SP faz mutirão para castrar 5 mil pets

O Governo de São Paulo promove em maio uma nova etapa dos mutirões de castração do programa Pro Pet SP, com a previsão de atender mais de 4.900 cães e gatos em seis regiões do interior. A iniciativa já realizou mais de 19.100 procedimentos em 114 municípios desde dezembro de 2025.

Ele integra um conjunto de políticas estaduais de bem-estar animal que inclui ainda a implantação de clínicas veterinárias públicas e pet contêineres em todo o território paulista.

As ações vão percorrer seis regiões, com destaque para a de Presidente Prudente, que concentra o maior volume de atendimentos, com previsão de mais de 1.600 castrações. Na sequência, aparecem as de Sorocaba (1.500) e Itapeva (700), São José dos Campos (600), Campinas (400) e Marília (80).

A estratégia do programa é levar estrutura itinerante, com equipes especializadas e equipamentos adequados, permitindo que cidades com diferentes capacidades de atendimento realizem ações de grande escala.

“O Pro Pet SP tem avançado como uma ferramenta importante de apoio aos municípios, levando estrutura e atendimento qualificado para ampliar o acesso à castração gratuita e fortalecer as ações de bem-estar animal no estado”, afirmou o subsecretário de Meio Ambiente Jônatas Trindade.

As unidades móveis do programa são adaptadas para funcionar como centros cirúrgicos, seguindo protocolos técnicos e sanitários que garantem segurança e qualidade nos procedimentos.

Os mutirões do Pro Pet SP se somam a outras iniciativas do Governo do Estado voltadas à causa animal. Entre elas está o programa Meu Pet, que estrutura uma rede permanente de atendimento veterinário nos municípios.

Desde 2023, o Estado destinou R$ 43,6 milhões para a implantação de clínicas veterinárias públicas. Já estão em funcionamento unidades em Araçatuba, Votuporanga, Santa Bárbara d’Oeste e Sorocaba. Em São José do Rio Preto, a clínica foi entregue em janeiro e aguarda início das atividades.

As clínicas oferecem atendimento completo, incluindo consultas, exames, cirurgias e procedimentos de urgência, com capacidade média de cerca de 40 atendimentos diários, variando conforme a complexidade dos casos.

Para ampliar a cobertura, especialmente em cidades menores, o programa conta ainda com os pet contêineres, estruturas compactas e equipadas para serviços básicos, como consultas, vacinação e procedimentos ambulatoriais.

19:06  |  


Muito esforço é feito para deixar voce bem informado, sem rabo preso com ninguém. Ajude a manter nossa independência fazendo um PIX para jornal@aregiao.com.br (Nubank)



sao pedro

Arquivo de Notícias