Salvador faz ação contra hanseníase

Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, domingo (28), a Secretaria de Saúde de Salvador promove neste mês diversas atividades de rotina. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomas pelos agentes de saúde.

Na capital, cerca de 300 novos casos são detectados anualmente. As regiões que têm mais ocorrências são Subúrbio, São Caetano / Valéria e Itapuã. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de evitar as incapacidades geradas pela doença".

"Este é essencialmente clínico. O familiar de um paciente com hanseníase também precisa ser consultado,” Lília Improta, enfermeira e técnica de hanseníase.

Salvador é dividida em 12 distritos sanitários e possui 123 postos de saúde capacitados para atender a demanda. O paciente pode se consultar com médico clínico em qualquer um deles. Se diagnosticada a doença, ele é encaminhado para o tratamento.

Neste mês, quem chega nas unidades básicas de saúde é contemplado com ações de sala de espera, roda de conversa e distribuição de folders sobre a doença. Os funcionários estão realizando uma busca ativa de pacientes com manchas suspeitas.

A hanseníase é uma doença transmissível que acomete, principalmente, os nervos e a pele. Os sinais são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda da sensibilidade (dormente), podendo atingir rosto, braços, mãos, pernas e pés.

É transmitida por vias aéreas, através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento.

22:51  |  


Gostou? Repasse...