Vacinação antirrábica começa na Bahia

Neste segunda-feira, a maior parte das cidades da Bahia começa a vacinar cães e gatos contra a raiva, doença que pode ser transmitida para os humanos e não tem cura. A Prefeitura de Itabuna espera imunizar mais de 33 mil cães e 19 mil gatos até o dia 31 de agosto, em diversos bairros.

A vacina é destinada a cães e gatos saudáveis com mais de três meses de idade. “Já os animais que apresentarem febre, doença grave, estiverem em recuperação de cirurgias recentes ou sob orientação veterinária não devem ser vacinados," afirma a prefeitura.

Além dos postos fixos, montados em praças públicas, equipes do Centro de Controle de Zoonoses e dos Agentes de Combate às Endemias vão percorrer as ruas para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população ao serviço.

A recomendação é que os tutores levem os cães com coleira e guia e transportem os gatos em caixas apropriadas. Animais doentes, em recuperação de cirurgia ou com orientação veterinária não devem receber a vacina até nova avaliação.

Em Salvador, a vacinação mobiliza mais de 90 unidades em toda a cidade, com a meta de ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos. A vacina será disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, nas unidades de saúde. Além disso, equipes volantes vão percorrer os bairros das 8h às 13h.

Além das unidades de saúde, a campanha contará com postos de vacinação nos shoppings Bela Vista e Barra. “Nossa meta é imunizar 389.360 cães e gatos durante todo o ano”, afirma Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

11:55  |  


Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)



sao pedro

Arquivo de Notícias