TCE de olho nas contratações juninas
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia vai instaurar uma auditoria especial para fiscalizar os gastos públicos com os festejos juninos de 2026. A decisão foi anunciada pelo presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo Filho, e os trabalhos devem começar ainda neste mês.
A auditoria vai concentrar a análise nos investimentos feitos pela Secretaria de Turismo da Bahia, especialmente nos recursos destinados à contratação de atrações artísticas. Um dos objetivos é verificar se os valores pagos estão de acordo com os preços praticados no mercado.
A medida atende a uma sugestão do Ministério Público da Bahia. Segundo o órgão, já foram previstos R$ 130,6 milhões em emendas parlamentares para custear eventos juninos. Desse total, cerca de R$ 85,4 milhões já teriam sido liquidados. Mas existem pendências do São João de 2025, em especial com midia.
Além de examinar a aplicação desses recursos, o TCE vai avaliar a legalidade das emendas parlamentares vinculadas às festas. A iniciativa integra as ações do Painel de Transparência dos Festejos Juninos, que reúne instituições para reforçar o controle e a fiscalização do uso do dinheiro público durante o São João.
Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)
Arquivo de Notícias





