Ilhéus vive caos e para com chuvas

Cidade onde a limpeza dos bueiros só é feita pela Prefeitura quando o problema já passou, Ilhéus ficou totalmente alagada nesta quinta-feira, depois da chuva de mais de 90mm que caiu durante a madrugada e continuou por toda a manhã, obrigando o comércio a fechar.

No centro da cidade, as principais ruas e o Calçadão Paranaguá foram tomados por alagamentos e tiveram o trânsito impossibilitado. Lojas e empresas fecharam as portas e lutaram contra a entrada de água. O caos instalado mostra a falha na manutenção dos bueiros por parte da Prefeitura.

A avenida Soares Lopes, a mais importante da cidade, virou um longo rio intransitável. O mesmo aconteceu com as avenidas Canavieiras e Esperança, dificultando o acesso dos moradores à zona norte de Ilhéus. Quem ia para o trabalho, desistiu ao ver as calçadas tomadas pelas águas.

Na zona sul, um carro foi engolido por uma valeta, mas o motorista conseguiu sair ileso. A principal avenida do Pontal, a Lomanto Junior, foi alagada em toda a extensão, com a água passando por cima das calçadas. Os motoristas foram obrigados a trafegar com extremo cuidado.

Houve queda de barrancos nos Altos da Legião e do Amparo e a Defesa Civil registrou mais de 27 ocorrências por toda a cidade. Oficialmente, ela aponta como alagados a Rua Uruguaiana; bairros São Francisco, Nelson Costa, Teotônio Vilela e Rodão; Residencial Cachoeirinha, avenidas Soares Lopes, Bahia, Maria Quitéria e Ubaitaba.

Já os deslizamentos de terra foram registrados nos altos da Legião, Nerival, do Amparo e do Coqueiro; VIla Freitas, bairros Esperança e Basílio, Rua floresta e Loteamento Fazendinha. A maioria das escolas suspendeu as aulas e duas famílias ficaram desalojadas no bairro do Malhado.

Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil, afirma que entre 3h e 7h choveu cerca de 99mm, quando o esperado para o dia era um volume de até 55 milímetros.

12:04  |  


Gostou? Repasse...