Desvio da BR-101 continua um inferno

Caminhoneiros, revoltados com as péssimas condições do desvio feito pela estrada da Veracel para contornar a ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, fecharam a rodovia federal na noite de quinta-feira. O protesto só terminou no fim da manhã desta sexta, mas pode ser retomado.

Os motoristas destacam qeu vários caminhões já atolaram, viraram e caíram em valetas na estrada, que é de barro e não tem sinalização nem acostamento. O bloqueio gerou um congestionamento de vários quilômetros próximo a Itapebi. Durante a semana, vários videos mostraram a realidade inglória da estrada e o desabafo dos motoristas.

O desvio obriga o caminhoneiro a viajar 50 km a mais, porém o trecho leva em torno de três horas para ser feito, encarecendo os custos da viagem, que ficam ainda mais graves com o desgaste dos veículos, o atraso nas entregas e a perda de cargas. Quem dirige também sofre com altos níveis de estresse e cansaço físico.

O governo prometeu, em julho, iniciar "imediatamente" uma reforma na estrada da Veracel e as obras da nova ponte. Porém, nem a empresa que vai projetar a ponte foi escolhida ainda. A promessa de conclusão era julho de 2026, mas ninguém acredita que fique pronta antes de 2027 - se não houver problemas climáticos ou falta de verbas.

Quanto à reforma do desvio, o Dnit alega que está investindo R$ 27,2 milhões na "instalação de dispositivos de segurança, sinalização vertical, reconformação de plataforma, recuperação de revestimento primário, aplicação de BGS e brita agulhadas no pavimento". O problema é que ninguém sabe onde. O desvio continua como sempre foi.

A melhor opção para quem vai para estados do sul é usar a BR-116 até Teófilo Otoni e pegar a BR-418 até Posto da Mata, na BR-101. Ou seguir pela BR-116 até Juiz de Fora. De estados do sul para a Bahia, a BR-116 é a melhor opção para Itabuna, Ilhéus e cidades acima delas. De Salvador para Porto Seguro, a única opção para caminhões é o desvio.

8:51 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro