Rio terá seleção latina de bailarinos
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será palco, nesta quinta e sexta-feira, da Pré-seleção Latino-Americana do Prix de Lausanne, uma das mais prestigiadas competições internacionais de ballet. Realizado em parceria com o Governo do Estado, o evento reunirá 55 jovens bailarinos, entre 15 e 18 anos, vindos de sete países.
Serão dois dias de audições, apresentações e premiações. Até quatro participantes serão convidados a representar a América Latina na etapa final do Prix, em 2026, na cidade de Lausanne, Suíça. "Receber a pré-seleção do Prix de Lausanne no nosso Theatro Municipal é um marco para o Rio de Janeiro", diz o governador Cláudio Castro.
"Estamos falando de um dos concursos de dança mais respeitados do mundo, que vai revelar jovens talentos e projetar nosso estado como referência cultural internacional. O Rio tem uma tradição artística única e segue sendo vitrine da cultura brasileira para o mundo," completa.
O objetivo do evento é descobrir, promover e garantir suporte aos melhores talentos ao redor do mundo. Os dançarinos escolhidos durante a pré-seleção irão disputar o Prix de Lausanne, em 2026, e terão a oportunidade de receber uma bolsa para estudar em uma das escolas ou companhias parceiras do evento.
Os bailarinos terão seu desenvolvimento monitorado e receberão subsídio para cobrir sua saúde, educação e acomodação durante a estadia. Para a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, essa parceria reforça o compromisso da gestão em democratizar a cultura e ampliar a oportunidade a todos.
"A imagem e a identidade cultural do Brasil estão, historicamente, ligadas ao Rio de Janeiro. Por isso, sediar a Pré-seleção Latino-Americana do Prix de Lausanne em nosso mais emblemático palco, o Theatro Municipal, é motivo de grande orgulho e também de responsabilidade".
Além da SececRJ, a realização da etapa latino-americana do Prix também conta com parceria do Theatro Municipal, do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Kathryn Bradney, Diretora Artística e Executiva do Prix de Lausanne, fala de sua expectativa.
"O Rio, com sua rica herança artística e energia cultural dinâmica, oferece um cenário inspirador para este momento. É um lugar onde a criatividade e a paixão florescem. Aqui, bailarinos talentosos de toda a América Latina terão a oportunidade de se expressarem e darem seus primeiros passos em um palco internacional".
Criado em 1973, o Prix de Lausanne é uma competição internacional voltada a jovens bailarinos entre 15 e 18 anos que desejam seguir carreira profissional. Realizado anualmente na Suíça, é reconhecido por impulsionar carreiras e revelar grandes nomes da dança mundial.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
