Bahia terá mais calor e tempestades
O mês passado foi marcado por calor intenso e algumas tempestades fortes na Bahia, que vive uma primavera "com cara" de verão. Em outubro, algumas cidades sofreram com calor de até 41,8°C, outras foram atingidas por temporais extremos e fora de época. Um outro grupo ofi na direção contrária e conviveu com estiagem prolongada.
Tudo isso é efeito do El Niño, fenômeno climático que neste ano está mais forte. O litoral baiano registrou um índice de chuvas abaixo da média, mas cidades como Ilhéus foram surpreendidas por tempestades que chegaram a 100 milímetros em apenas 24 horas, segundo o Inema. E espere mais do mesmo até 2027.
O Inema prevê para os próximos três meses temperaturas altas, acima da média, em toda a Bahia. As chuvas devem ficar na média ou abaixo nas regiões leste, centro-sul e oeste. Nas outras as cidades terão chuvas fortes concentradas em pouco tempo, intercaladas com estiagens. No mẽs passado teve até chuva de granizo em Monte Santo.
O coordenador de Estudos do Clima e Projetos Especiais do Inema, Aldírio Almeida, conta que o aquecimento do oceano Pacífico indica uma estação chuvosa irregular, especialmente nas áreas do interior que costumam receber mais temporais entre novembro e janeiro. Uma cidade poderpa ter temporal e a vizinha céu claro, como aconteceu em outubro com Ilhéus e Itabuna.
Na terça-feira, o Inema também alertou para uma situação específica do litoral, valendo até esta sexta-feira. As cidades litorâneas podem receber rajadas de vento de até 70 km/h, por causa da formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, na altura do Sul e Sudeste do Brasil.
Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)
Arquivo de Notícias





