Evento revela saúde precária na Bahia
O Fórum S.O.S Bahia, realizado nesta terça-feira, em Salvador, revelou a precariedade da Saúde na Bahia, com dados escandalosos. Presente, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou a concentração de leitos de UTI em poucas cidades e o agravamento do drama da regulação, a "fila da morte".
Para ele, a situação é única no Brasil e penaliza principalmente quem vive fora da capital. “A regulação se tornou popular de um jeito que a gente não encontra em outro lugar. A população sempre foi conhecida por diversos aspectos positivos. Mas agora a crise na saúde da Bahia repercute nacionalmente", afirmou.
Neto destacou que "esse drama é mais grave no interior do que na capital”. Ele contou que a concentração é um dos principais problemas. “Metade dos leitos de UTI da Bahia estão concentrados em Salvador. É um absurdo metade das UTIs estarem na capital. Absurdo maior ainda é que o restante estejam em apenas 37 dos 417 municípios.”
A Bahia ocupa as últimas posições no país em oferta de leitos de UTI pelo SUS, com apenas 1,1 por 10 mil habitantes, contra 3,6 por 10 mil da média nacional. "Em outras palavras, um cidadão baiano em estado grave tem menos acesso a UTI do que a maioria dos brasileiros", reiterou Neto.
Segundo os dados, 48,8% dos leitos estão em Salvador, sobrecarregando a capital, enquanto o interior fica desassistido. Segundo Neto, esse desequilíbrio aumenta o tempo de espera, agrava quadros clínicos e reforça a dependência da regulação.
O debate contou com a participação de Mariana Carrera, especialista em Administração Hospitalar; de Renilson Rehem, consultor da OPAS/OMS, que analisaram os desafios estruturais da saúde no estado e defenderam a necessidade de políticas públicas que priorizem a descentralização da rede hospitalar;
Neto apresentou uma carta-compromisso, na qual destacou propostas e diretrizes para o futuro da saúde no estado. O documento reúne princípios e metas que, segundo ele, devem orientar os próximos passos para enfrentar a crise. O prefeito de Bruno Reis também participou do evento, que foi realizado no Terminal Marítimo de Salvador.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
