a regiao
+24
°
C
+25°
+20°
Itabuna
Sexta-Feira, 04
Ver Previsão de 7 Dias
marcel leal
16.Outubro.2021         |    Versão em PDF
 

Truque antigo dos canalhas

O truque é muito fácil e montado especialmente para enganar trouxas (com a ajuda da mídia aliada). O deputado propõe uma lei que agrada muita gente mas não segue nenhuma norma legal. Por exemplo: dar absorvente sem dizer de onde virá o dinheiro. Sabem que o presidente é obrigado a vetar e aí o demonizam.


Má intenção desde a origem

Não por acaso, a lei foi proposta por um petista. Mas Dilma já tinha vetado lei igual pelo mesmo motivo. Haddad, quando prefeito, também vetou. Se os deputados quisessem mesmo distribuir absorventes, indicariam a origem dos recursos, uma exigência legal que não pode ser ignorada pelo presidente. É só uma menstruação política.


Polêmica só de elite, mas...

A polêmica da semana é a atriz Fernanda Montenegro na Academia Brasileira de Letras e a cantora Maria Bethânia na da Bahia. Com tantos escritores fabulosos, por que as duas foram escolhidas? O que fizeram pela literatura nacional? É um debate só de elite, porque a população não registra a existência das academias.


Hora de mudar de estratégia

gramado Tudo indica que Itabuna e Ilhéus vão insistir em campanhas de Natal com sorteio. É coisa antiga, que não atrai o consumidor. O que atrai é um comércio arrumado e bem cuidado, atrações musicais e divertidas, decoração arrojada e em todo o centro, além de eventos diários. Não é invenção alguma. Basta ver o que Gramado (RS) faz com sucesso há décadas. Não sorteia nada, tudo é mais caro, mas lota de novembro a fevereiro com seu Natal Luz. Toda a cidade é decorada, tem eventos em vários horários e atrações em cada esquina. Sucesso deve ser copiado.


Solução mais barata e eficiente

A obra citada pelo ministro Tarcisio não é uma duplicação tradicional. É a instalação de uma terceira faixa em vários trechos da Rodovia Jorge Amado, que vai melhorar bastante o fluxo de carros e pode estar pronta já para este verão. O projeto do Estado não duplica nada, nem melhora o fluxo. Ao contrário, cria um gargalo no meio.


Ideia certa, mas alvo errado

"Relatório final da CPI irá propor indenização das vítimas da pandemia". Típica picaretagem política. Se vai indenizar as vítimas da Covid, tem que indenizar as de câncer, pólio, dengue, infarto e qualquer outra doença. Quem devia ser indenizado é quem perdeu o emprego ou teve a empresa fechada pelas medidas dos dita-governadores.


Alcolumbre quebra a corda

O presidente da CCJ, Alcolumbre, afirmou para aliados que pretende segurar a sabatina de Mendonça para o STF até 2023. Quer que o próximo presidente indique outro. Para seu azar, o próximo será Bolsonaro. Nunca se viu algo tão absurdo na política nacional, mas, em tempos onde o absurdo virou regra, não surpreende.


Bond tem que ser... Bond

sean connery james bond James Bond tem que ser como seu criador imaginou: irônico, mordaz, confiante, estóico, resiliente, esperto, também machista e garanhão. Sean Connery foi o melhor justamente por encarnar isso. É questão de respeitar o autor, o criador. Se querem um Bond "sensível" ou mulher, que criem outra franquia. Os filmes de Bond só perderam o apelo quando criaram o "sensível" com Timothy Dalton, o chorão. O politicamente correto está destruindo o humor, a literatura, o cinema, a tevê e o jornalismo. Sou e continuarei sendo contra reescrever a arte ou a história "fora do padrão".


João Paulo I não precisa disso

O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído a Joao Paulo I e deve beatificá-lo. Mas Albino Luciani não precisa disso. Não só porque foi uma pessoal extremamente especial, quebrando todos os protocolos do Vaticano e conquistando até os ateus, como porque ele foi morto por ordem da cúpula da igreja que agora quer torná-lo santo oficial. Se quiser saber a história real, leia Em Nome de Deus, de David Yalop, que investigou o crime por dois anos e revelou toda a trama.


A vida imitando o cinema

Capitão Kirk, que passou anos indo "aonde o homem nunca foi", sempre explorando "o espaço, a fronteira final" no comando da Enterprise no cinema, voltou para lá. Desta vez de verdade, como o ator William Shatner, agora com 90 anos e a pessoa mais velha a sair da terra, usando o foguete do bilionário Jeff Bezos, o Blue Origin. Como diria Spock, "fascinante".


Só 5% morreram de Covid

O Centro de Controle de Doenças dos EUA monitora todos os casos de Covid e confirmou oficialmente o que eu digo desde o início da pandemia. O CDC publicou relatório mostranto que só 5% das mais de 700 mil mortes por Covid nos EUA tiveram o coronavírus como única causa. Em média, cada vítima fatal tinha quatro comorbidades além da Covid e morreu em decorrência delas e não do virus, que é de gripe.


Minha dica de viagem

jungfrau suiça Depois de um inverno sem frio em Itabuna, meu desejo de hoje era voltar ao Jungfrau, a 4.138 metros de altura, que tem a mais alta estação de trem do mundo. Voce sai de Interlaken, para em Kleine Scheidegg para se esquentar com um café irlandês de frente para os alpes e os vales. No Jungfrau, voce anda em um platô com vista de 360º para os alpes suíços. É impressionante e não dá para esquecer nunca mais.


Jornalista deve saber escrever

Dá vergonha enorme ver jornalista escrevendo "a mais de 70 dias" em notas oficiais de prefeituras, como a de Itacaré, onde o erro apareceu três vezes no mesmo texto. Ou seja, não é descuido, mas ignorância da língua por quem tem obrigação de escrever corretamente. Não precisa ser nem elaborado, mas tem que ser certo.


Foco deve ser o produto

Acho meio ridículo a tara de quem envia press release em ignorar o foco principal da notícia (evento, produto, serviço) para ilustrar sempre com uma foto de quatro ou cinco pessoas sorrindo. Ao invés de um noticiário, voce tem um Instagram com texto. Ainda por cima, a maioria das fotos é escura, desfocada ou pequena demais.


:: Por falar nisso... ::


* O maior mico foi dos incautos que usam o Facebook para logar em outros serviços. Ficaram fora de todos no apagão. Aprenda a usar um login por serviço e deixe de ser preguiçoso...

* Quem lava carro e calçada com água tratada devia levar uma multa pesada. É um absurdo usar um produto caro e cada vez mais escasso para isso. Use água coletada da chuva ou reusada.

* O chavão de jornalistas em usar a frase "preto e pobre" em qualquer contexto é ofensivo. É racista com os brancos pobres e ignora os pretos ricos.


:: Post-it virtual ::

No In Concert deste domingo, 19h, na rádio Morena FM, a gente destaca os 25 anos sem Renato Russo, fazendo um panorama de sua trajetória solo e na Legião Urbana * No ano que vem o historiador e colunista de A Região Adelindo Kfoury Silveira completaria 90 anos. Se eu ainda estiver por aqui, vou reeditar sua Coluna Sabática com a história e casos de Tabocas. Material precioso.


# Coluna do jornalista Marcel Leal, CEO de A Região e da Morena FM.

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


voz do brasil

 

#marcel #politica #opiniao