Shopping Popular será demolido

Uma comissão com o secretário de Desenvolvimento Urbano Patrick Monteiro, os engenheiros João Zulato Filho e Kleber Marcelo Bras, e o advogado Joselito Batista de Oliveira Filho concluiu o relatório sobre o Shopping Popular de Itabuna.

Eles sugerem a demolição do prédio, que teve sua obra interditada pela Prefeitura depois da queda de uma marquise. A comissão diz que a obra tem sérios problemas estruturais e de segurança.

E sugerem "que se possa dar a referida área outra utilidade pública, de forma social e sustentável, abrindo espaço para a construção de equipamentos públicos mais adequados ao local, harmonizando o espaço com a comunidade”.

A Prefeitura diz que abrirá uma ação judicial contra os gestores e a empresa responsável pela execução da obra. Mas a mesma empresa foi contratada na atual gestão e está executando três obras municipais.

Segundo o relatório, 90% dos pilares e vigas “estão abaixo do mínimo projetado para este tipo de estrutura” e que todas as vigas do último pavimento, que foi demolido, tinham "níveis baixíssimos de resistência, com alto risco de colapso".

Outro fator que contribuiu para a decisão de demolição foi um erro no projeto estrutural. ”O erro no cálculo da estrutura foi o principal motivo do acidente ocasionado no final de 2016”.

Segundo a comissão as vigas de piso e pilares estão fora do alinhamento, podendo causar abalos na estrutura quando da ocupação do espaço por comerciantes e compradores. E o projeto não passou por qualquer tipo de análise pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, não possuindo nem alvará.

23:08  |  


Gostou? Repasse...