Vítimas da zika terão pensão vitalícia

A Bahia tem mais de 500 casos confirmados de microcefalia causada pelo zika vírus. As crianças afetadas pela síndrome congênita e suas famílias serão beneficiadas com o pagamento de uma indenização de R$ 50 mil e com uma pensão vitalícia mensal de R$ 8.100. O benefício foi regulamentado em portaria do Governo Federal.

Conforme a Secretaria da Saúde da Bahia, de 2015 a 2025, foram notificados 2.374 casos suspeitos da síndrome congênita no estado e 557 foram confirmados. O auge da crise ocorreu em 2015 e 2016, quando a relação entre o vírus e a microcefalia foi reconhecida cientificamente.

Na época, a rede de saúde baiana passou a lidar com um volume inédito de diagnósticos e atendimentos. Neste período, foram 1.003 casos suspeitos, sendo 332 confirmados. Para a secretária de Saúde da Bahia, a indenização e a pensão vitalícia garantem reparação histórica às vítimas do zika vírus.

“O apoio financeiro não substitui a dor, mas representa o reconhecimento da luta dessas famílias e garante condições mais dignas de vida. E cabe ao SUS manter uma rede de atenção ativa e acolhedora, para que essas crianças tenham acesso integral à saúde e à reabilitação”, afirmou a gestora.

9:59 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro