Operário cai e morre em obra do estado
O Ministério Público do Trabalho na Bahia abriu um inquérito para investigar o acidente que matou um trabalhador e deixou outro ferido com gravidade em Ilhéus. Os dois caíram de uma altura de 8 metros, no sábado, depois que parte da estrutura onde trabalhavam cedeu. Os operários estavam sobre uma plataforma que desabou.
Eles caíram e ficaram presos nas ferragens do prédio em construção. A vítima fatal e outro colega estavam instalando da cobertura de um dos novos prédios quando parte da estrutura metálica cedeu. Uma ambulância do Samu foi acionada e levou os trabalhadores para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.
Um deles morreu no mesmo dia, no último sábado, enquanto o outro recebeu alta no domingo. A obra onde o acidente ocorreu faz parte da reforma do Colégio da Polícia Militar, no Pontal, e é tocada pela BMV Construções e Incorporações. A empresa e o Governo da Bahia, responsável pela obra, ainda não se manifestaram.
Na segunda-feira, os trabalhadores da obra paralisaram o serviço em protesto. Imagens nas redes sociais mostram andaimes com tábuas colocadas sem fixação e com altura considerável. O inquérito do MPT vai apurar as responsabilidades pelo acidente e se as normas de segurança foram cumpridas.
Será investigado se houve oferta de equipamentos de proteção, treinamento e protocolos para as atividades de risco. A prioridade é evitar que novos acidentes aconteçam e a investigação conta com apoio da Polícia Civil.
No mesmo sábado, o governador Jerônimo Rodrigues visitou Ilhéus para entregar a reforma de outra escola, a Nelson Schaun, mas a morte do operário foi encoberta e só veio a público na segunda-feira, após a manifestação dos colegas dele e a iniciativa do Ministério Público do Trabalho.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.






