a regiao
booked.net
malha fina

20.Abril.2024

Calças borradas em Ilhéus

O clima foi de pânico na Prefeitura de Ilhéus quando a Polícia Federal chegou no prédio das secretarias. Teve gente deletando arquivo em computador, outros tiveram urgência em comprar um pão na esquina. O maior medo era de que as buscas tivessem relação com processo que o candidato Bento 69 já responde na federal...

Mais importante que Lula

Um dos alvos da PF foi Luciano Luna, que a gente nem sabia que era vereador (deve ser muito atuante...). Ele declarou que é "vítima de linchamento público, com essa pirotecnia rasteira e sem qualquer base legal”. Deve ser um cabra bem importante, para o governo federal montar uma operação falsa só para prejudicar sua imagem...

Vivendo na era do fifó

O descaso da NeoEnergia Coelba com os moradores da Barra de Itaipe, que até sexta estavam há três dias sem energia, sem luz, sem tv, sem geladeira, sem carregar celular e sem explicação, irritou a vereadora ilheense Enilda Mendonça. Ela já denunciava o péssimo serviço da Coelba, mas agora propõs uma moção de repúdio. Como se resolvesse...

Solidão política

gelado Rui B. Osta é mais um cacique do PT que prega o apoio à reeleição de Augusto Castro mas, vaselina que é, diz que "respeitará a decisão do partido" se for outra. Conversa para trouxa. Todo mundo sabe que Rui, arrogante e mandão, não tolera que ninguém contrarie sua "orientação". A tropa sabe quem toca o berrante.

Melhor não falar disso

Falando de Ilhéus, Rui defendeu Ai Dela Dinheiro, lembrando que "foi reitora da Universidade, secretária de Saúde e de Educação agora no governo de Jerônimo". Mas a referência não ajuda. Ela passou correndo pelas duas pastas do estado. Deixou a Saúde com problemas graves na regulação e a Educação continua a segunda pior do país.

Os micos do Jeromico

O Conversador Jeromico desceu a lenha na situação da Feira de São Joaquim, falando em descaso e falta de reforma. Aí descobriu que a responsabilidade pelo local não é da Prefeitura e sim do governo do estado - dele. Além disso, foi avisado que Wagner prometeu a reforma em 2011. Teve o mesmo destino da ponte para Itaparica: nenhum.

Tirando o dele da seringa

Parece que o PT quer enterrar a campanha de Geraldo Cabeção a prefeito de Salvador. Entregou a coordenação a Lídice da Mata, de tristíssima memória para os soterapolitanos, que sofreram como nunca quando ela foi prefeita da capital. Também mostra que o PT sempre tira o dele da reta quando sente cheiro de fracasso nas urnas.

Morrendo pela boca

A esposa do prefeito de uma cidade do Litoral Norte flagrou o maridão pelado com a amante, também casada, dentro do gabinete. A confusão foi enorme. Mas piorou quando o prefeito de Mata de São João "aceitou a carapuça" e emitiu nota desmentindo que tenha sido flagrado com uma servidora. Ninguém tinha divulgado a cidade...

Septuagenário safadinho

Ele não seria o primeiro nem o último a usar o gabinete como motel. Um prefeito de uma das maiores cidades do sul da bahia transformou o gabinete em bordel e a mulher sabia, mas se calava. Ele até construiu um quarto anexo onde "pegou" quase todas as secretárias que passaram por lá, além de algumas visitas.

Ectoplasma no tapetão

O finado Gelado Limões, encosto que assombra o PT em Itabuna, sabe que a direção estadual vai confirmar o apoio a Augusto Castro. Por isso quer ir a Brasília (de ônibus comercial, porque tem escorpião no bolso) tentar uma imposição do diretório nacional, o tapetão. Vai perder tempo, porque Rui e Wagner preferem quem tem voto.

Pulando o muro político

Em Itabuna, todo mundo já especula quem Gelado vai apoiar e para onde vão seus votos. Limões pode dar uma banana ao PT e se bandear para o grupo de Pancadinha, opositor de Jeromico. Ou tentar ser vice de Capetâo Azêdo, outro nome ligado a ACM Neto. Quanto aos votos, a resposta é fácil. Não tem como transferir o que não tem.

Dúvidas do "meio" político

Se Pancadaria quer "o bem de Itabuna" devia continuar como deputado estadual ao invés de largar o segundo mandato seguido pelo meio. Foi "meio vereador" e agora quer ser "meio deputado". Se ele virar prefeito, Itabuna e cidades vizinhas vão ficar sem nenhum deputado nem influência na Assembleia. Não que a dele seja grande coisa.

Vice pode se dar bem

A grande questão é quem será o vice de Pancadaria. Isso porque é grande a chance de ele repetir o que já fez, duas vezes, e largar o mandado de prefeito no meio para voltar a ser deputado. Aí Itabuna vai ficar na mão de um vice que ela não elegeria nunca. Como Gelado Limões. Ou outro nanico que não tem votos suficiente para concorrer a prefeito.

Aumento melhora o hálito

O prefeito de Dias D'Ávila, Alberto Pereira Castro, é do PSDB, mas aprendeu bem com os governadores petistas, que deixaram os servidores 8 anos sem nenhum aumento. Para mostrar que ele é melhor que isso, Alberto deu um aumento depois de cinco anos. De R$ 0,46. Sim, R$ 0,46. Dá para comprar uma balinha na venda de seu Zé...

Filho de pai ignorado

parceiros Na época da inauguração todos anunciaram que a reforma do Hospital São Lucas foi "parceria" do estado, prefeitura e Santa Casa. Agora todo mundo tira o corpo fora, diz que só "prestigiou" a abertura e lembra que foi a Santa Casa quem contratou sozinha e tocou a obra, que parece ter sido feita com cuspe e barbante.

Explicação para trouxas

Bastou uma chuva forte, nesta semana, para alagar o São Lucas, incluindo o setor de oncologia, que teve que transferir os pacientes na correria. A Santa Casa alegou que foi "calha entupida" mas isso não explica o alagamento geral nem o cano que estourou na parede e jorrou dentro de uma sala (omitido poe ela). Quem vai assumir a paternidade?

Mantendo a tradição do PT

Quando Jeromico esteve em Itabuna para a reinauguração do hospital São Lucas, fez duas promessas que, para variar, não cumpriu. A primeira era inaugurar um centro de hemodiálise até o final de 2023. Não bateu um prego. A segunda era entregar a estrada calça-curta entre Itabuna e Banco da Vitória até dezembro. A nova promessa é para o final de 2025...

Câmara sem Lexotan

Depois do MMA das véias, a Câmara de Itabuna parece ter virado um ringue com o início do ano eleitoral. Nesta semana foi a vez de Mané Perfídia bater em Pancadaria. Calma, bater com palavras. Ele resumiu o deputado como "um ano e pouco de mandato, só de falácias, mimimi e críticas". E desafiou a mostrar alguma coisa em prol de Itabuna.

"Prefeito antecipado"???

"Não tem! Não tem nada para mostrar porque não terminou o mandato de vereador e não quer terminar o de deputado para virar prefeito antecipado. A cidade quer saber porque o deputado anda gravando vídeo para explorar a miséria do povo e não resolve nada", detonou. Apoiador de Augusto Castro, Perfídia não deixa nada sem resposta.

O J de vingança

Se alguém tinha dúvida de que o Conversador Jeromico está numa cruzada de vingança "maligrina" contra Ilhéus, ela acabou de vez. Depois de levar uma surra de cansanção de ACM Neto na eleição de 2022, ele parou todas as obras na cidade, incluindo a do canal do Malhado, a duplicação da zona sul e a da zona norte.

Sabotagem até federal

Como se isso não bastasse para tirar a dúvida, agora Jeromico atuou para deixar Ilhéus de fora da lista de 100 municípios do projeto Minha Casa Minha Vida Rural. Mesmo Ilhéus tendo a maior parte do território na zona rural e milhares de desabrigados por alagamento. Pelo jeito, também não se importa com a candidatura de Ai Dela...

Ex não perdoa nada

Ex-aliado na política é pior que ex-esposa. Basta ver dois exemplos de Ilhéus: o de Joabs Ribeiro, que se rebelou contra o irmão, talvez por não ser indicado para concorrer a prefeito na época em que trabalhava com ele. E o do ex-secretário de Saúde André Cezário, que saiu brigado do governo Marão e aderiu a Jabes na campanha atual.

Enrolação legislativa

A Câmara de Itabuna anunciou que vai fazer todas as sessões nas segundas-feiras, até 15 de outubro. Falando de outro jeito, eles vão ter a semana toda livre, de terça a domingo. Diz ela que é para “disciplinar funções legislativas”. Certo... nada a ver com os vereadores tendo a semana toda pra fazer campanha sem interromper no meio, né?

Melhor não "explicar" nada

Pior foi a alegação para a mudança. A Câmara fala em "regulamentação das condutas vedadas". Como assim? Mudar de quarta para segunda regula isso? Também aponta "dever de manter-se imparcial" e "evitar favorecimentos". Quem seria favorecido com sessões na quarta? Como mudar para segunda faz ela ser imparcial?

Pé no chão x Socialite

Vai ser curioso, no final da eleição, comparar a votação de Mangustão, que era o nome natural do PT mas teve que mudar para o PDT, com a de Ai Dela Dinheiro, imposta pelos caciques do PT estadual. Um está "em casa" percorrendo bairros e distritos desde o início do mandato. A outra vem de gabinetes com ar condicionado e cafezinho.

Enquanto a chuva cai...

Numa semana com muita chuva, teve gente lembrando que a promessa de Rui B. Osta em janeiro de 2022, de construir 1.000 casas em Itabuna para os desabrigados, foi só picaretagem. Não mandou um centavo. Mesmo as liberadas por Bolsonaro, 700, foram se arrastando na burocracia e ainda não tem previsão de ficar prontas.

Muito esforço foi feito para produzir estas malhas. Se gostou, faça uma doação para que a gente possa continuar publicando. Qualquer valor é bem vindo.

     


morena fm