Itabuna troca ou move cinco secretários

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, substituiu titulares e mexeu em várias secretarias. Delegado da polícia civil, Humberto Mattos passou o comando da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop) para o geógrafo e policial civil Roberto José, que já dirigiu a Ficc e a Settran.

Humberto Mattos explicou o motivo de sua saída da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna. Segundo ele, foi uma decisão política, já que pretende apoiar ACM Neto na disputa pelo Governo da Bahia, enquanto o prefeito caminhará novamente com o governador Jerônimo Rodrigues.

“Há uma incompatibilidade de pensamento com o governo estadual. Não comungo com a ideologia do Governo do Estado nem com a administração”, disse Humberto, nesta quinta, em entrevista ao Conexão Morena, da rádio Morena FM 98. Ele afirmou que não deixa o cargo para ser candidato, mas poderá ser.

"Existem conversas e eu tenho esse desejo, de me candidatar a deputado federal. Mas não depende só da minha vontade, depende de um projeto político e do partido," afirmou Humberto.

O delegado garantiu que a saída não interfere em seu apoio à pré-candidatura de Andréa Castro a deputada estadual pelo PSD. Para Humberto, não há contradição em deixar o governo municipal por apoiar ACM Neto e continuar ao lado da primeira-dama na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Mattos argumentou que o prefeito e a primeira-dama são de “centro-direita”, posição que o delegado atribui a si mesmo no espectro político. Na avaliação dele, Augusto está ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do PT, por “uma questão de sobrevivência política” e não por afinidade ideológica.

Augusto também fez outras mudanças. Na Secretaria de Governo, Luciano Veiga deu lugar à advogada Cleide Sousa. Até 24 de fevereiro, além desta secretaria, ela vai acumular a de Indústria, Comércio, Emprego e Renda durante as férias do secretário Mauro Ribeiro. Rosivaldo Pinheiro volta para o Planejamento.

Em seu lugar, Junior Brandão passa a acumular a pasta da Educação com a de promoção social, que pode ter um novo titular a depender de negociações com os partidos da base. Fala-se na entrega da secretaria ao vereador Erasmo Ávila, numa negociação para colocar na Câmara o suplente Jerônimo.

Erasmo se elegeu vereador mas queria ser secretário desde o primeiro dia de mandato. Ele negociava a pasta de Esporte e Lazer, mas o excelente desempenho de Alcântara Pellegrini inviabilizou a troca. Augusto teria oferecido a de promoção social, mas Ávila ainda resistia a assumir o setor.

6:10 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro