Setembro tem Feira USP de Profissões
A Universidade de São Paulo realiza, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Feira USP e as Profissões. A iniciativa apresenta os cursos de graduação e as unidades de ensino, com atividades interativas científicas e culturais, orientação profissional, instruções sobre as formas de ingresso e o vestibular. A participação é totalmente gratuita.
As inscrições foram oficialmente abertas e para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site, clicando aqui. Todo o processo deve ser feito de forma individual na plataforma. O cadastro gera um QR code que facilita o acesso à estrutura do evento.
O professor Amâncio Jorge de Oliveira, pró-reitor de cultura e extensão universitária da USP, destaca que o retorno do evento para o campus é motivo de orgulho. “Não tem nada melhor do que estar aqui presente e conversar com outros alunos, monitores, professores e servidores para entender o curso ou os cursos que pretende cursar.”
A Feira USP e as Profissões conta com três grandes pavilhões: Humanidades; Exatas e Tecnológicas, e Biológicas e Saúde. Ela acontece na Praça do Relógio. Os estandes reúnem alunos e professores da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica, disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário.
A última edição presencial, realizada em 2023, recebeu 71.967 visitantes, vindos de 22 estados brasileiros e de outros 14 países. Deste público, 51% eram oriundos de escolas públicas e 49% de particulares.
Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) promove oficinas de orientação profissional, na própria unidade, com rápido acesso pela área principal da feira. O intuito é proporcionar um melhor aproveitamento do evento, direcionando para as carreiras de mais afinidade.
Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados com estrutura dedicada para esclarecer informações sobre o vestibular de 2027, além de oferecer palestras exclusivas no auditório István Jancsó, do complexo Brasiliana da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos.
O estudante poderá conhecer duas das maiores orquestras do país em concertos que serão realizados gratuitamente no Centro Cultural Camargo Guarnieri pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e pela a Orquestra de Câmara (OCAM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA).
Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)
Arquivo de Notícias





