Simpósio discute cuidados na morte

O II Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz , situada no bairro Salobrinho, em Ilhéus, nos dias 9 e 10 de março. A realização é da Unimed-Itabuna com o apoio da Uesc.

A inscrição é social, a doação de um pacote de fraldas geriátricas no Funcepes e NDH Unimed/Itabuna. A coordenação será dos professores Cristiano Bahia e Rosângela Carvalho de Melo, e do Dr. Gustavo Duarte.

“Doenças graves não significam que não há mais o que fazer. É possível diminuir muito o sofrimento de pacientes em situação terminal. É necessário trabalhar esta ideia entre pacientes e familiares".

"Os cuidados paliativos combatem a ideia de que o sofrimento é uma parte necessária e incontornável no tratamento de doenças graves, que podem resultar na morte", diz Cristiano Bahia.

A programação inclui palestras sobre serviço ideal de cuidados paliativos, çuto de perdas, hipodermóclise para enfermeiros e médicos, o paciente do futuro, feridas e morte: abordagem prática, a dor antes da perda, trabalho em equipe, entre outros.

23:56  |  


Gostou? Repasse...