SC inaugura rodovia 100% em concreto

Uma obra histórica e aguardada há décadas pela comunidade do Planalto Norte catarinense foi entregue pelo governador Jorginho Mello nesta sexta-feira. A SC-477, que liga Canoinhas a Major Vieira, é a primeira do Programa Estrada Boa a ser construída em pavimento rígido.

O trecho de 34,5 quilômetros agora é de concreto, como na maioria das estradas dos EUA, o que garante maior resistência ao tráfego pesado da região, que é um corredor logístico estratégico. O governo de SC investiu mais de R$ 130 milhões na obra, que foi entregue durante as comemorações dos 114 anos do município de Canoinhas.

A escolha pelo piso de concreto levou em conta vantagens como a durabilidade, já que suporta tráfego intenso e pesado sem apresentar deformações, garantindo vida útil muito superior ao asfalto; segurança, porque proporciona redução na distância de frenagem em comparação com o asfalto, além de evitar a aquaplanagem.

Também garante maior visibilidade, pois reflete mais a luz, especialmente à noite; conforto térmico, já que contribui para a redução da temperatura ambiente em até 5 °C, ajudando no equilíbrio climático da região e economia de combustível. Graças à menor resistência ao rolamento, reduz o consumo dos veículos ao longo do tempo.

O pavimento rígido da SC-477 tem uma espessura que varia de 22 a 25 cm. Além da restauração da pavimentação, foram implantadas faixas adicionais para ultrapassagem em pontos críticos, enquanto as áreas urbanas receberam melhorias como ciclofaixas e passeios de pedestres.

“Essa é uma obra emblemática, que nós estamos inaugurando, entregando uma obra tão sonhada, tão desejada, para quem quer produzir mais, para quem quer dar a melhor qualidade de vida, preservar a vida, por isso nós estamos aqui nesse dia com muita alegria, e saiu antes do prazo, " comemorou Mello.

“Uma obra em concreto que resgata a autoestima aqui dessa região, porque aquilo era um calvário, era um perigo absoluto. E essa obra representa aquilo que a gente está fazendo no estado. Uma obra de qualidade, uma obra com economicidade, e que vai servir a toda a região," explicou o secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando.

7:23 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro