Evento capacita para tratar ELA no SUS

O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) de Itabuna realiza, nos dias 10 e 11, na Faculdade Anhanguera, o evento "I Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares, com ênfase na Ela – Formação Multiprofissional para profissionais do SUS".

Trata-se da primeira capacitação do Sul da Bahia voltada para a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A coordenadora do projeto “Por Ela, Com Ela. Juntos pela Vida”, a fisioterapeuta Roberta Leane, informa que na sexta-feira, dia 10, a programação será das 8 às 17 horas, enquanto no sábado, dia 11, das 8 às 12h.

Roberta lembra que o momento será de comemorar o primeiro ano do projeto e de todas as conquistas alcançadas neste período. “Esse projeto nasceu do desejo de acolher, cuidar e dar esperança a pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e suas famílias”, conta.

O projeto tem uma equipe multiprofissional e atua de forma integral, oferecendo acompanhamento clínico, suporte emocional, informação e mobilização social, além de desenvolver pesquisas científicas voltadas para a ELA, contribuindo para avanços no conhecimento e na qualidade de vida dos pacientes.

“Em apenas um ano de existência, o projeto já conquistou reconhecimento sendo selecionado para apresentação no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e premiado com o Prêmio Santa Dulce dos Pobres, reforçando seu impacto social e relevância no cuidado às pessoas com ELA”, lembra.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa e progressiva que afeta os neurônios motores, causando fraqueza muscular e paralisia, e que tem como consequência, o comprometimento da fala, da respiração e da deglutição.

5:38 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro