Chuva que causou estragos continua

Diversos municípios do sul da Bahia enfrentaram, na madrugada e início de manhã desta quinta-feira tempestades com raios e trovões e com chuvas fortes, que provocaram alagamentos em vários pontos, deslizamento de terras e transtornos. Em Ilhéus, a Defesa Civil informou que choveu mais de 100 milímetros.

A cidade tem 657 áreas de risco, principalmente morros, e registrou pelo menos cinco alagamentos no centro, Pontal, Hernani Sá e Nelson Costa. Já em Itabuna, a falta de manutenção de bocas-de-lobo em áreas centrais, como as avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, e de limpeza de canais de drenagem causaram problemas.

Pelo interior, são muitos os registros de ocorrências em razão das fortes chuvas que fecham o verão e anunciam a chegada do outono. Ao longo da rodovia BR-101, entre Ubaitaba e Camacan, houve queda de árvores e acidentes sem gravidade, principalmente saída de pista por excesso de velocidade.

Em Eunápolis, a forte chuva registrada no início da manhã de quarta trouxe muitos transtornos. Em algumas ruas do comércio, a água invadiu as lojas e os comerciantes precisaram retirar os produtos. Uma escola particular no Gusmão suspendeu as aulas pela manhã, devido à inundação.

Na quarta-feira, houve várias áreas de inundação na cidade, principalmente na região do Mercado Municipal Dona Alzira, a Feira do Bueiro. Na Avenida Norte Sul, também houve alagamento. Em Camacan também houve o registro de problemas na zona urbana.

A previsão é de continuidade das chuvas em toda a Bahia, sendo os maiores volumes esperados para o litoral do Recôncavo e Sul, o Sudoeste, parte da Chapada Diamantina, Oeste e São Francisco. De acordo com o Inema, nas demais áreas o céu ficará encoberto, com chuvas variando de fraca a moderada.

As condições do tempo estão indicando grande possibilidade de chuvas na Bahia até a madrugada de sexta. Tal condição se deve à forte confluência do ar na superfície que, somada à umidade elevada e ao calor, favorece a formação de intensa nebulosidade, ocorrência de chuvas e trovoadas.

22:37  |  


Gostou? Repasse...