Salvador formou novos "aeromédicos"

Vinte e um médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador e do Hospital Municipal de Salvador concluíram o Curso de Operador de Suporte Médico (COSM) e estão habilitados para atuar em missões aeromédicas nas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Com 86 horas de duração, o curso contou com atividades teóricas e práticas, incluindo 24 horas de treinamento de sobrevivência. A formação abordou temas como ambiente aeronáutico, segurança operacional, procedimentos de emergência, atuação do profissional de saúde a bordo.

Mais evacuação, comunicação e gerenciamento de riscos. Para participar, os profissionais passaram por avaliações médica, psicológica, física e de acrofobia.

“A habilitação permite levar atendimento especializado com mais rapidez a áreas de difícil acesso, especialmente em uma região que inclui rodovias de grande movimento e ilhas sem ligação terrestre com o continente”, afirma o gerente executivo do Samu 192 Salvador, Ivan Paiva Filho.

A Central de Regulação do Samu 192 Salvador atende outros 9 municípios: Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, Saubara, Itaparica e Vera Cruz. Na capital, o serviço também atende moradores de ilhas sem ligação terrestre com o continente, como a Ilha de Maré. Nesses casos, o transporte pode ser realizado com apoio de equipes aeromédicas ou barcos.

A formação foi promovida pelo CBMBA, por meio do Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), em parceria com o Samu 192 e o Hospital Municipal de Salvador.

14:25  |  


Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)



sao pedro

Arquivo de Notícias