Capitania apreende 26 embarcações

Com o encerramento da “Operação Verão 2018/2019”, no dia 10 de março, a Capitania dos Portos da Bahia fez seu balanço, computando 170 testes de alcoolemia, 6.087 embarcações inspecionadas, 764 notificadas e 26 apreendidas. O valor total das multas aplicadas foi de quase R$ 800 mil.

Para a Operação, que intensificou as atividades de inspeção naval na Baía de Todos os Santos, litoral norte, baixo sul e recôncavo baiano, a CPBA contou com o reforço de 45 militares, além de 4 navios, num esforço conjunto das organizações da Marinha em Salvador.

Diariamente, as equipes de inspeção naval fiscalizaram as embarcações por mar, terminais náuticos, nas áreas marítimas e fluviais com maior concentração de embarcações e banhistas. Os principais aspectos verificados foram a documentação, material de salvatagem, lotação autorizada e o estado de conservação.

A Marinha ressalta que não houve registro de acidentes com vítimas no período. Durante as abordagens, os militares focaram também na orientação aos condutores sobre a importância de atitudes conscientes, a fim de prevenir acidentes, principalmente o respeito aos turistas e banhistas.

Foram proferidas palestras em colônias de pescadores, marinas e clubes náuticos, com o objetivo de divulgar as normas da Autoridade Marítima e de se evitar acidentes de navegação. Também foram distribuídos panfletos sobre segurança de navegação e orientações sobre as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico.

Mesmo com o término do verão, os inspetores navais continuarão realizando, diariamente, a fiscalização. A Capitania dos Portos da Bahia incentiva que a população, ao observar irregularidade no mar, denuncie, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (visíveis no casco), o dia, hora e local.

A CPBA recebe denúncias pelo telefone (71) 3507-3777, e o whatsapp (71) 99968-7934 para envio de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação. As emergências marítimas são atendidas pelo telefone 185. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia.

21:04  |  


Gostou? Repasse...