Alunos demonstram suas tecnologias

A inovação e a tecnologia social, de baixo custo e de grande alcance, são características marcantes dos projetos apresentados por estudantes da rede estadual na Mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia (FECIBA), que está sendo promovida até quarta-feira (27).

Tocada pela Secretaria de Educação da Bahia no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a mostra reúne 23 projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula. Entre as inovações estão biocombustíveis elaborados com borra de café, com o fruto da quixabeira e com o óleo de soja saturado.

A mostra é aberta ao público. Nos estandes, os visitantes poderão conhecer experiências como a pomada cicatrizante feita com a casca da jurema preta; o creme dental a base de juazeiro, o óleo de licuri; a ração para cachorros natural e livre de conservantes; e o bloco ecológico feito com a fibra de coco.

Uma comissão selecionará alunos para receber bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq), visando a continuidade das pesquisas. Além disso, a programação inclui palestras, oficinas, formação com o Instituto Alana e videoconferência.

17:58  |  


Gostou? Repasse...