Ilhéus vacina contra febre amarela

O Ministério da Saúde (MS) recomendou a diversos municípios a ampliação de ações da vigilância sanitária com a vacinação contra a febre amarela. Embora Ilhéus esteja fora da área de risco, a secretaria municipal de Saúde já faz a vacinação.

De acordo com a orientação do MS, devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina contra febre amarela os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue.

A vacina aplicada (dose padrão) até o momento tem validade para toda a vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A coordenadora de imunização, Walkiria Cardeal, diz que as pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo.

Ela salienta que pessoas acima de 60 anos que desejam viajar para áreas de recomendação e que nunca tomaram a vacina também devem procurar um médico para avaliação e, caso necessário, apresentar a autorização.

“Temos um trabalho de constante monitoramento da prevenção e, por isso, chamamos a atenção para quem for viajar para áreas de risco. A orientação é tomar a dose 15 dias antes da viagem e se informar se a cidade de destino é de recomendação da vacina ou não”.

23:28  |  


Gostou? Repasse...