Saldo da balança bate novo recorde

O Brasil registrou em 2017 superávit recorde de US$ 67 bilhões na balança comercial, de acordo com o Indicador do Comércio Exterior (Icomex), divulgado nesta quarta pela Fundação Getulio Vargas. O resultado foi puxado por um aumento de 17,6% nas exportações.

O nível ficou bem acima dos 9,6% das importações. De acordo com a FGV, porém, em 2018 o superávit deve ser menor, “com aumento das importações e menor crescimento das exportações”.

Em volume, as exportações aumentaram 9,4%, lideradas pelo setor agropecuário, com expansão de 24,3%. Os preços, de maneira geral, cresceram 9,5%, com destaque para a indústria extrativa, que aumentou de 34%.

Segundo o estudo, as 23 principais commodities exportadas pelo país responderam por 77% do aumento e são 52% do total exportado no ano passado. Já as exportações de não commodities experimentam crescimento de 8,8% em valor.

As importações de bens de capital da indústria continuam a trajetória de queda iniciada em 2014. O setor agropecuário, que seguia a mesma tendência, aumentou suas importações de bens de capital em 39,7%, puxado pela safra recorde de grãos.

Também as importações de bens intermediários pela indústria, que estavam em queda desde 2013, voltaram a crescer fechando 2017 com expansão de 7,4% – o que, na avaliação dos economistas da FGV, “confirmam a recuperação da indústria”.

0:34  |  


Gostou? Repasse...