SP interdita bares no caso do metanol

O Governo de São Paulo segue mobilizado nas investigações e medidas práticas após os casos de contaminação por metanol relacionados a bebidas falsificadas. Um gabinete de crise foi instaurado na terça-feira (30) para intensificar as ações.

São seis estabelecimentos interditados até a tarde de quarta-feira, após fiscalização conjunta entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado.

Elas envolvem fiscalização em bares, adegas e distribuidoras. Até agora, foram apreendidas mais de 50 mil garrafas em todo o estado ao longo deste ano. Além disso, nesta quarta-feira (01), um grande lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma 10 casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo, sendo um óbito, de um morador de São Paulo. A Secretaria ainda recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato.

A pessoa precisa fazer exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Até a tarde desta quarta-feira, havia 37 casos, sendo 10 confirmados, com um óbito, mais 27 ainda sendo analisados e somando outras cinco mortes. Os seis estabelecimentos interditados pela Vigilância Sanitária ficam nos bairros Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, na capital; em São Bernardo do Campo e Barueri.

Uma distribuidora já teve a inscrição estadual suspensa preventivamente e outras 3 estão com a situação sob análise para suspensão. A Sefaz rastreia fornecedores envolvidos no fornecimento das bebidas adulteradas.

Em Mogi das Cruzes houve a apreensão de 80 garrafas de bebidas alcoólicas com indícios de adulteração e falsificação em uma adega. Em Americana, duas pessoas foram detidas e mais de 17,7 mil bebidas apreendidas. Em Barueri, foram apreendidas 128 mil garrafas de vodca lacradas. 22 pessoas foram presas até o momento.

6:54 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro