Ação limpa praias do sul de Ilhéus

Garrafas de plástico e vidro, copos, isopor, latinhas de cerveja, cascas de côco, sacolas plásticas foram alguns dos itens recolhidos das praias do litoral sul de Ilhéus neste final de semana.

A ação é da Prefeitura de Ilhéus, Lions Clube Ilhéus-Pontal e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa). Ela promoveu a limpeza e reforçou a conscientização junto a cabaneiros e banhistas.

Há 12 anos o Lions Clube coordena a iniciativa. “Ela faz parte de toda a linha de proteção ao meio ambiente que o Lions desenvolve em todo o mundo”, explica José Carlos Tavares, secretário da entidade.

“Anualmente, no mês de janeiro, estamos preparados para promover este ato com o apoio da Prefeitura e da Capitania dos Portos”, completa. “Todo ano o cenário lamentavelmente é o mesmo”.

A Operação Praia Limpa aconteceu no domingo (28) durante toda a manhã. Além da retirada de lixo na região dos Milionários, a Prefeitura fez manutenção no entorno das cabanas de praia, com a retirada de mato e varrição.

Representantes das instituições também distribuíram panfletos valorizando a importância do ato cidadão de cuidar do meio ambiente e esclarecendo sobre o tempo de decomposição dos resíduos sólidos quando são jogados ao mar.

No ano passado, segundo sua presidente, a Coolimpa conseguiu recolher mais de 800 quilos de materiais recicláveis. “Sei que este resultado representa o nosso sustento, mas é fundamental a gente proteger o meio ambiente”.

22:35  |  


Gostou? Repasse...