Surto de malária está sob controle

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, no bairro sul do estado, informa que a situação está sob controle e não há novos casos de malária. As duas crianças que estavam internadas na última semana receberam alta do Hospital Manoel Novais, em Itabuna, na segunda-feira.

Os casos fazem parte do surto localizado da doença que já tem 21 casos confirmados no município pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Duas pessoas morreram, segundo o prefeito Carlos Alberto Liotério dos Santos.

Porém até agora apenas um caso teve a malária confirmada. “Em um dos casos, um homem morreu na estrada e não foram recolhidos amostras para comprovar se a causa da morte foi a doença”.

O outro óbito foi da paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, que morava em Chico Lopes, área rural do município que concentra as ocorrências. Ela estava internada no Hospital Regional de Ilhéus.

Apesar do número de casos em Wenceslau Guimarães ser superior a média anual de registro da doença em toda a Bahia, o prefeito acredita que a situação está sob controle. Ações direcionadas para o bloqueio da malária foram realizadas.

"Elas já deram resultado," comentou, ao citar ações como a neutralização do mosquito vetor da doença. Pelo menos 304 amostras de sangue foram coletadas e deram negativo, de acordo com o prefeito.

23:23  |  


Gostou? Repasse...