Quarta-feira, Outubro 01, 2025
Vandalismo destroi praças de Itabuna
Itabuna tem transformado sua paisagem urbana com praças e parques renovados, mobiliário urbano moderno, quiosques e novas áreas de lazer. Porém, vem sendo vítima de um problema antigo, causado pela falta de educação e por ações políticas que se traduzem em vandalismo e destruição das benfeitorias.
Apesar de a Prefeitura já ter revitalizado 25 praças com mobiliários urbanos, lixeiras, instalações elétricas e hidráulicas novas, quiosques padronizados e até banheiros, os espaços públicos têm sido alvo de vandalismo constante e do uso inadequado. Os ataques acontecem no centro e nos bairros.
Na Alameda da Juventude, primeira etapa do projeto da Orla do Beira-Rio, no centro, a academia ao ar livre foi danificada, roubaram plantas da área ajardinada e dos canteiros. O mobiliário de concreto foi danificado. O mesmo acontece na Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, onde estruturas foram arrancados.
Outra vírima do vandalismo ou da falta de educação é a Praça Otávio Mangabeira, que teve a bomba da fonte luminosa e o quadro de energia danificados. Os atos de vandalismo também se estendem ao sistema de iluminação pública que, sucessivamente, precisa ter os cabos de energia repostos, assim como refletores e lâmpadas.
"Os danos ao patrimônio público causam insegurança, menos qualidade de vida e alto custo ao erário municipal, além de se constituir em crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro (CPB), pena de reclusão de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência se houver", observa a Prefeitura.
Quiosques são oficialmente entregues
Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Itabuna entregou as chaves dos quiosques da Alameda da Juventude aos empresários vencedores da concessão, na avenida Firmino Alves, Orla da Beira-Rio. O ato contou com a presença dos secretários de Infraestrutura e de Ordem Pública, Sônia Fontes e Humberto Mattos.
Os espaços podem ser usados para a venda de lanches como salgados, sorvetes, cafés, fast-food e doces, entre outros. Junto com as chaves, foram entregues cópias dos termos de uso assinados pelos representantes da Prefeitura e dos comerciantes, com as regras de utilização.
Sônia e Humberto orientaram os comerciantes em relação ao bom uso do equipamento, de acordo com o Código de Posturas do Município e os termos do contrato assinado.
Os secretários alertaram que não são permitidos som de paredões, sobrecarga de energia elétrica, danos ao concreto para instalação de barracas e paredes. No total, foram entregues seis novos quiosques. Eles têm estrutura padronizada com banheiros, pia de cozinha, instalação de água e energia elétrica.
Itabuna inicia a multivacinação 2025
Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Itabuna vai iniciar a Campanha de Multivacinação 2025, que seguirá até 31 de outubro. O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede Frio, afirma que os pais devem aproveitar a campanha para que seus filhos tenham o histórico de vacinas avaliado e, se necessário, recebam alguma vacina do plano nacional de imunização que esteja faltando.
Ela explica que mesmo os adolescentes e crianças vacinados devem ser levados para o lançamento das informações no sistema do Ministério da Saúde. Também ressalta a importância do resgate de adolescentes e jovens, com idade de 15 a 19 anos, que não foram vacinados contra o HPV.
“Será uma oportunidade que teremos também de revisar o histórico de vacinação contra o sarampo daqueles que ainda não completaram o esquema vacinal”, acrescentou Camila Brito. A campanha estará presente em todas as unidades de saúde do município, segundo a Prefeitura.
PF busca Binho Galinha, petista foragido
A Polícia Federal tenta prender nesta quarta-feira (1º) o deputado estadual aliado do PT na Bahia, Kléber Cristian Escolano de Almeida, o “Binho Galinha” (PRD), alvo da Operação Estado Anômico, que visa desarticular organização criminosa que atua na região de Feira de Santana (BA).
A esposa de Binho, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Escolano, já foram presos durante a operação. Mas Binho Galinha continua foragido.
A quadrilha opera com lavagem de dinheiro de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação, entre outros crimes cometidos nas cidades vizinhas. A operação resultou nas prisões da esposa e do filho do parlamentar, bem como de policiais acusados de integrar a organização classificada pela PF como “estruturada e sofisticada”.
A Justiça ainda determinou um bloqueio de R$ 9 milhões das contas bancárias dos investigados e a suspensão de atividades econômicas de uma empresa. E mandou cumprir um total de dez prisões preventivas, mais 18 mandados de busca e apreensão, em Feira de Santana e em Salvador.
A operação reúne a Receita Federal, o Gaeco do Ministério Público do Estado da Bahia e a Força Correcional Especial Integrada, com 100 policiais, 11 auditores-fiscais e três analistas tributários da Receita Federal.
A PF afirma que as investigações apontam para a prática reiterada de crimes, com foco na ocultação de bens e valores. E é a segunda operação da PF contra o deputado Binho Galinha, desde a Operação El Patron, em 7 de dezembro de 2023, para combater crimes atribuídos a uma milícia que atua na região de Feira de Santana.
Binho Galinha é aliado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O deputado foi apontado como chefe da quadrilha na Operação El Patron, quando a PF informou que três policiais militares Bahia integrariam o braço armado do grupo miliciano. Suas atribuições seriam cobrar, com violência e ameaças, dívidas de agiotagem e do bicho.
Evento revela saúde precária na Bahia
O Fórum S.O.S Bahia, realizado nesta terça-feira, em Salvador, revelou a precariedade da Saúde na Bahia, com dados escandalosos. Presente, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou a concentração de leitos de UTI em poucas cidades e o agravamento do drama da regulação, a "fila da morte".
Para ele, a situação é única no Brasil e penaliza principalmente quem vive fora da capital. “A regulação se tornou popular de um jeito que a gente não encontra em outro lugar. A população sempre foi conhecida por diversos aspectos positivos. Mas agora a crise na saúde da Bahia repercute nacionalmente", afirmou.
Neto destacou que "esse drama é mais grave no interior do que na capital”. Ele contou que a concentração é um dos principais problemas. “Metade dos leitos de UTI da Bahia estão concentrados em Salvador. É um absurdo metade das UTIs estarem na capital. Absurdo maior ainda é que o restante estejam em apenas 37 dos 417 municípios.”
A Bahia ocupa as últimas posições no país em oferta de leitos de UTI pelo SUS, com apenas 1,1 por 10 mil habitantes, contra 3,6 por 10 mil da média nacional. "Em outras palavras, um cidadão baiano em estado grave tem menos acesso a UTI do que a maioria dos brasileiros", reiterou Neto.
Segundo os dados, 48,8% dos leitos estão em Salvador, sobrecarregando a capital, enquanto o interior fica desassistido. Segundo Neto, esse desequilíbrio aumenta o tempo de espera, agrava quadros clínicos e reforça a dependência da regulação.
O debate contou com a participação de Mariana Carrera, especialista em Administração Hospitalar; de Renilson Rehem, consultor da OPAS/OMS, que analisaram os desafios estruturais da saúde no estado e defenderam a necessidade de políticas públicas que priorizem a descentralização da rede hospitalar;
Neto apresentou uma carta-compromisso, na qual destacou propostas e diretrizes para o futuro da saúde no estado. O documento reúne princípios e metas que, segundo ele, devem orientar os próximos passos para enfrentar a crise. O prefeito de Bruno Reis também participou do evento, que foi realizado no Terminal Marítimo de Salvador.
Bahia perde o ex-prefeito Michel Hagge
A Bahia perdeu um dos prefeitos masi respeitados em sua região, Michel Hagge, que comandou Itapetinga com um governo elogiado pela seriedade. O colega de Itabuna, Augusto Castro, divulgou nota lamentando a perda do ex-prefeito e ex-deputado estadual, que tinha 97 anos.
"Neste momento de dor e saudade, externo sentimentos de pesar aos seus filhos e ao seu neto Rodrigo Hagge. Que o Bondoso Deus, conforte seus familiares, amigos e correligionários e receba a alma do querido Michel Hagge na Glória Eterna", escreveu sobre o político, que faleceu em Vitória da Conquista nesta quarta-feira.
Maior liderança do médio sudoeste, Michel Hagge iniciou na vida pública em 1968, quando se filiou à UDN e foi suplente de vereador em Itapetinga. Foi presidente da Coopardo entre 1970 e 1975 e integrou entidades locais, como a Maçonaria. Ao longo da carreira, consolidou-se como uma das maiores lideranças do município.
Foi eleito prefeito de Itapetinga por três vezes, exercendo mandatos de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Nessas gestões, realizou obras de infraestrutura, construiu escolas e creches, fortaleceu a saúde e deixou marcas urbanísticas que ajudaram a projetar a cidade na região.
No cenário estadual, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, pelo PMDB, tendo sido reeleito, em 2002, com mais de 28 mil votos, tornando-se o mais votado do partido. Na Assembleia Legislativa foi titular de comissões como Agricultura, Minas e Energia, Educação e Serviço Público.
Ele também integrou a CPI que investigou o extermínio dos índios Pataxós. Entre 2003 e 2007, exerceu a função de 3º secretário da Mesa Diretora. Em dezembro de 2004, renunciou ao mandato de deputado para assumir novamente a prefeitura de Itapetinga.
Reconhecido como uma das maiores lideranças políticas do interior da Bahia, Michel Hagge construiu um legado familiar na política. Sua filha Virgínia Hagge foi vereadora, presidente da Câmara e deputada estadual, enquanto seu neto Rodrigo Hagge foi eleito prefeito de Itapetinga em 2016 e reeleito em 2020.
As Forças Armadas estão... desarmadas
Enquanto o chefe do governo, Lula da Silva (PT), repete frases inócuas sobre "soberania" do Brasil, o ministro da Defesa, José Múcio, revela que as forças armadas não têm nenhuma condição de defender o país contra uma invasão externa, por menor que seja o exército adversário.
Preocupado com a situação de penúria que as Forças Armadas enfrentam nesta gestão de Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio, fez o que chamou de “grave alerta” sobre a situação da pasta em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na terça-feira (30).
“Eu vim atrás de ajuda. Somos o maior país da América Latina, temos 52% do PIB da região, mas as Forças Armadas não sei nem se estão entre as três primeiras. Temos bastante equipamento comprado, mas não temos dinheiro para comprar peças”, alertou Múcio. Ou seja, o país está indefeso e vulnerável.
Em fala aos senadores, o ministro descreveu a dramática situação das Forças Armadas, que não tem recursos para comprar combustível para a frota. “Falta combustível, faltam peças, falta munição. Nós temos 30 dias de munição, 30 dias espanta o inimigo, mas se ele voltar outra vez, não tem o que fazer”, ilustrou José Múcio.
O ministro defendeu o fortalecimento da indústria de defesa brasileira, que reúne 270 empresas estratégicas e gera 3 milhões de empregos e ressaltou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer como instituições de Estado, alheias às disputas partidárias. Porém, este ideal está longe da realidade atual. Com Diário do Poder.
SP interdita bares no caso do metanol
O Governo de São Paulo segue mobilizado nas investigações e medidas práticas após os casos de contaminação por metanol relacionados a bebidas falsificadas. Um gabinete de crise foi instaurado na terça-feira (30) para intensificar as ações.
São seis estabelecimentos interditados até a tarde de quarta-feira, após fiscalização conjunta entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado.
Elas envolvem fiscalização em bares, adegas e distribuidoras. Até agora, foram apreendidas mais de 50 mil garrafas em todo o estado ao longo deste ano. Além disso, nesta quarta-feira (01), um grande lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado.
A Secretaria de Estado da Saúde confirma 10 casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo, sendo um óbito, de um morador de São Paulo. A Secretaria ainda recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato.
A pessoa precisa fazer exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.
Até a tarde desta quarta-feira, havia 37 casos, sendo 10 confirmados, com um óbito, mais 27 ainda sendo analisados e somando outras cinco mortes. Os seis estabelecimentos interditados pela Vigilância Sanitária ficam nos bairros Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, na capital; em São Bernardo do Campo e Barueri.
Uma distribuidora já teve a inscrição estadual suspensa preventivamente e outras 3 estão com a situação sob análise para suspensão. A Sefaz rastreia fornecedores envolvidos no fornecimento das bebidas adulteradas.
Em Mogi das Cruzes houve a apreensão de 80 garrafas de bebidas alcoólicas com indícios de adulteração e falsificação em uma adega. Em Americana, duas pessoas foram detidas e mais de 17,7 mil bebidas apreendidas. Em Barueri, foram apreendidas 128 mil garrafas de vodca lacradas. 22 pessoas foram presas até o momento.
Meu Pet tem mais 16 unidades em SP
O Governo de São Paulo iniciou o último fim de semana a instalação de mais 16 pet contêineres do programa Meu Pet, que oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos em todas as regiões do estado. A primeira entrega dessa ampliação ocorreu em Aparecida, na região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Cada pet contêiner possui 60 m², estrutura completa de consultório e capacidade para até 10 atendimentos diários. As unidades são fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), enquanto a inauguração, gestão e manutenção ficam a cargo das prefeituras.
Com essa expansão, serão 71 estruturas pelo estado, totalizando cerca de R$ 22 milhões em investimentos. Até o momento, 55 unidades já foram entregues e algumas ainda aguardam inauguração pelas prefeituras para início dos atendimentos, que incluem consultas, serviços clínico-ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade.
“Os pets contêineres estão transformando a forma como a população tem acesso ao atendimento veterinário. Com essa ampliação, levamos estrutura de qualidade para perto das famílias, ajudando a cuidar dos animais e promovendo bem-estar em todas as regiões do estado”, destacou Rebecca Politti, diretora de Bem-estar Animal da Semil.
As próximas cidades a ser contempladas são Bebedouro, Monte Azul Paulista, Viradouro, Cravinhos, Guariba, Pontal, Dobrada, Fernando Prestes, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro, Tabatinga, Elisiário, Morro Agudo, Araçoiaba da Serra e Capão Bonito, na região de Itapeva.
Além dos pets contêineres, o programa Meu Pet contempla clínicas veterinárias equipadas para procedimentos de alta complexidade, incluindo urgência e emergência, exames laboratoriais e de imagem, castrações e cirurgias.
A mais recente unidade foi inaugurada no dia 5 de setembro, em Sorocaba, com o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade. Com investimento de R$ 8,65 milhões entre obra e equipamentos, a clínica oferecerá atendimento gratuito e completo para cães e gatos, com capacidade estimada de até 40 atendimentos por dia.
Também estão em funcionamento as clínicas de Araçatuba, Votuporanga e Santa Bárbara d’Oeste. Em Ribeirão Preto, a clínica foi oficialmente entregue pelo Estado à prefeitura em agosto, que definirá a data de inauguração. Em São José do Rio Preto, as obras seguem em andamento, com previsão de conclusão até o fim do ano.
Somadas, as clínicas veterinárias representam R$ 43,6 milhões em investimentos estaduais em saúde e bem-estar animal.
Flipiaú vai homenagear Euclides Neto
Um dos setores com maior crescimento na Bahia, nos últimos anos, foi o de eventos literários. Uma das cidades que abraçou a tendência foi Ipiaú, que já abriu inscrições para escritores, livreiros, donos de sebo e editoras que queiram lançar e expor obras em sua 1ª Festa Literária, a Flipiaú.
O evento gratuito acontece de 11 a 14 de novembro, com debates, painéis e apresentações artísticas em diferentes espaços da cidade. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de outubro e os formulários estão disponíveis no Instagram @flipiau.
A Festa Literária ainda está recebendo inscrições de artesãos e agricultores familiares interessados em expor e comercializar seus produtos na Feira de Artesanato e na Feira da Agricultura Familiar. Se o seu foco é fazer parte da equipe, também pode se inscrever pelo mesmo perfil.
A Flipiaú vai homenagear o centenário de Euclides Neto, que adotou a cidade para viver (sua casa, na foto) e implantar seus projetos comunitários, deixando um legado literário, cultural e social. O evento promete movimentar o Território do Médio Rio de Contas, formado por 16 municípios. A programação completa será divulgada em breve.
A 1ª Feira Literária de Ipiaú é uma realização da Voo Audiovisual, e foi contemplada em edital do Programa Bahia Literária.
Giro de Esportes da MorenaFM.com
A rodada do Brasileirão Série A começou ontem com uma surpresa. Sem contar com Hulk, o Atlético ficou num empate sem gols com o Juventude, dono da pior defesa do campeonato. Mas o ponto conquistado pelo time gaúcho foi o suficiente para empurrar o Vitória para o segundo lugar dentro da zona de rebaixamento. Mas tem esperança.
O Vitória entra em campo contra o Ceará nesta quinta, enfrentando seu ex-treinador Léo Condé, e precisa vencer. Só empatar não resolve. Hoje quem tem uma disputa importante é o Bahia, que enfrenta o Botafogo. Os dois estão empatados em pontos e quem vencer pode entrar no G4, pelo menos até sair o resultado do jogo do Mirassol.
Atual quarto colocado, ele encara o Bragantino. Acima dele, o Palmeiras quer assumir a vice-liderança, mas para isso precisa vencer o Vasco da Gama e torcer para uma derrota do Cruzeiro diante do Flamengo na quinta. O Fluminense pode passar o São Paulo se vencer o lanterna Sport. Já o time paulista encara o vice-lanterna Fortaleza.
Não se espante se der zebra nos dois jogos, porque os caras estão melhorando um pouco e já venceram nas últimas rodadas. O Santos, sem Neymar, tem que derrotar o Grêmio para se afastar da zona de rebaixamento. Logo à frente dele estão dois times sem graça que se enfrentam: Internacional e Corinthians. Podem ser passados pelo Peixe.
A Liga dos Campeões da Europa não tem mais fase de grupos, trocada por pontos corridos. A liderança é do Bayern de Munique. Ele pegou uma baba e enfiou 5x1 no estreante Pafos. A vice é do Real Madrid, que goleou o Kairat, outro estreante, por 5x0. O terceiro é a Inter de Milão, que fez 3x0 no Slavia Praha. Os três empatam em pontos.
O Atlético de Madrid goleou o Frankfurt por 5x1. O Olympique de Marselha enfiou 4x0 no Ajax. O Chelsea fez um jogo muito disputado com o Benfica de José Mourinho e venceu por 1x0. A Atalanta bateu o Club Brugge por 2x1. O Liverpool decepcionou e perdeu para o Galatasaray por 1x0. Já o Tottenham empatou em 2x2 com o Bodo/Glimt.
Hoje tem partidas que valem a pena assistir. O Manchester City enfrenta o Monaco na casa dele. O Napoli recebe o Sporting. O Arsenal joga com o Olympiakos. A Juventus enfrenta o Villareal, que vai bem no Espanhol. Um destaque é o confronto do Barcelona com o PSG, que não tem Dembelé nem Marquinhos. O Dortmund encara o Bilbao.
Tá rolando a Copa do Mundo Sub-20 e o Brasil precisa vencer o Marrocos para assumir a liderança do grupo, depois de empatar na estréia com o México em 2x2. Os mexicanos têm pela frente a Espanha, que perdeu a primeira partida. A Argentina busca a segunda vitória contra a Austrália e a Itália faz o mesmo enfrentando Cuba nesta quarta.
O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que voce ouve de segunda a sexta, às 18h40, na Morena FM 98, de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em 98,7hz, em www.morenafm.com ou no app Android bit.ly/appmorenafm
Ele cobre o Brasileiro Série A, a Série D e o Sub-20, Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana, Copa do Mundo, Mundial de Clubes, Baiano Série A, Baiano Série B, Baiano Sub-20, além de outros esportes.