Vacina impede a doação de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está alertando a população para que doe sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas.

Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro. A diretora de hemoterapia, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção é uma medida de segurança.

“As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue".

Além da restrição para quem irá tomar vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares.

Somente o Hemocentro Central, em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque atenda à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas 150 bolsas diariamente.

“É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”.

O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. O procedimento é bastante simples e dura em média 40 minutos.

22:57  |  


Gostou? Repasse...