Varejo cresce depois de dois anos

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste, houve crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro.

Já na avaliação contra dezembro do ano anterior, houve aumento de 6,3%. Após dois anos de retração, o indicador do comércio apresentou crescimento no resultado consolidado do ano.

Com uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda e diminuição do desemprego, espera-se que a tendência se mantenha nos próximos meses, consolidando a recuperação.

Na análise mensal, entre os principais setores o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou crescimento de 2,2% em dezembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi igual.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,1% no mês. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 1,2%.

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” aumentou 0,3% no mês e em 12 meses 1,7%. “Combustíveis e Lubrificantes” cresceu 0,5% em dezembro, enquanto em 12 meses ainda apresenta queda de 2,5%.

1:41  |  


Gostou? Repasse...