Vândalos destroem praça em Itabuna
A Praça da Piedade, no bairro Califórnia, o mais populoso de Itabuna, teve seu mobiliário e equipamentos quebrados por vândalos durante as festividades de final de ano. Foram destruídos completamente seis bancos de concreto armado, quatro aparelhos de ginástica ao ar livre e três brinquedos do parquinho infantil.
Na manhã desta terça-feira, o Departamento de Limpeza Pública mobilizou equipes de campo para a remoção do material que foi destruído e a limpeza da praça, onde atos de vandalismo têm sido recorrentes, em prejuízo da própria população, especialmente crianças e idosos que ficam sem o lazer.
O diretor do DLP, Lázaro Pellegrini, disse que "outras praças, recuperadas pela gestão do prefeito Augusto Castro no seu primeiro mandato, também têm sido objeto de vândalos, a exemplo dos equipamentos públicos do Conceição, Fátima, Mangabinha e Santo Antônio, entre outras localidades".
O vandalismo em praça pública no Brasil é enquadrado como crime de dano, com a pena variando de 1 a 6 meses de prisão e multa. Se o ato for contra patrimônio público, a pena aumenta para 6 meses a 3 anos, mais multa.
“A população deve cooperar com o poder público denunciando autores deste crime contra o patrimônio”, afirma Lázaro, lembrando que, além da pena criminal, pode haver indenização civil.
“O autor também pode ser obrigado a ressarcir os prejuízos causados ao município, incluindo custos de reparo e manutenção. Dependendo da situação, pode haver associação criminosa, desacato, resistência ou até lesão corporal, se houver violência envolvida”, concluiu.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.






