Cacique é preso em operação policial

Duas operações policiais foram iniciadas nesta terça-feira no extremo sul da Bahia. As ações investigam conflitos entre produtores rurais e indígenas ocorridos em outubro. O cacique Joel Brás Pataxó foi preso. Cinco suspeitos são procurados, e 13 armas foram apreendidas. As equipes estavam em campo desde as primeiras horas da manhã.

A operação Sombras da Mata apura a invasão de uma fazenda em Itamaraju. O ataque ocorreu em 28 de outubro. Dois produtores rurais morreram. Um terceiro ficou gravemente ferido. O grupo que entrou na propriedade se apresentava como indígena. Três pessoas foram presas em flagrante, mas deixaram a cadeia logo depois.

A investigação apontou os supostos mandantes e os autores dos disparos, mas os nomes não foram divulgados. Já a operação Tekó Porã investiga o ataque a tiros contra indígenas da Aldeia Kai. O caso aconteceu em 1º de outubro, em Cumuruxatiba, distrito de Prado. Os indígenas ocupavam uma área rural após uma retomada da ocupação.

Homens armados teriam tentado expulsar o grupo da fazenda. Dois indígenas foram baleados. A polícia cumpre dois mandados de busca nas casas de suspeitos apontados como mandantes e executores do ataque. As diligências continuam na região de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Prado.

8:20 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro