Pai pode ajudar filho na profissão

Os pais podem ajudar filhos na escolha da futura profissão usando sua influência para o desenvolvimento da carreira profissional. Pesquisas indicam que, quando estudantes se sentem apoiados por seus pais, têm mais confiança em suas próprias habilidades para pesquisar carreiras e escolher aquela que mais agrada.

Esse elemento é importante. Adolescentes que se sentem competentes para decidir qual profissão seguir tendem a fazer escolhas mais satisfatórias quando mais velhos. Os pais influenciam no nível de educação e na quantidade de estudos dos filhos.

Também têm influência através do conhecimento que possuem do trabalho e ocupações; das crenças e atitudes com sua profissão e as motivações. Crianças e adolescentes absorvem as posturas dos seus pais e suas expectativas conforme crescem.

Para o professor da Universidade de Portland, em Oregon, nos EUA, Thomas Keller, entre as influências centrais dos pais na orientação profissional dos filhos estão as expectativas que eles possuem sobre a educação e as carreiras que vão seguir.

Pesam os exemplos que dão a eles de suas próprias relações com o trabalho; os valores que mostram às suas famílias, amigos e à sociedade; as oportunidades que oferecem aos seus filhos para crescer e se desenvolver e a relação entre pais-filhos que desenvolvem.

"A transição para a vida adulta é marcada por novos papéis e responsabilidades em domínios interrelacionados como educação, emprego e formação familiar. É o momento em que a pessoa começa a ter responsabilidade sobre si mesma".

Ele ainda elenca algumas posturas que ajudam no desenvolvimento da carreira dos filhos: encorajá-los a acessar o máximo de aprendizado, a descobrir suas habilidades e talentos inatos, a desenvolver seu conhecimento e habilidades decisórias.

22:56  |  


Gostou? Repasse...