Salvador combate Aedes no carnaval

As ações pré-carnaval de combate ao mosquito Aedes aegypti já começaram. Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou várias ações.

Estão sendo feitos a borrifação de inseticida, panfletagem e inspeção em hotéis da capital baiana. A intervenção segue até sexta-feira (26). "Desde do início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia".

"Fazemos a eliminação dos focos casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos. Agora passamos para borrifação com ubv costal, para que até a folia tenhamos infestação próxima de zero", explicou a Subcoordenadora do Setor de Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez.

Nos circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho) e em bairros como Cajazeiras X, Boca do Rio, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, a aplicação de larvicidas e borrifação com carro fumacê ocorrem entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro.

“O inseticida com Ultra Baixo Volume sai de uma maneira que fica em suspensão no ar por algum tempo, para pegar o mosquito durante o vôo. Estamos usando a quantidade determinada pela Organização Mundial de Saúde, portanto, não há riscos à população”.

Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no aeroporto, rodoviária, porto de Salvador, ferry boat e estações transbordo prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças.

Equipes do CCZ também estarão de plantão durante todo carnaval para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.

22:57  |  


Gostou? Repasse...