a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ

« Abril 2019 | Principal | Fevereiro 2019 »

Nosso Arquivo:

Powered by Thingamablog

29 Março 2019

Vacinação da gripe foi antecipada

O Ministério da Saúde antecipou para o dia 10 de abril o início da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza. A medida foi adotada depois de articulações feitas entre o Instituto Butantã, a Fundação Oswaldo Cruz e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Antes, a campanha começaria no dia 15. O prazo final para a vacinação será 31 de maio e o Dia D ou Dia Nacional, será 4 de maio, um sábado, quando haverá postos de vacinação móveis em diversos locais estratégicos, como supermercados e shoppings, além dos postos de saúde.

Neste ano, será a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem por objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus. O público-alvo deste ano é formado por mais de 4 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é vacinar 90% deste público, ou 3,6 milhões de indivíduos. Há uma mudança na vacinação das crianças, que agora podem se vacinar de seis meses até 6 anos. Além disso, serão vacinados idosos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e professores.

Mais os povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; jovens de 12 a 21 anos que estejam presos, assim como os adultos e funcionários do sistema prisional. Outras vacinas também serão oferecidas às crianças para a atualização do calendário vacinal.

Postado por at 18:21

Ilhéus registra mais dois homicídios

Gabriel Silva Barbosa, 30 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira, 29, na Rua 7 de Setembro, em pleno comércio de Ilhéus, que estava de portas abertas. O rapaz recebeu ao menos três tiros na região do peito e abdômen, falecendo no local.

Segundo testemunhas, dois homens armados atiraram contra a vítima e fugiram em uma Ranger Branca, com placas de Salvador, provavelmente roubada. O veículo foi abandonado no bairro Conquista, na Praça de Boiadeiro. A polícia ainda investiga a autoria e a motivação do crime.

Policiais militares da 68º CIPM estão em diligência na busca dos assassinos e quaisquer informações podem ser passadas à Polícia pelos telefones 197 e 190. Um dia antes, na quinta, O corpo de um homem identificado como Igor Reis Santos, conhecido como "Igor Pescoção", também foi encontrado.

Ele tinha sinais de crueldade em sua execução. O corpo foi localizado em uma cova rasa e estado avançado de decomposição, numa área de mata. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus o removeu para necropsia e determinar a causa da morte. A Polícia Civil investiga o assassinato.

Postado por at 18:20

Secretário ouve demandas do turismo

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na tarde de quinta-feira, no Centro de Convenções de Ilhéus, de uma reunião extraordinária da Câmara Técnica do Turismo da Costa do Cacau com o secretário de Turismo da Bahia, Fausto de Abreu Franco, onde foi apresentado o Plano de Ações para o biênio 2019/2020.

Anízio apresentou uma série de reivindicações visando o fortalecimento do turismo regional, a exemplo da construção do Aeroporto Internacional da Costa do Cacau, pavimentação e melhoria das estradas da região, apoio aos eventos culturais, tradicionais e esportivos.

O secretário de Turismo, Fausto Franco, falou dos projetos voltados para o fortalecimento do setor, a importância de divulgar a Bahia, fortalecer o turismo regional e realizar um conjunto de ações que serão desenvolvidas para atrair cada vez mais visitantes para a região. Também prometeu encaminhar as solicitações.

Postado por at 18:20

Salvador alerta os doentes crônicos

A campanha de vacinação contra a gripe será antecipada em todo país. Em Salvador não será diferente. As ações terão início em 10 de abril exclusivamente para crianças (de 6 meses a 6 anos) e gestantes. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários serão atendidos.

De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de doenças imunopreveníveis, é importante que os indivíduos com comorbidades aproveitem esse período que precede o início da campanha para solicitar a prescrição médica, contendo o motivo da vacinação, nos serviços de saúde onde realizam o acompanhamento periódico.

“Para ter acesso às doses a partir de 22 de abril, os professores e trabalhadores em saúde terão que comprovar o vínculo laboral, seja com contracheque atualizado, crachá ou carteira de conselho de classe. Já os portadores de doenças crônicas terão que apresentar a prescrição médica indicando a patologia do paciente".

"Para evitar transtornos após o início da campanha, aconselhamos que esses indivíduos procurem desde já o médico onde são acompanhados e solicitem o documento”, explicou. Estima-se que 149 mil pessoas possuem algum tipo de doença crônica no município.

Postado por at 18:19

Detran quer ampliar serviço online

Uma comitiva do governo baiano formada por representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) visita, na próxima semana, o Rio Grande do Sul, Paraná e Piauí.

O grupo vai conhecer experiências de sucesso na área tecnológica, desenvolvidas pelos Detrans daqueles estados, que poderão ser implantadas na Bahia. O objetivo é ampliar a oferta de serviços do Detran-BA pela internet, inclusive com a possibilidade de pagamento de taxas, para facilitar a vida do cidadão.

Atualmente, o órgão já oferece 39 procedimentos online, que precisam ser complementados. O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, fará parte da comitiva e está otimista. "Teremos encontros com autoridades de trânsito e técnicos em tecnologia da informação desses estados".

"Nosso propósito é importar para a Bahia exemplos que estão dando certo. O Detran baiano avançou em serviços pela internet e quer avançar ainda mais, para reduzir o atendimento presencial. Estamos confiantes em trazer bons resultados".

Postado por at 18:18

Caminhoneiros terão cartão de diesel

O presidente Jair Bolsonaro anunciou o lançamento do "cartão-caminhoneiro", que vai garantir a compra de combustível, pelos motoristas de carga, sem a variação oscilante do preço do óleo diesel, uma das principais reclamações da categoria.

"Teremos, daqui no máximo a 90 dias, o cartão caminhoneiro. O que é isso? O caminhoneiro passa no posto de combustível, ele vai pagar o preço do óleo diesel do dia. Isso é uma vantagem, garante a ele que seu frete não será consumido por possíveis reajuste no preço do óleo diesel durante uma viagem de fretamento".

O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo na página oficial de Bolsonaro no Facebook. Acompanhado do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o presidente fez um balanço semanal do governo.

A transmissão durou pouco mais de 17 minutos. Entre os assuntos, Bolsonaro destacou novamente a centralidade da reforma da Previdência para as contas públicas do país e disse que o pagamento de aposentadorias, no atual modelo, estaria comprometido a partir de 2022 sem as mudanças nas regras.

Bolsonaro comentou a relação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, falou da viagem que fará a Israel, a partir do sábado (30), e comemorou o resultado do leilão da Ferrovia Norte-Sul. Ele citou a decisão recente da Petrobras, que anunciou que não haverá reajuste no preço do diesel em intervalor inferiores a 15 dias.

O presidente voltou a afirmar, durante a transmissão, que pretende eliminar os radares de volocidade em rodovias federais do país, inclusive aquelas que são administradas por concecionárias privadas. "Nós não queremos mais novos pardais no Brasil, que visam a cobrança, a multagem eletrônica".

Para o presidente, o excesso de radares configura uma "indústria da multa". "O que está acertado com o Tarcísio [Gomes, ministro da Infraestrutura] é que os contatos vencidos, de implantação de radares eletrônicos, não serão renovados", afirmou.

Postado por at 18:18

Ibicaraí reforça a vacinação antirrábica

A Vigilância Sanitária de Ibicaraí esteve no bairro Bela Vista para realizar a vacinação antirrábica em gatos e cachorros das ruas “A”, “B” e adjacências. Durante toda manhã, dezenas de animais (cães e gatos), foram vacinados com o objetivo de proteger, a eles e seus donos, da raiva.

A equipe vai de casa em casa, elaborando os cartões de vacinação, verificando o estado de saúde desses animais, para garantir uma cobertura eficaz. A vacinação só pode ser aplicada em animais a partir dos 3 meses e que estejam em boas condições de saúde.

Ibicaraí possui uma grande população de gatos e cachorros. No último levantamento havia uma população de 3.529 cães e 371 gatos. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Letícia Ribeiro, explica que esse trabalho de vacinação, além do bairro Bela Vista, se estenderá a outras localidades.

“Estamos fazendo um trabalho de formiguinha, pois esperamos vacinar o maior número desses animais domésticos. A raiva é uma doença perigosa e pode ser transmitida para o homem. Por isso faz-se necessário essa vacinação. Estaremos em outros bairros e posteriormente na zona rural".

Postado por at 18:17

Temer e Moreira são réus novamente

O ex-presidente Michel Temer e seu ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foram denunciados duas vezes nesta sexta (29) pelo Ministério Público Federal (MPF) por desvios na Eletronuclear. Outros investigados também foram denunciados.

Temer e Moreira Franco ficaram quatro dias presos por causa das suspeitas dos desvios, após a Operação Descontaminação, da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. O coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer e apontado como seu operador, também foi preso.

A ação foi baseada na delação do dono da empreiteira Engevix, que afirmou ter pago R$ 1 milhão em propina a pedido do coronel João Baptista Lima Filho e de Moreira Franco, com o conhecimento de Temer. Em contrapartida, a Engevix foi subcontratada para a obra da Eletronuclear.

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), determinou na segunda (25) a soltura de Temer, Moreira Franco, coronel Lima e outros sete presos na operação. Na quinta (28), Temer se tornou réu no caso da mala transportada pelo ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

Ela continha R$ 500 mil em porpinas negociadas com a JBS. O ex-presidente vai responder por corrupção passiva. Segundo a denúncia, os pagamentos poderiam ter somado até R$ 38 milhões ao longo de nove meses.

Postado por at 18:17

Show revive sucessos dos anos 80

Três nomes de sucesso da década de 1980 se juntam para um show memorável, neste sábado, em Ilhéus, no espaço de eventos Boca du Mar, a partir das 22 horas. O público poderá reviver as canções que agitaram a época com o show “De Volta aos Anos 80”.

Com organização de Beto Produções, o show trará para Ilhéus um dos criadores da famosa versão da canção homônima do italiano Umberto Tozzi “Eva”. Wille Oliveira (ex- banda Rádio Táxi) a transformou em um sucesso nacional e resistente ao tempo.

A apresentação contará também com o grupo Yahoo, talvez a mais romântica das bandas de rock brasileiras, que liderou as paradas de sucesso com canções como “Mordida de Amor”. E o ex-vocalista da banda LS Jack, Marcus Menna, que enriquece o repertório com canções da década.

A banda ficou conhecida por canções que marcaram época, como “Amanhã não se Sabe”. O show será realizado na parte coberta do Boca du Mar. “Teremos mesas, cadeiras e garçons para melhor conforto do público, por isso os ingressos serão limitados”, avisa o organizador do evento.

Os ingressos estão à venda no Manga Rosa e Stand do Karioca, em Ilhéus. Em Itabuna, as vendas antecipadas ocorrem na loja Colcci do Shopping Jequitibá Itabuna e no Cadê Ingressos, na praça Camacã, centro da cidade.

Postado por at 18:16

Operação prendeu 141 por pedofilia

Subiu para 141 o número de suspeitos de cometer crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, presos em flagrante durante a quarta fase da Operação Luz na Infância, deflagrada na quinta (28), em todo o país. Os dados foram divulgados nesta sexta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conforme já havia antecipado o delegado Alesandro Barreto, coordenador do laboratório de Inteligência Cibernética, da Secretaria de Operações Integradas, a maior parte das prisões ocorreu no estado de São Paulo, onde foram detidos 61 investigados – e não 63, número inicialmente divulgado.

Em seguida, aparecem Goiás e Minas Gerais, com 10 prisões cada. No Acre, foram cumpridos 6 mandados de detenção, mesmo número que no Paraná. Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio de Janeiro registraram 5 ocorrências, cada.

Quatro prisões em flagrante foram cumpridas em Mato Grosso do Sul, o mesmo que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Pará, houve 3 mandados de prisão e em Alagoas e Pernambuco, duas cada. Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe tiveram uma prisão cada. (Abr)

Postado por at 18:15

28 Março 2019

Marginal que ameaçou Uesc é preso

Policiais da 7ª Coorpin, em Ilhéus, prenderam nesta quinta-feira (28) o marginal que postou mensagens no Messenger e no Facebook ameaçando cometer um atentado na Universidade Estadual de Santa Cruz. Wellingson Monteiro de Oliveira, de 23 anos, confessou o crime e postou um vídeo de "desculpas".

Ele é estudante do Ensino Médio e nunca frequentou a Uesc, onde suas mensagens criaram pânico entre professores e alunos na quarta-feira. A PM enviou viaturas, equipes da cavalaria e da Cipe Cacaueira para patrulhar o campus durante todo o dia.

Wellingson alegou que tudo foi só "uma brincadeira", que não tinha ideia da repercussão e dos prejuízos que poderia causar. A polícia constatou que as mensagens foram enviadas a partir do smartphone de Wellingson, que foi apreendido. As mensagens eram claras.

"Não foi dessa vez Uesc mas logo bolamos outro plano A deus fiel" ou "Bonito mesmo seria eu atirando em todo mundo na rua kkkk", escreveu nas postagens. Wellingson deve responder por vários crimes e ser condenado à prisão. Segundo uma fonte, ele já teve problemas com drogas.

Postado por at 18:38

Baiano é preso pela PC por pedofilia

Um homem foi preso em flagrante e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil da Bahia em Salvador, Região Metropolitana (RMS) e interior do estado, durante a operação nacional de combate à pedofilia na internet, nesta quinta-feira (28).

A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça, envolve polícias civis do Distrito Federal e 26 Estados. Na Bahia, a ações são dirigidas pelo Departamento de Polícia Metropolitana com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente e o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Cerca de 60 policiais civis participaram das ações, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão. Foram quatro em Salvador, dois em Lauro de Freitas e dois em Jacobina e Guanambi, onde o técnico em informática Luiz Leal da Silva, de 33 anos, foi preso em flagrante.

Com ele foram apreendidos computadores, celulares, pendrives, memórias de dados e HDs contendo mais de 1.400 imagens de pornografia infantil. Em Salvador, foram cumpridos mandados nos bairros do Bonfim, Jardim Cruzeiro, Itapuã e Paripe.

Em Lauro de Freitas nos bairros de Itinga e centro. Durante as ações foram apreendidos aparelhos utilizados para armazenamento de dados, como notebooks, discos rígidos (HDs), celulares e pendrives. Todo o material foi enviado para a perícia técnica.

Os alvos da operação foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, com base em dados coletados em ambientes virtuais que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade.

Esse conhecimento foi repassado às polícias civis que, por sua vez, instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais os mandados de busca e apreensão. As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1.500 policiais em todo o país.

Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância.

Postado por at 17:58

Porto de Ilhéus recebe nova promessa

Próximo de completar o primeiro centenário, no ano que vem, o Porto de Ilhéus recebeu mais uma promessa de aprofundamento de seu calado. A promessa é feita desde os anos 80, sempre esquecida depois pelo governante de plantão. A atual é de aumentar de 8 metros para 11,5.

Caso aconteça, o aumento do calado vai permitir a atracação de navios maiores, que devem atender às demandas dos cruzeiros turísticos e de graneleiros de grande porte. A dragagem prevê investimentos de R$ 90 milhões. feitos pelo Governo Federal via Estadual.

Outra perspectiva anunciada para o Porto de Ilhéus está no suporte à construção do Porto Sul, pela mineradora Bahia Mineração (Bamin), segundo o diretor de projetos da empresa, Alberto Vieira. Atualmente com um calado de 8 metros, o terminal possibilita a atracação de navios pequenos, de 30 a 40 mil toneladas.

Um dos braços do sistema logístico formado pelo Porto Sul e pela Fiol, ambos ainda inexistentes, o Porto de Ilhéus vai receber os insumos e equipamentos para a construção do primeiro. “O Porto de Ilhéus tem uma posição estratégica para suportar as exportações e importações que dependem principalmente da Fiol".

O projeto da Bamin pretende produzir até 20 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, em Caetité, e escoar essa produção pelo complexo Fiol - Porto Sul. Só nesta fase, de construção do Porto Sul, serão investidos R$ 101 milhões no Porto de Ilhéus para apoio logístico às obras do novo.

Postado por at 17:55

Ex-empregados da Suzano foram presos

Pelo menos sete pessoas foram presas por agentes da 8ª Coopin, de Teixeira de Freitas, em cumprimento a seis mandados de prisão em Mucuri. A ação se deu durante a operação ‘Friendly Fire’ (Fogo Amigo), com o apoio da Cipe Mata Atlântica, da Polícia Militar.

Os policiais prenderam Ivan Gleison da Silva, Irlan Rodrigues da Silva, Neílton Ribeiro da Silva, Márcio Romualdo Rocha, Moisés Costa dos Santos e Reginaldo Santos Matias, ex-trabalhadores e ex-terceirizados da Suzano Papel e Celulose, acusados de provocar incêndios em pilhas de madeira da empresa.

Uma sétima pessoa, Márcio Rodrigues de Oliveira, não foi localizada e é considerada foragida. Segundo a delegada Valéria Fonseca, coordenadora da 8ª Coorpin, os mandados se referem aos crimes de incêndio criminoso e associação criminosa.

“Além desses dois delitos, Irlan Rodrigues da Silva foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, uma vez que, em sua residência, encontramos duas espingardas calibre 12 e um vasilhame com pólvora e chumbo”, explicou a delegada.

Ela acrescenta que o grupo provocou incêndios nas toras prontas para despacho à fábrica nos distritos de Itabatã e Cruzelândia, em Mucuri. “A principal suspeita é de que eles cometeram esses crimes repetidas vezes, como forma de retaliar a empresa, por não concordar com os termos do desligamento da Suzano”.

Postado por at 17:54

Deputado questiona duplicação da BR

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM) questionou o Governo do Estado sobre a antiga promessa de duplicação da BR-415, rodovia que liga Ilhéus e Itabuna. "Por três vezes o Governo autorizou a ordem de serviço, mas até hoje não há sinal da obra".

Para Tavares, a duplicação da BR-415 virou uma novela e o mais novo capítulo foi a publicação de um resultado de licitação referente ao estudo para a obra. “Lembramos que há um ano e meio fizeram um ato de assinatura da ordem de serviço, em clima de grande festa, com show de banda e tudo mais".

"Aquilo gerou uma enorme expectativa na população e agora publicam o edital do estudo. Será que esse estudo não era pra ser apresentado antes da ordem de serviço? A população imaginava que, depois daquela ordem de serviço, a obra já começaria, fato que não ocorreu".

"A população da região precisa de esclarecimentos”, cobrou Tavares, que reafirmou a importância de a obra sair definitivamente do papel. “A estrada já não suporta mais o grande fluxo de veículos. Não faço aqui a crítica pela crítica, mas uma cobrança justa por uma ação que será fundamental para o desenvolvimento da região".

O governador Rui Costa, há mais de um ano, anunciou que o estudo e projeto da obra estava no TCU, que o retia "mesmo com a redução no valor da obra". Depois de desmentido pelo Jornal A Região, admitiu, meses depois, que só então estava enviando o documento ao TCU.

A partir daí, passou a culpar o TCU pela demora durante toda a campanha eleitoral do ano passado. Hoje anuncia a empresa que fará o estudo que, supostamente, já estava no TCU para aprovação. O governador Rui Costa tem o dever de explicar estas informações contraditórias.

Postado por at 17:53

Haddad condenado por mentir na web

O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou a campanha de Fernando Haddad (PT) à Presidência em R$ 176,5 mil em decorrência de irregularidades na internet. A decisão foi assinada na terça-feira (26). Ainda cabe recurso.

Documentos do Google comprovaram que a campanha de Haddad contratou, por R$ 88,2 mil, o impulsionamento de conteúdo desfavorável ao então adversário Jair Bolsonaro. De acordo com os autos, o contrato previa o aparecimento, nos primeiros resultados de busca, do site “A Verdade sobre Bolsonaro”.

Nele, eram veiculados trechos negativos supostamente tirados de uma matéria jornalística do jornal norte-americano The New York Times sobre o candidato do PSL.

A defesa da campanha de Haddad sustentou que o conteúdo impulsionado dizia respeito somente à “reprodução de matéria jornalística amplamente divulgada, que se mostrou inapta a desequilibrar a disputa eleitoral”, motivo pelo qual a reclamação aberta pela campanha de Bolsonaro não mereceria prosperar.

Fachin discordou. “Não se tratou unicamente da reprodução de matéria jornalística amplamente divulgada, haja vista que sequer a matéria foi reproduzida, mas de diversos destaques ora atribuídos à citada matéria de jornal, ora de autoria do próprio site, contendo críticas desfavoráveis e ofensivas ao adversário”.

O ministro ressaltou que a legislação eleitoral vigente para o pleito do ano passado permitia o impulsionamento na internet “apenas com o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações”. Ele fixou a multa no dobro do gasto com a contratação do serviço, conforme previsto na legislação. (ABr)

Postado por at 17:53

Jatahy toma posse no TRE da Bahia

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em solenidade na tarde desta quinta-feira, no auditório do órgão. Jatahy Júnior foi reconduzido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em dezembro.

Em janeiro, foi eleito presidente da Corte Eleitoral. Ele substitui o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Empossado vice-presidente do TRE baiano em março de 2017, Jatahy Júnior passou, em janeiro de 2018, a exercer também o cargo de corregedor eleitoral.

Em um ano à frente da Corregedoria, realizou oito correições nos cartórios de interior. O trabalho, realizado em parceria com juízes e servidores, tornou o TRE-BA o mais produtivo do Brasil em julgamentos de processos no 1º grau, além de ter saltado do 20º para o 9º lugar no ranking nacional de média de processos por zona.

Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, aos 25, tornou-se juiz. Desde então, passou a atuar no direito eleitoral, tendo respondido por diversas zonas, incluindo duas em Salvador. Sua trajetória inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais no interior e na capital.

Postado por at 17:52

Itacaré sedia torneio de Beach Rugby

Seguindo com seu projeto de ser um centro de esportes a nível estadual e nacional, Itacaré sedia, pelo segundo ano, o Torneio de Beach Rugby (Rugby de Areia) com várias equipes da Bahia, no dia 27 de abril, na Praia da Coroinha, esperando um bom público.

O torneio é uma iniciativa do professor de educação física Alejandro Elias, conhecido como Turco, praticante da modalidade, com o apoio da Prefeitura de Itacaré. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas através do telefone 73 99996-8301.

No ano passado, o evento reuniu atletas de cidades como Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itabuna, Itacaré e Ilhéus. O objetivo é incentivar a prática esportiva na cidade e revelar novos talentos. A expectativa é que venham a surgir novos times e grupos em Itacaré.

O esporte vem crescendo tanto que as seleções masculinas e femininas do Brasil competem a nível internacional. O Beach Rugby é uma variação do rugby com várias ligas pela Europa, principalmente na Itália. Com 30 a 50 metros de comprimento por 20 a 25 metros de largura, alguns torneios são disputados nas arenas do futebol de praia.

O número de jogadores depende da organização do torneio, podendo ser entre 5 e 7 por time mais entre 3 e 7 reservas. Ao contrário do rugby, no de praia não existem os postes de gol, portanto apenas o try é marcado, sendo que cada try vale 1 ponto. Dependendo do torneio são usados 2 tempos de 5 ou 7 minutos.

Postado por at 17:51

Gol voará de 737-700 para Conquista

A partir do dia 8 de agosto, a Gol Linhas Aéreas passará a operar no novo Aeroporto Glauber Rocha (Vitória Conquista), com voos diários para São Paulo (Guarulhos), utilizando aeronaves Boeing 773-700, cuja capacidade é de 138 passageiros.

A uso de aeronaves de maior porte só será possível graças à construção do novo aeroporto, que deve ampliar para 500 mil a movimentação de passageiros ao ano. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado.

Atualmente, a rota Vitória da Conquista / São Paulo é feita pela Gol em parceria com a Passaredo, utilizando aeronaves ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros. No total, estão sendo investidos R$ 124 milhões na construção do Aeroporto Glauber Rocha.

Postado por at 17:51

"Índios" protestam sem informação

Um grupo de 50 supostos índios Tupinambás fez um protesto na BA-001, na região de Olivença, em Ilhéus, na manhã desta quinta-feira. Os manifestantes fecharam a estrada com um tronco de árvore, das 7h30 às 10 horas, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual.

Segundo os líderes dos manifestantes, o protesto faz parte de uma "mobilização nacional" contra a municipalização da saúde da população indígena, que não está na pauta do governo. Atualmente, o serviço é de responsabilidade Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

O grupo usou algumas faixas com palavras de ordem e um congestionamento se formou no local. Os "índios" também reivindicam a demarcação de um território que inclui um terço do município de Ilhéus. O protesto, no entanto, foi pacífico e acompanhado pela PRE, que não desobstruiu a estrada.

Em Nota, o Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena, desenvolvidas pela SESAI, é uma de suas atribuições. Eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde dos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

“É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas”, diz o documento. O Ministério diz que não haverá descontinuidade.

Para isso, "tem se pautado pela garantia das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado, respeitando complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, e práticas tradicionais".

Postado por at 17:50

PC apreende R$ 9 mil em Itaparica

Mais de R$ 9 mil em espécie, além de um tablete de cocaína, uma pistola, 37 balas, embalagens para entorpecentes e um caderno com anotações do tráfico de drogas, foram apreendidos por policiais da 19ª Delegacia Territorial de Itaparica na quarta-feira (26).

Segundo o delegado Artur Guimarães, a ação visa combater o tráfico de drogas. “Nessa etapa cumprimos mandados de busca e apreensão em uma região conhecida como Barroca”. O material foi localizado na residência de Adilson Santana da Silva, onde também foram apreendidos celulares e um televisor.

O criminoso conseguiu escapar do cerco policial, atirando contra a equipe, mas está sendo procurado. “Continuaremos realizando diligências”, comentou. O delegado ainda explicou que o material apreendido será enviado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por perícia.

Postado por at 17:49

27 Março 2019

Boato de ataque assusta alunos da Uesc

Policiais militares e agentes da Polícia Civil de Ilhéus fizeram diligências no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) na manhã desta quarta-feira, depois de boatos nas redes sociais falando em um suposto ataque armado que estaria sendo preparado.

O rumor instalou um clima de tensão e medo no campus da instituição, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Uma viatura da Polícia Militar e um caminhão da Cavalaria Montada foram ao local. Há informações de que bosques no entorno da Uesc e áreas críticas foram vistoriadas assim como pontos críticos para investigar as ameaças.

A tensão aumentou por volta das 9h, quando cópias de conversas e até áudios começaram a ser compartilhados com maior intensidade em grupos de WhatsApp. Em um deles, um aluno fala que o Restaurante Universitário (RU) seria um dos alvos do criminoso, ao meio-dia.

Por volta das 9h30, a posição da Uesc era de que a reitora Adélia Pinheiro estava atenta. Porém, o assunto era tratado com bastante cautela, inclusive tendo provocado um encontro de autoridades de segurança. A vigilância do campus foi reforçada.

Caberá à Polícia Civil investigar os fatos para que haja punição, pela Justiça criminal, daqueles que se escondem nas redes sociais para criar pânico entre as pessoas.

Postado por at 19:51

Itabuna viveu uma tarde de violência

A violência continua sem controle em Itabuna, onde duas pessoas foram baleadas na Praça Henrique Alves, no Pontalzinho, bairro central, na tarde desta quarta-feira (27). Uma das vítimas foi Tarciso Soares Santos, o "Tarciso Kong", de 26 anos, alvo dos bandidos.

Morador do bairro Daniel Gomes, ele foi atingido no pé. A polícia suspeita que o ataque tenha relação com a disputa dos pontos de drogas. Os tiros atingiram também um carro e o professor estadual João Pinto dos Santos, que passava pelo local. Houve pânico e correria. A violência em Itabuna ainda teve duas ocorrências em bairros.

Dois bandidos em uma moto assaltaram um frigorífico na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano. Na fuga, um deles atirou em uma mulher que, por sorte, não foi atingida. Já na área do Condomínio Pedro Fontes, Clayton Gama dos Santos, de 20 anos, foi morto a tiros e pauladas.

Postado por at 19:50

Fila única do INSS atrasa as pensões

O caso de uma moradora de Prado, no sul da Bahia, ilustra um problema gerado pela falta de servidores suficientes no Instituto Nacional de Previdência Social no estado. Quando seu esposo, Nilton Dias Farias, faleceu, Rita de Cássia da Silva Santos deu entrada na documentação para receber a pensão.

O pedido foi registrado em 10 de outubro e ele foi enviado para a agência de Itabuna para análise, mas até hoje não houve resposta nem solução. "Ligo todos os dias no 135 e a desculpa é sempre a mesma: estamos sem funcionários. O que eu tenho com isso? O salário do meu esposo era nossa única fonte de renda".

"Aonde eu moro só existe trabalho temporário, no verão. Minhas contas estão todas atrasadas e tenho que fazer uma cirurgia de retirada do útero," conta Rita. Situações como a dela são muito comuns, por isso o jornal A Região procurou o INSS em Itabuna para entender o problema.

O pessoal da agência nos explicou que as 22 unidades do INSS da região enviam todos os processos para uma fila comum, centralizada nos servidores do orgão. Cada funcionário pega um caso da fila para analisar e o sistema sempre libera o mais antigo ainda nela.

"Hoje estamos analisando casos que entraram em setembro", explicam. Isto significa que o caso de Rita está perto de ser analisado, mas ela não deveria ter que esperar tanto tempo. A razão para a demora nas análises é a falta de um número adequado de servidores para a demanda, que é grande na Bahia.

Postado por at 19:48

Prefeito insiste em vender a Emasa

Depois de ter criado a Emasa, com o apoio do então governador Waldir Pires, em 1989, o prefeito de Itabuna não desiste de privatizar a empresa, já tendo tentado diversas vezes ao longo dos seus mandatos, sempre esbarrando na pressão popular.

Parece que ele não desiste de sua obsessão, mesmo sabendo o que o município não tinha como arcar com os custos do saneamento básico ao criar a empresa. Na tarde de terça-feira, o prefeito se reuniu com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para conhecer um estudo técnico visando a privatização.

No mês passado, a equipe técnica da fundação já tinha apresentado o diagnóstico do sistema operacional da Emasa, mas o prefeito pediu alterações em alguns dos itens. Segundo Gomes, o município não tem capacidade financeira para investir em projetos dessa natureza, dai a necessidade da concessão.

Na verdade, verbas existem e em quantidade no Governo Federal. O que impede Itabuna de receber investimentos da União no setor é a falta do Plano Municipal de Saneamento, exigido por lei para que uma cidade receba estas verbas. Gomes não tem interesse em viabilizar o PMS.

O presidente da Emasa, Jader Guedes, confirmou o que todo mundo já sabe: que o município não tem condições financeiras para limpar o rio Cachoeira, tratar o esgoto em 100% e ampliar a oferta de água para atender satisfatoriamente toda a população.

Postado por at 19:48

MPF flagra transporte escolar ruim

Na terça-feira (26), o Ministério Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal deflagraram a Operação Rota Segura - Transporte Escolar, para fiscalizar o serviço na região de Guanambi, além de fazer ações educativas para alunos e professores de escolas públicas.

Não demorou para encontrar problemas. Na tarde de terça, os órgãos flagraram inúmeras irregularidades que põem em risco a vida dos estudantes que utilizam o serviço, além de indícios de negligência da prefeitura de Guanambi na liberação de veículos inadequados.

A operação desta semana atua especialmente nos 54 municípios das regiões de Guanambi e Bom Jesus da Lapa. A fiscalização em rodovias federais foram realizadas em três pontos: na BR-030 sentido Caetité, na BR-030 sentido Palmas de Monte Alto, e na BR-122 sentido Pindaí.

Eles visitaram também a Escola Municipal Rômulo Almeida, em Guanambi, onde conversaram com cerca de 300 alunos e professores sobre a importância das normas de segurança, como o uso do cinto de segurança, e a necessidade de que as irregularidades sejam denunciadas.

A partir da inspeção nas rodovias, na escola, e de conversas com motoristas, alunos, professores e mães de alunos, o MPF e a PRF flagraram irregularidades como falta de cinto de segurança, superlotação, veículos velhos, com para-choque e outros componentes danificados ou enferrujados, falta de tacógrafo e de identificação escolar.

Também flagraram motorista sem carteira de habilitação adequada (D), falta de curso especial de condução escolar e vistoria do Detran, atraso reiterado na chegada à escola e falta de controle dos motoristas e veículos que prestam o serviço.

O MPF ainda constatou que os veículos e motoristas são, na maioria, os mesmos que antes prestavam serviço de transporte escolar antes da contratação feita para regularizar a situação. Nas conversas durante as fiscalizações, foi relatado ao procurador que alguns motoristas são escolhidos por indicação política.

Postado por at 19:47

MP quer Jequié combatendo abusos

O Ministério Público estadual recomendou que igrejas, empresas, festas e eventos que emitam som de qualquer espécie, em Jequié, sejam fiscalizados para coibir os excessos. A Prefeitura deve acatar a recomendação feita pelo promotor de Justiça Ambiental Maurício Foltz Cavalcanti.

O promotor levou em conta “diversas reclamações da população, relatando casos de poluição sonora nesses estabelecimentos e também em veículos particulares, os chamados paredões, e residências”. A recomendação também se dirige à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, polícias Civil e Militar, e Guarda Municipal.

O promotor Maurício Foltz pede ainda que a Prefeitura de Jequié integre os procedimentos de autorização para concessão de alvarás com a exigência de licenciamento ambiental para todos os estabelecimentos que “utilizem ou queiram utilizar” instrumentos ou equipamentos sonoros.

Na recomendação, o promotor solicita que os órgãos de fiscalização façam inspeção em todos os locais que produzam emissão sonora, aplicando a “penalidade de suspensão das atividades àqueles que, por falta de adequação acústica, causem ruído em desconformidade com os limites legais”.

Postado por at 19:46

INSS facilita emitir a prova de vida

Resolução do Ministério da Economia publicada no Diário Oficial da União de terça altera as regras para a prova de vida e renovação da senha de beneficiário do INSS. A partir de agora, os procedimentos podem ser executados por atendimento eletrônico (com biometria ou identificação por funcionário do banco).

Beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos poderão solicitar a prova de vida no INSS sem prejuízo da possibilidade de comparecer ao banco pagador. Para beneficiários com dificuldade de locomoção ou acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento à residência.

No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento deve ser efetuado pelo interessado, perante uma agência da previdência social, com comprovação via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde. Os serviços deverão ser previamente agendados por meio da Central 135 ou do Meu INSS.

O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o beneficiário atenda à convocação. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária será realizada de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

Postado por at 19:46

Moro defende prisão em 2ª instãncia

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu nesta quarta (27) a execução da condenação em segunda instância. “Sei que é um tema controvertido, respeito as opiniões em contrário, mas o fato é que, se o processo penal não chega ao fim em tempo razoável, de nada adianta nós elevarmos penas de crimes".

Segundo Moro, no pacote de Lei anticrime, que está tramitando na Câmara dos Deputados, há previsão “de uma maneira clara”, de execução provisória em segunda instância, com base em quatro precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2016.

O ministro disse que, em crimes dolosos contra a vida, como homicídio e feminicídio, haverá a execução da sentença na primeira instância. A proposta se baseia em precedentes da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que entendeu que não é necessário aguardar nem o trânsito em julgado, nem a apelação se houver juri.

“Isso tem um impacto muito significativo nessa criminalidade mais grave, que ainda é o crime contra a vida: o homicídio e o feminicídio”, disse. O ministro afirmou que está aberto ao diálogo e a aperfeiçoamentos sugeridos pelos parlamentares em relação ao pacote anticrime, que traz três projetos de lei.

Segundo Moro, o foco da proposta é “o endurecimento em relação à criminalidade mais grave”. As propostas modificam os Códigos Penal e de Processo Penal em assuntos como legítima defesa, prisão após condenação em segunda instância e regulamentação de instrumentos de investigação.

Postado por at 19:45

BTCA apresenta o espetáculo Chama

No Mês Internacional da Dança, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) reapresenta “Chama: Coreografia para artistas incendiárixs”, seu grande sucesso de bilheteria. A obra estreou em dezembro, com três sessões esgotadas, e teve mais duas em janeiro, também com lotação máxima, na Sala do Coro do TCA.

Desta vez serão três sessões, nos dias 5, 6 e 7 de abril, sexta a domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 10, já à venda na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido (http://site.ingressorapido.com.br/tca).

“Se você tivesse poucos segundos para proteger algo de um incêndio, o que você traria consigo?” – esta pergunta é o ponto de partida da criação, que tem como disparador o incêndio do Museu Nacional, ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro.

Com direção dos coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado, “Chama” aborda questões de memória, construção e reconstrução, questionando nossas atitudes diante de ruínas. Os dançarinos atravessam escombros e desmontes para encontrar modos de permanência e resistência.

Um museu em chamas, um teatro em ruínas, um antigo cinema do centro da cidade tornado estacionamento não são apenas metáforas: são o próprio corpo da destruição. Num Brasil em brasas, o corpo que arde e urge. E questiona: o que te incendeia? O que você atira na fogueira? O que se transforma com o fogo?

Na sala esfumaçada, os artistas são como um corpo de bombeiros ou um grupo de resgate, um conjunto de guarda-vidas cujos corpos também estão queimando. É uma emergência. Inclusive a de pensar nas políticas da memória, refletindo sobre aquilo que é lembrado e aquilo que é insistentemente apagado.

Postado por at 19:43

ProUni inscreve para sobra de bolsas

O Ministério da Educação abriu as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), referentes ao primeiro semestre. Os alunos matriculados nas faculdades podem se inscrever até 30 de abril. Já para os não matriculados, o prazo é menor e vai somente até esta sexta-feira.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação privados. As integrais se destinam aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais são para candidatos que têm renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Podem concorrer às bolsas remanescentes do ProUni brasileiros sem diploma superior e que tenham participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a redação. Os professores públicos, que não participaram do Enem, também podem se inscrever.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do programa, e os candidatos deverão atender às mesmas exigências dos alunos pré-selecionados nas chamadas regulares. Bolsas remanescentes são aquelas ainda não preenchidas por desistência, falta de documentação, etc.

Postado por at 19:43

26 Março 2019

Ilhéus dá alegação falsa para demitir

Depois de prometer, meses atrás, que "lutaria até a última instância" para evitar a demissão dos 300 servidores admitidos antes da regra que exige concurso público, a Prefeitura de Ilhéus hoje pede para que a Justiça mantenha as demissões feitas depois da primeira decisão.

Nesta segunda-feira, acabou o prazo para que a Prefeitura reintegrasse os servidores, ordem dada pela desembargadora Sílvia Zarif na segunda instância. Deveriam ter voltado ao trabalho os admitidos sem concurso entre 5 de outubro de 1983 e 5 de outubro de 1988, e os contratados por seleção simplificada.

Com o fim do prazo, a Prefeitura de Ilhéus entrou com Embargo Declaratório pedindo à desembargadora que mantenha as demissões, alegando "falta de dinheiro" para cumprir a decisão. O prefeito Mário Alexandre alega que tem dificuldades porque precisa pagar a empresa que coletava o lixo da cidade.

A alegação não tem base consistente, já que a Prefeitura contratou, emergencialmente, outra empresa pagando R$ 220 mil a mais pelo mesmo serviço que a anterior recebia. Ilhéus pagava, na gestão anterior, de Jabes Ribeiro, R$ R$ 637.620. Assim que assumiu, Mário Alexandre aumentou para R$ 979.158, ou +53,56%.

O aumento foi ilegal, já que o contrato rezava reajuste pelo IGPM (1,06%). Depois que rompeu o contrato com a Solar Ambiental, ao invés de diminuir, a Prefeitura de Ilhéus aumentou ainda mais o custo do mesmo serviço, contratando a CTA Empreendimentos por R$ 1.200.219 mensais.

Postado por at 20:01

Ônibus de Ilhéus perde porta na rua

Apesar de ter a tarifa de ônibus mais cara da Bahia, o serviço é prestado de forma precária em Ilhéus. Já virou rotina o usuário ser surpreendido por ônibus mal mantidos, sujos e com bancos enferrujados. Passageiros de vários veículos da empresa São Miguel já tiveram que descer para ele conseguir subir uma ladeira.

Já houve dois casos em que o ônibus perdeu a roda no meio da rua ou bateu por quebrar a barra de direção. Outra rotina é a queda de porta. Já aconteceu mais de uma vez com a São Miguel e também com a Viametro, empresas que cobram R$ 3,80 pela passagem.

A última aconteceu nesta terça-feira, 26, quando a porta traseira de um ônibus da Viametro caiu sozinha ao passar pela Avenida Canavieiras, no centro de Ilhéus. Os passageiros ficaram assustados e depois revoltados com a decisão do motorista em seguir viagem assim mesmo.

O motorista, parou o veículo no meio da rua, pegou a porta e seguiu adiante.

Postado por at 20:00

Tempestade tropical se afasta da BA

A Marinha do Brasil informou que a Tempestade Tropical “Iba” continua em alto-mar, a cerca de 400 km de Campos dos Goytacazes (RJ), estendendo-se entre o litoral sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Ela apresentou intensidade máxima dos ventos de 65 km/h (35 nós) às 15h do dia 26, apenas no oceano.

A tempestade está se afastando da costa. Ainda são esperados ventos fortes entre o litoral norte do Rio e o litoral sul do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós), com rajadas em alto-mar, sem no entanto provocar aumento dos ventos no litoral.

Há previsão de mar grosso no mesmo trecho do litoral, com alturas de ondas entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar, até a noite desta quarta-feira. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Postado por at 20:00

Roubo com moto é rotina em Itabuna

Depois dos 6 roubos em um só dia na passada, 21, a rotina de assaltos com motocicletas continua em Itabuna sem que a Polícia Militar monte um esquema para combatê-lo. Além de usadas para a maioria dos assassinatos ocorridos na cidade, as motos (e às vezes bicicleta) são o padrão nos assaltos.

Só nesta segunda-feira, 3 novos roubos de celular foram cometidos por duplas de assaltantes usando motos. O primeiro aconteceu às 11h45, no centro, quando dois marginais roubaram uma pessoa. Às 12h20, no bairro Parque Boa Vista, um indivíduo em uma moto preta, armado, roubou a bolsa de uma mulher.

Por volta das 18h54, um indivíduo em uma moto Biz vermelha tomou o celular de uma vítima e fugiu par ao bairro São Caetano. Estes são apenas os casos em que as pessoas prestaram queixa na polícia, porém muita gente não o faz por achar que "não adianta".

Postado por at 19:59

Canoistas tentam vagas na seleção

Uma delegação de 18 atletas da Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, e mais três atletas de Itacaré vão disputar a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e Controle, que ocorre entre os dias 29 e 31 de abril na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo - USP, em São Paulo.

O grupo de Ubaitaba viaja nesta semana com passagens aéreas e terrestres cedidas pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e pela Prefeitura. Primeira copa do ano, a competição é parte da seletiva nacional para quem vai representar o Brasil nos campeonatos internacionais durante toda a temporada 2019.

A prova vale pontuação e vaga na Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão, em 2020. Na modalidade paracanoagem, Nayara Falcão, favorita a uma das vagas nos Jogos Paralímpicos 2020, será a única atleta baiana a representar o estado na categoria 200m.

Já na equipe masculina, participam os paratletas Luan Veloso e Marivaldo Luz, ambos campeões 2018 na categoria K1 Vipeer – caiaque sentado. As canoístas Camila da Conceição, Luciana Costa, Angela Silva e Andreia Oliveira, de Ubaitaba, disputam na mesma competição a categoria sênior feminino C1 e C2 – individual e em dupla.

Angela e Andreia são medalhas de ouro na Copa do Mundo de Canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Hungria, 2017, e prata no Sul-Americano, em 2018.

Em Ubaitaba, Itacaré e Ubatã, a Sudesb desenvolve, desde julho de 2017, o projeto de iniciação esportiva em canoagem "Remando no Rio de Contas". São 270 alunos de 7 a 17 anos atendidos nos três núcleos – 90 jovens por município.

Postado por at 19:59

Barcelona NE seleciona jogadores

O Barcelona Nordeste, que iniciou um arrojado projeto (leia aqui), realiza nesta sexta-feira (29), no estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna, a partir das 14h, uma seleção técnica de atletas para sua equipe feminina de futebol, que vai disputar o Campeonato Baiano deste ano.

A inscrição é gratuita e apenas para jogadoras nascidas a partir de 2002. A atleta precisa levar chuteira de birro, caneleira, meião, short e camisa para treino. A seleção de Itabuna é aberta a jogadoras de Buerarema, Barro Preto e Ilhéus. A expectativa é de selecionar 22 atletas, sendo duas goleiras.

O Barcelona Nordeste também continua com a seleção para a equipe masculina de base, para disputar competições estaduais no segundo semestre. Nesta quarta-feira (27) há seletiva para atletas nascidos de 2002 a 2005. Já o time profissional será formado no decorrer do ano para a segunda divisão do Baiano 2020.

Postado por at 19:57

Marinha tem 32 vagas nível superior

A Marinha do Brasil divulgou editais para o preenchimento de vagas de nível superior, como Oficiais. As inscriçõe sestão abertas até o dia 12 de abril, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, onde também pode ser encontrado o edital com todas as informações.

Para o Quadro Técnico Auxiliar da Marinha, com 25 vagas, serão selecionados candidatos de ambos os sexos, com idade inferior a 36 anos, curso superior em Ciências Biológicas, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática, Meteorologia, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Engenharia Naval e Ciências Náuticas.

O valor da inscrição é de R$ 126. Já para os Quadros Complementares de Oficiais, da Armada e dos Fuzileiros Navais, com 7 vagas, serão selecionados candidatos do sexo masculino, com idade abaixo de 29 anos, curso superior em diversas áreas da Engenharia. O valor da taxa é de R$ 127.

Os vencimentos mensais são da ordem de R$10.000, após o curso de formação, que é realizado no Rio de Janeiro.

Postado por at 19:57

Ilhéus lança edital para a cultura

A Secretaria de Cultura de Ilhéus recebe, até 28 de novembro, inscrições para o Edital Demanda Espontânea – Apoio a Projetos Culturais em todas as áreas artístico-culturais. Podem participar pessoas jurídicas com atividades na área cultural e projeto de até R$ 10 mil, além de pessoas físicas até R$ 5 mil.

O apoio financeiro poderá ser inferior ao apresentado na proposta original, conforme indicação justificada da Comissão de Análise de Projetos (CAP). “É preciso democratizar e descentralizar as ações culturais. O edital Demanda Espontânea cumpre esse objetivo,”, destaca o secretário Pawlo Cidade.

Serão aceitas propostas de qualquer natureza, exceto residência artística e formação em outros estados ou no exterior; ações continuadas de instituições culturais; propostas de obras em edificações quer seja de qualificação, reforma ou restauro. As propostas estarão sujeitas ao calendário de reuniões da CAP.

A CAP será formada por cinco membros, podendo ser ampliada de acordo com o número de propostas inscritas. Na formação da comissão, será considerada a atuação nas áreas do edital e experiência em projetos culturais. Os membros serão nomeados pelo secretário.

A comissão terá como atribuições a avaliação dos projetos, de acordo com os critérios indicados no edital, e ouvir proponentes para esclarecimentos adicionais, presencialmente, caso seja necessário, através de comunicado via e-mail ou contato telefônico.

“Este é um edital de fluxo contínuo, ou seja, estará aberto quase o ano todo, possibilitando mais oportunidades aos produtores de apresentarem seus projetos. Iremos fazer alguns encontros ao longo do ano para orientar os artistas. Os proponentes devem estar atentos às reuniões do CAP," lembra Pawlo Cidade.

Postado por at 19:56

Enem abrirá as inscrições em maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. De acordo com a publicação, o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.

Neste ano, a taxa será de R$ 85. Na edição de 2018, era de R$ 82. O pagamento da inscrição deve ser feito entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Nesta edição, os lanches levados pelos candidatos serão revistados. Além disso, o candidato poderá fazer a inclusão de foto na inscrição.

Haverá também espaço com linhas para rascunho para a redação; espaço para cálculos no final do caderno de questões. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição vão de 1º a 10 de abril. Terão direito à gratuidade estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, entre outros.

Postado por at 19:56

Ilhéus: mostra de veículos antigos

A Avenida Dois de Julho recebe, nos dias 6 e 7 de abril, a terceira Exposição de Carros Antigos, Motos e Aeromodelismo. A primeira aconteceu em 2016 e a partir de 2018 passou a fazer parte do calendário baiano de eventos deste tipo.

Neste ano, a organização espera atingir um número maior de carros e motos, com 150 automóveis e cerca de 300 motos. A exposição a céu aberto é gratuita e realizada pela Ilhéus Old School, em parceria com Paulo Rosário Produção Artística, além de contar com apoio da Secretaria de Turismo Ilhéus (Setur).

O evento começa no sábado (6), das 9 às 23 horas e no domingo (7) será das 9 às 13 horas. Além da experiência de reviver memórias através da exibição dos veículos, o espaço contará com shows de atrações locais, praça de alimentação com "food trucks", apresentação de miniaturas e simuladores de vôo.

O evento deve receber adeptos do aeromodelismo de Ilhéus e Itabuna, com aproximadamente 50 aeronaves. O participante que exibir seu veículo deve fazer a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregue ao Abrigo São Vicente.

Postado por at 19:52

25 Março 2019

Chuva fechou o aeroporto de Porto

Por conta do mau tempo no domingo, o Aeroporto de Porto Seguro ficou lotado, após atrasos e cancelamentos de voos no terminal. O saguão ficou tomado por passageiros que buscavam informações sobre as decolagens. Havia pessoas em pé, sentadas e até deitadas, enquanto os avisos eram emitidos pelo sistema de som.

Segundo o aeroporto, dos cerca de 20 voos previstos para a manhã de domingo, apenas cinco conseguiram pousar. Pelo menos três foram cancelados e alguns foram alternados. No entanto, não há detalhes de quantos passageiros tiveram o voo cancelado.

No começo da tarde, alguns foram levados para hotéis da cidade, mas não há informações de quando eles devem embarcar. Por volta de 13h30, um voo da Azul pousou, após o tempo melhorar. No decorrer da tarde, as operações começaram a ser normalizadas no aeroporto de Porto Seguro, depois que a chuva ficou menos intensa.

A previsão é de que o tempo continue nublado em Porto Seguro. As chances de chuva são de 95%. A temperatura na cidade deve variar entre 20ºC e 32ºC. Há possibilidades, também, de trovoadas isoladas.

Postado por at 18:02

Emprego tem melhor saldo desde 14

O país registrou, pelo terceiro mês seguido, criação de empregos com carteira assinada. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo positivo de emprego formal chegou a 173.139 no último mês. Esse foi o maior saldo positivo para fevereiro desde 2014 (260.823).

O resultado decorreu de 1.453.284 admissões e 1.280.145 demissões. O estoque do emprego formal alcançou 38,6 milhões. Nos dois meses do ano, o saldo de geração de empregos formais chegou a 211.474. Nos 12 meses terminados em fevereiro, foram criados 575.226.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, há sinalização de “retomada consistente” do emprego no país. “Nossa expectativa é de que essa retomada se mantenha nos próximos meses principalmente porque a economia vai bem".

"Esse número de empregos gerados no mês de fevereiro é uma demonstração de que as mudanças propostas – como flexibilidade, desburocratização, uma visão mais liberal da economia – passam confiança à economia real no processo de retomar as contrações”, explicou. (ABr)

Postado por at 18:02

BA, Itabuna e Ilhéus criaram vagas

O bom resultado nacional da geração de empregos se refletiu na Bahia e até nos dois principais municípios do sul da estado que vinham amargando perda de emrpegos desde 2016, Itabuna e Ilhéus. A primeira admitiu 814 pessoas e demitiu 728, gerando saldo positivo de 86. A segunda gerou 5.

A Bahia fechou fevereiro com 5.706 novos empregos criados, com destaque para o setor de Serviços, com 2.564, seguido da Construção (1.666), Indústria (662), Administração Pública (435), Comércio (147), Agropecuária (130) e Serviços Públicos (110). O único setor com perda de vagas foi a Extração Mineral, com -8.

As cidades que mais geraram empregos em fevereiro na Bahia foram Salvador (1.160), Barreiras (503), Lauro de Freitas (476), Camaçari (415), Santo Antonio de Jesus (390), Luis Eduardo Magalhães (389), Alagoinhas (273), Brumado (270), Entre Rios (240), Feira de Santana (219) e Jequié (191).

As piores, que perderam vagas, foram Porto Seguro (-209), Esplanada (-145), Simões Filho (-140), Mucuri (-104), São Gonçalo dos Campos (-97), Juazeiro (-89), Pojuca (-84), Eunápolis (-79), Casa Nova (-60) e Paulo Afonso (-43).

Postado por at 18:00

Ciclone vira tempestade no litoral

O ciclone marítimo que passou pelo litoral sul da Bahia se aproxima do Espírito Santo e foi reclassificado como tempestade tropical, segundo a Marinha. O monitoramento do fenômeno é feito pelo Centro de Hidrografia (CHM) em colaboração com o INMET e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Segundo a Marinha, a depressão tropical que se formou no litoral sul da Bahia apresentou, por volta das 9h de domingo, intensidade dos ventos de 65 km/h (35 nós) e foi reclassificada como tempestade tropical “Iba”, com centro em alto-mar, nas proximidades de Conceição da Barra (ES).

O previsto, inicialmente, era que o ciclone atingisse ventos de até 89 km/h no sul e baixo sul baiano. A expressão “Iba” significa “ruim” em tupi-guarani. Ainda de acordo com a Marinha, o deslocamento da tempestade vai para o sudoeste e os efeitos poderão ser sentidos no litoral sul baiano e no Espírito Santo até esta terça.

Por conta da tempestade, são esperados ventos fortes nas proximidades do litoral, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso, com ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar.

Também existe a possibilidade de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada a chuva intensa.

Postado por at 18:00

Anatal desliga celulares "xing ling"

Desde domingo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) realiza, em 15 estados, o bloqueio de telefones celulares sem certificação. Os chamados "Xing ling" vão deixar de funcionar, já que somente os aparelhos com o selo de certificação da agência, que garante a compatibilidade com a telefonia no Brasil, serão autorizados.

Estão sendo bloqueados aparelhos irregulares em São Paulo, Minas Gerias, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. O bloqueio nesses estados é a última fase do cronograma do Projeto Celular Legal, iniciado em setembro.

A Anatel enviou 531 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares. Até o momento, foram bloqueados mais de 244 mil em todo o país. O estado com mais celulares desligados é Goiás, com 85,9 mil, conforme planilha da Anatel. O selo da Anatel é colado atrás da bateria do aparelho ou no manual.

Postado por at 18:00

Salvador completa 470 anos dia 29

Quando o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, chega no Porto da Barra, em 29 de março de 1549, ele tem que encarar uma vila destruída por um conflito entre portugueses e indígenas. Quando a trançadeira Cláudia dos Santos, de 36 anos, chega, é só água fresca, cerveja e marquinha do sol no corpo bronzeado.

Ela pode não ter muita ideia do que ocorria antes de Tomé de Souza, mas sabe que Salvador completa 470 anos neste mês. Aliás, a data é comemorada no mesmo dia da chegada da autoridade lusitana: 29 de março. O ano era 1549. "Temos que comemorar porque é uma cidade linda. Todo mundo que chega quer ficar aqui", diz Cláudia

Em decorrência de ter sido a primeira capital do Brasil, Salvador tem a marca do pioneirismo em muitos segmentos. A primeira missão jesuíta no continente americano, por exemplo, aconteceu nela. Fundada em 1540 na Itália, ela chega em 1549 com o padre Manoel da Nóbrega.

Salvador também foi sede do primeiro bispado do Brasil, em 1551. "Primeiro e único por 125 anos, quando é elevado, em 1676, à dignidade de arcebispado, primeiro no país também. Sede de todas as igrejas do Brasil e colônias portuguesas na África", explica o arquiteto e historiador Francisco Senna.

A cidade de 470 anos se orgulha ainda de ter a primeira Faculdade de Medicina do Brasil (no Terreiro de Jesus); o primeiro forte circular (São Marcelo) e o primeiro equipamento do tipo no país (o da Barra); o primeiro elevador urbano (o Lacerda); e a primeira Câmara Municipal.

A primeira Academia de Letras do Brasil, a Academia dos Esquecidos, também é soteropolitana. Isso sem falar, é claro, dos aspectos mais subjetivos e superlativos, como o melhor e maior Carnaval do mundo, a terra da alegria, da música e da diversidade cultural. A capital da baianidade.

"Essa baianidade é a resistência desse povo. A resistência que sempre existiu, para diferentes colonizadores", afirma a escritora baiana Aninha Franco, responsável por sucessos teatrais como "Os Cafajestes" e "Esse Glauber". Para ela, figuras como as baianas de acarajé são símbolos da luta pela preservação da cultura da Bahia.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro enxerga a criatividade como uma das principais características do soteropolitano nesses 470 anos. E essa capacidade de "inventar coisas", como ele mesmo define, está espalhada pelas quase 3 milhões de pessoas que vivem por aqui.

"O soteropolitano é extremamente criativo. O humor é também uma marca muito forte da nossa cultura, a capacidade de reinventar. As coisas estão sempre se renovando, como o Carnaval, a música. Claro que tem o poder público, mas as coisas se reinventam naturalmente", diz Guerreiro.

O carioca Cristiano César dos Santos, 41, sentiu esse "calor humano" que Guerreiro descreveu logo que chegou a Salvador com a esposa e filha. "É minha primeira vez aqui. Estou gostando, o povo é bem receptivo. As praias são lindas também", resume.

Postado por at 17:59

Alunos demonstram suas tecnologias

A inovação e a tecnologia social, de baixo custo e de grande alcance, são características marcantes dos projetos apresentados por estudantes da rede estadual na Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), que está sendo promovida até quarta-feira (27).

Tocada pela Secretaria de Educação da Bahia no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a mostra reúne 23 projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula. Entre as inovações estão biocombustíveis elaborados com borra de café, com o fruto da quixabeira e com o óleo de soja saturado.

A mostra é aberta ao público. Nos estandes, os visitantes poderão conhecer experiências como a pomada cicatrizante feita com a casca da jurema preta; o creme dental a base de juazeiro, o óleo de licuri; a ração para cachorros natural e livre de conservantes; e o bloco ecológico feito com a fibra de coco.

Uma comissão selecionará alunos para receber bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq), visando a continuidade das pesquisas. Além disso, a programação inclui palestras, oficinas, formação com o Instituto Alana e videoconferência.

Postado por at 17:58

Marinha tem vagas de R$ 10 mil/mês

Foram divulgados os editais para dois concursos públicos da Marinha do Brasil: o Quadro Técnico (QT) e o Quadro Complementar do Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais (QC-CA-FN). As inscrições para os dois começam nesta terça e vão até 12 de abril. O salário inicial é de RS 10 mil.

As inscrições serão realizadas através do site Ingresso na Marinha ou pessoalmente na Organização Responsável pela Execução Local (OREL), nos dias úteis, das 8h às 16h. A taxa de inscrição para o QT é de R$ 126 e para o QC-CA-FN, de R$ 127.

Para o QT, podem se inscrever homens e mulheres, brasileiros natos, com menos de 36 anos e que tenham o ensino superior completo em uma das áreas ofertadas. Já para o QC-CA-FN, somente homens, brasileiros natos. Os interessados devem ter menos de 29 anos e nível superior completo.

Para o Quadro Técnico, estão abertas 25 vagas distribuídas em Informática (6), Direito (4), Pedagogia (4), Comunicação Social (2), Estatística (2), Segurança do Tráfego Aquaviário (2), Ciências Biológicas, Meteorologia, Oceanografia, Psicologia e Serviço Social.

Já para o Quadro Complementar há 3 vagas para o Corpo da Armada, sendo dividida entre as concentrações em Eletrônica, Máquinas e Sistemas de Armas. O número de vagas para Fuzileiros Navais é de 4, entre Máquinas, Eletrônica, Educação Física e Sistemas de Armas. No edital, constam as habilitações profissionais de cada uma.

Os candidatos para o Quadro Técnico farão prova de Conhecimentos Profissionais com 50 questões e Redação. Os aprovados irão passar ainda por Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (corrida e natação), Prova de Títulos, Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.

Para o concurso do QC-CA-FN, haverá prova com 40 questões de Conhecimentos Profissionais, 10 de Inglês e Redação. Os aprovados serão convocados para Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (corrida e natação), Prova de Títulos, Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.

Após a aprovação em todas as etapas, os candidatos farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e, ao final, ocuparão o posto de Segundo Tenente (QCCA/FN) e Primeiro-Tenente (QT), com rendimentos iniciais de R$ 10.111 e R$ 11.130, respectivamente, já contando os adicionais.

Postado por at 17:57

Renato Russo vira selo de Correio

Na quarta-feira, 27, os Correios lançarão um selo especial em homenagem ao cantor e compositor Renato Russo, que completaria 59 anos nesta data. O lançamento ocorrerá simultaneamente em Brasília e Recife. No dia 29, o bloco também será lançado em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som.

Das 700 sugestões enviadas pela população no ano passado, a homenagem a Renato Russo foi uma das 34 votadas pela Comissão Filatélica Nacional e homologada pelo Ministério da Ciência. Desde 2003, mais de mil sugestões foram enviadas para que o artista se tornasse motivo de selo postal especial.

A imagem que ilustra a homenagem mostra o artista no palco. O bloco ainda apresenta um trecho da canção "29", composta por Renato Russo e lançada no álbum O Descobrimento do Brasil, em 1993. Giuliano Manfredini, filho de Renato, reconhece a emissão deste selo como mais um importante item na trajetória do artista.

“Eu fiquei muito contente ao receber esta proposta dos Correios porque o meu trabalho é, sobretudo, preservar a memória do meu pai, e este selo, além de ser uma bela homenagem, será mais uma forma de os admiradores lembrarem de sua força e manterem a centelha acesa”.

A emissão terá tiragem de 70.000 mil blocos com valor de 2º Porte Carta Comercial cada. As peças estarão disponíveis para compra nas principais agências do país e também na loja virtual, a partir de 27 de março.

Postado por at 17:57

Ilhéus retirou 11 carros das ruas

Carros abandonados fazem parte do cenário de muitas ruas em Ilhéus. Moradores denunciam que muitos veículos servem como esconderijo para bandidos e podem apresentar riscos à saúde, por acumular água. Desde o dia 18, a Sutram iniciou a retirada dos carros deixados nas ruas da cidade.

Na Rua do Cano, Malhado, havia carros abandonados há quatro anos. “Às vezes, as pessoas abandonam quando é roubo e deixam aqui na rua”, afirma o autônomo Antônio José Costa. Somente na primeira semana de operação, cerca de 35 veículos foram notificados, sendo 11 recolhidos para o pátio.

Na Rua Barão do Rio Branco, Pontal, os veículos passam até despercebidos. Mas é só reparar nos pneus furados e a cor desbotada da pintura para saber que está abandonado. Segundo a vizinhança, dois carros foram deixados no local há cerca de três anos. A situação foi a mesma na Rua Rambudo de Cima, na Conquista, com dois carros.

O prazo de recolhimento do veículo é de até 48 horas depois da notificação. Os veículos removidos são enviados para um pátio próprio e depois de 60 dias vão a leilão. Além dos veículos abandonados, a Sutram notificou 5 oficinas que faziam serviços na calçada.

O prazo para que elas cessem a irregularidade foi de 96 horas a partir da notificação. A população pode ajudar na operação informando à Sutram sobre veículos abandonados nas ruas. Os moradores podem ligar para o Disk Denúncia (73) 98147-8798, inclusive por WhatsApp.

Postado por at 17:56

Violência sem controle em Itabuna

A violência continua sem controle em Itabuna, que vive uma epidemia de roubo de celulares por assaltantres armados, sempre em dupla e usando motos, além de atentados e homicídios constantes. O mais recente aconteceu neste domingo, no Jardim Grapiúna.

O alvo foi um grupo de jovens que voltava de uma festa. Luis Felipe de Oliveira, de 16 anos foi morto por três tiros. Cinco de seus amigos foram atingidos por balas: Hugo Ferreira dos Santos, 19 anos, foi atingido na perna direita, coxa e tórax; Fabio Alexandre de Jesus, 21 anos, ferido no ombro direito, nas pernas e nádegas.

Luana Oliveira, 20 anos, um tiro de raspão no quadril; uma garota de 15 anos, atingida nas coxas e nádegas; e Jonatas Santos da Hora, 18 anos, baleado na perna direita. Segundo os médicos, a principio nenhum dos baleados corre risco de morte.

As vítimas contaram às polícia que os agressores chegaram em um carro preto. Estre é o segundo ataque deste tipo no ano em Itabuna. No primeiro, no dia 17, sete pessoas foram feridas e uma morreu no bairro São Caetano. O ataque foi feito por um bandido usando moto. O grupo também voltava de uma festa.

Além do ataque, Itabuna teve mais três tentativas. Às 23h54 do sábado, na Rua José Monstans, bairro Santo Antonio, dois bandidos em uma moto assaltaram e deram um tiro em Kevin William Cerqueira Santana, 19 anos. Ferido nas pernas, ele foi levado para o Hospital de Base.

Às 00h29 do domingo, nos fundos do Motel Veneza, no bairro Jardim Alamar, Roberto de Jesus Santos, de 21 anos, foi atingido por dois disparos, um nas costelas e outro nos genitais. No mesmo dia, às 20h45, Santiago Agresolto Campos, de 18 anos, foi ferido na perna com três tiros.

Postado por at 15:31

Detran: motos lideram acidentes

A Escola Pública do Detran da Bahia fez um levantamento sobre acidentes baseado nos depoimentos de quase três mil vítimas e familiares, de Salvador e região metropolitana, entre 2016 e 2018. Os números apontam os homens como as principais vítimas, com 71% das ocorrências.

As mulheres aparecem com 29%. Os veículos mais envolvidos em acidentes foram as motos, citadas em 52,5% dos depoimentos, enquanto os carros o foram em 32,5%. Ônibus e outros veículos registraram 15%. Entre os acidentados, 46% eram condutores, 34% pedestres e 20% passageiros.

O levantamento mostra ainda que o tipo de acidente de maior incidência foi a colisão, responsável por 39% dos casos, seguida do atropelamento, com 33%. No grupo de condutores, 44% não estavam usando os equipamentos de proteção obrigatórios (cinto de segurança e capacete).

“A partir desse levantamento, vamos elaborar novas ações educativas e de fiscalização, com foco nos motociclistas e pedestres, os mais vulneráveis nas vias”, declarou o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura.

Postado por at 15:31

Vírus HTLV acomete mulheres na Bahia

Em Salvador, estima-se que quase 60 mil pessoas estejam infectadas com o vírus HTLV (vírus lintrofotrópico de células T humano), com maior predominância entre os negros. No período de 2012 a 2018, foram notificados mais de 2 mil casos de HTLV, deste 75% no sexo feminino (1.859) e 25% masculino (627).

O aleitamento materno é a principal via de infecção, ocorrendo em 18% a 30% dos lactentes amamentados por mães infectadas. A prevenção acontece com triagem do papel filtro no pré-natal, exames confirmatórios e a suspensão do aleitamento nos casos positivos.

Para erradicar o índice de casos, a Secretaria de Saúde de Salvador reforçou as medidas preventivas com o uso dos preservativos masculino e feminino, ressaltando o sexo protegido, fornecimento de fórmula láctea e o inibidor de lactação, além de outras ações de prevenção no pré-natal.

Salvador conta com três pontos de atendimento como referência para o tratamento do HTLV, o Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPS), o Serviço Atendimento Municipal Especializado Marymar Novais (Bairro do Dendezeiros) e Escola Bahiana de Medicina.

O HTLV pertence à mesma família do HIV. Ele pode ser transmitido por relações sexuais, agulhas ou seringas contaminadas, pelo leite materno, pela transfusão de sangue e seus derivados. A transmissão por meio do sexo é mais eficiente do homem para a mulher, de modo que a infecção se revela mais elevada em mulheres.

Postado por at 15:30

Alunos de Itororó premiados na Febrace

As estudantes Luciana Santos Silva, 20 anos, e Nathália Morgão dos Santos, 18, do curso de Zootecnia do Centro Estadual de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, foram premiadas na 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), em São Paulo.

O evento, na Universidade de São Paulo (USP), é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país, reunindo 332 projetos de 751 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico. As jovens receberam o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Destaque em Iniciação Científica.

O projeto foi o "Ecoestacas – promovendo propriedades sustentáveis", desenvolvido no Cetep. Em 2018, o projeto ganhou o terceiro lugar na 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), em Salvador. O objetivo é reduzir os custos da confecção de cercas e reduzir o lixo das garrafas de plástico.

“Pensamos em uma ação voltada à redução do lixo tóxico produzido em abundância, no caso as garrafas PET, que são descartadas no meio ambiente de forma inadequada, prejudicando, por exemplo, a vida marinha. Usando essas garrafas no revestimento da madeira, as cercas têM mais durabilidade, já que levam um século para decompor”.

O projeto foi aplicado, inicialmente, na área verde do Cetep e, atualmente, na Fazenda Cabana da Ponte, do ator Marcos Palmeira. A professora orientadora, Thayane Gonçalves, conta que Luciana está atuando no local, contribuindo para o cercamento.

“Além de retirar as garrafas PET do ecossistema, o projeto ajuda os agricultores do nosso município – que vivem, essencialmente, da pecuária – a manterem suas propriedades rurais de forma sustentável, evitando um grande derrubamento de madeiras por conta da prática comum de cercamento”, afirma.

Postado por at 15:30

22 Março 2019

Aluno ameaçou atirar em faculdade

Policiais civis de Eunápolis e de Santa Cruz Cabrália apreenderam um revólver calibre 38 na residência de um jovem de 17 anos. Aluno do primeiro semestre de uma faculdade de Direito de Eunápolis, ele fez postagens em redes sociais anunciando que faria ataques na instituição onde estuda.

De acordo com a polícia civil, numa das postagens, o aluno escreveu “Quem mata é Deus, eu só atiro”. E completa, em outro momento: “Já falei, só não ficar perto de quem vai ser alvejado kkkk”. O adolescente mantém perfil no Facebook em que traz a bandeira do Brasil ao fundo e a mensagem “Os fins justificam os meios”, abaixo do nome.

Na seção onde pode postar histórias, ele traz mensagem com peças de roupas escuras e uma luneta, e as frases “Preparatório para” e “Amanhã será um grande dia’. Conforme a policia, a busca e apreensão foi autorizada pela juíza Michelle Menezes Quadros, da 2ª Vara Crime de Porto Seguro, plantonista do Judiciário na quinta-feira.

Segundo a polícia civil, o adolescente que ameaçava fazer ataques reside em Santa Cruz Cabrália em uma casa de alto padrão. Ele toma remédio controlado para depressão, é filho de uma professora e de um delegado de Polícia aposentado do Amazonas, já falecido.

O adolescente alega que tudo não passava de uma brincadeira. Computadores e celulares passarão por perícia técnica. As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Santa Cruz Cabrália. A Polícia Civil alerta que já estão circulando na região vários tipos de ameaças do tipo e orienta que evitem tais “brincadeiras”.

A polícia e a Justiça levam muito à sério.

Postado por at 23:03

Ação de Negromonte vai para Curitiba

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio da Ação Penal 1034, em que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia Mário Negromonte (foto) e políticos do Partido Progressista respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro à 13.ª Vara Federal de Curitiba.

A ação também é contra João Pizzolatti, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria. Fachin acolheu a manifestação do Ministério Público Federal de que, com o fim do mandato, “cessa-se o foro por prerrogativa de função e, consequentemente, a competência jurisdicional do Supremo”.

Apesar de algunsc rimes atribuídos a Mário Negromonte tenham sido cometidos depois que saiu do TCM, os fatos narrados na denúncia não estão relacionados a essa função, mas ao mandato de deputado federal que ele exercia pelo PP até pouco tempo atrás.

A justificativa para o envio à 13ª Vara Federal de Curitiba está na certeza de que "a denúncia narra vultoso esquema implicando agentes políticos, executivos e lobistas, orientado a práticas delituosas correlacionadas à Petrobrás" (âmbito da Lava Jato).

Fachin ressaltou que "não se aplica a exceção assentada no julgamento da Questão de Ordem na Ação Penal (AP) 937 sobre a manutenção da jurisdição do STF nos casos em que a ocupação do cargo cessar após o término da instrução processual, com a publicação do despacho de intimação das partes às alegações finais".

No caso da AP 1034, o ministro observou que o processo se encontra na fase de citação dos réus.

Postado por at 23:02

Itacaré inova com forró de Páscoa

Itacaré tem programação de Páscoa para atrair os turistas e manter o ritmo de pousadas e hotéis lotados nos feriadões deste ano, como aconteceu no Carnaval e ao longo do verão. Faltando um mês para o feriado da Semana Santa e Páscoa, Itacaré deve ser, de novo, um dos destinos mais procurados na Bahia.

Algumas pousadas já estão com as reservas esgotadas e outras aguardam apenas a confirmação. A expectativa é de uma ocupação na ordem de 90%. Além dos hotéis e pousadas, diversas casas já foram alugadas.

O grande atrativo para a Páscoa é o 3° Festival de Forró, que acontece de 18 a 20 de abril na Praia da Concha, Rua da Pituba e na Praia da Coroinha. Os shows acontecerão em praça pública e terá atrações como Targino Gondim e Elba Ramalho.

Também estão confirmados Estakazero, Tato do Falamansa, Fulô de Mandacaru, Quinteto Sanfônico do Brasil, Marquinhos Café, Sebastian Silva, Cacau com Leite, Verlano do Flor Serena, Carlos Pita, Trio Forró Mais Eu, Nádia Maia, entre outros.

No dia 18 a festa tem, a partir das 18 horas, na Praia da Concha, Targino e Amigos. Às 22 horas, na Praia da Coroinha, Trio Araripe, Targino Gondin, Tato do Fala Mansa, Nilton Freitas, Forró do Ralçao e Nenén do Acordeon.

No dia 19, na Praia da Concha, Targino e Amigos às 18h. Às 20 horas, na Rua da Pituba, Arrastão da Rural Elétrica e Grupo Cabrueira. Às 22 horas, na orla, Sebastian Silva, Marquinhos Café, Targino Gondin, Quinteto Sinfônico do Brasil e Cacau com Leite, entre outros.

O último dia começa às 18 horas com Targino Gondin e Amigos, na Praia da Concha. Às 20 horas continua na Rua da Pituba, com Arrastão da Rural Elétrica e Grupo Cabrueira. E às 22 horas, na Praia da Coroinha, encerra com Targino Gondin, Elba Ramalho, Carlos Pitta e outros.

Postado por at 23:02

Mandioca pode combater o Aedes

Um subproduto da mandioca pode combater mosquito da dengue e gerar uma nova fonte de renda para os produtores. No processo de produção da farinha, quando a mandioca é prensada, ela remove um líquido amarelado, a manipueira. A parte sólida dessa extração é usada para produzir a tapioca e a farinha.

Mas a manipueira agride o meio ambiente, por causa da elevada carga de ácido cianídrico, venenoso e nocivo. Submetida a um simples procedimento para eliminar o ácido, a manipueira tem sido usada como matéria-prima para a fabricação de vinagre e sabão.

Também é usada no controle de pragas da lavoura, como adubo e complemento alimentar para o gado. Muitas vezes, porém, o líquido acaba sendo descartado. Agora uma nova utilidade pode ser extraída da manipueira.

Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de Jussiene Costa, identificou que o subproduto da manipueira tem potencial para ser utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A ideia da pesquisa surgiu da professora Valéria Priscila de Barros, orientadora de Jussiene. O objetivo era desenvolver um modo de eliminação do mosquito que causasse menos impacto ambiental. E a manipueira se mostrou eficiente na mortalidade das larvas.

Jussiene fracionou a manipueira em resíduo bruto, centrifugado e liofilizado. Depois depositou o produto em copos, adicionou 20 ml de água e 20 larvas do mosquito em um. Os resultados demonstraram que a manipueira mata as larvas do Aedes aegypti.

A eficiência foi provada no resíduo bruto e no centrifugado, sendo este mais eficiente devido à eliminação ser causada em menores concentrações. O trabalho ainda requer mais testes, porem promete ser uma boa alternativa (UFS).

Postado por at 23:00

Bolsonaro aumenta rigor de nomeação

O governo federal alterou a validade do Decreto nº 9727/2019 que estabelece critérios, perfil profissional e procedimentos para a ocupação de cargos em comissão e funções gratificadas na administração federal. Ele entraria em vigor a partir de 15 de maio, mas agora vale desde quarta-feira (20).

De acordo com o novo texto, os critérios se aplicam a todas as nomeações e designações, independentemente de quando foram realizadas. Os órgão e entidades terão até 20 de junho para exonerar ou dispensar os ocupantes dos cargos e das funções que não atenderem aos critérios.

Os critérios gerais são idoneidade moral, reputação ilibada e formação acadêmica compatível. Também não poderão exercer cargos federais pessoas que tenham sido consideradas inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa, condenados por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, abuso de autoridade e ocultação de bens.

A medida atinge os mais de 24,5 mil cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e das Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE). Hoje, cerca de 3,7 mil estão vagos, à espera de nomeação.

O decreto também define critérios específicos para os cargos, de acordo com o nível, de 2 a 6, como tempo mínimo de experiência profissional e na atuação na administração pública e títulos acadêmicos. Esses critérios específicos poderão ser dispensados desde que justificados pelo próprio ministro de Estado.

Para isso, ele deverá demonstrar a conveniência de dispensar os critérios em razão de peculiaridades do cargo ou do número limitado de interessados para a vaga. Mas os critérios gerais, de reputação ilibada e ficha limpa, deverão ser considerados.

As autoridades responsáveis pela nomeação ou designação poderão optar por processo seletivo para a escolha dos ocupantes. Nesse caso, deverão ser levados em conta os resultados de trabalhos anteriores, a familiaridade com a atividade, a capacidade de gestão e liderança, e o comprometimento com as atividades do órgão público.

De acordo com o decreto, entretanto, a participação ou o desempenho em processo seletivo não gera direito à nomeação ou à designação. Desde que observados os critérios gerais de cada cargo ou função, a escolha final é da autoridade responsável de cada órgão.

Postado por at 23:00

Itabuna matricula os alunos novos

Será aberta na segunda-feira (25), na Secretaria de Educação de Itabuna, a última fase das matrículas para as escolas da rede municipal. Nesta fase, devem comparecer os pais e responsáveis cujos alunos saem de outras redes (escolas particulares, estadual ou de outras cidades).

A dona de casa Irilene de Jesus Souza, moradora da BR-101, compareceu ao posto de atendimento da Prefeitura de Itabuna nesta sexta-feira (22) para transferir um de seus filhos para o Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado - CAIC. Ela disse que o atendimento foi rápido e não enfrentou fila.

A assessora do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais (DPPIG/SME), professora Ritta Conrado, disse que os postos continuarão preparados para a próxima fase, que seguirá o mesmo cronograma da segunda fase.

Na segunda-feira, serão preenchidas vagas nas creches, pré-escolas, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na terça, o 3º, 4º e 5º anos. Na quarta-feira, as matrículas estarão concentradas nos 6º, 7º, 8º e 9º anos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Turmas de Classes Específicas (TCE's).

A Secretaria Municipal espera preencher, entre alunos que já pertencem à rede e novos, cerca de 20 mil vagas. As aulas serão iniciadas no dia 16 de maio. Para a matrícula, os pais precisam de documentos como certidão de nascimento ou identidade, CPF, NIS, comprovante de residência.

Também são exigidos cartão do SUS, transferência da escolar anterior, carteira de vacinação atualizada e pasta individual do aluno, além dos documentos dos pais. A Secretaria Municipal da Educação organizou 11 postos de atendimento. Na Prefeitura de Itabuna, o atendimento será das 9h às 15h.

Já as escolas Ana Francisca Messias (em Ferradas), CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera), Everaldo Cardoso (São Caetano) e Flávio Simões (Califórnia), funcionarão na quarta-feira, 27, das 8h às 20h, para a matrícula de alunos da EJA, muitos dos quais trabalham durante o dia. Os demais postos funcionarão das 8h às 17h.

Postado por at 22:59

Rios da Mata Atlântica estão morrendo

No Dia Mundial da Água foi divulgado um estudo que revela que em apenas 6,5% dos rios da bacia da Mata Atlântica a qualidade da água é considerada boa e própria para o consumo. O trabalho foi coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Dos 278 pontos de coleta de água monitorados, em 220 rios, 74,5% apresentam qualidade regular, 17,6% são ruins e em 1,4% a situação é péssima. Nenhuma amostra foi considerada ótima. A conclusão está no relatório “O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias da Mata Atlântica”.

Ela reforça que os rios estão perdendo lentamente a capacidade de abrigar vida, de abastecer a população e de promover saúde e lazer. “Os rios brasileiros estão por um triz, seja por agressões geradas por grandes desastres ou por conta dos maus usos da água no dia a dia".

"Nossos rios estão sendo condenados pela falta de boa governança”, disse a especialista em água Malu Ribeiro, assessora da SOS Mata Atlântica. A qualidade de água péssima e ruim, obtida em 19% dos pontos monitorados, mostra que 53 rios estão com água imprópria por poluição e a precária condição ambiental das bacias.

O relatório traz o balanço das análises feitas nos 220 rios, de 103 municípios dos 17 estados abrangidos pela Mata Atlântica. Nos 278 pontos, foram feitas 2.066 análises de indicadores internacionais que integram o Índice de Qualidade da Água (IQA), composto por 16 parâmetros físicos, químicos e biológicos.

Postado por at 22:58

Cuidado reduz a infecção hospitalar

A adoção de novos hábitos e cuidados por pacientes e profissionais de saúde em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de 119 hospitais públicos do país reduziu a ocorrência de infecções hospitalares. Ao todo, foram evitadas 1.715 infecções da corrente sanguínea, urinárias e pneumonia.

Significa que 558 vidas puderam ser salvas neste período. Esta marca foi alcançada durante um ano e meio de execução do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A meta é reduzir em 50% a incidência de cada uma dessas infecções até 2020.

Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. A maior parte é provocada por micro-organismos do próprio paciente ou no meio ambiente, que se aproveitam quando o sistema de defesa está mais frágil.

As infecções também podem ser transmitidas pelas mãos do profissional de saúde ou do acompanhante, por equipamentos invasivos, como respirador para ventilação mecânica; ou mesmo por contato com outros pacientes. Por isso o simples ato de lavar as mãos é o ponto inicial para a diminuição das infecções.

Entre as mais comuns, a incidência de infecção urinária associada a cateter caiu 47,7%. Já a infecção na corrente sanguínea associada a cateter venoso central caiu 28,3% e a pneumonia associada a ventilação mecânica registrou queda de 30%. No início do projeto todos os hospitais apresentavam ocorrências destas infecções.

Após a intervenção, boa parte das unidades conseguem manter em zero a incidência das infecções sanguínea e urinária, comemora o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Ele destaca a importância da sintonia entre colaboradores e gestores.

“São resultados belíssimos e que precisam ser mostrados ao Brasil para que se tenha conhecimento de que, a partir dos 119 hospitais públicos que integram este programa, está se mudando a realidade da atenção nas UTIs por todo o País”.

Postado por at 22:58

Pai pode ajudar filho na profissão

Os pais podem ajudar filhos na escolha da futura profissão usando sua influência para o desenvolvimento da carreira profissional. Pesquisas indicam que, quando estudantes se sentem apoiados por seus pais, têm mais confiança em suas próprias habilidades para pesquisar carreiras e escolher aquela que mais agrada.

Esse elemento é importante. Adolescentes que se sentem competentes para decidir qual profissão seguir tendem a fazer escolhas mais satisfatórias quando mais velhos. Os pais influenciam no nível de educação e na quantidade de estudos dos filhos.

Também têm influência através do conhecimento que possuem do trabalho e ocupações; das crenças e atitudes com sua profissão e as motivações. Crianças e adolescentes absorvem as posturas dos seus pais e suas expectativas conforme crescem.

Para o professor da Universidade de Portland, em Oregon, nos EUA, Thomas Keller, entre as influências centrais dos pais na orientação profissional dos filhos estão as expectativas que eles possuem sobre a educação e as carreiras que vão seguir.

Pesam os exemplos que dão a eles de suas próprias relações com o trabalho; os valores que mostram às suas famílias, amigos e à sociedade; as oportunidades que oferecem aos seus filhos para crescer e se desenvolver e a relação entre pais-filhos que desenvolvem.

"A transição para a vida adulta é marcada por novos papéis e responsabilidades em domínios interrelacionados como educação, emprego e formação familiar. É o momento em que a pessoa começa a ter responsabilidade sobre si mesma".

Ele ainda elenca algumas posturas que ajudam no desenvolvimento da carreira dos filhos: encorajá-los a acessar o máximo de aprendizado, a descobrir suas habilidades e talentos inatos, a desenvolver seu conhecimento e habilidades decisórias.

Postado por at 22:56
Editado em: 25 Março 2019 12:03

Mantinha ex-companheira em cárcere

Acusado de manter a ex-companheira em cárcere privado, Thiago Barroso da Costa Rocha, de 35 anos, teve mandado de prisão preventiva cumprido por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, na noite de quinta-feira (21), no bairro da Calçada, em Salvador.

A vítima, de 32 anos, foi sequestrada após terminar o relacionamento com Thiago e permaneceu oito dias desaparecida, até conseguir fugir. De acordo com a delegada Heleneci Nascimento, a mulher foi socorrida por policiais militares na mesma região em que o agressor foi localizado.

Segundo as investigações, Thiago também exigiu dinheiro à família da ex-companheira para que ela fosse libertada. Após ser socorrida, a vítima permaneceu internada durante dois dias em uma unidade de saúde, com suspeitas de ter sido envenenada.

Com o cumprimento da prisão, Thiago será indiciado pelos crimes de cárcere privado, ameaça e lesão corporal. “Se ficar comprovado o envenenamento, ele também deve responder por tentativa de feminicídio”, explicou a delegada.

Postado por at 22:54

Marinha alerta para ciclone na Bahia

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval e da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informa que o Centro de Hidrografia da Marinha emitiu Avisos de Mau Tempo abrangentes às áreas marítimas e litorâneas adjacentes à costa baiana.

Ele alerta para a possível formação de um ciclone tropical ena coordenada 15S038W, a partir das 9hs do dia 23, com deslocamento para o sul. Ele deve ocorrer em principalmente em alto-mar, associado a uma chuva intensa, com ventos e rajadas, podendo chegar a até 89 km/h, com chuvas, no litoral sulbaiano.

A Marinha recomenda que os praticantes de esportes aquáticos, as embarcações de lazer e de pesca não naveguem em águas abertas neste período, que as agências e as transportadoras de passageiros por mar avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados os cuidados.

Postado por at 14:09

Roubo de celular virou epidemia

O roubo de celular virou epidemia em Itabuna com uso de moto e sempre o mesmo procedimento. A dupla de assaltantes chega de moto, encosta ao lado da vítima, aponta uma arma e rouba o celular. Em alguns casos, levam também bolsa, dinheiro e relógio, mas na maioria das vezes só o telefone.

Para se ter idéia, basta ver as ocorrências registradas pela Polícia Militar em apenas um dia, 21 de março. Logo cedo, às 7h05, um marginal roubou o celular (só ele) de uma mulher no bairro Parque São João.

Pouco depois, às 7h50, dois bandidos armados chegaram em uma moto amarela perto do colégio CIOMF, no bairro Santo Antonio, roubaram celulares de várias pessoas que passavam pelo local e fugiram. A PM fez buscas, mas não encontrou os meliantes.

Às 9h13, no Jardim Primavera, um indivíduo armado roubou o celular de uma mulher. Às 18h52, na Rua Alzira Paim, Pontalzinho, bandidos numa moto preta, armados, roubaram celular e dinheiro. Às 19h43, no bairro João Soares, marginal invadiu uma casa e roubou o celular.

Postado por at 14:08

Shopping Jequitibá homenageia a mulher

O Shopping Jequitibá lançou, com um coquetel na quinta-feira, a exposição “Mulheres que inspiram”. O evento, que faz parte das comemorações do Mês da Mulher, celebra 11 personalidades femininas da região que são um exemplo em suas áreas.

“São vinte anos de ativismo social e defesa da educação. A mulher tem um papel fundamental nesse processo de transformação em busca de um país mais justo”, disse a professora Suse Mayre Azevedo. Para a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, “a mulher são fundamentais no mundo dos negócios”.

A auxiliar de serviços gerais Edileuza Conceição dos Santos ressaltou que “a mulher é guerreira, atuante, profissional, sincera, valoriza a família. É com muita alegria que compartilhamos essa homenagem. Não importa a profissão, o importante é exerce-la com dignidade”.

Aos 92 anos, a musicista Zélia Lessa, um símbolo da mulher itabunense, disse que “temos que servir de exemplo para as novas gerações, estimulando a paixão pela arte. A música é tudo na minha vida, nunca deixo de incentivar os jovens, porque eles são o presente e o futuro”.

A exposição, que fica aberta até o dia 31, reúne Zélia Lessa, as artistas Valdirene Borges e Eva Lima, a policial militar Cabo Valéria Morais, as educadoras Suse Mayre Azevedo e Maria da Conceição Torquato, as empresárias Mônica Burgos e Nea Machado.

Mais a auxiliar de limpeza do Shopping, Edileuza Conceição dos Santos, a gerente do Sebrae Claudiana Figueiredo e a arquiteta e urbanista Simone Flores.

Postado por at 14:07

21 Março 2019

Chuva que causou estragos continua

Diversos municípios do sul da Bahia enfrentaram, na madrugada e início de manhã desta quinta-feira tempestades com raios e trovões e com chuvas fortes, que provocaram alagamentos em vários pontos, deslizamento de terras e transtornos. Em Ilhéus, a Defesa Civil informou que choveu mais de 100 milímetros.

A cidade tem 657 áreas de risco, principalmente morros, e registrou pelo menos cinco alagamentos no centro, Pontal, Hernani Sá e Nelson Costa. Já em Itabuna, a falta de manutenção de bocas-de-lobo em áreas centrais, como as avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, e de limpeza de canais de drenagem causaram problemas.

Pelo interior, são muitos os registros de ocorrências em razão das fortes chuvas que fecham o verão e anunciam a chegada do outono. Ao longo da rodovia BR-101, entre Ubaitaba e Camacan, houve queda de árvores e acidentes sem gravidade, principalmente saída de pista por excesso de velocidade.

Em Eunápolis, a forte chuva registrada no início da manhã de quarta trouxe muitos transtornos. Em algumas ruas do comércio, a água invadiu as lojas e os comerciantes precisaram retirar os produtos. Uma escola particular no Gusmão suspendeu as aulas pela manhã, devido à inundação.

Na quarta-feira, houve várias áreas de inundação na cidade, principalmente na região do Mercado Municipal Dona Alzira, a Feira do Bueiro. Na Avenida Norte Sul, também houve alagamento. Em Camacan também houve o registro de problemas na zona urbana.

A previsão é de continuidade das chuvas em toda a Bahia, sendo os maiores volumes esperados para o litoral do Recôncavo e Sul, o Sudoeste, parte da Chapada Diamantina, Oeste e São Francisco. De acordo com o Inema, nas demais áreas o céu ficará encoberto, com chuvas variando de fraca a moderada.

As condições do tempo estão indicando grande possibilidade de chuvas na Bahia até a madrugada de sexta. Tal condição se deve à forte confluência do ar na superfície que, somada à umidade elevada e ao calor, favorece a formação de intensa nebulosidade, ocorrência de chuvas e trovoadas.

Postado por at 22:37

Prefeito de Cabrália é alvo de CEI

A Câmara de Santa Cruz Cabrália acatou, por unanimidade, pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar denúncia de improbidade administrativa oferecida pelo comerciante Marcos Venício Santana contra o prefeito Agnelo Santos (PSD).

Durante a sessão ordinária de terça-feira, compareceram apenas seis dos 11 membros do Legislativo. Votaram a favor da CEI os vereadores Cláudio Alexandre Faria (PV), Luciano Monteiro (PSL), Romali Pairana (PSD), Humberto Cachoeira (PSD), Flávio Almeida de Macedo (PROS) e Agrailson Carvalho (PSC).

Na mesma sessão, o plenário votou pela instauração da Comissão de Investigação que tem Cláudio Alexandre Faria como relator, além dos vereadores Agrailson Carvalho (presidente) e Flávio Almeida. A investigação pela comissão tem prazo de encerramento de 90 dias.

Se comprovadas as irregularidades, pode ser encaminhado o pedido de cassação do prefeito Agnelo. Segundo o denunciante, o prefeito não tem feito o repasse dos recursos para os bancos para cumprir o contrato de empréstimo consignado dos servidores públicos, mesmo após o desconto na folha.

Para o denunciante, o ato é apropriação indébita, crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro. Diz que o atraso no repasse vem sendo praticado desde o início da gestão do atual prefeito, em 2017. Agnelo Silva Santos Júnior ainda não se pronunciou sobre a denúncia.

Postado por at 22:36

Conta de energia ficará mais barata

A conta de energia elétrica vai ficar mais barata neste ano. É que os consumidores deixarão de pagar R$ 6,4 bilhões, o que deve reduzir as tarifas em 3,7%, em média, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ela divulgou que o empréstimo bilionário com um pool de bancos, feito em 2015 para evitar um reajuste elevado nas contas de luz, terá sua quitação antecipada para setembro. Originalmente, a amortização do financiamento, que ocorre por recolhimento de taxas nas contas de luz, ocorreria apenas em abril de 2020.

O empréstimo contou com três operações, com recursos repassados em abril e agosto de 2014 e março de 2015, e totalizou R$ 21,2 bilhões. Ele foi firmado no auge de uma crise hídrica que levou ao acionamento de praticamente todas as termelétricas do País, que geram energia mais cara.

Realizado no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o financiamento serviu para evitar um reajuste muito elevado nas tarifas em meio a um ano eleitoral. Esses recursos foram repassados para dar fôlego às distribuidoras para pagar por essa energia de forma imediata.

O custo foi repassado de forma embutida na conta de luz de todos os consumidores do País (exceto Roraima, que está fora do Sistema Interligado Nacional), de forma parcelada e mensal, em cinco anos, de novembro de 2015 a abril de 2020.

Postado por at 22:36

MP quer fiscalizar conselhos DCA

A procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousado, que também é chefe do MP-BA, recomendou aos promotores com atuação na defesa da infância e juventude que adotem providências no sentido de fiscalizar a composição e a atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ela assinou a recomendação ao lado da coordenadora do Centro de apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente (Caoca), procuradora Marly Barreto.

A PGJ recomendou ainda que os promotores fiscalizem a adequação das Leis Municipais de criação dos Conselhos Tutelares às previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), bem como a elaboração dos calendários das atividades.

A chefe do MP-BA recomendou também que os membros fiscalizem a disponibilização de recursos humanos e materiais para a criação e funcionamento dos conselhos por parte dos gestores municipais.

Postado por at 22:36

Bahia tem 34 obras paralisadas

A Bahia tem 34 obras paralisadas com verbas federais e estaduais segundo levantamento dos órgãos e entidades da administração estadual a partir de solicitação do Tribunal de Contas do Estado. As obras representam contratos que, somados, atingem R$ 307,5 milhões em verbas já alocadas.

Os principais motivos de paralisação ou suspensão foram questões técnicas que só foram descobertas depois da licitação, descumprimento de especificações técnicas ou prazos e problemas relacionados à empresa contratada.

O presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, ressalta o levantamento busca soluções para a retomada das obras. Na Bahia, o levantamento abrangeu obras iniciadas a partir de 2009, paralisadas há mais de 90 dias e cujo montante seja superior a R$ 1,5 milhão.

Entre as obras paralisadas está a pavimentação e implantação de rede coltora de esgoto, àgua e drenagem pluvial no bairro Jorge Amado, em Itabuna, iniciada no governo de Claudevane Leite e paralisada no atual.

As outras obras incluem contenção de encostas, redes de água e esgotos em vários municípios; o Sistema Viário do Polo Industrial e Logístico da Via Parafuso em Camaçari, reforma e recuperação do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM.

Mais construção de matadouro frigorifico, desvio do canal Dois Irmãos em Portão, urbanização do Largo de Roma em Salvador, frigorífico de pequeno porte em Morro do Chapéu, macrodrenagem, asfalto e calçamento em diversas cidades.

Postado por at 22:35

Governo renovou a licença da Bamin

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), renovou a licença de instalação da Bahia Mineração (Bamin), em Caetité, no sudoeste da Bahia, por seis anos. A portaria 17.973 foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado.

Em Caetité, a Bamin está implantando o projeto Pedra de Ferro, que prevê a extração anual de até 20 milhões de toneladas de minério de ferro. A produção transformará a Bahia no terceiro maior produtor do país, com a geração de 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na implantação, e 1,5 mil em operação.

Atendendo a uma solicitação do Governo do Estado, a Bahia Mineração alterou o método para a construção da barragem a fim de garantir mais segurança no armazenamento de rejeitos sólidos. O barramento será construído por meio do alteamento a jusante.

O projeto original previa a execução do barramento a montante, uma técnica menos onerosa e menos segura. O método a jusante é seguro e oferece um rigoroso controle operacional. Com esta modificação, a empresa duplicou o investimento na construção da estrutura, para R$ 200 milhões.

A capacidade total da barragem será alcançada ao final dos 30 anos de operação. O alteamento da barragem também ocorrerá paulatinamente, ao longo dos 30 anos de funcionamento da mina, conferindo, desta forma, segurança contínua ao barramento.

A barragem será instalada em um vale, ao lado da Usina de Beneficiamento, entre Pindaí e Caetité. O local foi cuidadosamente escolhido por ser mais adequado, seguro e ideal para a instalação, sendo a localização exaustivamente avaliada por estudos e aprovada durante o licenciamento ambiental.

O monitoramento da barragem ocorrerá ininterruptamente nas 24 horas e possuirá um sistema de instrumentos manuais e automatizados que serão verificados continuamente, durante toda a operação. O monitoramento será feito por equipe exclusiva e os dados enviados, em tempo real, para o Centro de Controle da Usina.

Postado por at 22:30

Pelô apresenta forró, reggae e samba

Com uma programação que fortalece as tradições culturais da Bahia, incluindo reggae e muito samba, o público que for ao Pelourinho nesta última semana de março terá oportunidades gratuitas e acessíveis de diversão. Entre os destaques, o Sarau do Badá, com Targino Gondim, Adelmario Coelho e Gilberto Gil.

As atrações já começam a movimentar o Centro Histórico nesta sexta-feira (22), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, com a “Sexta Avassaladora” do Samba Trator, que promete colocar todo mundo para dançar. O ingresso custa R$ 10. E no Largo Tereza Batista, às 20h, tem #Reggae BA – 2ª edição, comandado por Ras Mateus.

Com entrada gratuita, acontece no sábado (23), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, o ‘Sábado Black’ com a banda Samba do Pretinho. E tem ainda como opção gratuita, no Largo Quincas Berro D’Água, às 20h, Rodízio Musical – Com Arte Integrada, trazendo Day Tribal e convidados.

Quem gosta de capoeira pode conferir na segunda-feira (25), às 16h, no Largo Tereza Batista, a Oficina de Capoeira Angola Mestre Raimundo Noronha. O encontro, que remonta hábitos vivenciados na velha Bahia, tem atraído muitos interessados com aulas regulares.

Já na terça-feira (26), às 20h, no Largo Tereza Batista, tem o forró Sarau do Badá, que nesta edição será comandada com Targino Gondim e Adelmario Coelho, com participações de Gilberto Gil, Dell Feliz, Zelito Miranda, Cicinho de Assis, Márcia Short, Fernando Corisco, Val Macambira, Júlio Cesar, Carlos Pita, Menelaw Sete e Tamires Santana.

Postado por at 22:29

Bahia adere ao "convênio solar"

"A adesão recente da Bahia e do Pará ao Convênio ICMS 114/17, que concede isenção do ICMS nos equipamentos e componentes para geração de energia elétrica solar fotovoltaica, destinada aos prédios públicos, é um avanço para o setor e para o próprio desenvolvimento sustentável do País".

A afirmação é do CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia. Para o executivo, a adesão da Bahia e do Pará demonstra o interesse e o comprometimento dos governos em acelerar o uso da energia solar fotovoltaica nos estados.

“Trata-se de uma medida estratégica para incentivar a redução de custos de energia elétrica à partir da autogeração de energia limpa, renovável e sem emissões de gases de efeitos estufa. Certamente, a medida promoverá novos investimentos privados, movimentará a economia, atrairá mais empresas e gerará empregos".

Dos mais de 630 megawatts de micro e minigeração distribuída solar em operação no País, o poder público responde apenas por 3,2%, segundo a ABSOLAR. Entretanto, este segmento já é responsável por R$ 3,4 bilhões em investimentos acumulados, com 61 mil instalações.

“O Brasil possui mais de 83 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população, das empresas e dos gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e coberturas para gerar energia renovável localmente a partir do sol," diz Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho da ABSOLAR.

Postado por at 22:27

Hanseníase passa para as crianças

A hanseníase é uma doença crônica e transmissível que ainda circula na Bahia. As características mais comuns são o aparecimento de manchas na pele que podem evoluir para a deformação de membros e até sequelas no sistema neurológico. Só no ano passado, 1.997 novos casos foram notificados no estado.

O último levantamento da Secretaria de Saúde revelou que, dos casos, 115 atingiram jovens e crianças. Diego dos Santos da Conceição, hoje com 23 anos, fez parte dessa estatística. Ele percebeu a primeira mancha aos 10 anos, mas acreditava ter outra doença, menos agressiva. O diagnóstico só veio seis anos depois.

“Uma mancha branca. Eu achava que era pano ou até outra coisa, mas quando eu apertava no local em que tinha a mancha eu não sentia dor nenhuma. Podia cortar até com uma faca que eu não sentia dor. Eu vim descobrir porque a minha família me mandou fazer o exame, suspeitando que eu estava com algum problema".

O jovem não imaginava que poderia estar contaminado, já que na época em que percebeu a primeira mancha o pai, que teve a doença, já havia terminado o tratamento e estava curado. De acordo com a sanitarista do Grupo Técnico Hanseníase da Sesab, Cristiane Ribeiro, a infecção é explicada pela exposição prolongada à bactéria.

“Quando começa a aumentar essa ocorrência em menores de 15 anos, o significado é que a doença está sendo transmitida. Porque ela tem um período de encubação bem longo, podendo ser de até 10 anos, então se uma criança de 2, 3 ou 8 anos já está com sintomas, é porque tem muito tempo que ela está sendo exposta".

Postado por at 22:26

Brasil vai digitalizar mil serviços

Para dar sequência à proposta de simplificar os serviços ao cidadão, o governo federal firmou com a Dinamarca um acordo para aprender boas práticas de digitalização e desburocratização de serviços. O objetivo é descobrir a melhor forma de economizar e facilitar o acesso das pessoas a serviços essenciais.

“Nós temos no Brasil a questão do pagamento de impostos federais, estaduais e municipais, temos uma burocracia regulatória muito grande. E isso dificulta muito a vida dos empresários e empreendedores e impacta na geração de emprego, renda e oportunidades".

"Então, certamente é uma área em que temos muito a melhorar”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Ele conta que a meta é digitalizar mais de mil serviços em dois anos.

Ele disse, porém, que a sociedade poderá sentir a diferença bem antes, em cerca de um ano. Algo que já mudou, segundo ele, foi o certificado internacional de vacinação, necessário para viagens ao exterior. Antes, era preciso ir ao aeroporto fazer a requisição e depois voltar lá para buscar o documento.

“Hoje você pode fazer sem sair de casa. Precisamos pegar esse mesmo exemplo e levar para outras áreas, principalmente aquelas que afetam a vida das pessoas mais vulneráveis, o dia a dia do trabalhador, dos aposentados”, disse Uebel.

O embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, reconhece que as realidades dos dois países são diferentes – enquanto o país europeu tem pouco mais de 5 milhões de habitantes, o Brasil passa de 200 milhões –, mas diz que é possível o Brasil tirar lições úteis.

Atualmente, a Dinamarca é lidera o ranking dos países com maior índice de digitalização do mundo. Segundo Prytz, foi um caminho longo, de 15 anos, até o país chegar ao patamar atual. “Nosso caminho não foi fácil. Queremos dividir nossas experiências com o governo brasileiro. Porque vocês podem não cometer os mesmos erros que nós”.

Ele afirmou ainda que existem exemplos aplicáveis à realidade brasileira e que o país “sairá ganhando” se adotar as mesmas práticas. A cooperação entre os dois países no setor de inovação vem desde 2015 e a transformação digital é o início da segunda etapa desse projeto.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Cláudio Furtado, a quantidade de registros vem aumentando. “Já estamos processando 2.500 registros de software por ano em um prazo médio de sete dias corridos para cada decisão. E nós temos uma meta ambiciosa para 2021, de 6 mil registros por ano".

Postado por at 22:25

Ilhéus vive caos e para com chuvas

Cidade onde a limpeza dos bueiros só é feita pela Prefeitura quando o problema já passou, Ilhéus ficou totalmente alagada nesta quinta-feira, depois da chuva de mais de 90mm que caiu durante a madrugada e continuou por toda a manhã, obrigando o comércio a fechar.

No centro da cidade, as principais ruas e o Calçadão Paranaguá foram tomados por alagamentos e tiveram o trânsito impossibilitado. Lojas e empresas fecharam as portas e lutaram contra a entrada de água. O caos instalado mostra a falha na manutenção dos bueiros por parte da Prefeitura.

A avenida Soares Lopes, a mais importante da cidade, virou um longo rio intransitável. O mesmo aconteceu com as avenidas Canavieiras e Esperança, dificultando o acesso dos moradores à zona norte de Ilhéus. Quem ia para o trabalho, desistiu ao ver as calçadas tomadas pelas águas.

Na zona sul, um carro foi engolido por uma valeta, mas o motorista conseguiu sair ileso. A principal avenida do Pontal, a Lomanto Junior, foi alagada em toda a extensão, com a água passando por cima das calçadas. Os motoristas foram obrigados a trafegar com extremo cuidado.

Houve queda de barrancos nos Altos da Legião e do Amparo e a Defesa Civil registrou mais de 27 ocorrências por toda a cidade. Oficialmente, ela aponta como alagados a Rua Uruguaiana; bairros São Francisco, Nelson Costa, Teotônio Vilela e Rodão; Residencial Cachoeirinha, avenidas Soares Lopes, Bahia, Maria Quitéria e Ubaitaba.

Já os deslizamentos de terra foram registrados nos altos da Legião, Nerival, do Amparo e do Coqueiro; VIla Freitas, bairros Esperança e Basílio, Rua floresta e Loteamento Fazendinha. A maioria das escolas suspendeu as aulas e duas famílias ficaram desalojadas no bairro do Malhado.

Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil, afirma que entre 3h e 7h choveu cerca de 99mm, quando o esperado para o dia era um volume de até 55 milímetros.

Postado por at 12:04

Chuva gera alagamentos em Itabuna

Ao contrário dos anos anteriores, o outono de 2019 trouxe de volta as "águas de março" no Sul da Bahia, nesta quinta-feira, quando o volume passou dos 90mm durante a madrugada. A chuva continuou pela manhã e mostrou a falta de limpeza adequada dos bueiros por parte das prefeituras.

Em Itabuna, ruas do centro e até avenidas como a Manoel Chaves e Kennedy ficaram alagadas, com a água acima do meio fio. Numa das principais entradas de Itabuna pela BR-101, através do bairro Jaçanã, o motorista navegava em um verdadeiro rio, enfrentando ainda os inúmeros buracos ocultos pelas águas.

Vários canais de macrodrenagem, mal mantidos e cheios de lixo, transbordaram. Uma reunião da Amurc foi cancelada porque o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, não pode descer em Ilhéus, onde o aeroporto permaneceu fechado. Várias lojas e empresas tiveram que fechar as portas.

Postado por at 12:02

Irmãos pederastas já estão presos

Os irmãos Antônio Avelino de Andrade, de 49 anos, e José de Andrade de Jesus, 39 anos, tiveram os mandados de prisão preventiva, por estupro, cumpridos na quarta-feira (20) em Varzedo, durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar.

A dupla é acusada de estuprar um garoto deficiente. O delegado Adilson Bezerra de Freitas, da DT/Varzedo, apurou que a vítima foi estuprada durante dois anos, sendo a primeira vez quando tinha 12, em 2015. Além de sofrer o abuso, o garoto era ameaçado com uma faca.

O último ato aconteceu no dia 11 de março de 2017, em uma roça de cacau que pertencia a Antônio, na zona rural de Nossa Senhora do Carmo, no município de Varzedo. Antônio e José estão custodiados na carceragem da DT/Varzedo. Se condenados, os irmãos podem pegar pena de até 25 anos de prisão.

Postado por at 12:01

20 Março 2019

Adutora da Embasa destroi 5 casas

A Defesa Civil de Ilhéus está prestando assistência às famílias atingidas pelo rompimento de uma adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no domingo (17), no Alto da Tapera. Com o rompimento dos dutos, a força da água invadiu e destruiu cinco imóveis, porém ninguém ficou ferido.

Segundo o coordenador Joandre Neres, após o socorro imediato dos moradores, a Prefeitura intermediou junto à Embasa as providências necessárias para o alojamento das famílias. “Monitoramos a transferência da maioria dos moradores para hotéis e de uma família para imóvel alugado".

"Também solicitamos da empresa alimentação para as vítimas e fizemos a vistoria básica da área”, relata o coordenador. Uma reunião entre a Embasa e a Defesa Civil vai definir as providências para indenizar as famílias que perderam os imóveis. Uma casa já foi demolida e o restante de outras quatro serão derrubadas.

“Acompanharemos os trâmites até que as indenizações sejam resolvidas, depois as casas serão demolidas e por fim vamos vigiar, juntamente com a Embasa, para que outros imóveis não sejam construídos no local que, além de ser área de risco de deslizamentos, é vulnerável pela presença da tubulação de água”.

A equipe da Defesa Civil também está inspecionando as redondezas do local do acidente, para identificar possíveis riscos de rompimento. “Fizemos uma avaliação básica nas áreas próximas e percebemos que não há perigo de acontecer outro acidente nestas proximidades”.

Postado por at 21:08

Emasa deixa toda Itabuna sem água

Não bastasse o aumento do consumo, com a forte estiagem dos últimos 60 dias, a oferta de água potável pela Emasa nas torneiros e reservatórios dos consumidores sofreu um baque nesta quarta-feira. Pela manhã, a empresa distribuiu nota informamdo que o abastecimento foi suspenso em toda a cidade.

Segundo a Emasa, isto foi necessário para um serviço de urgência por parte da Coelba, na Estação de Rio do Braço, o que obrigou o desligamento das bombas. Todo o sistema de fornecimento de energia elétrica foi interrompido na manhã desta quarta feira.

O cronograma de abastecimento sofrerá atraso em toda a cidade. Segundo a Emasa, a previsão de retorno das atividades seria para as 16 horas desta quarta-feira, mas o sistema de abastecimento somente deve ser normalizado 48 horas depois.

A empresa pediu que os consumidores "façam o uso da água com racionalidade, evitando todo tipo de desperdício". Portanto, economize água para não ficar com reservatórios desabastecidos no meio deste forte calor, que eleva o consumo de água.

Postado por at 21:07

Polícia investiga a morte na praia

A Polícia Civil de Ilhéus investiga as circunstâncias da morte de Juliana Vieira Santos, 30 anos, cujo corpo foi encontrado por populares, na manhã de domingo, na praia da Avenida Litorânea Norte, no Malhado. Há indícios de que a vítima tenha sido espancada até a morte.

Mel, como era conhecida, estava sem roupa e apresentava vários hematomas pelo corpo, principalmente no rosto. Ao lado do corpo foram encontrados roupas (um short jeans) e outros pertences da vítima. Apesar de o crime ter sino em uma praia, não há testemunhas.

De acordo com o delegao Evy Paternostro, coordenador da Coorpin de Ilhéus, a vítima foi vista pela última vez no sábado (16), bebendo com uma pessoa na Feira do Malhado. A perícia detectou sinais de violência sexual e o caso é investigado pelo Núcleo de Homicídios da Polícia Civil.

Postado por at 21:07

Deputado: "estrada virou roleta-russa"

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM) denunciou o clima de insegurança na BA-052, a Estrada do Feijão, nos trechos de Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo até o município de Xique-Xique.

O deputado relatou que inúmeros assaltos têm ocorrido em vários pontos da rodovia nos últimos meses. “Virou uma roleta russa trafegar pela estrada do Feijão, pois a BA tem sido alvo de constantes assaltos, causando muitos transtornos e oferecendo perigo para os motoristas".

"O Governo do Estado precisa tomar providências. Lembrando que esse é um importante anel para a economia do estado, principalmente para o escoamento da produção agrícola, o turismo e o comércio. As pessoas não podem ficar expostas à bandidagem. O Governo precisa apresentar estratégias para debelar essa situação”.

Em visita a região de Irecê, no último final de semana, o parlamentar conversou com várias pessoas que foram vítimas dos assaltos. Segundo ele, diante das ocorrências, muitos condutores evitam trafegar por alguns trechos e buscam outros caminhos, até mesmo mais longos, a fim de escapar dos bandidos.

“O clima de tensão é grande. Várias caminhonetes e carros utilitários foram levados. Além disso passageiros de ônibus também foram encurralados e tiveram seus pertences tomados pelos assaltantes”.

Postado por at 21:06

Parte do teto do shopping desabou

Os clientes do Shopping Jequitibá, em Itabuna, se assustaram muito na tarde de terça-feira. Parte da laje desabou, inundando o corredor e algumas lojas com água da chuva. Alguns visitantes quase foram atingidos por pedaços do teto quando passavam pelo corredor.

O medo fez muita gente deixar o shopping às pressas e vídeos do alagamento estão espalhados pelas redes sociais. Neles é possível ver uma verdadeira cachoeira dentro do Jequitibá, sinal de que existe um largo espaço na laje, a ponto de permitir o escoamento de tanta água.

O Shopping Jequitibá está passando por obras de expansão, que incluem a construção de novas lojas e de um cinema no piso superior. A preocupação dos visitantes é que o Jequitibá foi projetado para ter apenas um andar e sua laje foi feita usando o método com isopor.

Porém, isso não é motivo para preocupação. Engenheiro ouvido por nós explica que a laje de isopor é tão segura quanto a tradicional, graças ao concreto e ferragens que vão juntos. A única preocupação de quem constroi um segundo piso deve ser com o casamento das paredes de cima com as de baixo.

Uma opção é posicionar as paredes de cima sobre as vigas de sustentação. "As vigas são parte fundamental dessa sustentação, e se forem ignoradas poderão ser insuficientes para a manutenção do imóvel", explicou.

Postado por at 21:05

Policiais ganham gratificação na BA

Policiais militares, civis e técnicos que contribuírem diretamente para a diminuição de 16% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – na Bahia, receberão uma gratificação de mais de R$ 35 milhões do Governo do Estado.

O valor faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ação de reconhecimento e com caráter motivacional promovido pela Secretaria da Segurança Pública. Segundo o governador, a cada seis meses é feito um balanço. Com isso, cada região sabe se atingiu ou não a meta.

O resultado do segundo semestre de 2018 é excelente, segundo ele, pois se reduziram as ocorrências violentas. “É o melhor resultado dos últimos seis anos”, disse Rui. No segundo semestre do ano passado, se comparado ao mesmo período do ano anterior, a Bahia ficou com diminuição de 16%.

Isto representa, em números absolutos 2.542 ocorrências no ano passado, contra 3.025 em 2017. Salvador, região metropolitana e interior fecharam com quedas de 22,9%, 20,6% e 12,5%, respectivamente.

No total serão contemplados 24.222 servidores, sendo 19.459 da Polícia Militar, 3.668 da Polícia Civil, 753 do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 342 de unidades diretamente ligadas à SSP. O valor mínimo pago será de R$ 371, enquanto o máximo será de R$ 2.476. O pagamento deve ser feito até o fim do mês de abril.

Postado por at 21:04

Capitania apreende 26 embarcações

Com o encerramento da “Operação Verão 2018/2019”, no dia 10 de março, a Capitania dos Portos da Bahia fez seu balanço, computando 170 testes de alcoolemia, 6.087 embarcações inspecionadas, 764 notificadas e 26 apreendidas. O valor total das multas aplicadas foi de quase R$ 800 mil.

Para a Operação, que intensificou as atividades de inspeção naval na Baía de Todos os Santos, litoral norte, baixo sul e recôncavo baiano, a CPBA contou com o reforço de 45 militares, além de 4 navios, num esforço conjunto das organizações da Marinha em Salvador.

Diariamente, as equipes de inspeção naval fiscalizaram as embarcações por mar, terminais náuticos, nas áreas marítimas e fluviais com maior concentração de embarcações e banhistas. Os principais aspectos verificados foram a documentação, material de salvatagem, lotação autorizada e o estado de conservação.

A Marinha ressalta que não houve registro de acidentes com vítimas no período. Durante as abordagens, os militares focaram também na orientação aos condutores sobre a importância de atitudes conscientes, a fim de prevenir acidentes, principalmente o respeito aos turistas e banhistas.

Foram proferidas palestras em colônias de pescadores, marinas e clubes náuticos, com o objetivo de divulgar as normas da Autoridade Marítima e de se evitar acidentes de navegação. Também foram distribuídos panfletos sobre segurança de navegação e orientações sobre as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico.

Mesmo com o término do verão, os inspetores navais continuarão realizando, diariamente, a fiscalização. A Capitania dos Portos da Bahia incentiva que a população, ao observar irregularidade no mar, denuncie, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (visíveis no casco), o dia, hora e local.

A CPBA recebe denúncias pelo telefone (71) 3507-3777, e o whatsapp (71) 99968-7934 para envio de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação. As emergências marítimas são atendidas pelo telefone 185. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia.

Postado por at 21:04

Salvador tem música experimental

A saxofonista e compositora Ida Toninato, do Canadá, residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, se une aos artistas Andrea May, na discotecagem de vinis e efeitos, e Edbrass Brasil, na trombeta e outros instrumentos inventados, para a performance “Sounding the Fabric”.

O show será numa fábrica desativada do bairro Plataforma, a fábrica têxtil São Braz, conhecida como Fatbraz. Aberto ao público, o evento será na segunda-feira, 25, às 16h, em parceria com o Acervo da Laje. E o cenário é inusitado, uma construção abandonada, com janelas abertas, meias paredes quebradas.

Sua história não é totalmente conhecida para os artistas, mas está fresca na memória da comunidade: a Fatbraz foi fundada em 1875 e contribuiu para o povoamento e desenvolvimento do bairro até 1959, quando encerrou suas atividades. O vento, sempre presente, e o mar bem próximo são elementos complementares do show.

Bolsista do Conseil des arts et des lettres du Quebéc (CALQ), para sua residência na capital baiana Ida Toninato tem explorado construções abandonadas e acústicas especiais. O local foi escolhido após uma visita ao Acervo da Laje, localizado perto da fábrica.

Alguns dias depois, ela retornou para conhecer o espaço e encontrou vinis derretidos em frente à construção e o jogo perfeito de luz do sol entre ramos de árvores e paredes jocosas. O vento soprando através das folhas chamou por Edbrass Brasil, construtor de instrumentos musicais e organizador hiperativo da música experimental.

Antigos vinis chamaram por Andrea May, performer musical e radialista. “Junto com esses dois novos amigos, estou encantada em criar música em um dos mais belos espaços de Salvador”, afirma Ida.

Postado por at 21:03

MPF exige acesso à praia em Porto

O escritório do Ministério Público Federal na Bahia recomendou à presidente da Câmara de Porto Seguro, Ariana Felberg, medidas para que a casa garanta, no plano diretor municipal, o livre acesso da população às praias locais, para que o município cumpra o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

O autor, procurador da República Fernando Zelada, afirma que a versão atual do plano diretor de Porto Seguro, que está para ser votado na Câmara de Vereadores, não tem dispositivos que assegurem o acesso às praias através dos chamados "servidões de passagem".

Segundo Zelada, ao longo dos anos houve um avanço da zona urbana de Porto Seguro no litoral, o que requer uma atualização das leis para que o direito seja garantido. O MPF lembra que as praias são bens de uso comum e a simples ameaça de impedimento do acesso é uma afronta aos princípios fundamentais da Constituição.

O Plano Diretor é um instrumento básico para o desenvolvimento do município, visando assegurar melhores condições de vida à população. Pela Política Nacional do Gerenciamento Costeiro (Lei 7.661/88), é "vedada qualquer urbanização ou forma de utilização do solo que impeça ou dificulte o acesso às praias".

Postado por at 21:02

PRF recupera veículo roubado

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um receptador, recuperou um veículo roubado e apreendeu arma e munições em Itabuna no início da noite de terça-feira (19). O veículo foi roubado em Salvador e a ação foi registrada por volta das 18h, no Km 511 da BR-101, no trecho da cidade.

Durante a fiscalização do veículo, os policiais localizaram um revolver calibre .38, municiado com sete cartuchos. Além disso, ao analisar os elementos identificadores do automóvel, constataram que as placas eram “clonadas” de um veículo com características semelhantes para burlar a fiscalização.

As placas originais do automóvel possuíam registro de roubo, datado de novembro de 2018, na capital. Com o motorista, a equipe da PRF encontrou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com indícios de falsificação.

O homem, de 25 anos, cujo nome não foi revelado pela PRF, foi detido em flagrante e apresentado na delegacia local. Ele deve responder pelos crimes de uso de documento falso, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Postado por at 21:01

CGU e PF combatem desvio em Salvador

A Controladoria Geral da União (CGU) participa, nesta quarta-feira (20), na Bahia, da Operação Kepler. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal. O objetivo é combater esquema de desvio de recursos da Saúde em Salvador.

As investigações tiveram início a partir de fiscalização da CGU na Secretaria Municipal da Saúde, quando foram constatadas irregularidades na contratação do Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) para prestação de serviços na UPA Paripe, no Multicentro Liberdade e no Multicentro Carlos Gomes.

Os certames vencidos pelo IMEGI foram direcionados com alteração das exigências de habilitação e do tipo de licitação (de técnica e preço para "menor preço"), além de favorecimento no julgamento. As irregularidades permitiram que o IMEGI, que não possuía a capacidade operacional exigida, se sagrasse vencedor.

Os serviços foram contratados em valor superior ao custo efetivo de manutenção das unidades de saúde, chegando a 34% para os Multicentros e 16% para a UPA. O IMEGI, que se define como sem fins lucrativos, recebeu, nos três contratos, R$ 30.671.289, sendo R$ 8.099.345 em valores superfaturados.

A Operação Kepler consiste no cumprimento, na capital baiana, de 10 mandados de busca e apreensão; e sequestro de bens dos principais envolvidos. O trabalho conta com a participação de policiais federais e de 17 auditores da CGU. O IMEGI foi precedido em seu modus operandi pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA).

Outra entidade que atuava na área de Saúde, ele praticava desvios de recursos, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. O esquema criminoso foi descortinado na Operação Copérnico, em julho de 2016. À época, os dirigentes do IMEGI eram funcionários do IMCBA.

Com isso, segundo a CGU, "adquiriram a expertise no modelo de fraude praticado, dando continuidade ao esquema por meio de outra associação civil de direito privado, que supostamente não possuía fins lucrativos nem econômicos".

Postado por at 11:22
Editado em: 20 Março 2019 11:25

Matou amigo por ciúmes da namorada

Weverton Moraes Santos, o "Evinho", de 21 anos, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio, foi preso, na terça-feira (19), em Uruçuca, por equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus).

O crime ocorreu no dia 2 de janeiro deste ano, em uma fazenda no distrito de Castelo, zona rural de Ilhéus, e teve como vítima Rilan Alves Cândido, 21 anos. A vítima, que era amigo do autor, foi morta com 39 facadas depois de uma discussão com Weverton, que estava com ciúmes da amizade de Rilan com sua namorada.

De acordo com o delegado Helder Carvalhal de Almeida, da 7ª Coorpin/Ilhéus, Weverton é natural de Porto Seguro e estava morando em Uruçuca há cerca de um ano. Ele será encaminhado para o sistema prisional.

Postado por at 11:21
Editado em: 20 Março 2019 11:23

Itacaré vai sediar Fórum de Turismo

Itacaré vai realizar, de 12 a 14 de junho, no Ecoporam Hotel, o 2º Fórum de Turismo, que neste ano terá como tema “Turismo de Experiência & Melhoria da Competitividade”. O evento terá como palestrantes profissionais renomados das mais diversas áreas, do Brasil e de outros países.

A inscrição é gratuita e será aberta a todos os interessados em conhecer e discutir o fortalecimento do turismo no município. Nos próximos dias a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, divulgará a programação do evento e o link para as inscrições.

Segundo o secretário Júlio Oliveira, quando as pessoas viajam a turismo "não querem apenas conhecer um lugar novo ou sair da rotina, mas sim vivenciar uma experiência marcante em suas vidas". Foi pensando nisso que se chegou ao tema da 2ª edição do Fórum de Turismo de Itacaré.

Para o prefeito Antônio de Anízio, o Fórum será uma grande oportunidade para empresários, comunidades e o poder público conhecer as principais tendências de turismo e trabalhar a diversidade do turismo de Itacaré, que não se resume às belas praias, mas inclui cachoeiras, aventuras e fazendas de cacau.

Serão três dias de imersão em turismo com palestrantes nacionais e internacionais, rodadas de negócios, oficinas e visitas técnicas aos pontos turísticos do município. O evento tem apoio do Conselho Municipal de Turismo, Sebrae. SPHA, Ecoporan Hotel, Ministério do Turismo e Governo da Bahia.

Postado por at 11:21
Editado em: 20 Março 2019 11:24

União combaterá tráfico de influência

Após estabelecer critérios mais rigorosos para nomeação de ocupantes de cargos comissionados, o presidente Jair Bolsonaro prepara um pacote de medidas de combate ao lobby e tráfico de influência. A ideia é criar um sistema online no qual a autoridade terá de informar detalhes sobre cada reunião ou audiência.

A omissão poderá resultar em sanções penais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Em formulário online, a autoridade informará com quem se reuniu, o tema da conversa, interesse representado pelo interlocutor, entre outros tópicos.

O sistema de combate ao lobby que Bolsonaro vai implantar é inspirado em iniciativa semelhante adotada no governo do Chile. Entusiasta da solução, o ministro Wagner Rosário (Controladoria Geral da União, na foto) é quem está encarregado de desenvolver o sistema.

Rosário vai com Bolsonaro ao Chile, nesta sexta, e permanecerá em Santiago obtendo informações sobre o sistema de combate ao lobby.

Postado por at 11:21
Editado em: 20 Março 2019 11:24

Jazzista francês faz show em Salvador

Considerado pela crítica europeia como um dos mais emblemáticos músicos de sua geração no continente, o saxofonista e flautista Samy Thiébault, francês nascido na Costa do Marfim, traz ao Brasil a turnê de seu sétimo álbum, “Caribbean Stories”, lançado em setembro.

Em Salvador, o show será dividido com o guitarrista baiano Mou Brasil, no dia 23 (sábado), às 20h30, no Teatro Molière da Aliança Francesa, na Ladeira da Barra. Fechando a banda estarão Ldson Galter (baixo) e Beto Martins (bateria). Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla.

O evento é o ponto alto da programação do Mês da Francofonia na capital baiana, que envolve o compartilhamento da língua francesa, respeitando a diversidade cultural e linguística, e que se expande para os valores humanistas e democráticos associados ao idioma.

Num repertório que somará obras autorais de Samy e de Mou com clássicos do jazz mundial e de referências comuns, a exemplo de John Coltrane, eles simbolizam a colaboração franco-brasileira numa verdadeira jam. No novo disco, Samy Thiébault mergulha ainda mais na música crioula.

Ele mostra como o jazz é um gênero que resulta de encontros de povos resistentes e que, há séculos, transforma destinos dolorosos em esplendor. Numa viagem literal e musical pelo Caribe, encontrando seus ritmos tradicionais e populares, ele não guerreia com o clichê, desconstrói conceitos e reconhece a complexidade cultural.

Calipso, merengue, valsa, bolero, cha-cha-cha e muitos outros gêneros compõem, na base do jazz, sem hierarquias, uma obra profunda. No disco, Samy é acompanhado de um time de várias partes do mundo: o percussionista Inor Sotolongo, o baixista Felipe Cabrera, o baterista Arnaud Dolmen e os guitarristas Hugo Lippi e Ralph Lavital.

Mou Brasil tem seu trabalho instrumental ligado às raízes brasileiras e jazz. Com dois discos autorais, “Esperança” (1992) e “Farol” (2013), é reconhecido pioneiro da música instrumental baseada em ritmos afro e contemporâneos no país.

Participou de grupos que marcaram sua geração, o Jazz Carmo Quinteto, Cozinha Baiana, Raposa Velha, Grupo Garagem e Bahia Black. Com mais de 40 anos de carreira, a busca musical o levou a diversos países, como França, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Espanha, Argentina, México, Uruguai, Israel e Japão.

Postado por at 11:21
Editado em: 20 Março 2019 11:25

19 Março 2019

Enem libera espelho das redações 2019

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem ter acesso à correção da redação para fins pedagógicos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) divulgou na terça os espelhos da redação na Página do Participante do exame.

Com o espelho, os estudantes podem conferir o que erraram e o que acertaram na prova. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso. O tema da edição do ano passado foi manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Na última edição, 55 candidatos obtiveram a nota máxima, mil, e 112.559 o equivalente a 2,73% dos candidatos, zeraram a prova de redação. O Inep divulgou também as notas dos treineiros, ou seja, participantes que não concluíram o ensino médio e eram menores de 18 anos quando foram aplicadas as provas.

Como esses resultados não podem ser usados para acesso à educação superior, são tradicionalmente divulgados 60 dias depois dos resultados dos participantes regulares. Dos 6.731.203 inscritos para o Enem 2017, 8,9% eram treineiros.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril, os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Postado por at 22:22

Brasil fecha parceiras inéditas nos EUA

Em declaração à imprensa, nos jardins da Casa Branca, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o encontro marca um “capítulo inédito” que abre “novas frentes de cooperação”.

Ele destacou os esforços do seu governo para implementar as reformas e o equilíbrio das contas públicas. Segundo o brasileiro, a dispensa de vistos para norte-americanos vai estimular o comércio e o turismo. Bolsonaro agradeceu o apoio de Trump ao ingresso do Brasil na Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ele se referiu ao grupo que reúne 36 países que se guiam pelos princípios da democracia representativa e economia de mercado. “O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de entendimento que marcará ainda mais a parceria que buscamos.”

O presidente destacou a negociação para que o Brasil ingresse como parceiro externo na Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), aliança militar criada em 1949 e que reúne 29 países, regido pelo princípio da defesa mútua em caso de ataques. "Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como aliado extra-Otan", disse Bolsonaro.

Bolsonaro ressaltou a parceria com os Estados Unidos nas áreas de combate ao terrorismo e crime organizado, ciência, tecnologia e inovação, energia, óleo e gás. “Este encontro retoma uma antiga tradição de parceria e ao mesmo tempo abre um caminho inédito entre Brasil e Estados Unidos.”

Ele destacou que foi reativado um fôro de altos executivos para discutir vários temas comuns. O presidente disse que o encontro com Trump destravou temas que aguardavam negociação. “Hoje destravamos vários assuntos que já estavam na pauta há décadas e abrimos novas frentes de cooperação".

Questionado se manteria relações com os Estados Unidos, em uma eventual vitória de um candidato à presidência da República, em 2020, com inclinações socialistas, Bolsonaro disse que respeitaria o resultado das eleições, pois se trata de um assunto interno. Bem-humorado, afirmou estar convencido que Trump será reeleito.

O presidente brasileiro reiterou a disposição em manter o intenso comércio com a China e o máximo de parceiros. Porém, ressaltou que não haverá viés ideológico. “O Brasil continuará fazendo negócios com o maior número o possível [de parceiros]. Apenas não será pelo viés ideológico.”

Postado por at 22:21

Tavares acusa Embasa de não planejar

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), criticou a falta de planejamento da Embasa para conter a crise hídrica que atinge Ubaíra. "A empresa já havia sido alertada sobre a possível redução no nível da barragem".

“A Embasa vem sendo avisada que a barragem que abastece o município estava secando desde 2013. Isso foi conversado durante a gestão municipal anterior e pelo prefeito atual, que vem relatando o problema nos últimos três anos. Diante disso será que a Embasa não poderia ter previsto que isso aconteceria?"

Segundo Tavares, infelizmente a Embasa esperou a situação se agravar para depois tomar as providências. “Esperaram o leite derramar para depois buscarem uma saída. Está claro que houve uma omissão do Governo do Estado, em relação a iminência da crise”.

O deputado cobrou da Embasa celeridade nas medidas emergenciais e alternativas para que o problema não volte a acontecer, pois o sofrimento na cidade é muito grande. “Grande parte da população está sem água nas torneiras, sem poder cozinhar e realizar outras atividades domésticas".

"Eu quero pedir que a Embasa apresente para a comunidade de Ubaíra o que pode ser feito agora e futuramente para que a população não sofra mais desse jeito, pois o serviço de água não é gratuito. A população paga muito caro pelo serviço".

Postado por at 22:20

Salvador oferece teste rápido para sífilis

Com o intuito de ampliar o diagnóstico da sífilis e contornar os indicativos de epidemia no país, a Secretaria de Saúde de Salvador oferece, em 121 postos de saúde, a testagem rápida da doença. No entanto, a procura nas unidades de saúde é baixa.

Para detectar o vírus de forma precoce e atingir em massa a população, a SMS intensifica ao longo do ano ações de testagem em locais públicos com grande circulação de pessoas, como Fonte Nova ou quando o posto abre exclusivamente em um sábado do mês para, por exemplo, o “Sábado do Homem”.

Só durante o carnaval de 2019 a sífilis correspondeu a 82% dos resultados positivos de DST’S nos testes rápidos – das 249 ocorrências, 206 foram da doença. No total deste ano, entre sífilis congênita e sífilis adquirida, mais de 250 pessoas foram infectadas na capital baiana.

“Esse número se reflete principalmente nos jovens pelo baixo uso de preservativos tanto feminino como masculino. Isso está relacionado ao fato dessa geração já ter nascido em uma época que já existia tratamento e não se preocupar com a proteção durante o sexo".

"Outro problema é que muita gente não finaliza o tratamento para controle da sífilis e acabam passando para outras, aumentando o alcance de exposição do vírus” explicou a coordenadora do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Helena Lima.

No comparativo dos dois últimos anos, Salvador registrou um aumento de 93% - quando em 2018 o número saltou de 1.857 para 3.597 casos. A cidade se mantém também em alerta quanto à sífilis congênita já que a taxa de incidência esse ano chega a 18,05 – maior que a nacional com 6,5.

Postado por at 22:19
Editado em: 19 Março 2019 22:20

Sindicato aciona prefeito de Itabuna

O sindicato dos servidores de Itabuna (Sindserv) entrou com uma ação na Vara da Fazenda Pública, nesta segunda-feira (18), para derrubar o Decreto Municipal 13.204/2019. Ele alterou o cálculo do salário dos agentes de trânsito, fiscalização e tributos ao mudar a produtividade.

Itabuna prevê pagamento de produtividade desde 1990 para os agentes de tributos, e 2007 para os de trânsito e fiscalização. Neste ano, o prefeito Fernando Gomes emitiu um decreto que faz servidores que ocupam função semelhante receber salários diferentes por causa da produtividade.

Ele eliminou a produtividade de várias funções e transformou a jornada extra em obrigatória. Para o Sindiserv, isso equivale a trabalho escravo. Além disso, o decreto prevê um sistema de pontos negativos que pode reduzir os salários sem amparo legal.

O sindicato diz que o decreto invadiu atribuições da Câmara. Os vereadores Jairo Araújo, Charlene de Souza e Alexandro Vieira Santos concordam e também entraram com ação (0500951-10.2019.8.05.0113) na Vara da Fazenda Pública contra a medida do governo.

Postado por at 14:18

PM prende homens com 6 armas

Na madrugada desta terça-feira (19), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Sul apreenderam seis armas de fogo com cinco suspeitos durante um patrulhamento tático em Eunápolis, depois de receber uma denúncia anônima.

A denuncia dizia que indivíduos armados estavam reunidos na localidade conhecida como Ponto Maneca, em um matagal. Após incursão, os policiais conseguiram identificar o local. Os indivíduos, ao perceber a presença da PM, tentaram fugir, mas foram alcançados e presos.

Foram apreendidos com eles um revólver calibre 32, um rifle calibre 22, quatro espingardas, sendo uma de calibre 36 outra 28, uma de cano longo e outra de cano curto, além de quatro munições de calibre 36, sendo duas intactas e outras deflagradas.

Postado por at 14:18

Ilhéus faz fiscalização nas escolas

A Prefeitura de Ilhéus iniciou uma fiscalização Integrada em escolas das redes pública e particular. A ação envolve as secretarias de Saúde, Educação e Fazenda, com agentes de conhecimento e observância, das áreas de Fiscalização Tributária, Posturas, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde.

A iniciativa visa identificar possíveis irregularidades. As visitas se baseiam no acompanhamento das atividades, padronização dos procedimentos fiscais, qualidade e gestão dos serviços. Os colaboradores serão ainda instruídos sobre saúde do trabalhador, situação físico-sanitária, segurança pedagógica e orientações tributárias.

Caso o município detecte uma irregularidade, será concedido prazo para que se façam correções e adequações. A ação visa a redução substantiva do número de infrações, mais confiabilidade nas informações prestadas e a eficiência no atendimento às demandas da população.

Postado por at 14:17

18 Março 2019

Seinfra promete recuperar a BA-001

O trecho da BA-001 no Baixo Sul baiano, que motivou protestos de motoristas de vans na semana passada, vai ser recuperado. A promessa é da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, que informou ao blog Pimenta que inicia, ainda na primeira quinzena de abril, a recuperação asfáltica do trecho Bom Despacho a Ilhéus.

São vários trechos da pista quase intransitáveis por causa dos enormes buracos. Desde o ano passado motoristas e motociclistas estão reclamando da falta de manutenção e dos prejuízos causados pelos buracos na rodovia, que liga Salvador ao sul da Bahia pelo ferry-boat.

O trecho entre Ilhéus e Itacaré está quase intransitável. A situação é parecida entre Camamu e Valença onde, segundo moradores, o número de acidentes quase dobrou, pois motoristas e motociclistas precisam ir para a contramão na tentativa desesperada de não deixar os veículos caírem nos buracos.

Na sexta-feira, moradores de Camamu, Igrapiúna, e Valença se uniram num protesto que durou mais de três horas. Além dos moradores, a BA-001 é o acesso para milhares de turistas que se deslocam para destinos como Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Valença, Morro de São Paulo (Cairu), Marau e Camamu.

Postado por at 22:40

Vitória vai ver o Baianão pela tv

O Esporte Clube Vitória foi a grande decepção do domingo no futebol baiano, com mudanças de posições no G-4 e no rebaixamento, até os últimos minutos. Os classificados para a semifinal são Bahia de Feira, Atlético, Bahia e Vitória da Conquista.

Líder, o Bahia de Feira empatou em 2x2 com a Juazeirense, fora de casa. Com 16 pontos, o time feirense garantiu a primeira colocação. Na vice-liderança ficou o Atlético de Alagoinhas. Em casa, o Carcará venceu o Jacuipense por 3x2 e também chegou aos 16 pontos, mas com saldo de 5 gols, contra 6 do Bahia de Feira.

O Bahia, que corria risco de ficar de fora da próxima fase, goleou o Jequié por 5x0 e contou com uma combinação de resultados para terminar a fase de classificação na terceira colocação, com 15 pontos. Já o Vitória da Conquista, apesar da derrota por 2x1 para o Jacobina, foi beneficiado pela derrota do Vitória para o Fluminense, por 2x0.

Ele ficou com a última vaga, com 13 pontos. O Jegue da Chapada, com o triunfo sobre o Bode, escapou do rebaixamento e ficou na 9ª colocação, com oito pontos. O rebaixado foi o Jequié, lanterna com 7. Agora, o Baianão seguirá com quatro clubes na disputa por duas vagas na grande decisão.

Uma vaga será decidida entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista. A outra, entre Atlético e Bahia. A Federação Bahiana de Futebol divulgará nesta segunda-feira as datas, horários e locais dos jogos.

Postado por at 22:39

Parte de Ilhéus ficou sem água

Uma adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) se rompeu e atingiu quatro casas, na madrugada de domingo, em Ilhéus. O incidente ocorreu por volta das 4h da manhã, no Alto da Tapera. Segundo a Defesa Civil de Ilhéus, o mar de lama que se formou após o rompimento afetou móveis e eletrodomésticos nas residências.

Os moradores tiveram que deixar os imóveis. Conforme a Defesa Civil, duas famílias foram hospedadas em um hotel da região pela Embasa. Já as outras duas receberam aluguel social. Em nota, a Embasa informou que técnicos trabalham no local para reparar a adutora.

Durante o serviço, o fornecimento de água ficará suspenso em algumas localidades da cidade. As áreas afetadas são Basílio, Banco da Vitória, Salobrinho, Moradas do Porto e Vila Cachoeira. Conforme o comunicado, a previsão de término da obra e início da retomada gradativa do fornecimento de água, nessas áreas, é de 48 horas.

Durante esse período, segundo a empresa, os morros Soledade, Nerival, Amparo, Legião, Vila Queiroz, Alto da Esperança e Alto do Coqueiro serão abastecidos em dias alternados. A empresa recomenda que os moradores dos locais que ficarão sem água façam uso racional até a regularização completa do abastecimento.

Postado por at 22:39

Incêndios tomam conta da BR-101

Pelo menos cinco focos de incêndio na vegetação às margens da rodovia BR-101, entre Itabuna e Ubaitaba, foram registrados ao longo desta segunda-feira. As labaredas consomem extensas áreas de pasto e de capoeira em Itajuípe e Uruçuca, sem que proprietários das áreas ou posseiros tenham acionado os bombeiros.

Nos municípios de Itacaré e Aurelino Leal, também na rodovia, o fogo atinge matas e áreas de cacau sem que ninguém tenha iniciado o combate às chamas, que podem ser vistas de longas distâncias. A fumaça dificulta a visão dos motoristas, que devem redobrar os cuidados para evitar acidentes.

Nos últimos 20 dias, a prolongada estiagem tem sido apontada como causa para a ocorrência de incêndios em vários municípios sul baianos. De acordo com institutos de previsão climática nesta semana podem ocorrer chuvas entre 15 e 25 milímetros entre a quinta e sexta-feira.

Postado por at 22:38

Cia Junior fecha acordo com a ACI

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e representantes da Cia. Júnior - Empresa Júnior de Consultoria da Uesc, formalizaram um Termo de Parceria que vai facilitar o acesso dos associados a uma consultoria empresarial de qualidade.

Ela inclui as áreas de estruturação organizacional e financeira, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e plano de negócios. A ideia da parceria, segundo o presidente da Cia Júnior, Pedro Vilanova, visa o “desenvolvimento da economia de Itabuna, através da prestação dos serviços com valores abaixo do mercado”.

Já o vice-presidente da ACI, Eduardo Carqueija Júnior, destacou a importância da parceria na preparação dos jovens estudantes para o mercado de trabalho, além de propiciar que eles possam colocar em prática o aprendizado desenvolvido na universidade.

A Cia Júnior tem 22 anos de atuação no mercado e é formada por discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Postado por at 22:37

Baianos mostram projetos em SP

Dez estudantes da rede estadual vão participar, em São Paulo, da 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que começa nesta terça (19) e prossegue até o dia 22, na Universidade de São Paulo (USP). Eles foram selecionados para apresentar projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula.

Esta é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país e reunirá 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil. Os alunos da Bahia, que embarcaram na segunda-feira (18) para São Paulo, são de Catu, Ilhéus, Jacobina, Brumado, Caculé, Itororó, Caetité e Alagoinhas.

Os projetos têm grande alcance e relevância social, por apresentar soluções práticas para problemas das comunidades. O estudante Elder Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus é um deles.

Ele vai apresentar “Uma avaliação da atividade antimicrobiana do extrato da semente de sucupira (Pterodon Pubescens)”. Do mesmo CEEP, Bruno Mello apresentará a pesquisa sobre “A produção de adubo a partir da baronesa (Eichhornia Crassipes)”, comum na região.

Também do Sul da Bahia, Luciana Silva, do CETEP do Médio Sudoeste, em Itororó, irá expor o projeto “Ecoestacas - promovendo propriedades Sustentáveis”. A estudante Amanda Bonfim Silva, do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento do Brumado, apresentará “O Biopolímeros do quiabo e do mandacaru para tratamento de água”.

Já o estudante Sandro Lúcio Nascimento Rocha, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, abordará o tema “A captação e o uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita com garrafas PET e cimento ecológico da cinza da fibra da casca do coco (Cocos Nucifera)”.

Postado por at 22:37

Instituto pede ajuda para sopão

O Instituto Nossa Senhora da Aurora (INSA), em Ilhéus, está enfrentando sérias dificuldades para manter o sopão semanal destinado, todo sábado, às famílias de áreas pobres da cidade, como o Aterro do Itariri, onde vivem cerca de 70 crianças com suas famílias.

Em função do cancelamento das doações de verduras por uma rede local de mercados, há cerca de 3 meses, os missionários e voluntários viram o volume do sopão cair de 500 para 100 litros por semana, através de poucas doações por parte da comunidade.

O sopão exige uma enorme quantidade de produtos como legumes, massa, carne, gás e material de limpeza. O grupo também distribui pães, roupas e brinquedos. A coordenadora é da Irmã Eveline de Maria do Sagrado Coração de Jesus, que pede a ajuda da comunidade.

Se voce puder, pode doar alimentos ou produtos no Mosteiro N.S. da Aurora, na 3° Travessa Nossa Senhora Aparecida, 325, bairro Novo Ilhéus (Iguape). Se preferir, pode fazer um depósito identificado na CEF, agência 1560, conta corrente 00001275-3 (003 P.Jurídica), Instituto Nossa Senhora da Aurora, CNPJ 10.756.360/0001-71.

Postado por at 12:31

Polícia apura tiros em 8 pessoas

A polícia civil faz buscas para prender o meliante que matou a tiros um homem de 40 anos e baleou outras 7 pessoas no bairro São Caetano, em Itabuna. O ataque, que aconteceu na madrugada do domingo (17), foi feito por suspeito a bordo de uma motocicleta.

As vítimas voltavam de uma festa na Usemi. Uma hipótese é de vingança por causa de algum desentendimento durante a festa. O morto é Railson Gonçalves Paixão dos Santos e as outras pessoas baleadas foram levadas para o Hospital de Base. São dois adolescentes, duas mulheres e três homens.

A polícia ainda não sabe o que motivou o crime. As vítimas moram nos bairros Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo.

Postado por at 12:30

Salvador tem operação anti-Aedes

Para o enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya em Salvador, o Centro de Controle de Zoonoses atuou durante todo o verão, de novembro a março, temporada ideal para proliferação intensa do mosquito e de muita circulação de turistas na cidade.

Mais de 2.500 locais, entre postos de saúde, hotéis, praças, bocas de lobo, etc, foram inspecionados, principalmente os que estão nas regiões com o maior índice de infestação. Além disso, durante o carnaval e festas populares, houve aplicação de inseticida UBV em todas as bocas de lobo dos circuitos.

“Foram mais de 1.500 empenhados nas ações de rua, mas nosso maior intuito é orientar a população a não descuidar da sua residência e do entorno da casa, para que juntos possamos evitar um possível surto das arboviroses," explica Isolina Miguez, subgerente de arboviroses.

O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou em uma redução de 57% no número de casos confirmados de dengue no município. Em 2019, foram notificados 87 casos de dengue, 4 de zika vírus e 16 de chikugunya. Os dados correspondem ao período 30 de dezembro a 2 de fevereiro.

No mesmo período do ano anterior, a Vigilância Epidemiológica da SMS notificou 235 ocorrências suspeitas para dengue, 5 para chikungunya e 13 de zika.

Postado por at 12:29

Itacaré entre as mais visitadas

Itacaré foi um dos destinos turísticos da Bahia mais visitados nesta temporada. Os dados são da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que estima que 6 milhões de turistas visitaram a Bahia no verão, o que representa expansão da atividade em aproximadamente 7,5%. Chama a atenção a ausência de Ilhéus.

Na temporada, os destinos mais procurados foram Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e Praia do Forte. "A ampliação da infraestrutura, como a melhoria nos aeroportos, das estradas e o pleno funcionamento do metrô na capital, contribuíram muito para atrair visitantes", conta o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal destacaram-se entre os principais emissores de turistas nacionais. Entre os estrangeiros, as nacionalidades mais presentes foram a argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana.

Este fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco estados mais visitados durante as férias escolares, de acordo com o Ministério do Turismo. Até novembro, a Bahia estará presente em 32 feiras internacionais de turismo e 21 eventos nacionais, a fim de divulgar atrativos e trazer visitantes.

Segundo o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a procura pelo destino representa o resultado da organização da cidade e a divulgação das belezas naturais, atraindo visitantes do mundo inteiro, movimentando a economia local e gerando mais empregos e renda.

Postado por at 12:28

15 Março 2019

Sul da Bahia tem incêndios no mato

A forte estiagem dos últimos 40 dias tem castigado áreas de vegetação em vários municípios do Sul da Bahia. Na noite de quinta-feira, um incêndio parecia descontrolado numa área de mato seco no semianel rodoviário de Itabuna, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal.

Em Pau Brasil, um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação que fica na aldeia indígena Caramuru, também na quinta. Segundo os moradores, o incêndio começou por volta das 18 horas, quando as chamas se aproximaram das casas e do Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, que estava em aula.

Cinco estudantes, incluindo uma gestante, foram levados para um hospital da região. Quatro vítimas foram liberadas no mesmo dia, enquanto a grávida precisou ficar em observação. Não há informações sobre seu estado de saúde. Os bombeiros foram acionados mas, ao chegar, o fogo tinha sido controlado pelos moradores.

Na manhã desta sexta, um fogo às margens da BR-101, após o trecho de Itajuípe, foi apagado com o auxílio da uma viatura do Corpo de Bombeiros de Itabuna, por volta das 13h30. Não há informações sobre os danos nem as causas do incêndio. Entre Itabuna e Ubaitaba áreas de mato na BR têm sido queimadas sem que se saiba a causa.

Postado por at 18:16

Policiais podem parar por salários

Os policiais civis da Bahia continuam denunciando problemas com o pagamento dos salários e horas extras. O Sindipoc, sindicato da categoria, muitos policiais ainda não receberam as horas extras referentes a plantões extraordinários do Réveillon, da Operação Verão de Janeiro e do Caranaval, na capital e no interior.

Ainda de acordo com o Sindpoc, alguns policiais, entre eles investigadores, escrivães e delegados, não receberam sequer o pagamento do salário de fevereiro. Diante do que consideram descaso, a categoria está se mobilizando em todo estado para iniciar uma "operação padrão" a partir da próxima semana.

Essa operação se traduz em cumprir a lei ao pé da letra, seguindo rigorosamente as determinações em todas as tarefas. Isto torna os serviços mais lentos e, em alguns casos, vai parar completamente o trabalho, porque são setores onde o policial cumpre funções que não são suas.

O sindicato cita como exemplos o policiamento em viaturas sem condições de uso (com pneus gastos, freios deficientes, etc), utilização de coletes e munições vencidos, trabalho em ambientes insalubres, entre outros. "A medida é necessária diante da recorrente indiferença com que o Estado vem nos tratando".

“Desde janeiro estamos enfrentando problemas para receber salários, horas extras e até alimentação e transporte. A cada mês o setor de RH informa que o problema será sanado no próximo mês, o que não ocorre e com isso o prejuízo do servidor vai aumentando.”, conta um diretor.

"Alguns policiais já acumulam perdas de quase R$ 10 mil entre horas extras, salários e demais vantagens”, completa um policial. Muitos relatam já ter recorrido a empréstimos para honrar compromissos como aluguel e a escola dos filhos.

Os policiais afirmam que, se até o final de março, com a "operação padrão", ainda assim o Estado não sanar todos os problemas com pagamentos, eles podem tomar medidas mais extremas, como uma greve geral.

Postado por at 18:16

Mulher acusa Caixa de dar nota falsa

Uma mulher denunciou à Polícia Civil de Eunápolis ter sacado uma nota de R$ 100 falsa dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal naquela cidade. A cliente, que não teve a identidade revelada, relatou que, na quarta-feira, foi até o banco, no centro da cidade.

Ela ia fazer o saque e depois depositar o dinheiro em outra agência bancária. Segundo a Delegacia da Polícia Civil de Eunápolis, a mulher disse que sacou R$ 1 mil em um caixa eletrônico, no setor de autoatendimento, e mais R$ 5 mil no caixa interno da agência.

Depois, pegou todo o dinheiro e se deslocou para outro banco, mas percebeu que entre as notas havia uma de R$ 100 que era falsa. Ainda na quarta, a mulher foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência. A Caixa Econômica Federal ainda não comentou a denúncia.

Postado por at 18:15

Salvador tem 48 ocorrências por chuva

Até as 17h30 de quinta-feira (14), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 48 ocorrências em função das chuvas na cidade. Foram três alagamentos de imóveis, 16 ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, 17 ameaças de deslizamento.

Outras ocorrências foram as de duas árvores ameaçando cair, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento parcial e duas infiltrações. Não há registro de feridos. A região com maior quantidade de chuvas na capital foi Pituaçu (com 17,6 mm).

Ela foi seguida por Planalto Real, no Subúrbio (13,8 mm); Baixa de Santa Rita, em São Marcos (13,4 mm); Centro Administrativo da Bahia (12,4 mm) e São Cristóvão (11 mm). Para os próximos três dias, o órgão prevê céu claro a parcialmente nublado, com pouca chance de chuva e temperatura mínima de 25º C e máxima de 34º C.

A Codesal segue com o plantão de 24 horas, atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as vistorias em áreas de risco para garantir a segurança da população e preservar vidas a partir da redução de desastres em áreas passíveis de deslizamentos e alagamentos.

A Codesal conta com 38 pluviômetros e 7 sistemas de alerta e alarme, com 8 sirenes, que monitoram comunidades situadas em áreas de risco. Este sistema trabalha com tecnologia de ponta e informa os moradores sobre o risco iminente de acidentes por meio de mensagem de texto de celular (SMS).

O gerenciamento de risco climático é feito pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), que conta com equipamentos de alta tecnologia e foi construído com um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Postado por at 18:15

Tororomba é suspenso por 15 dias

A Prefeitura de Ilhéus suspendeu o funcionamento do Balneário Tororomba, atração de Olivença, por 15 dias. Segundo o município, isto acontece "em decorrência do fim da alta estação e pela necessidade de conclusão da reforma iniciada no final do ano passado".

Durante este período, também serão concedidas férias coletivas aos servidores. O balneário Tororomba voltará a abrir as portas a partir de 24 de março, apenas nos finais de semana. O atendimento ao público será normalizado totalmente após as férias coletivas dos funcionários, em 11 de abril.

O coordenador do complexo de lazer, Eduardo do Amaral, prevê boa frequência durante a Semana Santa (18 a 21 de abril). “Estamos aproveitando a queda da frequência neste período para concluirmos a reforma, com a recuperação e pintura do piso do pátio das piscinas".

"Assim, reabriremos para a Semana Santa com esta etapa da reforma finalizada. Com a alta ocupação da rede hoteleira, prevista para o feriado prolongado da semana santa, deveremos ter um bom público e vamos recebê-los numa casa bem melhor”.

Postado por at 18:14

Leilão mostra que voltamos ao jogo

A frase é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para quem o resultado do leilão de 12 aeroportos realizado nesta sexta (15), na B3, em São Paulo, é uma demonstração de confiança no Brasil e no acerto da condução da política econômica. "É a certeza de que o país voltou para o jogo”.

"Fica muito claro que este leilão, este ágio, significa um acerto da trajetória, rumo e condução política econômica. É um resultado que nos deixa felizes e mostra o grande potencial do país". O ágio chegou a 986% no leilão de privatização de 12 aeroportos e superou a outorga estipulada pelo governo de R$ 2,1 bilhões.

No total, os lances pelos três blocos somaram R$ 2,377 bilhões. Os terminais estão nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e, juntos, recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, o que equivale a 9,5% do mercado nacional de aviação. O investimento previsto para os três blocos é de R$ 3,5 bilhões em 30 anos.

Esta foi a primeira vez que o modelo de concessão em blocos foi testado. Até então, os terminais vinham sendo leiloados individualmente. Segundo o governo, a organização dos terminais em blocos está relacionada a uma maior vocação de uso dos terminais.

Os do Nordeste são mais voltados para o turismo, os do Centro-Oeste para o agronegócio, e os do Sudeste para atividades empresariais ligadas ao setor de energia, como petróleo e gás. Além disso, o certame não contou com a previsão de participação da Infraero.

Nas rodadas anteriores, a Infraero entrou como sócia dos vencedores, com 49% de participação. A previsão de pagamento do ágio, que nas regras anteriores poderia ocorrer ao longo do contrato, também foi alterada. Agora o pagamento deve ser feito integralmente na assinatura do contrato.

De acordo com o ministro, o modelo adotado reflete o aprendizado do governo em relação aos procedimentos de concessão. "Experimentamos uma série de evoluções regulatórias, vamos trilhando uma curva de aprendizado e, com isso, vamos tirando incentivos para aqueles que demonstram um comportamento oportunista".

"A participação da Infraero antes acabava estimulando as empresas de construção a entrar nos leilões. Com isso, o incentivo passava a ser a realização de obras, e não a exploração do serviço˜. Na segunda-feira (18), haverá o lançamento do edital do leilão da sexta rodada de concessões de aeroportos.

Na prática, o edital dá início aos estudos para a modelagem da próxima rodada. Serão oferecidos 22 terminais em três blocos (Sul, Norte e Eixo Central). Tarcisio cnta que os terminais de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por serem os mais atrativos, só irão à leilão mais à frente, na última rodada.

Os representantes das empresas vencedoras do leilão, Zurich Aiport, Aena Desarrollo Internacional e o consórcio Aeroeste, liderado pela Socicam, elogiaram o leilão. Questionados se teriam interesse em participar de novas rodadas, eles disseram que continuarão de olho em "novas oportunidades". (Abr)

Postado por at 18:13

OAB inaugura sala na Deam Itabuna

A OAB/Itabuna criou a primeira sala da ordem em uma delegacia especializada no atendimento à mulher (Deam). A iniciativa foi da presidente da Comissão da Mulher da OAB, Andréa Peixoto. A sala da OAB "Dra. Graça Torres" foi inaugurada na quarta, 13, na Deam de Itabuna.

O evento contou com muitas autoridades do judiciário, do legislativo, da Ronda Maria da Penha, dos clubes de serviços, da sociedade e da advocacia sul baiana. Durante o cerimonial, Thailane Gabriel emocionou os presentes ao relatar sua experiência profissional no escritório da homenageada, com quem trabalhou muitos anos.

Andréa Peixoto falou em nome dos membros da comissão e fez agradecimentos a todos, em especial pela parceria estabelecida com as delegadas. A delegada Ivete Albano, falando em nome da Polícia Civil e das colegas, disse que estava feliz por poder dar mais garantias e um reforço humano no atendimento das vítimas.

O presidente da OAB/Itabuna, Edmilton Carneiro, fez uma leitura emocionada da importância da mulher na vida dos homens e do desejo de poder, de alguma forma, conter a violência que assola nossa sociedade e em especial a violência contra as mulheres.

“É inadmissível, em pleno século XXI, assistirmos essa onda de violência, com números tão estarrecedores como esses que nos são apresentados diariamente. Nosso papel enquanto instituição é participar ativamente na luta contra toda e qualquer supressão de direitos e liberdade do cidadão".

"Hoje estamos avançando muito nessa direção com esta sala e, por ser a primeira do Brasil, irá, certamente, multiplicar esse apoio tão necessário pelo país afora".

Postado por at 18:12

Uesc pode ter greve geral em abril

Reunidos em assembleia da Adusc, os professores da Uesc aprovaram o “estado de greve” da categoria. A medida é um alerta ao governo Rui Costa, que não recebe os docentes há mais de um ano e "segue aprofundando os ataques aos salários e direitos", segundo nota da entidade.

Os quatro anos sem recomposição da inflação se soma a uma longa espera pelo cumprimento de progressões e promoções, o aumento na contribuição previdenciária e a alteração no limite da carga horária docente em sala de aula para professores em regime de Dedicação Exclusiva (DE).

A categoria diz que está disposta a iniciar uma greve a partir de abril. Um comando de mobilização foi criado com o objetivo de efetivar ações de mobilização interna e conscientização da sociedade. O estado de greve é um período que antecede uma possível greve, um alerta e um ultimato.

Segundo a Adusc, uma perda salarial de mais de 26% faz a categoria sofrer o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos. O governador Rui Costa também aumentou a contribuição previdenciária de 12% para 14%, ao mesmo tempo em que diminuia a parte do próprio governo.

O estado fez alterações, consideradas arbitrárias pela Adusc, no planejamento da carga horária de ensino para quem possui Regime de dedicação exclusiva (RDE). As promoções e progressões foram paralisadas. Por fim, os educadores reclamam de um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Ele questiona o uso de mesmo título para concurso, promoção e incentivo para pós-graduação. O representante da Adufs, Gean Santana, que esteve na assembleia, explicou que o parecer foi suspenso, por isso não há ainda motivo para uma medida judicial. Porém, "a pressão política da categoria sobre a questão é necessária".

O presidente da Adusc, José Luiz de França, diz que “os docentes da UESB, UNEB e UEFS votarão o estado de greve na próxima semana, e esperamos que o governo se posicione e instaure urgentemente a negociação até o início de abril, do contrário, a greve será inevitável”.

Postado por at 11:19

Câmara discute isenção a indústrias

A Câmara de Itabuna promoveu uma audiência pública para discutir a isenção do IPTU para as indústrias instaladas no município. Empresários, comerciantes, técnicos e entidades discutiram o tema. A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, através do vice-presidente Eduardo Carqueija Jr, se manifestou favorável ao projeto.

A ACI acredita que a ação pode favorecer os empregos diretos, a massa de salários, a contratação de serviços de outras empresas da cidade (como fretes, segurança, terceirizados), a manutenção de creches nas empresas e uma maior qualificação de mão de obra.

“Apresentamos alguns números das atividades econômicas de Itabuna e reivindicamos aos vereadores a extensão do benefício para outras indústrias de menor porte. Damos o exemplo dos laticínios Boa Hora; Varascha e Vésper, que não usufruem de nenhuma isenção ou benefício público”, declarou Júnior.

O projeto tem como requisitos para a isenção a prova de regularidade fiscal e previdenciária, mínimo de 500 funcionários e novas contratações a uma taxa de 20% por ano. O presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, e o diretor do SINDICOM, José Adauto, reforçaram a posição da ACI.

Mas a exigência de aumento de 20% ao ano da quantidade de empregados é infantil e difícil de ser cumprida. Toda empresa emprega a quantidade de pessoas necessárias ao seu funcionamento e só teria demanda para empregar 20% a mais a cada ano se houvesse uma expansão da necessidade de mão-de-obra.

São raras as empresas, no mundo, que crescem a uma taxa anual de 20%. As mais competitivas ficam entre 3% e 10%. Em uma cidade como Itabuna, nenhuma empresa teria condições de cumprir esta exigência. Esta realidade foi lembrada pelo vereador Jairo Araújo. Nos últimos 8 anos, Itabuna já eliminou 3 mil vagas de emprego.

Postado por at 11:19

Decisão do STF desconstroi Lava Jato

Com a decisão desta quinta-feira (14) por 6×5 votos, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) desconstruíram o entendimento da força-tarefa da Lava Jato, confirmado em dezenas de condenações, de que Caixa Dois em campanha eleitoral é pagamento de propina, antecipada ou não.

Dez em cada dez réus da Lava Jato, a serem julgados ou já condenados, devem ter varado a noite comemorando. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Apesar da Lava Jato e de tanta corrupção, Caixa Dois ainda não é crime. Sérgio Moro foi obrigado a retirar esse item do pacote anticrime.

Remetido à Justiça Eleitoral, o Caixa 2 é retirado do campo penal. E o político pilantra ganha o direito de “retificar” sua prestação de contas. A decisão do STF não afeta a situação do presidiário Lula, condenado por haver aceitado suborno já na condição de presidente.

Postado por at 11:17

14 Março 2019

Clínica investigada por bronzeamento

A Polícia Civil abriu investigação para apurar a denúncia de mulheres contra uma clínica de estética. Pelo menos quatro pacientes denunciaram, nesta quarta-feira, ter sofrido queimaduras no corpo após passar por um serviço de bronzeamento natural, no início de março, em uma clínica de Itabuna.

Segundo as vítimas, que não quiseram ser identificadas, a dona do estabelecimento prometeu dar assistência médica, mas desapareceu. O caso foi registrado pelas vítimas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). De acordo com as vítimas, o bronzeamento foi feito a luz do sol na clínica Divas Bronze.

Elas contam que usaram biquínis feito com fita e que um produto foi passado em seus corpos. Após as queimaduras, as mulheres contam que sua autoestima está abalada. Uma delas informou que não sabe dizer que produto foi passado no corpo.

Ainda segundo esta vítima, um dermatologista informou que elas tiveram queimaduras de primeiro e segundo grau. As mulheres informaram que, inicialmente, tentaram conversar com a esteticista que prestou o serviço, mas ela desapareceu.

A Polícia Civil informou que pediu às vítimas que fizessem exames de corpo de delito e disse que vai investigar a legalidade do estabelecimento e dos serviços. O perito vai dizer a natureza dessa lesão corporal, que pode ser leve, grave ou gravíssima.

Cada uma dessas lesões tem um procedimento específico de investigação, a depender do nível, porque têm penas diferentes. A delegada Ivete Albano expediu ordem de serviço aos investigadores. Em nota, a Divas Bronze afirmou que tem alvará e que usa produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Postado por at 20:59

MP exige coleta seletiva em Ipiaú

O Ministério Público da Bahia ingressou com ação civil na Justiça para que a Prefeitura de Ipiaú implante, em 6 meses, o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Lixo e o Programa de Educação Ambiental. Na ação, o promotor Maurício Foltz Cavalcanti exige ainda os planos de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico.

O MP-BA solicita medidas como a drenagem das águas pluviais na área do aterro sanitário, a destinação de abrigos específicos para resíduos de construção e pneus, bem como a inclusão dos catadores que atuam no aterro em cooperativas de coleta, assegurando o treinamento e capacitação.

A ação tomou por base o inquérito que constatou a inexistência dos planos e programas no município. Foram consideradas ainda inspeções realizadas pela Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP-BA, que detectaram que o aterro sanitário funcionava de forma semelhante a um “lixão”.

O promotor Maurício Foltz destaca que, antes de acionar a prefeitura na Justiça, expediu uma recomendação e propôs a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar a gestão e destinação final dos resíduos sólidos, “sem que obtivesse resposta”.

Postado por at 20:58

PRF apreende aves contrabandeadas

Pelo menos 27 aves silvestres foram resgatadas por policiais rodoviários federais na BR-116, no trecho de Jequié, por volta das 19 horas de quarta-feira. Os pássaros estavam escondidos no compartimento do tanque de combustível de um ônibus de turismo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os agentes solicitaram a parada de um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) para Garanhuns (PE). No momento da fiscalização, foram encontradas caixas com alçapões, conhecidas como "trinca-ferro", dentro de sacolas plásticas.

Dos 27 pássaros encontrados, três estavam mortos. As aves estavam sem água, alimentos e em ambiente sujo. O compartimento em que estavam era escuro, de alta temperatura (por estar próximo ao motor) e sem ventilação. O motorista não apresentou a documentação dos órgãos ambientais.

Ao ser questionado, ele alegou que desconhecia a origem das aves. As sacolas não possuíam etiquetas de identificação. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e ele responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Jequié.

Postado por at 20:58

Ilhéus remove carros abandonados

Por exigência do Ministério Público, a Prefeitura de Ilhéus vai retirar os veículos abandonados nas ruas do município a partir da segunda-feira (18). Os veículos removidos serão enviados para um pátio próprio e, depois de 60 dias, irão a leilão se não forem resgatados pelos proprietários.

A Sutram esclarece que veículos abandonados nas ruas da cidade geram inúmeros problemas para a população, pois acabam servindo como criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, e também como abrigo para usuários de drogas e criminosos.

A população poderá colaborar informando onde estão os veículos abandonados. "Para isso, a Sutram está disponibilizando o Disk Denúncia 98147-8798, para contatos via WhatsApp," explica o titular da Sutram, Gilson Nascimento.

Postado por at 20:57

Fazcultura 2019 abriu as inscrições

Estão abertas as inscrições para propostas culturais a ser apoiadas pelo Fazcultura – Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural. As inscrições no programa podem ser feitas até 2 de dezembro pelo Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), disponível no endereço http://siic.cultura.ba.gov.br.

O Governo da Bahia assegurou para o Fazcultura, em 2019, R$ 15 milhões. A legislação do programa autoriza propostas de qualquer segmento cultural, podendo se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, sediadas na Bahia. O objetivo é dinamizar a cultura baiana apoiando projetos e práticas culturais.

Para se cadastrar, deve ser feito o login no site, clicar em Inscrições Abertas- Linha de Apoio “FAZCULTURA” e em Inscrever-se. O sistema é simples e auto-explicativo. Após a inscrição, o proponente receberá um e-mail automático, certificando a inscrição.

Poderá ser apresentada mais de uma proposta por proponente e, em caso de aprovação, o interessado deve fazer, formalmente, uma opção observados os limites de captação definidos.

Postado por at 20:56

Academia de Letras de Ilhéus faz 60

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) comemorou, nesta quinta-feira (14), seus 60 anos de fundação, ocorrida em 14 de março de 1959. A data foi marcada pela abertura solene do Ano Acadêmico de 2019, com uma preleção sobre a trajetória da instituição proferida por Arléo Barbosa, e posse da diretoria 2019-2021.

A nova diretoria é composta por André Luiz Ribeiro Rosa, presidente; Arléo Barbosa, vice-presidente; Jane Hilda Badaró, secretária geral; Maria Schaun, primeira secretária; Josevandro Nascimento, segundo secretário; Gerson dos Anjos, primeiro tesoureiro e Gustavo Cunha, segundo tesoureiro.

Segundo Jane Hilda Badaró, a Academia de Letras de Ilhéus é uma das mais antiga do Brasil. A instituição mantém acesos, nestas seis décadas de história, os ideais sonhados por seus fundadores e o propósito expresso no lema do sodalício: “Patriae Litteras Colendo Serviam” ("servir à Pátria cultuando letras").

“A Casa de Abel, assim chamada numa referência ao seu idealizador e fundador, poeta Abel Pereira, segue firme no cumprimento da missão de incentivar e promover a cultura, através da realização de conferências, concursos, cursos, premiações, e outras atividades de natureza literária, artística e cultural”, destaca a escritora.

Jane Hilda ressalta alguns nomes que ocuparam as 40 cadeiras da ALI, entre eles Jorge Amado, Adonias Filho, João Mangabeira, Gileno Amado, Zélia Gattai, Janete Badaró, Ariston Cardoso, Mario Pessoa, Hélio Pólvora, Érito Machado, Raymundo Sá Barreto, Manoel Carlos de Almeida, Hans Tosta Schaeepi.

Postado por at 20:55

Aneel fiscaliza barragens de usinas

A força-tarefa liderada pela ANEEL fiscalizou barragens de 43 usinas hidrelétricas no seu primeiro mês de atividade, entre 12 de fevereiro e 12 de março, e não encontrou anomalias graves que afetem a segurança das estruturas. As vistorias compreendem usinas de 11 estados e do Distrito Federal.

Nas vistorias, a ANEEL e as agências estaduais conveniadas estão exigindo dos empreendedores a comprovação da elaboração dos Planos de Segurança de Barragens (PSB) e Planos de Ação Emergencial (PAE), bem como o protocolo dos documentos nos órgãos de Defesa Civil municipal.

Além disso, durante a fiscalização, as equipes da ANEEL têm se reunido com os representantes locais da Defesa Civil para verificar a situação dos Planos de Contingência Municipal, responsabilidade da DC, elaborado com base no PAE da usina.

A operação vai vistoriar presencialmente, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas em 18 estados. Depois dessa primeira etapa, a ANEEL continuará os trabalhos, entre maio e dezembro, para totalizar 335 fiscalizados in loco durante 2019.

Postado por at 20:54

Abono salarial já está disponível

O último lote do Abono Salarial ano-base 2017 foi liberado nesta quinta. A data marca o início do pagamento do nono lote do benefício destinado a trabalhadores privados nascidos em maio e junho, e servidores públicos com final da inscrição 8 e 9. A estimativa é que R$ 3,1 bilhões sejam pagos a 3,9 milhões de pessoas.

O prazo final para o saque é 28 de junho. Depois, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Beneficiários que são correntistas da Caixa Econômica Federal tiveram os valores depositados em suas contas na terça-feira. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07.

Para servidores públicos, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet ou pelo 0800-729 00 01. Tem direito ao Abono Salarial ano-base 2017 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2017.

O valor a que cada trabalhador tem direito é proporcional ao tempo trabalhado formalmente em 2017. Quem esteve empregado por todo o ano recebe o equivalente a um salário mínimo (R$ 998). Aquele que esteve empregado por apenas 30 dias pode sacar o valor mínimo, R$ 84.

Postado por at 20:54

Varejo aumentou vendas em janeiro

O volume de vendas do comércio varejista teve crescimento de 0,4% na passagem de dezembro para janeiro, depois de um recuo de 2,1% no mês anterior. O dado é a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo teve altas de 0,5% na média móvel trimestral, de 1,9% na comparação com janeiro do ano passado e de 2,2% em 12 meses. Sete das oito atividades tiveram crescimento no volume de vendas, com destaque para material para escritório (8,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%).

Também tiveram crescimento os segmentos de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), combustíveis e lubrificantes (0,5%), móveis e eletrodomésticos (0,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

A única queda foi no setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%). O varejo ampliado, que também pesquisa materiais de construção, veículos e peças, cresceu 1%. As vendas de veículos tiveram alta de 5,7%, enquanto os materiais de construção cresceram 0,1%.

O varejo ampliado teve altas de 0,2% na média móvel trimestral, de 3,5% na comparação com janeiro de 2018 e de 4,7% no acumulado de 12 meses. Já a receita nominal teve altas de 0,8% sobre dezembro, de 0,1% na média móvel trimestral, de 4,8% na comparação com janeiro de 2018 e de 5% em 12 meses.

A receita do varejo ampliado também teve alta em todos os tipos de comparação: com dezembro (1,4%), com janeiro de 2018 (5,8%), média móvel trimestral (0,2%) e acumulado de 12 meses (6,9%).

Postado por at 20:53

Jequitibá mostra mulheres especiais

Em homenagem ao Mês da Mulher, o Shopping Jequitibá, em Itabuna, abre nesta sexta-feira, 15, a exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”. A mostra vai até o dia 31 e celebra 11 personalidades femininas da região pela atitude, engajamento social, foco na cultura, no trabalho e espírito empreendedor.

Serão homenageadas Zélia Lessa (musicista), Valdirene Borges ( artista plástica e poeta), Eva Lima (atriz), Valéria Morais (Cabo da Policia Militar), Suse Mayre (presidente do Gapa), Mônica Burgos (empresária da Avatim), Claudiana Figueiredo (Gerente Regional do Sebrae).

Ainda Maria da Conceição Torquato (Educadora na Escola Municipal Ação e Cidadania), Edileuza dos Santos (Auxiliar de limpeza do shopping), Simone Flores (arquiteta e urbanista ) e Nea Machado (empresária de Hoteleira ). No dia 21, o Jequitibá promove um coquetel de confraternização com as homenageadas.

Postado por at 20:52

13 Março 2019

Atiradores eram ex-alunos da escola

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta, 13, a polícia civil de São Paulo confirmou o nome dos dois atiradores da escola Raul Brasil, em Suzano, na grande São Paulo. Os autores do crime são Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, ex-alunos.

A motivação para o crime ainda não foi divulgada. Guilherme estudou no colégio até o ano passado. Os dois atiradores chegaram à escola por volta das 9h30 da manhã de hoje, durante o intervalo de aulas, e atiraram contra funcionários e estudantes. Cinco crianças e um funcionário morreram no local.

Os dois atiradores se mataram. De acordo com último balanço divulgado pela polícia, 10 pessoas ficaram feridas e 10 pessoas morreram, incluindo os dois atiradores. Dentre os que morreram, duas eram funcionários da escola, Eliane Regina de Oliveira Xavier e Marilena Vieira Umezo.

Cinco eram alunos do ensino médio: Pablo Henrique Rodrigues, Clayton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquiades Silva de Oliveira e Doulas Murilo Celestino, que morreu no deslocamento para o hospital. Vinte e três pessoas foram levadas ao hospital, entre elas, pessoas que passaram mal após o ataque.

Antes de chegarem à escola, eles atiraram no dono de uma locadora de carros, Jorge Antonio Moraes, tio de Guilherme, que também veio a óbito. Guilherme Taucci de Monteiro postou cerca de 20 fotos no Facebook, minutos antes do ataque. Ele aparece com uma máscara de caveira e com uma arma, exibindo um revólver. Com Diário do Poder.

Postado por at 18:59

Crianças foram encontradas em Ilhéus

Duas crianças de 12 e 10 anos que estavam desaparecidas há quatro dias, desde sábado passado, foram encontradas nesta quarta-feira. As crianças sumiram de Ilhéus, mas ainda não há detalhes de onde e em quais condições elas foram encontradas.

De acordo com o Conselho Tutelar de Ilhéus, as crianças, de prenome Júlia e Vinícius, sumiram após a mãe viajar. Conforme foi apurado, elas queriam ir com a mãe, mas a mulher deixou os meninos na casa da avó. Júlia e Vinícius não teriam aceitado que a mãe viajasse sem eles.

A garota chegou a dizer para a avó que fugiria de casa caso não viajasse com a mãe. Ainda segundo o Conselho, a avó relatou à Polícia Civil que as crianças aproveitaram para deixar o imóvel, no Condomínio Sol e Mar, em um momento em que ela estava fora de casa. Tudo será investigado.

Postado por at 18:59

Vila Galé de Una começa em maio

O presidente do grupo português Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, confirmou ao secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que a construção do Vila Galé Costa do Cacau, em Una, deve começar em maio e terminar em 2021. A reunião foi feita durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, nesta quarta.

Seguindo o padrao da rede, o resort terá 467 apartamentos e demandar um investimento de R$ 150 milhões. Na Bahia, o grupo já opera um em Guarajuba, no Litoral Norte, e outro em Salvador. Fausto diz que o empreendimento vai gerar 350 empregos diretos em de Una.

Portugal é um mercado prioritário para o turismo baiano. Na lista dos turistas que mais visitam o Brasil, o país ocupa a 5ª posição entre os europeus. A BTL é sinônimo de oportunidade de negócios e vitrine para novos produtos a partir de Portugal, por isso a Setur e a Bahiatursa estão presentes.

A BTL prossegue até domingo (17), com programação que reúne o setor privado, operadores de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.

Postado por at 18:58

PM surpreende bando e troca tiros

Nesta quarta-feira, um homem foi morto após baleado em confronto com uma guarnição da Rondesp Sul, da Polícia Militar, no bairro Jorge Amado, em Itabuna. Segundo as primeiras informações, as viaturas da PM faziam ronda de rotina quando receberam a informação de que um grupo de homens armados estava na Rua Argentina.

Chegando ao local, os PMs foram recebidos a tiros por um grupo de cerca de seis bandidos. Os policiais revidaram e os criminosos fugiram. Parte dos bandidos foi para uma casa e continuaram a disparar contra a guarnição. Na troca de tiros, um criminoso, identificado como Lucas Playboy, foi baleado.

Lucas chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Ele era morador do bairro Califórnia e considerado pelas autoridades policiais um bandido de alta periculosidade, suspeito de participações em homicídios, tráfico de drogas e até assaltos a banco.

Na ação, foram apreendidos um revólver de calibre .32, uma espingarda de calibre .32, a motocicleta Honda CBX vermelha de placa JMX-6805, o Fiat Stilo branco de placa NTW-1652, dinheiro e celular. Os demais criminosos conseguiram fugir. A polícia segue em diligências para prender o bando.

Postado por at 18:58

Marinha abre vagas para engenheiro

Estão abertas, até o dia 1 de abril, as inscrições para o Concurso Público do Corpo de Engenheiros da Marinha. São 54 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos, que já tenham concluído o curso ou estejam em fase de conclusão.

A inscrição é feita no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, onde também pode ser encontrado o edital com todas as informações. A taxa de inscrição é de R$ 126. Existem vagas de Arquitetura e Urbanismo(2), Engenharia Cartográfica(2), Engenharia Civil (5),Engenharia de Materiais (2), Engenharia de Produção (3).

Mais Engenharia de Sistemas de Computação (3), Engenharia de Telecomunicações (3), Engenharia Elétrica (7), Engenharia Eletrônica (5), Engenharia Mecânica (11), Engenharia Mecatrônica (2), Engenharia Naval (6) e Engenharia Química (3).

Os candidatos passarão por prova escrita objetiva, prova discursiva de conhecimentos profissionais, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, entre outros. Os aprovados em todas as etapas farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.

Ao serem aprovados, no final de 2020, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente.

Postado por at 18:57

Preso suspeito de matar mulheres

Após sete meses do duplo homicídio das jovens Ádria Santos da Silva, 18 anos e Laís Rodrigues Góes, de 24, ocorrido após uma festa no bairro Sinval Palmeira, em Itabuna, a Polícia Militar prendeu, na tarde de terça-feira, um criminoso identificado como "Lan".

Ele seria uma espécie de "soldado" do criminoso Daniel Cinzento, que fugiu do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde estava custodiado. Cinzento lidera o Raio A nos bairros Sinval Palmeira, Urbis IV, Jorge Amado e uma parte de Itajuípe.

As mulheres foram baleadas por homens que passaram em dois carros, atiraram contra elas e fugiram. A suspeita é de que elas estariam dando informações para a facção rival. O acusado nega e alega que no dia do crime estava em Porto Seguro. A Delegacia de Homicídios está á frente das investigações.

Postado por at 18:57

Estado convoca dois mil estagiários

2.225 universitários do Partiu Estágio foram convocados para ocupar vagas do primeiro edital do programa em 2019. O programa teve recorde de participação, com mais de 24 mil inscrições. A relação dos selecionados pode ser consultada no site da Secretaria da Administração do Estado.

Os convocados devem se apresentar no órgão ou entidade em que irão estagiar no prazo de 10 dias úteis, que se encerra no dia 26. Os estudantes selecionados serão informados da convocação por meio do email cadastrado na inscrição do programa.

A comunicação traz a lista de documentos a ser entregues pelo universitário e o nome do órgão ou entidade para o qual foi indicado. Quem não entregar toda a documentação exigida no edital, ou não se apresentar dentro do prazo, perderá a vaga de estágio.

Postado por at 18:57

UFSB amplia vagas para os Cunis

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou retificação no edital do processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos de primeiro ciclo nos Colégios Universitários (Cunis). A instituição aumentou de 420 para 621 o número de vagas para o sul e extremo-sul da Bahia.

As vagas são para os Cunis de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí e Coaraci, no sul da Bahia; Teixeira de Freitas, Itamaraju, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul. A inscrição deve ser feita pela internet, de 18 a 21 de março. A relação de aprovados na primeira chamada será publicada no dia 4 de abril e a matrícula presencial será de 9 a 11.

De acordo com o edital, serão selecionados os candidatos com as melhores notas no Enem de 2017 ou 2018. A classificação será por ordem decrescente de nota, conforme opção de local e modalidade de concorrência. O processo seletivo terá ampla concorrência e reserva de vagas (cotas).

Postado por at 18:56

Câmara define as homenageadas

Em sessão secreta, como manda o Regimento, a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou as indicações de 19 mulheres que receberão a Comenda Otaciana Pinto. A honraria será entregue no dia 20 de março, em solenidade programada para a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro São Judas.

Entre as homenageadas deste ano figuram personalidades que atuam no ramo empresarial, como Mônica Burgos (criadora da Avatim), indicada por Charliane Sousa (PTB); e que desenvolvem trabalhos religiosos e sociais, como Geni Carvalho de Góes, do bairro Vila Zara, indicada por Ricardo Xavier (PPS).

O decreto contendo homenageadas e autores será publicado no Diário Oficial da Câmara. A Comenda Otaciana Pinto, instituída em 2001, faz menção à ex-vereadora (de dois mandatos), professora e parteira Otaciana Pinto (falecida em 1987). “Mãe Otaciana” teria realizado mais de 10 mil partos caseiros em Itabuna.

Postado por at 18:56

Deputado cobra promessa a Ilhéus

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) cobrou, em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, uma resposta do Governo do Estado referente à implantação do Hospital Materno-Infantil em Ilhéus. O governador Rui Costa fez a promessa no ano passado, depois de fechar o Hospital Regional Luiz Viana Filho.

O deputado lembrou que o Regional foi substituído pelo Hospital Regional Costa do Cacau com a promessa de ser reformado e requalificado para atuar como Hospital Materno-Infantil pelo SUS, mas a obra não saiu do papel. “Ilhéus merecia ter não só o Hospital Costa do Cacau, mas também o Regional".

"Já que isso não foi possível e que foi prometida a reforma para implementação do Hospital Materno-Infantil, fica aqui a minha cobrança ao Governo do Estado para que seja informado a população quando essa obra será entregue. O que eu quero é que a população não sofra por falta de assistência médica e saúde”.

O Hospital Regional de Ilhéus contava com 106 leitos e atendia cerca de 200 pessoas por dia com urgência, emergência, ambulatório e ala pediátrica. Diante da repercussão do fechamento, a Sesab, em março do ano passado, prometeu reformar e abrir a maternidade "dentro de alguns meses". Era ano eleitoral.

Postado por at 14:00

Governador se choca com chacina

Após visitar a Escola Estadual Raul Brasil, onde nesta quarta (13) houve um ataque a tiros, o governador de São Paulo, João Doria, disse que estava sob forte impacto. Ele também decretou luto de três dias. O colégio fica na cidade de Suzano, a 57 quilômetros da capital paulista.

“Estou muito impactado”, afirmou o governador. “A cena mais triste que assisti em toda a minha vida”, disse. “Estou consternado, chocado”, complementou, informando prestar solidariedade às famílias das vítimas. Ele cancelou a agenda desta quarta-feira e seguiu para o local com autoridades estaduais e municipais.

O comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Salles, informou que os dois autores dos tiros na Escola Estadual Raul Brasil nesta manhã usaram um revólver calibre 38 e uma arma medieval semelhante a um arco e flecha (o nome é besta ou balestra). Até o momento, pelo menos 10 pessoas morreram no ataque.

Segundo os policiais, os atiradores atacaram, inicialmente, um lava-jato que estava ao lado do colégio e depois entraram na escola atirando na coordenadora pedagógica, num funcionário e nos estudantes.

Salles disse ainda que os estudantes atacados estavam na hora do recreio. De acordo com ele, os atiradores se suicidaram em um dos corredores da escola. Segundo o policial, há artefatos explosivos dentro do colégio, por isso é fundamental o isolamento da área.

Postado por at 13:58

12 Março 2019

Câmara debate a isenção industrial

A isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado às indústrias instaladas no Distrito Industrial de Itabuna será tema de debates convocados pela Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores, que pretende ouvir setores da sociedade. O colegiado fará audiência pública nesta quinta, às duas da tarde.

Devem participar da audiência entidades de classe como CDL, ACI e Sindicom. O projeto de lei do Executivo libera, por 10 anos, o pagamento do tributo. A isenção será concedida observando-se requisitos como prova de regularidade fiscal e previdenciária, mínimo de 500 funcionários e 20% de novas contratações por ano.

A renovação do benefício fiscal no decênio deverá ser requerida até 30 de novembro. Durante a reunião das Comissões Técnicas, na tarde de segunda, devido à complexidade jurídica do tema, os vereadores avaliaram a necessidade de a matéria ser analisada também pela Comissão de Legislação.

É necessário fiscalizar essas isenções tributárias. Em muitos casos, cessado o prazo do benefício fiscal, elas deixam a cidade. Aliás, Itabuna viveu isso com indústrias atraídas pelos incentivos do Governo do Estado há 15 anos.

Postado por at 20:43

Assassino de Mar Ramos é condenado

Réu confesso do assassinato do estilista Marivaldo Ramos, Jerry Vitor Rocha dos Santos, o “Bryan Vitor”, 19 anos, foi condenado pela Justiça de Itabuna a 23 anos e quatro meses de prisão em regime fechado. O criminoso “Bryan Vitor” vai seguir preso no Conjunto Penal de Itabuna, onde está desde agosto do ano passado.

O estilista Mar Ramos, como era conhecida a vítima, foi morto em agosto do ano passado. Jerry Vitor foi preso por policiais militares e civis na Rodoviária de Itabuna, no dia 10 de agosto, quando tentava fugir para São Paulo. Ele tentava escapar do cerco policial dois dias depois do assassinato.

O estilista foi morto com requintes de crueldade, em sua casa, no centro de Itabuna. Na época, Jerry Vitor contou que aplicou pelo menos quatro golpes de pá na vítima, que estava dormindo. O condenado e a vítima teriam se conhecido pelas redes sociais e estavam morando na mesma casa há pouco tempo.

O criminoso era natural de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, mas morou uma temporada em São Paulo.

Postado por at 20:43

Trânsito de Itabuna é desordenado

Itabuna vive problemas cada vez maiores no trânsito, onde a Settran se preocupa mais em multar e ginchar veículos do que educar o motorista e ordenar o fluxo de carros. Um local perigoso é o cruzamento da AvenidaAmelia Amada com a Rua Professor Alicio de Queiroz (esquina da Ação Fraternal de Itabuna).

O local só tem semáforo para quem vai pela Av. Amélia Amado. Quem tenta cruzar a avenida pela Alicio de Queiroz não consegue ver se as luzes estão verdes ou vermelhas, porque não há semáforo deste lado. O motorista cruza às cegas, se expondo a um acidente.

Outra falha grave é a falta do sistema Zona Azul. Extinto há mais de cinco meses pelo prefeito Fernando Gomes de forma unilateral, cancelando a concessão da Dom Parking, até hoje ela não foi regularizada. Gomes alegou que a própria Prefeitura iria explorar o sistema, com aplicativo de smartphone.

Mas a cidade continua sem Zona Azul, o que causa problemas para quem faz compras no centro e prejuízo para o comércio. O motorista, assediado por flanelinhas, tem preferido comprar no comércio dos bairros e quem vem de fora tem optado por outras cidades.

Postado por at 20:42

Porto cria comitê contra incêndios

Depois de uma onda de incêndios, agravada pelas altas temperaturas e o longo período de estiagem, especialmente no distrito de Itaporanga e Vale dos Búfalos, a Prefeitura de Porto Seguro decidiu criar um Comitê Gestor de combate às chamas, que vai potencializar as ações de vários órgãos de maneira integrada.

O objetivo é acabar de vez com os incêndios florestais que estão atingindo a área rural do município. Uma reunião foi realizada com o objetivo de centralizar e aperfeiçoar as ações. A Prefeitura se disse comprometida com a missão e apresentou algumas das ações já desenvolvidas desde o surgimento dos primeiros focos.

A prefeita Cláudia Oliveira agradeceu o apoio do Governo do Estado e do Corpo de Bombeiros da Bahia, que enviou aeronaves, efetivo e equipamentos; a secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA), Inema, IBAMA, PrevFogo e Condomínios Outeiro das Brisas e Jacumã. A integração de esforços foi essencial para o fim dos incêndios

Postado por at 20:41

MDR faz diagnóstico de saneamento

As redes coletoras de esgoto do País atendem 60,2% da população, segundo o 23º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Os dados, relativos a 2017, abrangem 3.865 cidades, o equivalente a 69,3% dos municípios brasileiros.

Segundo o ministro Gustavo Canuto, as informações mostram a necessidade de atualizar as regras para o setor. Para tanto, o Governo Federal editou a Medida Provisória nº 868, que deve ser analisada em breve pelo Congresso Nacional.

“Saneamento é essencial e envolve uma série de questões. Impacta a saúde da população e, por consequência, a economia. Com uma rede de saneamento ampla e de qualidade, teremos uma população mais saudável e com maior capacidade de geração de renda".

"É neste contexto que entra a Medida Provisória. Com nova legislação, poderemos atender demandas das grandes cidades e de pequenos municípios, criando mecanismos para que as operações sejam rentáveis e que possam chegar à população com qualidade”.

O Sudeste se destaca pela maior rede na área urbana, com 83,2% dos municípios nessa situação. Por sua vez, no Norte, apenas 13% dos esgotos gerados são coletados. Os valores consideram somente o atendimento por redes públicas, não incluindo soluções individuais, como fossas sépticas.

Além disso, o SNIS-AE aponta a necessidade de elevação dos índices de tratamento de esgoto. O volume efetivamente tratado, considerando-se o que é gerado, alcança só 46% do total. Nesse quesito, o Centro-Oeste lidera, com 52% do esgoto tratado. No Norte, esse valor é de 22,6%.

A atual edição do SNIS-AE apontou que foram feitas 545,4 mil novas ligações de esgoto em todo o País, aumento de 1% sobre 2016. Já as redes de esgoto cresceram 3,2%, com mais 9,7 mil quilômetros. Isso possibilitou um aumento de 1,3% na população atendida.

Postado por at 20:40

Filme baiano é premiado no México

O filme baiano “Filho de Boi”, da Plano 3 Filmes, recebeu dois prêmios na sessão Guadalajara Construye (work in progress) do Festival Internacional de Cine de Guadalajara (FICG), no México. Os prêmios foram concedidos pelas empresas mexicanas Secuencia Estratégica e Fix Comunicación.

Eles consistem em aporte financeiro para a promoção internacional do filme e consultoria na produção do trailer e outras peças de divulgação. “Filho de Boi” foi realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, via edital setorial audiovisual.

O Festival Internacional de Cine de Guadalajara está em sua 34ª edição e é um dos mais importantes da América Latina. Durante o evento, o filme foi apresentado em sessões fechadas para potenciais apoiadores, agentes de venda e distribuidores, que premiaram os projetos na cerimônia final.

Participaram do evento oito longas latino-americanos. “Filho de Boi” foi o único brasileiro. O filme, dos mesmos produtores do premiado documentário “Jonas e o Circo sem Lona”, conta a história de um menino de 13 anos que tem uma relação difícil com o pai e sonha em fugir da pequena cidade onde vive, no sertão da Bahia.

É um filme sobre pertencimento, situado no Brasil contemporâneo, num contexto de preconceito e masculinidade onde é urgente reinventar-se. O protagonista, João Pedro Dias, foi escolhido após uma pesquisa onde foram entrevistados cerca de 1500 jovens, todos da zona rural, todos de escolas públicas.

A preparação de elenco foi de Fátima Toledo. No elenco, além do estreante João Pedro, estão os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Vinicius Bustani. A previsão de estreia pública é no 2º semestre de 2019.

Postado por at 20:39

Mutirão retira 1.200 dos hospitais

Em cinco meses, o Mutirão de Desospitalização avaliou mais de 4.100 pacientes que ocupavam leitos em hospitais especializados e de alta complexidade. Destes, 1.200 foram encaminhados para Internação Domiciliar, hospitais de menor porte, municípios de origem, leitos para doenças crônicas, entre outros.

"Havia casos de pacientes internados há mais de mil dias, sobretudo pela ausência de condições estruturais ou sociais para continuar o atendimento em casa", pontuou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante o Fórum de Desospitalização (foto) que aconteceu nesta terça (12), em Salvador.

Os números são surpreendentes, diz a subsecretária Tereza Paim. "Ao reavaliar cada um dos pacientes internados na rede estadual e sem que houvesse mudança no plano terapêutico, identificamos 1.451 pacientes com a possibilidade de alta médica".

A desospitalização amplia o modelo que vinha sendo adotado, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando a garantir a assistência integral 24h em casa. O programa inclui oxigenoterapia domiciliar para pacientes cronicamente dependentes de oxigênio ou ventilação mecânica.

Postado por at 20:37

Sindicato denuncia problemas no HRCC

Os sindicatos ligados aos funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau reclamam da terceirização promovida no setor pelo Governo do Estado. "Só tem aportado perdas aos trabalhadores e a população". Para eles, a troca de empresas no HRCC "tem sido pautada pelo desrespeito e ataques aos trabalhadores".

A atual gestora, IBDH, se recusa a dialogar com os sindicatos, segundo seus dirigentes. A presidente do Seeb, Lúcia Duque a advogada do sindicato, Edilma Moura, estiveram no HRCC no dia 8 e não foram recebidas pela direção. No dia 7, ela tinha feito uma assembleia com as enfermeiras e enfermeiros.

A pauta era a elaboração de estratégias de luta contra a redução dos salários, aumento da jornada e o assédio moral praticado na instituição. O Seeb já move ação judicial contra a IBDH e tenta agendar junto à Sesab uma reunião para tratar do assunto.

"Cabe ressaltar ainda que o Seeb, em conjunto com o Sintesi, impetrou e ganhou ação judicial para garantir o pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras referentes ao devido pela empresa Gerir, que administrava o Hospital do Cacau", observam.

Em 2017, o Seeb e outros sindicatos entregaram ao governador Rui Costa um relatório onde denunciava a situação precária e de desrespeito aos direitos dos terceirizados. "Estamos articulando reuniões com deputados estaduais para levar estas denúncia ao plenario da Assembleia Legislativa".

Postado por at 15:19

Ministro confirma 13º do Bolsa Família

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou nesta terça-feira (12) o pagamento do 13º salário do Bolsa Família em dezembro. Com custo estimado de R$ 2,5 bilhões, esse foi um dos compromissos de campanha do presidente Jair Bolsonaro. “Está tudo certo, estamos negociando com o ministro Paulo Guedes".

"Uma parte virá do Orçamento Geral da União, que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino que a gente quer aprofundar”, afirmou Terra. Sobre a situação da população de Brumadinho (MG), atingida pelo rompimento da barragem, o ministro anunciou um pacote de ações.

Ele será voltado a recuperar econonicamente o município mineiro. Ele adiantou que, até o fim deste mês, deverá se reunir com o prefeito da cidade, Avimar Barcelos (PV), e com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), para definir as responsabilidades de cada parte.

Osmar Terra lembrou que 80% da arrecadação de Brumadinho vêm da mineração, que vai continuar. Para ele, é preciso mudar o arranjo produtivo da região e, para isso, será anunciado um pacote de ações. Uma das ideias é levar para a região um projeto turístico grande, que envolveria hotéis e resorts.

Outra possibilidade é uma parceria com uma grande rede de supermercados para a compra de alimentos produzidos por agricultores locais. Para viabilizar a produção, prejudicada também pela contaminação do Rio Paraopeba, haverá um plano para construção de cisernas e poços artesianos destinados à irrigação da produção.

“Fiquei com uma tarefa dada pela Casa Civil, de coordenar e planejar o que será Brumadinho daqui para a frente. A gente não quer que ocorra em Brumadinho o que aconteceu ali na região da Samarco, da Vale do Rio Doce. Lá, em todos os municípios que ficam ao longo do Rio Doce, o PIB caiu muito. Queremos que em Brumadinho seja diferente”.

Postado por at 15:18

CPF será documento único na União

Um decreto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (12) institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como documento “suficiente e substitutivo” para o cidadão obter uma série de informações e serviços públicos no âmbito federal.

O Decreto nº 9.723 ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. As medidas visam a simplificação do atendimento aos usuários dos serviços públicos por meio da redução da burocracia estatal.

Quem requisitar informações públicas, demandar serviços ou solicitar benefícios federais poderá, salvo as exceções previstas no decreto, informar o CPF em substituição ao NIT, PIS, Pasep; da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e da Carteira Nacional de Habilitação.

O CPF também poderá ser informado em substituição aos números de matrícula em instituições públicas federais de ensino superior; dos Certificados de Alistamento Militar, Reservista, Dispensa de Incorporação ou de Isenção do Serviço Militar, entre outros.

O decreto estabelece que a substituição dos demais dados pelo número de inscrição no CPF é ato preparatório à implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI), previso na Lei 13.444 , de maio de 2017. Os órgãos e as entidades federais terão três meses para adequar os sistemas e procedimentos.

Postado por at 15:17

11 Março 2019

RN e BA acertam recâmbio de Luna

As autoridades de segurança pública do Rio Grande do Norte e da Bahia devem definir nesta semana ou nos próximos dias a transferência de Carlos Fernando de Jesus Luna, 57 anos, que foi preso na quinta-feira passada, no bairro Ponta Negra, em Natal (RN).

De acordo com a polícia, o homem é foragido da Justiça da Bahia desde 2007, quando foi condenado por mandar matar a professora Sônia Almeida dos Santos, de 34 anos, em Itabuna. Fernando contratou Wadson Martins Santos para jogar ácido na vítima.

O crime aconteceu em agosto daquele ano, quando Sônia deixava o filho na escola. Ela morreu em novembro de 2007. O acusado de lançar ácido disse ter recebido R$ 250 para cometer o crime. De acordo com informações da polícia na época, a motivação foi vingança. Sônia, que era casada, rejeitava o assédio de Fernando Luna.

Por este crime, Luna foi condenado a 14 anos de prisão. A pena foi reduzida em 2017 para 10 anos. Ele chegou a ficar preso ainda em 2007 e em 2017 estava em liberdade condicional. O delegado Márcio Delgado, da Delegacia Especializada em Capturas (Decap), explicou que Luna já tinha fugido por outros estados.

Ao ser encaminhado à Bahia, ficará preso. Ele foi capturado por policiais da Cia Independente de Policiamento Turístico e da Decap. Segundo o TJ-BA, há outros cinco processos contra Fernando Luna. Ele responde por outro caso de violência doméstica e deveria estar preso desde 7 de janeiro, o juiz negou a revogação da prisão.

Postado por at 18:31

Itabuna apreende produtos naturais

A Vigilância Sanitária de Itabuna apreendeu quase 300 unidades de produtos naturais vendidos como suplemento alimentar e fitoterápico. Eles eram de origem desconhecida e não traziam o nome de um responsável técnico (farmacêutico) pelo conteúdo.

A apreensão foi feita em três lojas do calçadão Ruy Barbosa, no centro, durante uma visita de rotina. A VS não revelou o nome das lojas. O diretor Manoel Mattos conta que parte dos produtos também não informava o local de fabricação, tinha código de barras em branco e não trazia CNPJ.

Alguns tinham CNPJ de outra atividade comercial. Para Mattos, esse tipo de infração demostra uma grande falta de responsabilidade, compromisso e cuidado com a vida das pessoas. “É um crime grave que põe em risco a saúde de pessoas inocentes que confiam nesse tipo de produto tido como milagroso".

"São produtos que podem trazer consequências danosas à saúde de quem ingere”, diz Manoel Mattos, que alerta que só quem pode certificar o conteúdo de um remédio natural é o farmacêutico. "O nome do profissional deve constar na embalagem, caso contrário, deve ser denunciado".

Postado por at 18:30

Bairro de Ilhéus enterrado em lixo

Mais uma vez Ilhéus, cidade que pretende ser turística, recebeu os visitantes com lixo nas ruas. Foi assim em janeiro e fevereiro, porque a Prefeitura deu calote na empresa contratada para a limpeza urbana. Chegou ao ponto de ela desistir do contrato por falta de condições de trabalho.

A Prefeitura alegou que seus próprios funcionários fariam a coleta, mas não é isto que acontece. Os moradores da Rua Itália, no bairro São Francisco, por exemplo, reclamam que estão há mais de uma semana sem coleta e o lixo vem se acumulando nas calçadas, que já não recebem manutenção e estão tomadas por mato.

"As ruas estão numa fedentina insuportável, todas as do bairro. Ninguém aguenta mais", conta uma moradora que há dez dias não vê coleta em sua rua. Outra, da Rua Itália, afirma que a irregularidade na coleta é um problema recorrente, mas que se agravou ainda mais no período do carnaval.

Na quinta-feira 7, a Solar Ambiental encerrou o contrato de coleta. O município reconheceu uma dívida de R$ 4,5 milhões com a empresa de Ilhéus. No sábado (9), a coleta passou a ser feita por outra empresa, com um contrato emergencial. Mas os moradores continuavam com o lixo na porta de casa nesta segunda-feira, 11.

Postado por at 18:29

TRE retoma cadastro biométrico

Desde esta segunda-feira, os cartórios eleitorais da 27ª e 28ª zonas eleitorais de Itabuna, que incluem Itapé e Jussari, retomaram o recadastramento biométrico daqueles que não conseguiram fazer o procedimento na etapa anterior e, por isso, estão com o título cancelado.

Por enquanto, o atendimento ocorre apenas na sede (Rua Antônio Ribeiro Junior, centro), das 8 às 14 horas. O chefe do Cartório da 28ª zona, Marcelo Brito, lembra que o parque de computadores está montado no antigo Fórum Ruy Barbosa, para ampliar o número de eleitores atendidos.

Ainda não foi divulgado, no entanto, quando o segundo posto começará a funcionar. Brito alerta ainda que não é necessário dormir em filas nem fazer qualquer tipo de aglomeração. A pretensão é de que até junho tenham sido recadastrados todos os eleitores de Itabuna.

O que ninguém entendeu foi por que o TSE fez tanta pressão para que todos se cadastrassem num prazo obviamente impossível se ele ia retomar o processo ao longo do ano e só haverá eleições em 2020. Milhares de pessoas amanheceram nas filas e perderam o dia de trabalho à toa.

Postado por at 18:28

Reforma de Ilhéus está na Câmara

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Souza, enviou à Câmara o projeto de reforma administrativa que prevê fusões de secretarias, extinção de cargos comissionados e criação de novos setores. O projeto foi apresentado previamente a um grupo de vereadores, em 5 de fevereiro.

A Prefeitura alega que o projeto foi "embasado por estudos realizados por profissionais capacitados" e diz que a reforma visa "eficiência, redução de custos na folha e celeridade em serviços importantes para melhor atender à população" e que "as mudanças devem ampliar a transparência de ações".

Segundo o prefeito, o projeto é inspirado em iniciativas semelhantes dos governos federal e estadual. “Com planejamento, buscamos melhorias para a comunidade, além da revisão nos contratos de locação e de prestação de serviços, com muita austeridade para que possamos garantir os salários dos servidores em dia”.

No projeto está prevista a criação de uma Assessoria de Cálculos na Procuradoria Geral, para fiscalização dos precatórios. Administradores regionais e de bairro passam a ter acesso direto ao prefeito (não explica como) e a Corregedoria passa a ser ligada à Controladoria-Geral.

Serão criadas as secretarias de Cultura e Turismo, Infraestrutura e Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico, Industria e Comercio; Educação, Esporte e Lazer. A reforma inclui ainda a criação das superintendências de Turismo, Cultura, Agricultura e Pesca, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e de Industria e Comércio.

Postado por at 18:27

PM prende traficantes na região

Edson Santiago dos Santos e Leandro Silva foram presos por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), da Polícia Militar, por tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Daniel Gomes (foto), onde estavam com 180 pedras de crack.

Já em Ilhéus, policiais militares da 68ª CIPM, em diligência no bairro Alto do Formoso, prenderam, por tráfico de drogas, Hilton Oliveira dos Santos, conhecido como "Boca de Mel". Na ação policial, outro indivíduo que estava com ele conseguiu fugir por um matagal, pulando o muro dos fundos de uma residência.

Com Hilton, os policiais apreenderam seis munições de revólver calibre .38, 25g de cocaína, 100 pedras de crack e embalagens para os entorpecentes. Ele foi preso e, junto com o material apreendido, apresentado na sede da 7ª Coorpin.

Postado por at 18:25

Concurso para Auditor já foi aberto

Foram abertas nesta segunda-feira as inscrições para o concurso público de auditor fiscal, promovido pelas secretarias estaduais de Administração e de Fazenda, com 60 vagas. As inscrições devem ser exclusivamente pelo site da organizadora, a Fundação Carlos Chagas, até 5 de abril. A taxa é de R$ 170.

Podem se inscrever profissionais com formação superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados. Das 60 vagas, 24 são para Administração, Finanças e Controle Interno.

Outras 17 são para Tecnologia da Informação e 19 reservadas para a Administração Tributária. 5% das vagas são para deficientes e 30% para cota racista exclusiva para negros. É importante lembrar que, no primeiro caso, as atividades devem ser compatíveis com a deficiência do candidato, que passará por perícia.

Já a autodeclaração de candidatos negros contará com procedimento de heteroidentificação, conduzido por comissão a ser instituída pela FCC. Os candidatos podem consultar o edital, publicado no Diário Oficial do Estado de 27 de fevereiro. O documento também está disponível no Portal do Servidor.

Postado por at 18:24

Bateram carro roubado no poste

Bandidos bateram o Hyundai HB-20 branco, de placas PJD-5028, licenciado em Lauro de Freitas, contra um poste no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, em Itabuna, na noite de domingo. O veículo foi abandonado após a colisão.

Populares acionaram a Polícia Militar, que compareceu ao local. A PM suspeitou que o veículo tenha sido tomado em uma ação criminosa, o que acabou se confirmando. Havia ainda a possibilidade de que alguém alcoolizado ter colidido com o poste e fugido do flagrante.

O veículo foi removido para o pátio da Polícia Civil. Com o impacto, a frente ficou bastante danificada e a bateria chegou a ser arremessada para um terreno próximo, depois foi roubada por alguma pessoa que passava pelo local. A Polícia Civil investiga o caso.

Postado por at 18:24

PC elucida morte da professora

O mandante e um dos executores da professora Élida Márcia de Oliveira Nascimento Souza tiveram mandados de prisão temporária cumpridos por policiais da 17ª Coorpin, de Juazeiro, após ser apresentados por policiais militares no Complexo Policial daquela cidade, no domingo (10).

Railton Lima da Silva e Edivan Constantino de Morais foram presos durante uma abordagem de rotina, quando a moto usada no crime também foi encontrada. Élida Márcia foi assassinada a tiros, na presença do marido e da filha, dentro de um carro em frente à casa onde morava, no dia 20 de fevereiro.

Imagens das câmeras de vigilância auxiliaram os policiais da Delegacia de Homicídios de Juazeiro e da 17ª Coorpin na identificação do criminoso e da motocicleta utilizada no crime. Railton apontou Edivan como mandante do homicídio.

Conforme as investigações, a filha de Edivan, que é ex-namorada do companheiro da professora, não aceitava o fim da relação, ocorrida antes da união om Élida Márcia. Railton confessou que Constantino encomendou a morte para que a professora deixasse de "ser um obstáculo" para a filha dele.

Edivan já tem passagem por homicídio. Os dois presos serão encaminhados para audiência de custódia e as investigações continuam.

Postado por at 18:23

Itabuna começa vistoria dos táxis

Começou nesta segunda e vai até o dia 28 a vistoria anual obrigatória para os permissionários do serviço de táxi de Itabuna. O trabalho está sedo coordenado pela Diretoria de Transportes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito - Sesttran.

Os taxistas devem comparecer à Rua Jorge Amado, no bairro Lomanto (antigo aeroporto), das 8 às 14 horas. Serão atendidos 50 profissionais por dia, mediante senhas, obedecendo a ordem numérica dos Alvarás. Nesta segunda-feira, 11, foi a vez dos Alvarás T 0001 a T 0050. Terça serão de T 0051 ao T 0100 e assim sucessivamente.

Os permissionários precisam apresentar o CRLV atualizado, CNH com atividade remunerada e em dia, curso de taxista, nada consta da CNH, atestado de antecedentes criminais, quitação eleitoral. Ainda a aferição do taxímetro, tributos municipais em dia e declaração de participação no curso educativo obrigatório.

O não comparecimento do permissionário acarretará em sanções, podendo implicar inclusive no cancelamento do alvará. Itabuna continua tendo sérias irregularidades nos táxis, com pessoas ligadas a servidores detendo dezenas de permissões, táxis "piratas" ou sem alvará, praças com mais carros que o previsto em lei.

Postado por at 18:22
Editado em: 11 Março 2019 18:23

08 Março 2019

Prefeito veta emendas negociadas

O prefeito de Itabuna sancionou a Lei Municipal que cria o Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais. Fernando Gomes apôs vetos que retiraram direitos do funcionalismo, além de garantias e direitos. Um exemplo é o prazo de 180 dias para formação de comissão que analisaria o Plano de Cargos e Salários.

A comissão poderia garantir a progressão funcional. Sem ela, o servidor vai receber, no final da carreira, o mesmo que ganhava no início do contrato. Fernando Gomes vetou ainda a possibilidade de parcelamento da licença prêmio, e o dispositivo que vedava a possibilidade do acúmulo de férias.

Se os vetos não forem derrubados, os servidores ficarão à mercê do prefeito e não serão indenizados caso haja acúmulo de função, além de ficar sem o adicional de tempo de serviço. A maldade de Fernando atingiu também os servidores com deficiência que entrarão no serviço.

O texto garantia que a comissão de avaliação deveria ter o acompanhamento de uma entidade representativa. O prefeito de Itabuna traiu o acordo feito com os sindicatos de servidores públicos depois da mediação do Ministério Público do Trabalho.

A vereadora Charliane Sousa é enfática ao dizer que já era esperada tal atitude do governo de Fernando Gomes, "uma vez que diversas tentativas de diálogo foram negadas". Na opinião da vereadora, o funcionalismo saiu perdendo com a falta de respeito da gestão municipal com os acordos.

"Precisamos de um gestor que saiba ouvir as posições contrárias, que podem e muito contribuir para o bom andamento da administração municipal, mas o prefeito parece não querer deixar de lado suas práticas coronelistas”, ressalta Charliane.

Postado por at 23:30

Faltosos precisam regularizar título

Pessoas que não votaram nem justificam a falta, em pelo menos três eleições seguidas, podem regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Começou na quinta-feira o prazo de regularização do título eleitoral em todo o país. Basta pagar as multas e apresentar título, documento com foto e comprovante de residência.

Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação, além das eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a situação.

Os nomes dos faltosos começaram a ser divulgados em 20 de fevereiro e podem ser consultados nos cartórios eleitorais. O prazo para a regularização vai até 6 de maio. O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas.

A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e identidade, de receber salário de função ou emprego público, de participar de concorrência pública. O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em bancos públicos, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos, e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida o portador de deficiência quem tenha como impossível o cumprimento das obrigações eleitorais.

Postado por at 23:28

PC desmonta arsenal pesado em VC

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista desmontaram, na noite de quinta-feira, um arsenal com fuzis, metralhadoras, pistolas, revólveres e drogas escondidos numa casa. Fabrício dos Santos Gomes, 32 anos, o “Mineiro”, foi preso em flagrante com o material ilícito.

Após meses de investigação, ações de inteligência e trabalho de campana, os policiais civis realizaram busca no imóvel utilizado pelo criminoso, no bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista.

Em cômodos da residência foram localizados dois fuzis calibre 5.56, dois kits de metralhadora, três pistolas calibre 9 mm, quatro revólveres calibre 38, farta munição, carregadores, cerca de 5 quilos de cocaína e crack, balanças e embalagens plásticas.

Uma pickup Ranger também foi apreendida. Mineiro, que tinha passagem pela polícia em Minas Gerais, foi autuado por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. As investigações prosseguem para que comparsas do criminoso sejam apreendidos e as ramificações da quadrilha descobertas.

Postado por at 23:27

MP obriga Itabuna a fiscalizar som

Em atendimento a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MP-BA, o juiz Ulysses Maynart Salgado determinou à Prefeitura de Itabuna o retorno imediato das operações de fiscalização da Patrulha do Som, que visa garantir e evitar a perturbação da ordem.

O município deve coibir qualquer ação de perturbação sonora. A fiscalização é operada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, secretarias municipais de Segurança, Transporte e Trânsito, Saúde e Desenvolvimento Urbano.

O Ministério Público da Bahia tem atuado para atender as reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residências ou veículos que infringem a Lei do Silêncio com som excessivo, independente do horário.

As ações foram iniciadas no começo do mês e já atendeu chamados nos bairros São Caetano, Rua de Palha, Núcleo Habitacional da Ceplac, Maria Pinheiro, Nova Itabuna, Santa Inês, Ferradas, Califórnia e Condomínio Jubiabá.

Um som de carro foi apreendidos e emitidos cerca de 10 autos de infração contra estabelecimentos comerciais e residências. Um dos casos que mais chamou a atenção ocorreu no Núcleo Habitacional da Ceplac, onde já houve uma morte em briga motivada por som abusivo.

"Mas as pessoas não veem o exemplo e continuam nesta mesma prática," lamenta o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Sandro Lopes. Em caso de som abusivo acione 153 (Guarda Civil Municipal) ou 3214-1427.

Postado por at 23:27

Ilhéus se despede de Antonio Hygino

Foi sepultado na tarde desta sexta-feira, no Cemitério São João Batista, na zona sul, em Ilhéus, o corpo do acadêmico, ex-procurador do Estado, jornalista e advogado João Hygino Filho. Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, aos 85 anos.

João Hygino ocupava a cadeira número 1 da Academia de Letras de Ilhéus. Nascido em Porto Seguro, partiu ainda novo para o Rio de Janeiro, de onde retornou e formou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito de Ilhéus, que deu origem à Fespi, hoje Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhou no jornalismo da Ceplac, em Ilhéus, e foi vice-presidente da subseção ilheense da OAB, além de servidor da Secretaria de Agricultura da Bahia. O acadêmico deixa sete filhos. João Hygino manteve durante anos a coluna “Torre de Vigia”, no extinto Diário da Tarde.

Ele era pai do juiz de Direito Antônio Carlos de Souza Hygino, titular da 5ª dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da Comarca de Itabuna.

Postado por at 23:26

Inema e CDA fazem parceria de dados

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) fortalecem as ações relacionadas ao ordenamento fundiário, regularização florestal e áreas de proteção ambiental com o aditivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

O acordo prevê o compartilhamento do banco de dados dos órgãos com informações da área ambiental e fundiária, especialmente dos imóveis rurais com até quatro módulos. Os secretários do Meio Ambiente, João Carlos Silva, e de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, se reuniram com a diretora do Inema, Márcia Telles.

Eles reafirmaram o compromisso de cooperação técnica entre os órgãos. Ficou definido o registro no Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos (SEIA) das poligonais georreferenciadas de imóveis rurais, com até quatro módulos, que ainda não foram cadastrados.

“Já que essas propriedades estão georreferenciadas, a equipe do Inema economizará tempo e custos para realizar o cadastro florestal juntos às empresas contratadas para o cadastro nos territórios. A proposta com esta parceria é qualificar e dar celeridade aos trabalhos em andamento,”, diz Victor Moura, coordenador de Ação Fundiária da CDA.

O encontro contou ainda com a participação do diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, e do assessor Especial do Inema, Aldo Carvalho.

Postado por at 23:25

TV Itapoan bateu a Globo na Bahia

A mídia baiana teve uma grande novidade neste carnaval. A TV Bahia (Globo) levou uma surra de audiência da TV Itapoan (Record) por dois dias seguidos. Segundo o Notícias da TV, os dados são da média das 24 horas, que inclui a madrugada. Mesmo transmitindo programa religioso no horário, a Record venceu.

Na terça-feira (5), a Itapoan teve 8,6 pontos de média, três décimos acima da TV Bahia. A Aratu (SBT) marcou 5,5 e a Band 1,1 pontos. No mesmo dia, a Record baiana bateu a Globo no horário nobre (18h à meia-noite), vencendo inclusive o Jornal Nacional.

As novelas A Terra Prometida e Jesus bateram o JN por 16,8 contra 15,6. Na quarta-feira (6), a TV Bahia mostrava a ressaca do Carnaval, os últimos blocos e trios elétricos, mas perdeu para a Itapoan na média de 24 horas, com uma vantagem maior, 9,8 pontos contra 9,4. A Aratu cravou 5,1 e a Band, 1,3.

Cada ponto em Salvador equivale a 36.132 mil pessoas. Ou seja, na média destes dias, a TV Itapoan / Record teve 354.093 telespectadores e a TV Bahia / Globo, 339.640. Salvador tem cerca de 2.700.000 habitantes.

Postado por at 23:24

Mulher tem homenagens e protestos

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em pelo menos 45 cidades, incluindo 17 capitais, a maioria em tom de protesto. Os atos da Marcha Mundial das Mulheres defendem o fim da violência, o respeito aos direitos civis e direitos reprodutivos e sexuais.

As imigrantes e refugiadas, as mulheres com deficiência, a questão da representatividade política, além do respeito aos direitos do público LGBT estão entre as bandeiras das manifestações que ocorreram ao longo do dia.

A Rede Feminista Grapiúna, que reúne mulheres de diversas categorias profissionais e donas de casa, mães, avós, etc. promoveu nesta sexta-feira, na praça do bairro Pedro Jerônimo, um Ato público Contra o Feminicidio, em memória aos assassinatos de mulheres itabunenses.

O jornal A Região publica nesta edição a história de Maria Odília Teixeira (foto), primeira médica negra formada na Bahia, que iniciou uma longa linhagem de filhos e netos na profissão. Voce pode ler neste link.

Relatórios recentes, produzidos por diferentes fontes, mostram que, embora as bandeiras da marcha sejam idênticas de um ano para o outro, é necessário manter os temas em discussão. Segundo o site Violência contra as Mulheres em Dados, a cada minuto 9 mulheres foram vítimas de agressão.

De acordo com o 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, a cada 9 minutos uma mulher sofreu estupro. Além disso, diariamente 606 casos de lesão corporal dolosa enquadraram-se na Lei Maria da Penha. As mulheres ainda ganham menos que os homens.

O Ligue 180, central do governo federal que recebe denúncias de violações aos direitos das mulheres, recebeu em janeiro e fevereiro 17.836 notificações, 36,85% mais que em 2018.

Postado por at 23:22
Editado em: 08 Março 2019 23:32

Roubou parque e acabou na cadeia

Equipes da Delegacia Territorial (DT), de Arraial D’Ajuda recuperaram, na quinta-feira (7), mais de R$ 1,5 mil subtraídos do escritório de um parque de diversões, localizado no distrito de Panelinha, em Camacã. Pesou na prisão seu nível de burrice digital.

O autor do furto foi Rafael de Jesus Santos, de 20 anos, funcionário do parque. Ele foi preso em uma pousada no distrito de Itaporanga com parte da quantia furtada, depois de postar fotos em seu perfil numa rede social exibindo o dinheiro.

Segundo o delegado Sinézio Vieira Junior, titular da DT/Arraial, o homem se aproveitou da condição para arrombar a porta do escritório e roubar R$ 5 mil. Com o restante do valor ele comprou celulares, carregadores e roupas, que também foram apreendidos pela polícia.

Postado por at 23:21

Banco do Povo inaugura nova filial

O Banco do Povo de Ilhéus inaugurou mais um posto de atendimento, na sala da Administração da Central de Abastecimento do Malhado, nesta sexta-feira (8). No local funcionará ainda um posto do Balcão do Empreendedor, através de parceria com o Sebrae e o INSS.

Segundo a diretora Ilana Queiroz, desde do início da parceria com a Prefeitura, em 2017, o Banco do Povo queria implantar um atendimento na Central do Malhado. “A iniciativa visa estar mais próximo do empreendedor. A consolidação do processo de planejamento, resulta no nosso desejo em atender melhor ao município".

O secretário de Indústria e Comércio Paulo Sérgio afirma que “a parceria entre a Prefeitura e a instituição fortaleceu pequenos negócios ao longo de um ano e meio. Deu certo e reflete o compromisso de enxergar o crescimento também do feirante, do sacoleiro e do ambulante”.

A instituição oferece empréstimos de R$ 200 a R$ 10 mil para capital de giro ou fixo, visando o fortalecimento dos pequenos negócios no município. Em Ilhéus, o Banco do Povo funciona na Sala do Empreendedor, situada à Rua Santos Dumont, no térreo do Anexo de Secretarias, em frente ao Palácio Paranaguá.

Postado por at 23:21

07 Março 2019

Ilhéus pode ter nova crise do lixo

No meio da altas estação, quando a cidade está repleta de turistas, Ilhéus pode sofrer um novo colapso na limpeza pública, como aconteceu entre a semana de Natal e o Réveillon. A Solar Ambiental, responsável pela coleta e transporte de lixo, encerrou suas operações no município, como noticiado mais cedo.

A surpreendente decisão teria acontecido após um acordo entre a empresa e a Prefeitura de Ilhéus, que possui uma dívida de R$ 5 milhões com a Solar, o que inviabilizou a continuação dos serviços. Pelo acordo, todo o valor deve ser pago até o fim da gestão do prefeito Mário Alexandre Souza, cujo governo demonstra incompetência.

A Prefeitura emitiu Nota para explicar que a rescisão do contrato com a Solar Ambiental atendeu ao pedido da própria empresa, após trâmite de processo administrativo iniciado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), com parecer favorável da Procuradoria-Geral do Município (Proger).

O município afirma que funcionários próprios estão fazendo a coleta até que outra empresa assuma o serviço. O estranho da nota oficial é informar que a nova empresa deve assumir na segunda-feira, 11, tempo insuficiente para abrir e terminar uma licitação.

Postado por at 16:49

Carnaval teve redução de acidentes

O Carnaval deste ano foi tranquilo nas estradas estaduais e federais que cortam o estado, de acordo com o balanço divulgado pelas polícias rodoviárias. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna informa que houve redução de 60% do número de acidentes. Houve uma morte na BA-001 na quarta-feira.

A Operação Carnaval foi realizada no Sul e Extremo Sul da Bahia desde sábado até a manhã de quarta-feira. O objetivo foi dar apoio ao policiamento das cidades que ocorreram os festejos carnavalescos, bem como intensificar o policiamento de trânsito no litoral.

Durante o evento foram registrados quatro flagrantes, 15 conduções a delegacia, cinco termos circunstanciados (TCO), duas apreensões de drogas e uma de arma de fogo. Além disso, cinco veículos roubados foram recuperados e 16 motoristas notificados por embriaguez ao volante. Outros 1.739 por excesso de velocidade.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRF na Bahia registrou uma redução de 31% no número de acidentes, 75 em 2018 contra 52 neste ano. Destes, 13 foram acidentes graves, quando resultam em pelo menos um óbito ou ferido gravemente.

Nos acidentes, 60 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, três pessoas morreram durante o feriado nas rodovias federais baianas, redução de 50% com relação a 2018, quando seis pessoas foram a óbito.

Durante os seis dias da operação, a PRF na Bahia recuperou 10 veículos e 52 pessoas foram detidas por diversos crimes. Também foi responsável pela apreensão de 6 kg de maconha e 4 kg e 350g de cocaína. Três armas e R$ 231.600 em notas falsas foram apreendidas.

Postado por at 16:48

Bairro teve 2 homicídios na quarta

O Mangabinha, em Itabuna, teve uma quarta-feira de Cinzas sangrenta. Dois homicídios foram registrados no bairro e estão sendo investigados pela Polícia Civil. No início da noite, João Vítor Silva de Jesus, de 22 anos, foi executado com vários tiros de pistola.

Por volta das 22 horas, próximo ao local do primeiro crime, Edvaldo Martins Santos Filho, de 45 anos, conhecido como "Gordo", também foi morto a tiros. O calibre da pistola que matou Edvaldo é .380, o mesmo utilizado no homicídio de João Vítor.

A polícia suspeita que tenham sido os mesmos atiradores nas duas mortes. Moradores do Mangabinha relataram terem ouvido pelo menos 15 disparos. O segundo crime ocorreu na Rua Ana Nery. As primeiras informações dizem que Gordo era trabalhador, atuando como mecânico, mas era viciado em drogas.

A Polícia Militar foi acionada, isolou o local do crime e guarnições realizaram rondas pelo bairro na tentativa de prender os criminosos, sem sucesso. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo da vítima. A Polícia Civil investiga os dois homicídios.

Postado por at 16:47

PM prende dois com carro roubado

Os bandidos Sizenando Junior Oliveira de Jesus e Jonatan Souza dos Santos foram presos na noite de quarta-feira pela Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) da Polícia Militar. A dupla roubou um carro em Buerarema e fugiu pela BR-101 em direção a Itabuna.

Os policiais militares fecharam o cerco, mas os criminosos desobedeceram à ordem de parada. O veículo roubado foi o Chevrolet Corsa Classic preto, de placas NMC-8242. Os bandidos tentaram fugir por um matagal, mas foram alcançados pelos policiais da CETO.

Além do veículo, foram apreendidos na ação policial um revólver de calibre 32, seis cartuchos e um celular. Os bandidos e o material apreendido foram apresentados na 6° Coorpin, onde a Polícia Civil dará sequência às investigações.

Postado por at 16:47

IRPF já pode ser entregue na Receita

Começa nesta quinta-feira o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. Os contribuintes que estiverem obrigados a entregá-la precisam fazer isso até 30 de abril. Existe privilégio para quem for rápido e não errar.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

A Receita Federal espera receber mais de 30 milhões de declarações dentro do prazo. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

As restituições começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para quem não cair na malha fina. A Receita Federal liberou no dia 25 de fevereiro o programa gerador do IR 2019. No computador, o contribuinte pode usar o programa em Windows, Linux e Mac com Java. Para os celulares, estão disponíveis para Android e IOS.

O programa é o mesmo para as duas formas de tributação (deduções legais ou desconto simplificado). No início do preenchimento, são apresentadas orientações sobre as formas de tributação e, ao final, quando for entregar, o programa apresentará quadro comparativo para o contribuinte escolher a opção mais favorável.

Postado por at 16:46

Solar desiste de contrato com Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus homologou a rescisão do contrato de limpeza urbana que tinha com a Solar Ambiental, a pedido da própria empresa. Ela sofria atrasos constantes no pagamento que deveria ser feito pelo município, com um débito chegando a R$ 5 milhões.

O calote da Prefeitura tornou inviável a atuação da empresa, que emprega 80 funcionários da própria cidade. Um processo administrativo iniciado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com parecer favorável da Procuradoria-Geral do Município, oficializou a rescisão.

Segundo a Prefeirura, "os serviços de coleta serão mantidos por servidores municipais, até a contratação da nova empresa, que deverá começar a coleta na próxima segunda-feira (11)". Nos bastidores, há a suspeita de que os atrasos foram propositais para forçar uma nova licitação.

Postado por at 15:41

Mototaxi ganha um app tipo Uber

Um serviço de mototáxis resolveu enfrentar a chegada do Uber no sul da Bahia adotando o mesmo sistema. O “IGo Mototáxi”, que é nacional, chegou à região com profissionais de Itabuna e Ilhéus, prometendo "segurança para quem utiliza os serviços da categoria em todos os bairros dos dois municípios".

“A pessoa que solicitar uma corrida pelo aplicativo terá a total garantia que estará usufruindo de um serviço seguro e de qualidade, com profissionais de boa índole e capacitados. A expectativa da categoria mototaxista é pela regulamentação do serviço, que será feita através do órgão de trânsito do município”.

O aplicativo tem versões para Android na Google Play Store e para IOS na AppStore da Apple. Logo depois da instalação, o app pede autorização para usar a localização GPS. Depois, o usuário deve escolher "Pedir mototáxi", que leva à criação da conta. Ela pede nome, e-mail, senha e número do celular.

Postado por at 15:40

Roubo na CNI espanta presidente

Espantou o presidente Jair Bolsonaro o relato de Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, titular interino da Confederação Nacional da Indústria, sobre o escândalo de corrupção na entidade. “Recebi o cara da CNI há pouco e estou impressionado com o que estavam fazendo com este País”, desabafou Bolsonaro.

De cenho cerrado, comentava a audiência que concedeu a Vieira, instantes antes de iniciar a conversa com jornalistas, dias atrás. A coluna tentou saber detalhes da conversa, mas Vieira não quis falar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Gouveia Vieira fez a caveira do presidente afastado da CNI, Robson Andrade, detalhando a roubalheira revelada pela Operação Fantoche. Nem precisava: Bolsonaro estava informado dos detalhes da apuração da Polícia Federal, antes mesmo de serem detalhadas publicamente.

A PF investiga afano de mais de R$400 milhões usando uma agência de viagens do Recife, terra do ex-presidente da CNI Armando Monteiro. Titular do conselho nacional do Sesi, o ex-presidente da Firjan Gouveia Vieira é candidatíssimo a se efetivar na presidência da CNI. Com Diário do Poder.

Postado por at 15:40

Salvador tem corrida de advogados

A capital baiana recebe a Salvador 10 Milhas – 2ª Corrida da Advocacia, prova que será realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia e Jardel Moura – Assessoria Esportiva. Ela acontce no dia 24, com duas largadas simultâneas, uma saindo da Praia da Paciência, no Rio Vermelho.

A outra sai em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A chegada acontece na Ponta do Humaitá, na Praia da Boa Viagem. Quem larga do Rio Vermelho faz o percurso de 10 milhas (16 Km), enquanto quem sai do Comércio corre 5 milhas (8 Km).

O diferencial dessa prova, que já faz parte do calendário de corridas de Salvador, são os pontos turísticos, verdadeiros cartões postais, que os atletas poderão contemplar durante a corrida que, neste ano, deve reunir cerca de 2.500 atletas da Bahia e de outros estados.

“Nossa expectativa é muito boa e faremos, mais uma vez, um evento bonito, possibilitando interação entre advogados e advogadas que abraçaram a ideia da CAAB e passaram a praticar esporte. Investimos na corrida justamente por isso," explica o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, que vai correr 8 Km.

O tesoureiro da CAAB, Milton Jordão, que corre os 16 Km, diz que a repercussão foi muito boa no ano passado, principalmente entre advogados e advogadas que agendaram a corrida para este ano. “A experiência do ano passado vai nos ajudar a realizar uma bela prova no circuito de corrida mais bonito e exigente de Salvador”.

Coordenador da prova, Jardel lembra que um dos principais obstáculos é a subida da Ladeira da Barra, onde o atleta é bem exigido. “Montaremos uma estrutura de apoio com pontos de hidratação”, destaca, lembrando que quem faz a corrida passa por cartões postais como o Cristo, Farol da Barra r o Elevador Lacerda.

Postado por at 15:38

Shopping festeja a mulher regional

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, terá uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta-feira, 8, as atividades começam às 10h30, com os alunos da Unime fornecendo orientações sobre nutrição e uso correto de medicamentos.

A partir das 14h00, a Depyl e o Evellyn Oliveira's Beauty Clinic terão promoções especiais para as mulheres. Edna Conceição fará apresentação de Reik e a Avatim terá massagem gratuita para os pés e demonstração de produtos, Fechando a programação, a Academia Simetria oferecerá uma aula gratuita de Defesa Pessoal.

No dia 12, o Shopping Jequitibá lança a exposição “Mulheres que Inspiram”. A mostra, que fica aberta até o dia 31, apresenta personalidades regionais que se destacam em várias áreas de atuação e é um tributo ao espírito empreendedor da mulher grapiúna.

Postado por at 15:37

Feira estimula adoção de bichinhos

O Instituto Planeta dos Bichos, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, realiza mais uma feira de adoção de animais neste domingo (10), das 8 às 12 horas, na praça principal do bairro Hernani Sá (Urbis). O objetivo é estimular a adoção responsável de cães e gatos sem raça definida.

Na feira, os interessados encontrarão animais castrados e vacinados, prontos para adoção. A presidente da ONG, Maria da Conceição (Ceiça), diz que a adoção é mais do que um ato de amor, pois é preciso muito cuidado e responsabilidade com os animais.

Ceiça destaca a importância da doação dos animais para novos resgates. “Lidamos com situações de maus-tratos, animais que são espancados, envenenados, atropelados, cachorros brigando e se matando, além das pessoas que deixam a cidade e abandonam seus animais em construções”.

O Planeta dos Bichos é mantido exclusivamente por doações e trabalho de voluntáriosque cuidam de 20 animais adultos e filhotes com histórico de abandono. “Nós trabalhamos incansavelmente para buscar um lar cercado de amor e atenção para esses animais, mas nem sempre conseguimos".

"O número de abandonos ainda é maior que o número de adoções”, afirma Ceiça. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.

Só em 2018 foram mais de 70 animais abandonados e resgatados pela ONG de Ilhéus. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG e comprovante de residência. Além disso, é importante ter uma caixa de transporte ou coleira para levar o animal para casa em segurança.

Postado por at 15:37

06 Março 2019

Turista morreu afogado em Ilhéus

Mesmo com o anúncio, pela Prefeitura de Ilhéus, de que está usando 77 salva-vidas em suas praias, a cidade registrou um afogamento no feriadão de carnaval. Gérson da Silva Dias, de 24 anos, morreu afogado na praia do Cururupe, na tarde de domingo, 3.

Gérson participava de uma excursão que saiu de Poções para curtir o carnaval no litoral. Os salva-vidas Matheus Richard, Paloma e Sérgio Menezes chegaram ao local logo depois e tentaram reanimar Gérson por quase 40 minutos, sem sucesso.

Transportado por uma ambulância do Samu, o turista não resistiu e o corpo foi enviado para o DPT, para a necrópsia. Mais tarde, foi liberado para o translado até Poções, onde foi sepultado na segunda-feira. A praia do Cururupe fica entre Ilhéus e Olivença.

Postado por at 19:27

Tel sofreu um arrastão em Itabuna

A empresa de call center Tel Telemática, que fica na Avenida JS Pinheiro, no centro de Itabuna, foi assaltada nesta quarta-feira por cinco bandidos armados. Eles invadiram a recepção, depois sairam roubando todos os funcionários, que ficaram em pânico com a ação.

Os marginais levaram celulares, colares, correntes, carteiras e dinheiro dos cerca de 10 funcionários que estavam trabalhando naquele momento. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou os bandidos já tinham fugido em um carro que não teve as placas anotadas.

A PM espera usar imagens das câmeras de segurança para identificar os assaltantes, que podem ser os mesmos que atuam no bairro em assaltos constantes. Há meses os funcionários reclamam da falta de segurança e permanente estado de medo.

Postado por at 19:24

ProUni abre as inscrições da espera

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre nesta quinta-feira (7) as inscrições para a lista de espera. Aqueles que se inscreveram no programa, mas ainda não garantiram uma bolsa de estudo, devem manifestar seu interesse no site do programa até sexta-feira.

A lista de espera vale apenas para os cursos escolhidos na inscrição. Cada participante pôde escolher até duas opções. Podem participar da lista de espera, apenas para a primeira opção, os estudantes que não foram selecionados na primeira nem segunda chamada regular.

Aqueles que foram selecionados na segunda opção de curso, mas cuja turma não foi formada, podem se inscrever apenas para a primeira opção. Para a segunda opção, podem se inscrever na lista de espera apenas aqueles cuja turma da primeira opção não foi formada.

A relação dos candidatos da lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições na próxima segunda-feira (11). Todos os candidatos da lista terão que comparecer, nos dias 12 e 13, às faculdades nas quais querem vaga, para apresentar a documentação.

Postado por at 19:24

Reforma do Tororomba quase pronta

A reforma do Balneário Tororomba, atração turística do distrito de Olivença, estão em fase de conclusão, segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky. A obra compreende a recuperação de telhados, rede elétrica, instalação de grades novas, pintura geral, substituição do piso da portaria e iluminação.

O investimento é feito em parceria com o Bar e Restaurante Tororomba, de Carlos Andrade, que fica no local. A reforma inclui também a recuperação dos sanitários infantis, com troca de portas, revestimento do piso e paredes, biombo em alvenaria, rampa de acessibilidade, fraldário com bancada em granito e pia.

O balneário possui três piscinas, abastecidas com água do Rio Tororomba, que também estão recebendo serviços de manutenção com pintura e recuperação do revestimento. “Agora, vamos pintar o piso do pátio e depois faremos a modernização do restaurante, do véu de noiva, paisagismo, entre outros", completa Alcides.

Postado por at 19:23

Ocupação hoteleira tem média de 96%

Das cachoeiras em Lençóis à tradição das máscaras em Maragogipe, do ecoturismo de Mucugê às praias do litoral, a Bahia ofereceu neste Carnaval diversos atrativos para os turistas. Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, dos 2,2 milhões de visitantes esperados, 1,4 milhão foram para o interior.

Por conta disso, a ocupação hoteleira nos oito principais destinos do interior no Carnaval tem média de 96% este ano. Em Mucugê, na Chapada, os 1,8 mil leitos de hotéis e pousadas estão ocupados. A expectativa é de que mais de cinco mil pessoas tenham passado pelo município.

Já Lençóis, também na Chapada, possui quatro mil leitos. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo, a média de ocupação hoteleira da cidade é de 97%. Em Maragogipe, no Recôncavo, a expectativa era de receber cerca de 50 mil turistas.

No sul do estado, onde se concentram cidades litorâneas como Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré, os hotéis estão com alta ocupação. O mesmo acontece em localidades como Morro de São Paulo, situada no arquipélago de Tinharé, e na Praia do Forte.

Em Porto Seguro, onde estavam sendo esperados mais de 60 mil turistas, a ocupação hoteleira está em torno de 95%. Já em Ilhéus, que possui 8 mil leitos, a taxa de ocupação projetada pelo Costa do Cacau Convention Bureau é de 100%. Pela cidade circulam cerca de 50 mil turistas.

A média de ocupação prevista nos 160 meios de hospedagem de Itacaré durante o Carnaval é de 95%. Mais de 10 mil turistas circularam durante o feriadão. No município de Cairu, Morro de São Paulo é o destaque. A taxa de ocupação hoteleira estimada está acima de 80%, devendo chegar a 100% na ressaca do Carnaval.

Na Praia do Forte, meios de hospedagem como o hotel Porto Zarpa e a pousada Casa de Praia estão com 100% de ocupação. De acordo com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a ocupação hoteleira em alta é resultado de um esforço governamental que preparou a Bahia para bem receber os turistas.

Postado por at 14:37

Folia consome 600 mil preservativos

Longe do 1 milhão anunciado pelo governo antes da festa, nos quatro dias de Carnaval em Salvador foram distribuídos cerca de 600 mil preservativos. Os Postos de Testagem fizeram 4.464 testes para sífilis, HIV e hepatites B e C. Foram confirmados 14 para HIV, 95 para sífilis, dois para hepatite B e cinco para hepatite C.

Em Porto Seguro, em parceria com a prefeitura, a Sesab também montou um posto de testagem. Até a noite de terça, tinham sido feitos 1.088 testes, com 26 resultados para sífilis e um para hepatite C. Em Salvador, foram registradas 34 pessoas para atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Destas, cinco foram decorrentes de violência sexual, sendo duas por "acidente perfurante" no circuito do carnaval e 27 por sexo desprotegido. A Sesab registrou 16 atendimentos nas unidades hospitalares, de pacientes oriundos do circuito da festa e o Hospital Geral do Estado foi a unidade que mais recebeu pacientes.

Do dia 1º até terça (5), às 18h, foram registradas 123 ocorrências no circuito do carnaval. O HGE atendeu 88 pacientes, seguido pelo Hospital Ernesto Simões Filho (16), Hospital Eládio Lasserre (13), Hospital Menandro de Faria (1), Unidade de Emergência do Curuzu (4) e o Hospital Geral Roberto Santos (1).

Agressão física foi responsável por 73 ocorrências. Foram registradas 12 agressões com arma de fogo e 11 quedas, além de 8 agressões por arma branca. Seis pacientes tiveram intoxicação exógena e seis tiveram complicações por doença preexistente. Foram cinco atropelos e dois pacientes vítimas de colisão/abalroamento.

Postado por at 14:37

Reconhecimento facial leva a prisão

O homicida Marcos Vinicius de Jesus Neri, 19 anos, foi flagrado pelas câmeras de reconhecimento facial quando passou por um dos Portais de Abordagens da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no carnaval de Salvador. Com mandado de prisão em aberto, o criminoso foi brincar na noite desta terça-feira (5) em um bloco.

Neri foi reconhecido pelo sistema e preso pelos policiais militares que faziam a revista. De Lauro de Freitas, ele é procurado desde julho de 2018 e foi primeiro a ser capturado com o auxílio da tecnologia. “Se enganaram aqueles que acharam que, por ser último dia de festa, a secretaria iria baixar a guarda", diz o diretor Maurício Teles Barbosa.

Lançado no fim do ano passado, com tecnologia capaz de identificar criminosos, o projeto de Vídeo Policiamento foi utilizado pela primeira vez no Carnaval de Salvador. Uma novidade no país, os equipamentos espalhados pelos três circuitos nos portais de abordagem identificaram 460 mil pessoas por dia.

Na prática, a polícia baiana passou a ter um sistema inteligente, capaz de fazer o reconhecimento facial de pessoas foragidas. Tudo é feito a partir da comparação das imagens das pessoas que tiverem acessos aos circuitos com o banco de dados da SSP.

Mais de R$ 18 milhões foram investidos nos softwares de reconhecimento, agregando ainda mais atividades ao videomonitoramento já utilizado. Além de ser empregada para encontrar criminosos, o sistema também ajuda a localizar pessoas desaparecidas.

Postado por at 14:36

Acidente deixa morto em Olivença

Um acidente grave resultou na morte de Leandro Silvério Daneu na terça-feira em Olivença, Ilhéus. A polícia rodoviária ainda investiga o caso, que envolveu um ônibus da Rota Transportes e a moto Honda, de placas JQQ 3407, usada pela vítima, que era pastor.

O acidente aconteceu logo cedo, às 7h, na BA-001. Leandro ia para o Canabrava Resort, onde trabalhava, e colidiu com o ônibus ao passar em frente à Praia de Cai N´Água. A Rota emitiu uma nota de pesar pela morte e solidariedade à família.

Ela explica que o acidente envolveu o ônibus 5555, que naquele momento não transportava nenhum passageiro. "Assim que foi comunicada do ocorrido, uma equipe responsável foi acionada e, imediatamente, encaminhada ao local para adoção das providências necessárias".

Postado por at 14:35

04 Março 2019

Vendas da construção aumentaram

As vendas de material de construção cresceram 6% em fevereiro, comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo o tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A pesquisa ainda avaliou a expectativa dos lojistas para março.

65% dos entrevistados está otimista com o comércio neste mês, bem como com as estratégias e diretrizes do novo governo. Para 79%, o ambiente de negócios melhorará. No comparativo com janeiro, as vendas apresentaram queda de 4% o que, segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, é explicado por conta do calendário de 2019.

"Como o Carnaval não foi em fevereiro, como é de costume, toda reforma e construção foi adiada após a folia de momo. Em 2018 tivemos faturamento recorde de R$ 122 milhões. Estamos vindo de uma crescente, mas pra gente o ano começa mesmo depois do Carnaval".

"É quando as pessoas geralmente voltam a pensar em construir e reformar, porque demandam tempo e planejamento”. O setor, ressalta Conz, já tem um índice positivo. Nos últimos 12 meses o acumulado representa 6%. “No bimestre apresentamos 3% de crescimento”.

Ainda conforme a pesquisa, as vendas na região norte cresceram 5% em relação a janeiro. Em volume, a região também apresentou um desempenho diferenciado. 52% afirmaram que as vendas cresceram 10%, enquanto 30% afirmaram que as vendas subiram até 20%. Já 17% registram aumento de quase 30%.

Postado por at 16:54

Sindicato não pode descontar na folha

As contribuições dos trabalhadores para os sindicatos não poderão mais ser descontadas diretamente do salário. Medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, determina que o chamado imposto sindical deve ser pago exclusivamente por boleto bancário.

A MP 873 aprofunda alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto vale imediatamente, mas precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para virar lei. Desde a reforma trabalhista que entrou em vigor em 2017, a contribuição sindical deixou de ser obrigatória.

Os trabalhadores precisam manifestar a vontade de contribuir para o sindicato da categoria, mas as empresas podiam continuar a descontar diretamente da folha dos empregados.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, explicou, na rede social Twitter, que a medida provisória teve como objetivo esclarecer a natureza facultativa da contribuição sindical. Segundo ele, alguns juízes continuavam a determinar o desconto automático em folha.

“Editada hoje MPV 873, que deixa ainda mais claro que contribuição sindical é fruto de prévia, expressa e ‘individual’ autorização do trabalhador, necessidade de uma MP se deve ao ativismo judiciário que tem contraditado o Legislativo e permitido a cobrança”, escreveu Marinho.

Pelo texto da medida provisória, o boleto bancário ou o equivalente eletrônico será encaminhado obrigatoriamente à residência do empregado ou, na impossibilidade de recebimento, para a sede da empresa. Caso o trabalhador não tenha autorizado o desconto, o envio do boleto – impresso ou eletrônico – fica proibido.

Em junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou os pedidos de entidades sindicais para retomar a obrigatoriedade da contribuição sindical, equivalente a um dia de salário e paga em março. Por 6 votos a 3, a corte manteve a extinção da obrigatoriedade da contribuição.

Postado por at 16:54

Educação passará por um pente-fino

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou, em sua conta pessoal no Twitter, que há “fortes” indícios de que recursos públicos destinados à educação são usados para objetivos que não interessam ao país. Bolsonaro disse que sua equipe anunciará medidas para solucionar o problema nos próximos dias.

“O Brasil gasta mais em educação em relação ao PIB do que a média de países desenvolvidos. Em 2003, o MEC gastava cerca de R$ 30 bilhões em educação e em 2016, gastando quatro vezes mais, chegando a cerca de R$ 130 bilhões, ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)”.

Há quase um mês, o governo anunciou o início da operação Lava-Jato da Educação para investigar possíveis desvios como favorecimentos indevidos no ProUni, desvios no Pronatec, envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais.

“Há algo de muito errado acontecendo: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria Geral da União, criaram a Lava-Jato da Educação”, afirmou o presidente.

Bolsonaro admitiu que a tentativa de alguns segmentos em manter estas práticas pode resultar em greves e movimentos coordenados, prejudicando a população. Na primeira quinzena de fevereiro, o Ministério da Educação firmou acordo com o Ministério da Justiça para investigar estes indícios de corrupção e desvios na pasta.

Bolsonaro acrescentou que a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União também farão parte da iniciativa. Em nova posta no Twitter, Bolsonaro advertiu sobre a maniputação existente nas ideologias.

“A agenda globalista mira a divisão de classes. Pessoas divididas e sem valores são facilmente manipuladas. Mudar as diretrizes “educacionais” implementadas ao longo de décadas é uma de nossas metas para impedir o avanço da fábrica de militantes políticos para formarmos cidadãos”.

Postado por at 16:53

01 Março 2019

PF investiga ataque do MST e PCO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar denúncia feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele relatou ter sido alvo de agressão por parte de integrantes do Partido da Causa Operária (PCO) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O ataque ocorreu durante visita a Porto Seguro, na Bahia, na quarta-feira. O MST e o PCO negam as acusações, mas vídeos filmados no local confirmam tudo. Salles disse que o carro em que estava com servidores públicos foi cercado após solenidade de lançamento da concessão do Parque Nacional Pau Brasil.

O ministro disse que veículos oficiais foram depredados por manifestantes. Ele usou o perfil no Instagram para relatar o ocorrido e classificou o episódio como uma "vergonha". Na postagem, o ministro publicou um vídeo que mostra o momento em que manifestantes se aproximam e atacam o carro em que ele estava.

Também uma foto que mostra o carro com adesivo do governo federal, uma bandeira do PCO estendida na parte da frente e o vidro dianteiro estilhaçado. Conforme relato dos servidores, houve momentos de tensão devido à violência dos manifestantes.

Um dos membros da manifestação chegou a subir no teto do carro oficial, destruindo partes do veículo e, municiado com uma pedra, quebrou o para-brisa, bradando palavras de ordem e palavrões, ameaçando diretamente o ministro Ricardo Salles.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, para identificar os suspeitos, solicitou que a PF, por meio de inquérito, apure o caso como "ameaça e dano qualificado contra um ministro de Estado".

Postado por at 22:44

Violência tomou conta de Itabuna

A bruxa da violência deu as caras nesta sexta-feira em Itabuna, com três pessoas mortas e um baleado. Pela manhã, o comerciante Alfredo Rodrigues Novaes, conhecido como Alfredo do Bar, foi assassinado a tiros por dois criminosos na Rua Manoel Paulo, no bairro Lomanto.

De acordo com testemunhas, criminosos armados se aproximaram do bar, entraram furtivamente e atiraram contra Alfredo, que levou pelo menos dez tiros. A Polícia Civil fez o levantamento cadavérico e abriu inquérito para apurar as circunstâncias do crime violento.

Dois bandidos de alta periculosidade morreram em confronto com a Rondesp Sul da Polícia Militar, em Itabuna. Eles foram identificados como Lucas Ciclone e "Cebola". Os bandidos reagiram à abordagem e trocaram tiros com os policiais no bairro Novo Lomanto.

De acordo com os policiais, os criminosos eram integrantes de uma facção criminosa. Ciclone era um dos líderes da facção e atuava na região das casinhas da Bananeira, e nos bairros Mangabinha, Lomanto e Novo Lomanto. Já seu comparsa, o Cebola, era uma espécie de soldado de Ciclone.

Ainda nesta sexta-feira, Amauri Trindade Costa, 34 anos, foi levado para o Hospital de Base depois de ser vítima de um tiro no braço quando passava pela Praça Simão Fitterman, no bairro São Caetano. Ele não corre risco de morte e estaria sob a custódia da Polícia Militar no Hospital. A Polícia Civil investiga o caso.

Postado por at 22:44

Assassino de casal será julgado

Magno Rodrigues, autor confesso do duplo assassinato do casal de colombianos Andres Aluan Rey e Diana Paola Zuluaga, em Ilhéus, vai participar de audiência de instrução e julgamento no dia 15, às 8 horas, sob a presidência do juiz Gustavo Henrique de Almeida Lyra, titular da Vara de Execuções Penais de Ilhéus.

Os crimes aconteceram em maio do ano passado. O casal foi morto na noite de 18 de maio, na rodovia BA-001, no distrito de Aritaguá, entre Ilhéus e Itacaré. O casal tinha se mudado para Ilhéus há pouco mais de 6 meses. Magno cometeu o crime para não pagar uma dívida de R$ 7 mil que tinha com as vítimas, que atuavam com agiotagem.

As investigações apontam que, para matar o casal, ele marcou um encontro com os colombianos dizendo que ia pagar o empréstimo. Mas, de acordo com as investigações, Magno planejava roubar as vítimas para pagar outra dívida de R$ 50 mil, que tinha contraído com um grupo de ciganos que o ameaçavam.

O suspeito ligou para os colombianos e pediu para irem buscar a quantia num lava-jato da zona norte de Ilhéus. A polícia acredita que as vítimas seguiram de carro com Magno e outros dois comparsas, que levaram os colombianos para as proximidades do cemitério de Aritaguá, onde foram executados.

Postado por at 22:44

Mulher vive momentos de terror

A dona de casa Daiane Silva Santos Carvalho, 23 anos, viveu momentos de terror dentro de sua própria casa, na Rua F, no bairro Monte Cristo, em Itabuna. Na terça-feira, ela chegava em casa e estacionava na garagem quando um homem aproveitou o momento para entrar.

Ele anunciou o assalto e ordenou que a vítima ficasse quieta. Sob a mira de revolver, ela foi imobilizada na sala. O bandido abriu a porta da casa e deu acesso a um comparsa, que passou a vigiar a mulher, amarrada com fita durex, enquanto o primeiro criminoso saqueava diversos itens.

Após a coleta dos objetos, os assaltantes fugiram no carro da vítima, o Chevrolet Cobalt branco de placas NZN-8985, licenciado em Itagí. Além do veículo, foram roubados cerca de R$ 1.800 em dinheiro, uma TV, um som de veículo e um celular.

De acordo com a vítima, o indivíduo que invadiu a casa parecia comandar a ação sob a ordem de alguém que lhe falava ao telefone. O criminoso chegou a perguntar sobre o recebimento de dinheiro. A mulher descreveu um dos banidos como moreno, magro, baixo, de cabelo cacheado. Ele tentou destruir as cameras de segurança.

O comparsa, que entrou depois, era moreno, alto, obeso e usava boné. Ambos portavam arma de fogo. Antes de fugir, os homens trancaram a vítima no banheiro. Ela só foi socorrida quando o pai chegou em casa e a policia foi acionada. Familiares oferecem R$ 2 mil reais a quem informar, com precisão, a localização do veículo.

Quem souber de qualquer informação que favoreça as investigações policiais deve ligar para 190 ou 197.

Postado por at 22:44

Folião pode fazer BO na polícia online

Um site autoexplicativo e que pode ser acessado de qualquer computador para registrar furtos, perdas ou extravios de documentos e objetos durante o Carnaval. Este é o serviço oferecido pela Delegacia Digital aos foliões da Bahia pela Políocia Civil.

Acessando o endereço www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br o cidadão pode garantir, de maneira simples e prática, o registro da sua ocorrência e, em até 24 horas, receber a confirmação por e-mail, explica a coordenadora da unidade, delegada Célia Miranda.

"A praticidade de não precisar se deslocar até uma delegacia física, é a maior vantagem da ferramenta. As ocorrências da Delegacia Digital seguem automaticamente para a unidade policial localizada na área do fato”, conta a delegada. Outra ação de carnaval da Polícia Civil é o trabalho infiltrado.

Delegados e investigadores do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) mais uma vez vão trabalhar infiltrados durante o Carnaval, misturados aos foliões pipoca, em blocos e camarotes. Os policiais vão atuar de forma velada para combater o tráfico de drogas durante a festa.

Segundo o delegado Marcelo Sansão, diretor do Draco, os infiltrados vão observar a movimentação nos circuitos e, quando necessário, acionar equipes para abordagens e prisões em flagrante. “Apesar do foco ser o combate ao tráfico de drogas, os policiais velados podem atuar na repressão de qualquer atividade ilícita”, acrescenta.

Postado por at 22:43

Samu faz campanha por mais sangue

Para aumentar as doações de sangue no período de Carnaval, o Samu de Ilhéus está fazendo uma campanha por doadores. A ação é realizada pelos profissionais do Núcleo de Educação Permanente. As doações de sangue regulares são indispensáveis para os atendimentos de urgência, emergência e eletivos.

A campanha, segundo os organizadores, visa ainda prevenir acidentes de trânsito durante o carnaval. As equipes vão atuar nos cruzamentos, semáforos, centro e nos locais mais movimentados da cidade. Segundo o enfermeiro do Samu Denis Dias, “as orientações serão repassadas para todos os condutores nesses pontos".

As informações incluem os cuidados no trânsito e a importância da doação de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país deve ser doadora. No Brasil, o percentual de doadores está em torno de 1,9%, muito abaixo do considerado ideal.

A Bahia opera com cerca de 1,4% de voluntários. Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue de Ilhéus que funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas e nos sábado, das 8 às 12 horas, no anexo da Santa Casa de Misericórdia, na ladeira da Rua do Café, no centro.

Postado por at 22:42

Detran libera veículos no Carnaval

Quem perdeu a Habilitação ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode resolver o transtorno ainda durante o Carnaval. Se o carro foi removido em blitz, a solução está disponível também. O Detran funciona em regime especial para atender os foliões.

Os serviços são oferecidos na Central de Trânsito, na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, das 8h às 22h. Para solicitar a segunda via da CNH ou do CRLV, o folião deve apresentar um documento de identificação com foto e pagar as taxas de R$ 69,92 ou R$ 73,36.

Se a pessoa estiver sem documentos, precisa prestar informações que sejam validadas pelo sistema do Detran. O CRLV é emitido após o pagamento da taxa e a habilitação será entregue no dia seguinte. A liberação de veículos acontece em Ondina e nos pátios credenciados ao Detran, na Avenida Barros Reis e Mussurunga.

Os interessados devem apresentar RG e CRLV e fazer o pagamento de taxas. A quitação pode ser feita com cartão de crédito, em até 12 parcelas. Fora dos circuitos do Carnaval, a Central de Atendimento do Detran, no Shopping da Bahia, funciona neste sábado, das 9h às 13h. Na quarta-feira de Cinzas, a unidade abre das 13h às 18h.

Postado por at 22:41

Bolsonaro vai a EUA, Chile e Israel

O presidente Jair Bolsonaro terá uma agenda internacional intensa em março. Inicialmente, ele irá para os Estados Unidos, depois para o Chile e Israel. Bolsonaro deve ter reuniões com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Chile, Sebastián Piñera, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, antecipou a agenda do presidente após reunião com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, quando conversaram sobre a reunião da comissão Brasil-China. Mourão coordena a reunião.

A viagem aos Estados Unidos deve ocorrer entre 18 a 22 de março, indo em seguida para o Chile, onde ficará até o dia 23. No fim do mês, o presidente vai para Israel. Os jornais israelenses noticiam que o Ministério das Relações Exteriores informou que a viagem de Bolsonaro ao país deve ocorrer entre 31 de março e 4 de abril.

A visita do presidente aos Estados Unidos ocorre no momento em que lideram um movimento internacional para reconhecimento do autodeclarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, e da distribuição de ajuda humanitária para o povo venezuelano.

No Chile, Bolsonaro deve participar do fórum Prosur, organizado pelo presidente chileno, que se destina a propor ações e acordos para promoção do desenvolvimento na América do Sul. Segundo Piñera, o fórum será um órgão "sem ideologias ou burocracia".

A viagem do presidente a Israel é uma retribuição à visita, em dezembro, de Netanyahu ao Brasil e na cerimônia de posse. No mês passado, o primeiro-ministro israelense enviou um grupo de militares para ajudar nos resgates das vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. (Abr)

Postado por at 22:41

Bahia distribui 1 mi de camisinhas

Uma ação inédita promovida pela Secretaria da Saúde da Bahia vai facilitar que o folião encontre aquele contatinho durante o carnaval. Quem retirar preservativos nos locais de distribuição poderá ter acesso a uma rede sem fio de alta velocidade. A expectativa é distribuir 1 milhão de camisinhas.

Instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, os postos disponibilizarão internet sem fio de alta velocidade. Além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, que utilizarão uma mochila que compartilha Wi-fi gratuitamente.

Com velocidade cerca de 10x maior que a atual rede 4G, a mochila compartilha a conexão com até 300 usuários, com um alcance de 50 metros. Os usuários fornecem seus dados básicos e já estão usufruindo da internet de alta velocidade. Cada mochila tem autonomia de 5 horas e pode ser recarregada.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids, Maria Aparecida Figueiredo, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados na Barra e em Ondina. "Além dos testes, faremos aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos".

A equipe que atuará nessa ação é formada por assistente social, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, sanitaristas, motoristas e assistente administrativo, totalizando 60 profissionais. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 16 horas.

O secretário Fábio Vilas-Boas destaca que, mesmo com o avanço no tratamento da Aids, é necessário que todos fiquem atentos para a prevenção e façam exames regularmente para evitar a transmissão a seus parceiros. “Acreditamos que essa é uma ação fundamental para chamar a atenção de todos".

Postado por at 22:40

Balança comercial tem ótimo saldo

A balança comercial – diferença entre exportações e importações – fechou fevereiro com o segundo maior saldo positivo para o mês desde o início da série histórica, em 1989. No mês passado, o país vendeu US$ 3,673 bilhões a mais do que comprou do exterior, de acordo com o Ministério da Economia.

O recorde anterior da balança comercial em meses de fevereiro havia sido registrado em 2017, quando o superávit atingiu US$ 4,555 bilhões. Segundo o Ministério da Economia, a balança comercial registrou superávit de US$ 2,999 bilhões em fevereiro do ano passado.

As exportações somaram US$ 16,293 bilhões, recuo de 15,8% em relação a fevereiro do ano passado pelo critério da média diária. As importações totalizaram US$ 14,411 bilhões, queda de 21,2% na mesma comparação, também pelo critério da média diária.

Nos dois primeiros meses de 2019, a balança comercial registrou superávit de US$ 5,865 bilhões, contra saldo positivo de US$ 5,823 bilhões no mesmo período de 2018. No primeiro bimestre, a quantidade exportada cresceu 5,3%. Os preços médios, no entanto, caíram 6,2% em relação ao mesmo período de 2018.

Postado por at 22:39

Comércio e bancos só voltam quarta

O comércio de Itabuna não vai abrir na segunda e terça-feiras, nem as lojas do Shopping Jequitibá. Também estarão fechados os bancos. Todos só voltam a funcionar na quarta-feira, 6. Os bancos abrirão a partir do meio-dia, com exceção do Rio de Janeiro, onde não há expediente.

A Febraban lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Os vencidos antes terão multa e juros.

Quem estiver viajando e precisar de uma agência fora de sua cidade, pode consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban, em www.buscabanco.com.br, filtrando pelo estado e município.

Postado por at 12:25

Explosão em mina na BA deixa mortos

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas na explosão de uma mina de ouro localizada na divisa entre os municípios de Barrocas e Teofilândia, na Bahia, na madrugada desta sexta-feira (1º). A mina, única na região, pertence à mineradora Leagold, que ainda não se manifestou.

A Policia Civil de Teofilândia investiga as causas do acidente. Segundo funcionários da prefeitura, a explosão ocorreu durante o terceiro turno de trabalho de operários da mina - conhecido como corujão. No momento do acidente, era feito o carregamento de frente.

Este é o termo usado para a preparação do local da detonação de uma área para retirada de minério. Os operários mortos, identificadas como Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, foram levadas para o hospital, mas não resistiram. Os três feridos foram atendidos e passam bem, segundo funcionários da prefeitura. (Abr)

Postado por at 12:24