Av. Santo Amaro é entregue reformada

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (19) a segunda etapa das obras de reforma da Avenida Santo Amaro, na Zona Sul, que, somada à primeira fase (concluída em abril de 2024) já totaliza 1,2 km de vias reformadas no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Periquito, na Vila Nova Conceição.

Com um investimento total de R$ 166,6 milhões, as melhorias abrangem a reforma do corredor de ônibus, a implantação de novas paradas, a modernização da infraestrutura subterrânea, com melhorias nos sistemas de água, esgoto e gás, além da construção de calçadas acessíveis em ambos os lados da avenida.

O prefeito Ricardo Nunes destacou outros detalhes. “Toda a fiação está enterrada, todo o sistema de drenagem foi refeito. A arborização, alargamento e iluminação melhoram a qualidade da via para as pessoas poderem caminhar e para as que usam o transporte coletivo. São avanços super importantes.”

O projeto avança para a terceira etapa, que está em fase de contratação e prevê mais 1,2 km da Avenida Santo Amaro, no trecho entre a Rua Periquito e a Avenida dos Bandeirantes. “É um projeto muito bacana, com toda a requalificação da Avenida Santo Amaro, uma das avenidas mais antigas da cidade”, lembra Nunes.

Chamado de “Nova Santo Amaro”, o projeto é uma das maiores intervenções de reurbanização viária feitas na capital e tem como foco a melhoria da mobilidade, da segurança e da acessibilidade, além da qualificação do espaço público, beneficiando diretamente cerca de 310 mil pessoas.

Eder Bareicha, proprietário de um restaurante na região, elogia a obra e ressalta os benefícios, principalmente nos dias de chuva. “Como era bem baixo aqui, a rua a gente não via mais. Enchia tudo de água. Agora acabou, ficou tudo top. A praça ficou maravilhosa. Ficou ótimo, porque hoje não alaga mais. As pessoas, hoje, caminham tranquilas.”

Nunes elencou os benefícios para a região. “Valorização dos imóveis, geração de emprego, melhor mobilidade, os ônibus vão mais rápido, as pessoas gastam menos tempo no transporte, e não alaga mais. A cidade está cada vez mais bonita.”

O enterramento da fiação de energia elétrica e de telecomunicações, com a remoção dos postes, eliminou a poluição visual, valorizou a paisagem urbana e aumentou a segurança. A nova iluminação pública em LED, instalada em postes modernos, substituiu equipamentos antigos.

As novas paradas de ônibus já estão em operação, oferecendo mais conforto, acessibilidade e melhor experiência aos usuários do transporte público. Outro avanço importante foi a implantação de novas galerias de drenagem para dar mais resiliência à infraestrutura da via.

A Nova Santo Amaro também recebeu nova sinalização viária, arborização e paisagismo, contribuindo para um ambiente urbano mais agradável e sustentável. Nas fases já concluídas, foram plantadas 202 novas mudas nativas, reforçando o compromisso ambiental.

6:21 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro