BPC exige a inscrição no Cadúnico

Pessoas acima de 65 anos e com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem se estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, segundo uma Portaria Interministerial.

O cadastramento pode ser feito até dezembro de 2018 nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nas secretarias de assistência social dos municípios. Caso tenha dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita por um parente.

O Ministério do Desenvolvimento Social explica que cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios. Com os dados no Cadastro Único, o MDS terá informações atualizadas dos beneficiários.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo ao governo conhecer sua realidade socioeconômica. Nele, são registradas as características da residência e de cada pessoa, como escolaridade.

Mais de 4,5 milhões de pessoas receberam o BPC. Destes, 2 milhões são idosos e 2,5 milhões pessoas com deficiência. Do total, mais de 2,3 milhões já estão no Cadastro Único e 2,1 milhões ainda precisavam fazer o cadastro.

20:39  |  


Gostou? Repasse...