BA-001 sofre com muitos buracos

Neste ano completa-se 20 anos da inauguração da Estrada Parque Ilhéus – Itacaré, referenciada como uma das 10 mais bonitas do país pelo ambiente onde foi erguida, as belezas naturais da mata, rios e oceano.

Mas os buracos na pista e no acostamento, e a falta de placas de sinalização têm causado acidentes e prejuízos aos usuários da BA-001, que não teve um programa consistente de conservação desde sua construção em 1998.

São recorrentes as queixas de residentes ao longo da estrada e de turistas que visitam Ilhéus e Itacaré, particularmente veranistas de Brasília, Goiás e outros estados do centro-oeste.

Quem vai curtir o carnaval em Serra Grande, Itacaré, Ilhéus, Una e Canavieiras precisa dirigir com muita atenção pelo mau estado de conservação na extensão da BA-001 na Costa do Cacau.

O perigo é ainda maior devido à falta de acostamento em boa parte da rodovia, principalmente no trecho Ilhéus-Serra Grande, em Uruçuca, e de lá até Itacaré com os buracos distribuídos ao longo dos 65 quilômetros.

O trecho também é usado como ligação das Costas do Cacau e do Dendê com Salvador, via terminal de Bom Despacho. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) diz que serviços de manutenção estão sendo realizados constantemente, mas os motoristas discordam.

A Seinfra afirma que está em fase de elaboração um projeto de restauração de mais de 323 km de estrada entre Bom Despacho e Ilhéus.

0:35  |  


Gostou? Repasse...