Venezuelanos mentiram sobre Itabuna
Um grupo de índios venezuelanos que estava abrigado em Itabuna chegou nesta segunda a Montes Claros (MG), onde deram entrevista a uma tv local e mentiram sobre sua condição. Os imigrantes disseram que não recebiam nenhuma ajuda em Itabuna e que foram "despejados pela prefeitura" na cidade mineira.
A Secretaria de Promoção Social de Itabuna informou que a saída da cidade foi um pedido dos indígenas da etnia uárao. Os caciques Amario Mata, Daniel Rattia, Renes Rattia, Juancito Cardia, Angelio Rattia e Santuario Rattia definiram que o destino seria Montes Claros, onde outros parentes já se estava após deixar Vitória da Conquista.
Os indígenas estavam desde junho na casa-abrigo Pop Acolhimento, no bairro de Fátima, e solicitaram um ônibus para levar as sete famílias até o novo destino. O grupo reúne 41 pessoas: sete homens, sete mulheres e 27 crianças. Eles também pediram mantimentos e fraldas para a viagem. As famílias deixaram Itabuna na última quinta-feira.
Ao chegar a Montes Claros, disseram que em Itabuna eles tinham moradia paga e alimentação, mas a prefeitura "parou e deixou eles na rua". O host do programa Conexão Morena, da Morena FM, Oziel Aragão, refutou as alegações do líder dos índios, de que "Itabuna não ajudou em cada" e de que eles "querem trabalhar".
"Estão mentindo. São mentirosos. Eles não querem trabalhar, vão pra sinaleira alí em Montes Claros pedir dinheiro, pode esperar. Dizer que Itabuna não deu nada? Deu abirgo, documentos. Recebiam material, pegavam a comida e vendiam. Nunca trabalharam. O que sabem fazer é se vitimizar, se fazer de coitadinhos," criticou.
Oziel lembrou que os venezuelanos "ficavam brigando e ligavam som alto de madrugada, inclusive com diversas queixas na polícia. Aí vai falar mal da cidade que acolheu", resume.
A prefeitura de Montes Claros criou uma equipe para acolher os índios, mas, enganada pelos venezuelanos, declarou á tv que "Itabuna tratou de forma desumana os imigrantes. Repudiamos a atitude, ser humanao não pode ser tratado como objeto". Claramente não conhecem o tipo de gente que acaba de receber.
A Prefeitura de Montes Claros também reclamou do que chamou de "negligência" de Itabuna com a cidade, por não avisar previamente que estava enviando os venezuelanos para lá.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.






