Justiça intima Itabuna a fornecer EPIs

A Justiça do Trabalho determinou que a Prefeitura de Itabuna forneça Equipamentos de Proteção Individual aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias. A decisão é provisória e foi proferida pela Quarta Vara do Trabalho de Itabuna, após ação do sindicato das categorias.

A juíza Jeana Silva Sobral afirmou que o município tem obrigação legal de garantir os equipamentos e não pode alegar restrições orçamentárias para descumprir a norma. Para as duas categorias, a determinação inclui protetor solar com reposição mensal, uniformes completos com proteção contra raios ultravioletas e crachás oficiais.

Para os agentes de combate às endemias, a Justiça ampliou a exigência. O município deve assegurar também luvas nitrílicas, máscaras com filtro, botas, cinto de segurança e dispositivos de ancoragem para atividades em altura. O presidente do sindicato, Roberto Lima, classificou a decisão como uma vitória da luta coletiva.

Segundo ele, a liminar reconhece que a reivindicação dos trabalhadores é justa. Procurada, a Prefeitura de Itabuna informou que ainda não foi oficialmente citada pela Justiça do Trabalho. Em nota, o município afirmou que, quando isso ocorrer, adotará as medidas processuais cabíveis.

6:31 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro