Sesab confirma malária no baixo sul

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) deve divulgar uma atualização com o boletim de casos de malária em Wenceslau Guimaraes, baixo sul da Bahia, cidade que passa por um surto da doença.

Há alguns dias um rapaz foi internado com malária, informação confirmada em entrevistas pelo prefeito Carlos Alberto Liotério. Ele disse que há 23 casos confirmados e uma pessoa já morreu com a doença.

De acordo com Carlos Liotério, o paciente que registra o novo caso é de Presidente Tancredo Neves, a 26 km de Wenceslau Guimarães. Ele passou a ter sintomas de malária depois de ter ido até Chico Lopes, que fica na área rural, onde uma namorada está com malária.

Ele foi visitá-la na semana passada e depois passou a ter os sintomas. Ao procurar o médico, disse que tinha vindo de Wenceslau Guimarães e o médico pediu o exame, que confirmou a doença. Dos 23 casos confirmados, 9 foram transferidos para outros hospitais do estado.

Cinco foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia de Valença, duas crianças foram levadas para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna; outra está no hospital Irmã Dulce, em Salvador, e uma mulher foi para o Hospital Costa do Cacau.

A malária é doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Entre os sintomas estão mal-estar, calafrios, suor intenso e prostração.

23:43  |  


Gostou? Repasse...