Lixões ainda são problema na região

Auditoria do Ministério da Transparência para analisar se o Governo Federal tem cumprido suas responsabilidades para a eliminação dos lixões e aterros controlados pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades concluiu pela perda de relevância do tema resíduos.

O relatório aponta a baixa execução orçamentária e financeira nas ações destinadas a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e demora na conclusão da revisão; descontinuidade do aporte de verbaspara planos e ausência de ações de incentivo.

No sul da Bahia, a maioria dos municípios descumpre a Lei nº 12.305/2010, que deu prazo de 4 anos para que fosse feita a disposição ambientalmente adequada dos resíduos. Mas o prazo foi prorrogado.

Em Itabuna, Itajuípe, Ibicaraí, Buerarema e Camacan, entre outros, os lixões prejudicam o meio ambiente, principalmente os recursos naturais como fontes de água, riachos, ribeirões e rios.

A Secretaria de Meio Ambiente de Camacan disse que formou um consórcio com mais 11 municípios para dar solução ao lixão. Atualmente, o lixo é jogado às margens da BA-251, que liga a cidade a Pau Brasil, atraindo urubus.

1:40  |  


Gostou? Repasse...