SSP disfarça migração dos crimes

Um relatório de auditoria em que o Tribunal de Contas do Estado aponta indícios de subnotificação dos casos de homicídios dolosos na Bahia revela o avanço da violência para o interior.

A divulgação foi contestada em nota pela Secretaria, mas os dados foram obtidos pelo TCE no site da própria Secretaria da Segurança Pública.

As cidades fora da Região Metropolitana de Salvador concentravam, em 2014, 62,95% dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), sigla que abriga homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em 2016, o percentual foi de 67,64%, quase 5 pontos a mais. Em contrapartida, o índice de CVLI na capital caiu de 23,33% para 20,28% no mesmo período, diz o relatório do TCE referente às contas da SSP no exercício de 2016.

A alta concentração, destacam os auditores, “demonstra, cabalmente, a migração da violência e da criminalidade para cidades interioranas, muitas das quais desguarnecidas de aparato policial suficiente e capaz de deter o crime organizado e o tráfico”.

No mesmo dia em que um jornal da capital divulgou as evidências de subnotificação no número de homicídios detectados na auditoria do TCE, a SSP retirou de sua página na internet os boletins diários das ocorrências entre 2011 e 2017.

No site, só estão informações referentes a 2018 e a estatísticas mensais sobre crimes registrados na capital e interior do estado abrangem até agosto de 2017.

20:40  |  


Gostou? Repasse...