos, apesar de foragido de Ilhéus.

Mais conhecido como Paulinho e acusado de tráfico de drogas, ele foi preso na tarde de quarta-feira, quando buscava atendimento em um hospital de Porto Seguro.

Segundo o coordenador da Polícia Civil de Eunápolis, delegado Moisés Damasceno, Paulo Rogério já havia sido preso duas vezes em Ilhéus, onde possui mandado de prisão decretado pela justiça local.

A última prisão dele foi em fevereiro de 2013, ao ser flagrado entregando drogas. Paulo Rogério está custodiado na carceragem da Polícia Civil em Porto Seguro, aguardando transferência para o presídio de Ilhéus.

Na cidade mineira de Nova Lima, uma ação integrada das Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais cumpriu, na terça-feira, mandado de prisão temporária contra Maicon Campos Oliveira, o “Maiquinho”, 25 anos, acusado de envolvimento na chacina de Maiquinique, em julho passado.

O mandado foi expedido pela justiça baiana, depois de solicitação da 21ª Coorpin Itapetinga, que investigava o caso e descobriu seu paradeiro. Desde então, a unidade vinha mantendo contato com a delegacia do município.

Ao acusados são atribuídos, no mínimo, oito homicídios em Itapetinga e Maiquinique.

Postado por at 23:09

Shopping Popular será demolido

Uma comissão com o secretário de Desenvolvimento Urbano Patrick Monteiro, os engenheiros João Zulato Filho e Kleber Marcelo Bras, e o advogado Joselito Batista de Oliveira Filho concluiu o relatório sobre o Shopping Popular de Itabuna.

Eles sugerem a demolição do prédio, que teve sua obra interditada pela Prefeitura depois da queda de uma marquise. A comissão diz que a obra tem sérios problemas estruturais e de segurança.

E sugerem "que se possa dar a referida área outra utilidade pública, de forma social e sustentável, abrindo espaço para a construção de equipamentos públicos mais adequados ao local, harmonizando o espaço com a comunidade”.

A Prefeitura diz que abrirá uma ação judicial contra os gestores e a empresa responsável pela execução da obra. Mas a mesma empresa foi contratada na atual gestão e está executando três obras municipais.

Segundo o relatório, 90% dos pilares e vigas “estão abaixo do mínimo projetado para este tipo de estrutura” e que todas as vigas do último pavimento, que foi demolido, tinham "níveis baixíssimos de resistência, com alto risco de colapso".

Outro fator que contribuiu para a decisão de demolição foi um erro no projeto estrutural. ”O erro no cálculo da estrutura foi o principal motivo do acidente ocasionado no final de 2016”.

Segundo a comissão as vigas de piso e pilares estão fora do alinhamento, podendo causar abalos na estrutura quando da ocupação do espaço por comerciantes e compradores. E o projeto não passou por qualquer tipo de análise pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, não possuindo nem alvará.

Postado por at 23:08

Suspeitas sobre a Mega da Virada

O estranho caso da mega-sena da virada, com três apostas ganhadoras numa mesma lotérica, três em cidades pequenas de um mesmo estado, a Bahia, além de várias outras em municípios remotos fez ressurgir a desconfiança em relação às loterias da Caixa.

É uma autêntica “caixa preta”. A desconfiança tem a ver com a “cláusula pétrea” da Caixa: ao contrário do resto do mundo, no Brasil não é divulgada a identidade dos “novos milionários”. Quem lembra é o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Há casos até de ameaça de morte a parlamentares que pretenderam tornar obrigatória a divulgação da identidade dos ganhadores de loteria. Projetos para divulgar ganhadores fazem o mundo “desabar”, disse certa vez o autor de um deles, o ex-senador capixaba Gerson Camata.

A Caixa alega “segurança” para manter em sigilo os ganhadores, como se os “novos milionários” não pudessem bancar a própria proteção. Seja qual for o governo, o lobby da Caixa sempre atua para sufocar projetos de divulgação da identidade dos ganhadores de loteria.

Postado por at 23:08

1,6 milhão podem perder o título

A menos de 30 dias para o final do prazo do TRE-BA para o recadastramento biométrico nas cidades cuja revisão está em fase obrigatória, mais de 1 milhão e 600 mil eleitores da Bahia ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.

Por um fator cultural, muita gente deixa para a última hora suas obrigações e por isso enfrenta filas e outros contratempos. Seguindo o Tribunal Superior Eleitoral, 48 municípios estão submetidos à revisão extraordinária.

Os eleitores dessas cidades precisam fazer a biometria até o dia 31. Caso não façam, os títulos serão cancelados e eles não poderão votar nas eleições de outubro.

61,26% dos eleitores compareceram à biometria na Bahia. Até terça-feira, dos 4.359.308 eleitores das cidades em revisão extraordinária, 2.670.566 fizeram o procedimento. Os outros 1.688.742 devem buscar o posto do TRE-BA em seu domicílio eleitoral.

No sul do Estado, o recadastramento é obrigatório em Ilhéus, Itapebi e Itagimirim. E espontâneo em Itabuna e outros 10 municípios. O TRE-BA tem como meta de recadastrar biometricamente 30% eleitores baianos.

Postado por at 23:08

Ilhéus recebeu cruzeiro com 3 mil

No quarto dia de 2018, o Porto de Malhado, em Ilhéus, recebeu o primeiro transatlântico do ano na temporada de verão, que movimenta o turismo e a economia local. O MSC Música atracou nesta quinta, às 7 da manhã e zarpou às 18 horas.

Cerca de 3 mil passageiros aproveitaram para fazer compras e visitar pontos turísticos da Costa do Cacau, muitos curtindo o sol desta quinta-feira na Praia do Sul, que estava cheia.

Na atual temporada de cruzeiros 21 navios visitarão Ilhéus. De acordo com a programação da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), a temporada prosseguirá até 21 de março, trazendo para a cidade 72.297 passageiros.

O MSC Musica retornará no dia 18 e finalizará seu roteiro nos dias 1º e 15 de fevereiro. Já o navio MSC Preziosa fará o maior número de paradas, 12. Volta a ancorar em Ilhéus nos dias 10, 17, 24, 31 de janeiro e, em fevereiro, nos dias 7, 14, 21 e 28.

Ele finaliza sua temporada no dia 7 de março. Outros navios de cruzeiro esperados são The, que atracará no dia 14 de fevereiro; o Veedam, dia 16; e o Midnatsol, no dia 21 de março, encerrando a temporada.

Postado por at 23:08

Incêndio deve ter culpa humana

Somente a perícia técnica vai determinar com exatidão as causas de um incêndio em uma área de vegetação no povoado de Algodões, no município de Maraú, cujas chamas foram apagadas por brigadistas depois de muito trabalho na quarta-feira.

Há informações desencontradas sobre o fogo, que causou danos à vegetação e à fauna, com muitos animais silvestres mortos. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maraú, Valdemir Souza Lisboa, o incêndio começou na noite de segunda-feira.

A devastação atingiu as margens da BR-030 e chegou a quatro quilômetros de extensão. A suspeita, de acordo com o secretário, é que o fogo foi causado por queimadas provocadas por agricultores durante limpeza das roças.

“Como a vegetação está seca tem gente que queima os terrenos para fazer a limpeza. Eles resolvem os problemas deles e arranjam mais para a gente”, salientou Valdemir Souza Lisboa.

Apesar do perigo das chamas, não foi necessário retirar os moradores de Algodões do local, embora muitos deles e os turistas se mantenham apreensivos pelo forte calor na península de Maraú.

Postado por at 23:07

03 Janeiro 2018

TJ inaugura ampliação em Itabuna

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago, inicia 2018 entregando 7 novos fóruns no interior: Juazeiro, Porto Seguro, Camaçari, Vera Cruz, Nazaré, Feira de Santana e Itabuna.

As unidades ganharam nova estrutura ou foram reformadas e ampliadas. As inaugurações começam no dia 12, em Juazeiro, e finalizam no dia 30, em Itabuna. Em Porto Seguro, o novo fórum tem 3 pavimentos, com 3.900 m² de área construída.

O empreendimento oferece estacionamento interno com área de 2.930 m² para magistrados e servidores, e possibilita maior segurança por estar localizado próximo às unidades policiais.

Em Itabuna, a obra de ampliação do fórum incluiu a construção de um segundo módulo, projetado com previsão de ampliação através da construção de mais dois módulos. O espaço tem 6 pavimentos, sendo 3 subsolos de garagem.

O total de área construída é de 6.041 m², integrada à edificação existente, que possui 2.926m². As últimas inaugurações do mês serão nos dias 29 e 30. A presidente instala Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) em Itacaré, e lança a pedra fundamental de Ilhéus.

Postado por at 22:04

CPM abre inscrições para o sorteio

Estão abertas até às 18 horas de domingo, pelo site da PM, as inscrições para concorrer às vagas dos 14 Colégios da Polícia Militar no estado, mais a Creche Nossa Senhora das Graças, em Salvador. O sorteio está marcado para o dia 12.

Das 32 vagas oferecidas para a creche, 70% são destinadas a crianças entre 2 e 5 anos, filhos de servidores militares, e 30% para a população civil. Já o CPM tem unidades em Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Jequié e Vitória da Conquista.

Na capital, nos bairros do Dendezeiros, Ribeira, Luís Tarquínio, Cajazeiras e Lobato, e na região metropolitana, em Candeias. A soma de vagas para todos é de 2.698.

40 são para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), 2.068 para o Fundamental II (6º ao 9º ano) e 590 para o Ensino Médio. Em Salvador, 70% das vagas são para filhos de servidores militares e servidores civis da PM e do Corpo de Bombeiros.

Mais professores e demais servidores da Secretaria da Educação à disposição das unidades do CPM/BA. Os demais 30% são para a população civil. Já na RMS e interior, a divisão é feita 50% para cada público.

Postado por at 22:04

Empresário de Valença será cremado

Será cremado o corpo do empresário Artur Knoth, que estava desaparecido desde o sábado, após um mergulho de caça submarina na Ilha d'Ajuda, em Jaguaripe, no baixo sul da Bahia. O corpo foi localizado na tarde de segunda.

Segundo a polícia, Artur foi encontrado durante buscas feitas por um mergulhador amigo dele, na mesma região do desaparecimento. No início da noite, o corpo foi necropsiado na sede da 5ª Coorpin onde o caso foi registrado.

Artur Knoth tinha 38 anos, era gaúcho, mas morava em Valença, onde tinha um restaurante. Ainda não há informações sobre o que impediu a volta do mergulhador à superfície, segundo o delegado José Raimundo Nery.

Ele diz que o empresário usava todos os equipamentos necessários, como a roupa específica para mergulho, mas a prática de caça submarina era feita por apneia, sem a utilização de um cilindro de oxigênio.

Ainda de acordo com a polícia, o corpo não ficou preso no fundo do mar, mas também não boiou, devido ao peso dos equipamentos. Desde o desaparecimento, as buscas foram realizadas com lanchas e barcos.

Para evitar mais sofrimento, a família decidiu pela cremação do corpo de Artur Knoth, que deixa filha de 9 anos.

Postado por at 22:04

Banco24h volta a operar em Ilhéus

Os terminais de autoatendimento do Banco24Horas estão sendo normalizados em Ilhéus. A paralização do serviço, no ano passado, gerou apreensão entre comerciantes, clientes e a população, além dos visitantes de verão.

A Prefeitura e diretores de entidades comerciais se reuniram com a TecBan, empresa responsável pelos terminais, e acordaram um prazo de 30 dias para a normalização e ampliação dos serviços.

Em diversos pontos de Ilhéus, os terminais já voltaram a operar. A crise foi causada por divergência entre as empresas que prestam o serviço. A TecBan garantiu que a Brinks Segurança será a nova prestadora dos serviços de abastecimento.

Além disso, ainda neste mês todos os terminais estarão em pleno funcionamento e a TecBan vai instalar mais 10 terminais em estabelecimentos privados de Ilhéus.

O Banco24Horas pertence à TecBan, que tem como sócios Banco do Brasil, Bradesco e Santander. Hoje, mais de 40 instituições bancárias oferecem operações a seus clientes através do Banco24Horas, que prevê até 2020 ter 30 mil terminais.

Postado por at 22:04

Projeto incentiva esporte em Ilhéus

A Secretaria de Turismo e Esportes de Ilhéus vai ampliar a zona de lazer criada com a interdição de uma das pistas da avenida Soares Lopes aos domingos. A proposta é oferecer uma infraestrutura mais profissional, nos próximos 9 domingos.

A Setur vai montar em toda a extensão de uma das pistas, sentido Catedral - Porto, quadras provisórias para futevôlei, vôlei e outras atividades esportivas, disponibilizando professores de educação física para orientar os exercícios.

O “Projeto Saúde, Lazer, Esporte e Movimento”, integra a programação de verão elaborada pela Setur e vai acontecer das 8 às 11 da manhã, quando redes, bolas e professores estarão na avenida à disposição do público.

Postado por at 22:03

China prioriza a Fiol e o Porto Sul

O projeto de construção e operação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que rasga o interior da Bahia, e a construção do Porto Sul em Ilhéus, para escoar a carga, são tidos como prioritários para investidores chineses.

Segundo fontes do governo baiano e da iniciativa privada, o empreendimento logístico é o de maior interesse da China no Brasil. A dificuldade tem sido formatar o leilão para ser realizado ainda em 2018.

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Jorge Arbache, um dos principais interlocutores dos asiáticos, as empresas chinesas buscam não só garantir o suprimento de commodities ou exportar para o Brasil.

Ele disse, em entrevista ao Valor Econômico, que elas estão procurando aumento de escala e participação mais ativa em bons negócios, com diversificação, deixando de focar apenas em bens e investindo em serviços.

A China já tem US$ 117 bilhões em investimentos diretos acumulados no Brasil, segundo o Ministério, mas concentra quase 45% em apenas três setores: energia, mineração e agronegócio. Agora querem a logística.

Postado por at 22:03

Circo da Lua dará aulas em Ilhéus

A Secretaria de Cultura de Ilhéus, em parceria com a Companhia Circo da Lua, vai montar uma tenda-escola de arte na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, para diversas apresentações.

Entre elas está um circo integral e mirim, aulas de dança e canto, de teatro e de palhaçaria. As apresentações vão acontecer sempre às sextas-feiras, das 17 às 19 horas, nos dias 5, 12 e 19 deste mês.

De acordo com o secretário Pawlo Cidade, a Circo da Lua iniciou suas atividades em 2013, oferecendo aulas de circo e música para crianças e jovens da comunidade de Serra Grande, município de Uruçuca.

Os jovens aprendem nas oficinas circenses a manipulação de malabares, acrobacias, equilibrismo, além de capoeira, maculêlê e samba de roda. E os moradores se divertem com apresentações de espetáculos circenses, de teatro e música.

Os idealizadores do Circo da Lua, Ivana Nístico e Mateo Crevatin, explicam que nas aulas de Serra Grande os alunos, além de ser iniciados em diferentes disciplinas circenses, têm aulas de instrumentos musicais.

O Circo da Lua funciona no km 36 da rodovia Ilhéus - Itacaré. Ivana e Mateo contam que na sede do projeto “os jovens participam de atividades que estimulam a criar e fortalecer laços afetivos, fortalecendo o corpo e desafiando a mente".

Postado por at 22:03

Idosos com HIV aumentam no país

Ser idoso já não significa falta de atividade, calmaria e tranquilidade. Eles dançam, brincam, praticam esporte e mantém os prazeres da relação sexual ativos. Por isso as preocupações com as doenças sexuais transmissíveis são aumentadas.

Estudos demonstram que os idosos estão mais vulneráveis a infecções sexualmente transmissíveis e o motivo é a ausência do preservativo. O número de casos de HIV entre pessoas acima dos 50 anos dobrou na última década.

Hoje 80% dos adultos entre 50 e 90 anos são sexualmente ativos. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, de 4% a 5% da população acima de 65 anos são portadores do vírus HIV, um aumento de 103%.

Além da AIDS, outra doença que têm aumentado a disseminação entre idosos é a Sífilis. Ela é uma doença transmitida pela bactéria Treponema pallidum, principalmente por via sexual, que não escolhe idade, sexo e nem classe social.

A Sífilis aparece como feridas indolores no local da infecção, evoluindo para dores musculares, febre e dor de garganta. A falta de tratamento pode danificar órgãos como cérebro, nervos, olhos e coração, levando a cegueira, paralisia e demência.

Postado por at 22:02

Bahia recolhe os livros didáticos

A Secretaria de Educação da Bahia está orientando os gestores das escolas estaduais sobre o descarte e devolução de livros didáticos. Para 2018, os estudantes e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental devem entregar os materiais.

Eles serão reutilizados e cada escola precisa adotar medidas para estimular as devoluções, bem como registrar a quantidade de livros devolvidos.

Já os livros do Ensino Médio, que encerram o ciclo trienal de atendimento, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, serão descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem.

“Com a devolução dos livros, a escola pode avaliar as necessidades de novos livros, fazer remanejamento e pedir livros da reserva técnica ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, promovendo o uso adequado”.

Quem adverte é a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana. Já em relação ao descarte, Alessandra ressalta que “caso os estudantes não queiram ficar com os livros, o gestor deve seguir os procedimentos da Portaria nº 359".

Além da devolução e descarte dos livros, os diretores devem voltar sua atenção para o recebimento dos livros didáticos durante janeiro, mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas.

Para garantir que os livros escolhidos pelos professores para o ano letivo de 2018 foram entregues pelos Correios, é fundamental que sejam conferidos os pacotes, acompanhados com o nome e endereço da escola, além de rótulo com especificações do conteúdo.

Em caso de discordância, o gestor deverá entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br.

Postado por at 22:02

TCE dá posse à sua nova diretoria

Serão empossados nesta quinta-feira, a partir das 15h, os novos integrantes da Diretoria do Tribunal de Contas da Bahia, formada pelos conselheiros Gildásio Penedo (presidente), Marcus Vinicius Presídio (vice) e Inaldo da Paixão Araújo (corregedor).

Eles foram eleitos em sessão plenária do dia 19 de dezembro, e a posse será realizada no auditório Conselheiro Lafayette Pondé Filho, na sede do TCE/BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em evento aberto ao público.

Gildásio Penedo Filho é conselheiro desde 5 de fevereiro de 2013, tendo exercido a função de vice-presidente nos dois últimos biênios. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Antes de ingressar no TCE/BA, foi assessor da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia e da liderança do Partido Liberal, tendo sido deputado estadual pelo PFL em 1998, sendo reeleito três vezes.

Em 2013 renunciou ao mandato para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia.

Marcus Presídio tomou posse no cargo de conselheiro em 30 de março de 2015 e é graduado em Direto pela Universidade Católica do Salvador. Ingressou no serviço público em 1983, na Assembleia Legislativa da Bahia, onde comandou postos de chefia.

Em 1997 foi para a Superintendência de Administração e Finanças, cargo que exerceu até renunciar para ingressar no TCE/BA.

Inaldo da Paixão Santos Araújo é mestre em Contabilidade. Tomou posse como conselheiro do TCE em 28 de maio de 2012 e integra os quadros da corte desde 1987, quando ingressou como auditor, após aprovação em concurso.

Já ocupou os cargos de supervisor, coordenador de Controle Externo e de substituto de conselheiro, além de vice-presidente. Professor concursado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) há 16 anos, lecionou também na UCSal, na UFBa, na Faculdade Salvador e Faculdade Bahiana de Administração.

Também é escritor, com 11 livros publicados.

Postado por at 22:02

02 Janeiro 2018

Ano começa com morte em Itabuna

Itabuna registrou o primeiro homicídio de 2018 menos de 24 horas depois da virada do ano. O corpo de um homem de aparentes 25 anos, cabelos pintados de loiro e ainda não identificado foi encontrado na manhã desta terça.

Ele estava em um matagal nas proximidades da Primeira Travessa Teixeira, no bairro Maria Pinheiro. De acordo com a Polícia Técnica, a vítima foi atingida por quatro tiros, um no peito à queima roupa e três na cabeça.

O corpo foi removido da localidade conhecida como “Caldeirão do Diabo” para a identificação. Parentes ou amigos são aguardados pelos peritos que suspeitam ter o crime ocorrido no dia 1º.

Muitos curiosos se aglomeraram no local onde o corpo foi encontrado. A Polícia Militar fez o isolamento da área até a chegada dos peritos DPT. Em 2017 foram registrados 116 homicídios em Itabuna, menos que no ano anterior, quando foram 125.

Postado por at 17:59

Barragem já recebe as comportas

O Governo do Estado anuncia que estão em fase de conclusão as obras da Barragem do Rio Colônia, que tem 96% do projeto executivo concluído, com o início da montagem dos equipamentos hidromecânicos e instalação das comportas.

O equipamento, que já está em fase de testes, teve iniciada a reservação de água em sua área de 124 metros de comprimento e 21,4 metros de altura. Quando atingir o nível mais alto, terá um volume de mais de 62 milhões de m3.

A água vai garantir uma reserva para o abastecimento de Itabuna nos períodos de estiagem prolongada. A barragem, que foi batizada de Horácio Sodré, teve um investimento de R$ 108.498.283.

A obra inclui a mudança do traçado da Rodovia BA-120, que liga Itapé a Itajú do Colônia, com a relocação de linhas de energia e a construção de casas para as famílias que ocupam a área inundada.

Postado por at 17:59

2018 começa com várias novidades

O novo ano começa com algumas novidades. O salário mínimo foi reajustado de R$ 937 para R$ 954 desde o dia 1º. O valor diário do salário mínimo corresponde a R$ 31,80, enquanto o valor da hora é de R$ 4,34.

Para as domésticas que recebem salário mínimo e recolhem 8%, a contribuição passa de R$ 74,96 para R$ 76,32. A parte do patrão, também 8%, sobe para R$ 76,32. Se recolher as duas partes, pagará R$ 152,64.

O reajuste do salário mínimo afeta o teto permitido para se ajuizar uma ação. No Juizado Especial Federal, por exemplo, pode entrar com ação, sem advogado, quem tem valor a receber de até 60 salários mínimos. De R$ 56.220, o limite passa a R$ 57.240.

No Juizado Especial Cível, o valor das ações também é calculado com base no mínimo. Quem quiser entrar com ação que envolva até R$ 19.080 (ou 20 salários mínimos), sem advogado, está liberado. Em 2017, o teto era R$ 18.740.

No Brasil cerca de 45 milhões de pessoas recebem salário mínimo, entre aposentados e pensionistas, cujos benefícios são, ao menos em parte, pagos pelo governo federal. Mas existem outras novidades.

A partir do dia 6, a idade mínima para o saque de cotas do PIS/Pasep passa a ser de 60 anos. Esta é a segunda vez que o governo reduz a idade para os saques. Em agosto, uma MP fixou a idade mínima em 65 anos para homens e 62 para mulheres.

Segundo o governo, a mudança poderá beneficiar 10,9 milhões de pessoas e injetar R$ 21,4 bilhões na economia.

Neste ano, as empresas que faturarem até R$ 4,8 milhões poderão se enquadrar nas regras do Simples Nacional, sistema que permite o recolhimento simplificado de tributos.

No ano passado, o teto anual de faturamento era de até R$ 3,6 milhões. Também subiu o teto de faturamento para ser considerada microempresa, de R$ 360 mil por ano para R$ 900 mil.

Já o teto de faturamento para se enquadrar como microempreendedor individual (MEI) passará de até R$ 60 mil para até R$ 81 mil. A partir deste ano, 12 novas ocupações foram liberadas para a categoria MEI, que tem tributação menor.

Pelas regras do programa, o MEI não pode ter participação em outra empresa e só pode ter um empregado.

Postado por at 17:59

13 mil carros de Ilhéus a Itabuna

O diretor da Superintendência de Trânsito (Sutran) de Ilhéus, Gilson Nascimento, considerou positivo o resultado da Operação Réveillon. Desde quinta-feira a Sutran promove mudanças estratégicas para garantir a fluidez de veículos.

Estima-se que no período do Réveillon a cidade triplicou o número de carros circulando nas ruas, ultrapassando a marca de 100 mil. Alguns pontos de gargalo receberam atenção especial dos agentes de trânsito.

Um exemplo é a praça Cairu, outro a Ponte Lomanto Júnior, no centro, além da rua 13 de maio, no Pontal. O auxílio de drones também foi considerado um ponto positivo pelo diretor da Sutran.

“Claro que sabemos que há algumas críticas à mobilidade do final de ano. É natural que isso ocorra. Se a pessoa passa todo dia por um local e, de repente, percebe o seu direito de ir e vir cerceado, a primeira coisa que ela faz é a crítica”.

A Sutran registrou apenas pequenos acidentes durante a operação. Desde segunda (1º), o órgão realiza a Operação Retorno, com mais atenção para a região da Estação Rodoviária, saída para Itabuna.

Na segunda a Sutran registrou, das 14 às 23 horas, cerca de 13 mil veículos se dirigindo a Itabuna. Nesta terça, até o meio-dia, o movimento continuava intenso na região.

Postado por at 17:58

Itacaré já anuncia o seu Carnaval

A Prefeitura de Itacaré divulgou a programação do Carnaval 2018 "Na Praia é Diferente”, que acontecerá de 10 a 13 de fevereiro na Praia da Coroinha.

A festa terá como principais atrações as bandas Revelação, do Rio de Janeiro; Edson Gomes, Guig Ghetto, Thaine e Tainá, Lordão, Banda Bandana, Rosy Banda e vários outros grupos ainda sendo confirmados.

Além disso, o carnaval de Itacaré terá blocos com trios, grupos de mascarados, bailes infantis e da melhor idade, grupos folclóricos, blocos irreverentes e criativos.

Considerada como um paraíso nacional, Itacaré já está fechando reservas para o Carnaval. Além das atrações da festa, o município oferece belas praias, cachoeiras, corredeiras e belezas naturais que encantam os turistas.

O Réveillon lotou a cidade e todo o espaço disponível, mas não teve nenhum problema de segurança ou saúde.

Postado por at 17:58

Quase mil acidentes no feriadão

A Polícia Rodoviária Federal registrou 987 acidentes nas rodovias federais do país durante o feriadão de ano novo. 183 deles foram graves, com pelo menos uma morte ou uma pessoa ferida seriamente. Foram 1.008 feridos e 67 mortos.

A Operação Rodovida abrange o período entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro. No ano anterior, a operação aconteceu entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, com 1.081 acidentes que resultaram em 1.130 feridos e 87 mortos.

Segundo o balanço da PRF, houve 36.724 flagrantes de excesso de velocidade em rodovias federais. Além disso, 3.208 motoristas foram flagrados fazendo ultrapassagens irregulares.

A PRF emitiu 565 multas por dirigir depois de beber, o que corresponde a um flagrante a cada 42 testes. 1.646 motoristas foram flagrados sem cinto de segurança e 257 motociclistas sem capacete.

Outros 308 motoristas foram autuados por legvar crianças sem a cadeirinha. Com a Abr.

Postado por at 17:58

Energia ganha a nova tarifa branca

A tarifa branca de energia elétrica entrou em vigor no dia 1 e é opcional. A novidade permite aos consumidores pagar menos se concentrar o consumo fora do período das 18 às 21 horas. É preciso pedir a adesão ao novo sistema.

Após o pedido, as concessionárias terão 30 dias para trocar o medidor. Mas é preciso estudar seu consumo para não correr o risco de acabar pagando mais. Outra novidade para os consumidores é a bandeira verde.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou na sexta-feira que a bandeira tarifária de janeiro será verde, sem cobrança adicional nas contas de luz. Em dezembro, todos pagaram um adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Era a bandeira vermelha no patamar 1. Em nota, a Aneel explicou que a sinalização verde representa “condições favoráveis de geração hidrelétrica”, o que reduz o despacho de térmicas com custo de produção mais elevado.

A agência alertou, no entanto, que “mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica”.

Postado por at 17:58

Poetas de Itabuna são escolhidos

A poesia de três estudantes de Itabuna vai entrar em um livro de antologia a ser publicado pela Vivara Editora. Eles estão entre os 250 selecionados de todo o país pelo Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2018.

Os estudantes Artur de Jesus Almeida e Cristiane Sousa dos Santos estudam no Cetep Litoral Sul II e Bruna Santos Novais de Souza no Colégio Estadual Presidente Médici. Eles concorreram com 2.320 escritores de todo o Brasil.

Artur foi classificado pela poesia “Transmutação mental”, Bruna por “Metamorfose” e Cristiane pela poesia “Menina”, explica o professor Adelson Menezes, que coordena o projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola”.

As poesias foram avalidas por uma comissão julgadora, com amplo conhecimento e experiência em Literatura, que consideraram, entre outros critérios, a originalidade e a linguagem poética.

Com o objetivo de fomentar a arte poética e a literatura entre os estudantes da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto Tempos de Arte Literária (TAL).

Os estudantes apresentam narrativas, poemas, cordéis, crônicas, prosas, contos, cartas literárias e textos ficcionais, abordando temas diversos. O TAL acontece por etapas, primeiro nas escolas, depois seletivas até o Encontro Estudantil.

Postado por at 17:57

Ilhéus oferece oficinas gratuitas

Com o objetivo de atualizar profissionais do município e da região que desejam desenvolver seu potencial, a Secretaria de Cultura de Ilhéus realiza em janeiro e fevereiro diversas oficinas.

As ações são voltadas para teatro, iluminação cênica, arte em papel, dança afro, rap e elaboração de projetos culturais. A inscrição é gratuita e pode ser feita na sede da secretaria, de 2 a 12, das 12 às 18 horas.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, a proposta é realizar a oficina de arte em papel, coordenada pelo artista plástico e artesão Joferson Ferreira, de 15 a 19 deste mês, pela manhã.

Outra ação é a oficina de teatro experimental, com aulas voltadas para adultos, que será realizada de 15 a 17, a partir das 19 horas, sempre aos sábados.

Outro projeto é a oficina de dança afro, de 17 a 19 deste mês, no período da manhã, sob a coordenação do grupo Batuka Gêge, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus.

“Também iremos desenvolver a oficina de teatro infantil, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, sempre a partir das 10 horas, voltada para crianças e pré-adolescentes, no Teatro Municipal”.

Postado por at 17:57

#Grafitaê já abriu suas inscrições

A Secretaria da Educação do Estado deu início, nesta terça (2) até 30, às inscrições para a segunda edição do projeto "#Grafitaê: Escola conta e pinta a sua história", que busca incentivar a liberdade de expressão.

Em 2017, primeiro ano do projeto, o #Grafitaê foi implantado em 270 escolas, localizadas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), alcançando 209 mil estudantes da rede estadual.

Para este ano, também serão abertas 270 vagas. Para se inscrever, o gestor deve comparecer ao NTE e preencher o Termo de Adesão, demonstrando interesse em levar o projeto para sua escola.

A coordenadora de Educação Integral, Catarina Cerqueira, conta que é grande o interesse. “Este foi um projeto que deu muito certo, muito positivo, principalmente pelo envolvimento da comunidade escolar e do entorno".

"Em algumas escolas o muro virou cartão postal e as oficinas também levantaram várias questões sociais. O projeto, além de promover embelezamento nas escolas, trouxe discussões sobre temas importantes".

Tendo o grafite como principal ferramenta de expressão visual, a iniciativa aborda a temática de forma lúdica, criativa e educativa, envolvendo e desafiando os estudantes a participar de atividades como rodas de conversas e oficinas de dança.

Postado por at 17:57