Bahia perde o ex-prefeito Michel Hagge
A Bahia perdeu um dos prefeitos masi respeitados em sua região, Michel Hagge, que comandou Itapetinga com um governo elogiado pela seriedade. O colega de Itabuna, Augusto Castro, divulgou nota lamentando a perda do ex-prefeito e ex-deputado estadual, que tinha 97 anos.
"Neste momento de dor e saudade, externo sentimentos de pesar aos seus filhos e ao seu neto Rodrigo Hagge. Que o Bondoso Deus, conforte seus familiares, amigos e correligionários e receba a alma do querido Michel Hagge na Glória Eterna", escreveu sobre o político, que faleceu em Vitória da Conquista nesta quarta-feira.
Maior liderança do médio sudoeste, Michel Hagge iniciou na vida pública em 1968, quando se filiou à UDN e foi suplente de vereador em Itapetinga. Foi presidente da Coopardo entre 1970 e 1975 e integrou entidades locais, como a Maçonaria. Ao longo da carreira, consolidou-se como uma das maiores lideranças do município.
Foi eleito prefeito de Itapetinga por três vezes, exercendo mandatos de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Nessas gestões, realizou obras de infraestrutura, construiu escolas e creches, fortaleceu a saúde e deixou marcas urbanísticas que ajudaram a projetar a cidade na região.
No cenário estadual, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, pelo PMDB, tendo sido reeleito, em 2002, com mais de 28 mil votos, tornando-se o mais votado do partido. Na Assembleia Legislativa foi titular de comissões como Agricultura, Minas e Energia, Educação e Serviço Público.
Ele também integrou a CPI que investigou o extermínio dos índios Pataxós. Entre 2003 e 2007, exerceu a função de 3º secretário da Mesa Diretora. Em dezembro de 2004, renunciou ao mandato de deputado para assumir novamente a prefeitura de Itapetinga.
Reconhecido como uma das maiores lideranças políticas do interior da Bahia, Michel Hagge construiu um legado familiar na política. Sua filha Virgínia Hagge foi vereadora, presidente da Câmara e deputada estadual, enquanto seu neto Rodrigo Hagge foi eleito prefeito de Itapetinga em 2016 e reeleito em 2020.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
