Conta de luz manterá bandeira verde

A tarifa de energia elétrica deve permanecer sem custo adicional nas contas até o fim do primeiro trimestre. Por isso, a bandeira será verde, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo ele, o volume de chuvas acima da média no fim do ano ajudou.

O cenário já vinha sendo sinalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que anunciou, ainda no fim de dezembro, que janeiro teria bandeira verde. As precipitações no sudeste e centro-oeste têm permitido a recuperação dos reservatórios das usinas.

Em dezembro vigorou a bandeira vermelha patamar 1, quando são cobrados R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora. Nos meses de outubro e novembro, vigorou a tarifa vermelha patamar 2, com adicional de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A justificativa para a cobrança extra se deve ao acionamento de usinas termelétricas, que apresentam custo maior. De acordo com a Aneel, com a chegada do período chuvoso houve acréscimo no nível dos reservatórios, diminuindo a necessidade das térmicas.

0:34  |  


Gostou? Repasse...