Baianos mostram projetos em SP

Dez estudantes da rede estadual vão participar, em São Paulo, da 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que começa nesta terça (19) e prossegue até o dia 22, na Universidade de São Paulo (USP). Eles foram selecionados para apresentar projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula.

Esta é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país e reunirá 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil. Os alunos da Bahia, que embarcaram na segunda-feira (18) para São Paulo, são de Catu, Ilhéus, Jacobina, Brumado, Caculé, Itororó, Caetité e Alagoinhas.

Os projetos têm grande alcance e relevância social, por apresentar soluções práticas para problemas das comunidades. O estudante Elder Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus é um deles.

Ele vai apresentar “Uma avaliação da atividade antimicrobiana do extrato da semente de sucupira (Pterodon Pubescens)”. Do mesmo CEEP, Bruno Mello apresentará a pesquisa sobre “A produção de adubo a partir da baronesa (Eichhornia Crassipes)”, comum na região.

Também do Sul da Bahia, Luciana Silva, do CETEP do Médio Sudoeste, em Itororó, irá expor o projeto “Ecoestacas - promovendo propriedades Sustentáveis”. A estudante Amanda Bonfim Silva, do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento do Brumado, apresentará “O Biopolímeros do quiabo e do mandacaru para tratamento de água”.

Já o estudante Sandro Lúcio Nascimento Rocha, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, abordará o tema “A captação e o uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita com garrafas PET e cimento ecológico da cinza da fibra da casca do coco (Cocos Nucifera)”.

22:37  |  


Gostou? Repasse...