Porto de Ilhéus recebe nova promessa

Próximo de completar o primeiro centenário, no ano que vem, o Porto de Ilhéus recebeu mais uma promessa de aprofundamento de seu calado. A promessa é feita desde os anos 80, sempre esquecida depois pelo governante de plantão. A atual é de aumentar de 8 metros para 11,5.

Caso aconteça, o aumento do calado vai permitir a atracação de navios maiores, que devem atender às demandas dos cruzeiros turísticos e de graneleiros de grande porte. A dragagem prevê investimentos de R$ 90 milhões. feitos pelo Governo Federal via Estadual.

Outra perspectiva anunciada para o Porto de Ilhéus está no suporte à construção do Porto Sul, pela mineradora Bahia Mineração (Bamin), segundo o diretor de projetos da empresa, Alberto Vieira. Atualmente com um calado de 8 metros, o terminal possibilita a atracação de navios pequenos, de 30 a 40 mil toneladas.

Um dos braços do sistema logístico formado pelo Porto Sul e pela Fiol, ambos ainda inexistentes, o Porto de Ilhéus vai receber os insumos e equipamentos para a construção do primeiro. “O Porto de Ilhéus tem uma posição estratégica para suportar as exportações e importações que dependem principalmente da Fiol".

O projeto da Bamin pretende produzir até 20 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, em Caetité, e escoar essa produção pelo complexo Fiol - Porto Sul. Só nesta fase, de construção do Porto Sul, serão investidos R$ 101 milhões no Porto de Ilhéus para apoio logístico às obras do novo.

17:55  |  


Gostou? Repasse...