a regiao
booked.net
marcel leal
1.Maio.2021         |    Versão em PDF
 

O destruidor da economia BA

O governador Rui Costa repetiu muito o "tem que salvar vidas" e "a economia a gente vê depois". O depois chegou com a conta de 2020: dos 250 mil bares e restaurantes do estado, nada menos que 50 mil deixaram de existir e 400 mil empregados foram para a rua. Esse tsunami também afeta o turismo, que depende de bares e restaurantes...


Não é idiota. É militante

Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer. É o resumo da pergunta idiota da repórter da TV Aratu, sobre um factoide da esquerda sobre Bolsonaro. Não perguntou da duplicação da BR-101, dos próximos trechos, da previsão de entrega, das outras obras do Dnit. Isso era a notícia. Recebeu desabafo do presidente: "voce é idiota?"


Justiça para os "sem STF"

Acho justo terem soltado o Eduardo Cunha. Se Lula, condenado a 25 anos e José Dirceu, a 30 anos de cadeia, estão soltos por aí, por que Cunha, condenado a 14 anos ficaria preso? Tem mais: deveriam soltar Marcola e Marcinho VP, porque causaram bem menos prejuízos à sociedade que Lula e o ex-terrorista Dirceu.


Educação vazia como a sala

sala vazia Uma pesquisa do governo de São Paulo com 7 mil alunos estaduais descobriu que o desempenho em Matemática dos estudantes no 5º ano do Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio despencou por causa do fechamento das escolas na pandemia. O desempenho do 5º ano caiu 46 pontos e o do 3º ano, 18 pontos. A defasagem saltou para mais de dois anos. A criança vai completar o Ensino Médio sabendo a matemática do Fundamental. Se já era ruim antes, ficou dramático. O impacto em todas as profissões será gigante nos próximos dez anos.


Dráuzio devia ficar calado

"Bolsonaro é o responsável pela disseminação do vírus," diz Drauzio Varella. Sério? O ditador da Bahia, Rui Costa, que fez carnaval para 5 milhões 15 dias depois de Bolsonaro decretar estado de calamidade pelo virus, é inocente? Dória, que fez carnaval na mesma época, é inocente? Saudade de holofone, né meu filho...


Um Oscar que era obrigatório

Para mim, dar Oscar a Anthony Hopkins é obrigação. Nunca esqueci a primeira vez em que vi o ator, em uma peça de teatro em Londres, onde ele fazia o papel do editor de um jornal na Russia. O cara simplesmente roubou a atenção e era como se estivesse sozinho no palco. Os outros sumiram diante da genialidade de Hopkins. É um monstro.


O domínio do politicamente...

O Oscar 21 foi a cara da síndrome do politicamente idiota em Hollywood. Há anos, toda série tem que ter pelo menos um personagem negro, um latino, um asiático e um gay, ou é acusada de "falta de diversidade" pela patrulha social. Se fosse filmada hoje, em Friends Ross seria gay, Joey um mexicano, Phoeby chinesa e Chandler, negro. É isso.


Infância e adolescência perdidas

criancas Eu sinto uma pena enorme das crianças que estão vivendo, ou melhor, não vivendo essa pandemia. As interações com os amigos, desde a pré-escola, são fundamentais para moldar o adulto. Relações e noções aprendidas na infância afetam o caráter e a personalidade. Depois, na adolescência, festas, saídas para o cinema, aniversários e passeios são essenciais. A Geração Covid será deficiente em socialização, formação de amizades, gosto pelo lazer, pela natureza, pelas atividades ao ar livre. Nessa hora sou grato por tudo o que vivi nessas fases da vida. Muito.


PL pode descascar o pepino

O sistema tributário do Brasil é confuso, complexo e caro, as três características que levam muita gente a sonegar simplesmente por não entender as milhares de regras. Não é a toa que os contadores ficam carecas ou grisalhos cedo... Mas existe um projeto de lei que pode resolver isso. Ele substitui IPI, PIS e Cofins (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal) pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).


Indício de corrupção baiana

A denúncia é séria e não sei por que o MP está omisso. A presidente do Sindimed, Ana Rita, conta que a Sesab fechou dois contratos sem licitação, em três meses, com a mesma empresa, por quase R$ 9 milhões. Ela acrescenta que 20 empresas, todas tendo como sócias uma mãe e uma filha, fecharam 11 contratos com a Sesab no ano passado, levando R$ 24 milhões. Suspeitíssimo.


Conhecendo melhor a cegueira

O programa Mesa Pra 2, da rádio Morena FM, recebeu o oftalmologista José Fabiano Menezes para falar sobre a cegueira, suas causas, as doenças associadas, o papel da Covid como agravante e a importância de fazer o diagnóstico precoce. Foi um papo muito interessante, Ouça o podcast completo em anchor.fm/marcel-leal


Abstinência de viagens

miami Passei minha vida toda viajando duas a três vezes por ano, todo ano, até 2015, quando apareceu a pandemia Dilma. Não viajo há 5 anos e isso pesa para mim. Tenho necessidade até física de viajar. Sempre volto melhor, mais criativo, mais dinâmico e animado. Melhor ainda se for para o exterior, ter contato com outras culturas. A última foi a Miami, com seus bares tocando salsa à noite, cultura latina, visual retrô e belas praias. Saudade.


Nem sempre basta o cérebro

Eu tenho muito orgulho da educação dada por meus pais, da adquirida nas várias escolas por onde passei, públicas e privadas, além da USP, onde fiz graduação, e a especialização na BBC. Eram tempos de uma educação de excelência, para sorte minha. Mas não sou perfeito. Muitas vezes meus dedos traem o cérebro ao digitar. É comum, por exemplo, escrever masi ou apra no lugar de "mais" e "para" e trocar outras letras do lugar. Mas eu nunca cometo erros por ignorância.


Faustão de volta às origens

A Formula 1 começou na Band e neste ano voltou para lá, depois que a Globo ficou sem dinheiro. E em grande estilo, muito bem feita. Agora é a vez de ter de volta Faustão, que se revelou e virou sucesso na Band, de onde foi tirado pela Globo. Em janeiro, Fausto Silva volta para a Band com programa. O contrato já foi assinado.


:: Por falar nisso... ::


* A divertida linha de camisetas e coisas da marca Lá Ele, do amigo criativo Afonso Dantas, ganhou espaço no Salvador Shopping, onde é vendida na loja Bazar dos artistas. Palmas.

* Gianluigi Buffon, que continua jogando na Juventus com mais de 40 anos, abriu uma academia de formação de jovens goleiros na Itália, com treino individual, sob medida.

* Há anos adoto o esquema 3232 no futebol do videogame (PES). Hoje fico feliz vendo times como Chelsea e Real Madrid adotando os 3 zagueiros.


:: Post-it virtual ::

Desculpe ser chato, mas press release sobre uma escritora não pode chamar poetisa de "poeta" - e três vezes * O In Concert deste domingo, 19h, na Morena FM, apresenta um super show ao vivo de Gal Costa cantando Tom Jobim, o compositor mais regravado do Brasil * O ditador da Bahia revelou que é do signo de capricórnio. Podia jurar que Rui Costra era câncer... Pois é.


# Coluna do jornalista Marcel Leal, CEO de A Região e da Morena FM.

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.

     


voz do brasil

 

#marcel #politica #opiniao