Rádio domina a rotina dos brasileiros

O estudo Inside Audio 2025, da Kantar IBOPE Media, oferece uma visão detalhada sobre o cenário do consumo de áudio no Brasil, destacando a sua onipresença e o impacto significativo do rádio. Mais de 9 em cada 10 brasileiros (92%) consumem algum formato de áudio – seja rádio, músicas, streamings ou podcasts todo dia.

Essa presença constante no dia a dia permite que a publicidade em áudio crie conexões autênticas e envolventes, informando, emocionando e influenciando de maneira natural e poderosa. O rádio se destaca por oferecer alcance massivo, regionalização e credibilidade, atributos valiosos para marcas que buscam um impacto real.

O Inside Audio 2025 revela que 79% dos ouvintes nas 13 Regiões Metropolitanas pesquisadas ouvem rádio diariamente, por quase 4 horas (3 horas e 47 minutos em média). Em Salvador, 74% ouvem rádio todo dia, por 3h38 em média.

A pesquisa detalha o consumo de rádio por cidade, evidenciando a robustez do meio em diversas regiões. Por exemplo, a Grande Belo Horizonte registra 87% de alcance, enquanto a Grande Rio de Janeiro tem a maior média de escuta diária, com 4 horas e 15 minutos. Essa força local contribui para o seu vigor nacional.

O rádio é associado a características e sentimentos marcantes, como informação (60%), emoção (54%), diversão (36%) e companheirismo (29%). Ele é visto como mais do que mídia, mas como uma “memória afetiva que acompanha os brasileiros ao longo da vida”.

O conteúdo das emissoras de rádio transcende o canal tradicional, estando presente em múltiplas plataformas. 70% da audiência ainda ocorre via AM/FM, mas há uma presença crescente no digital, com 33% ouvindo no YouTube, 16% em serviços de streaming de áudio, 13% no aplicativo da emissora e 12% nas redes sociais da emissora.

A publicidade em áudio tem alto engajamento do público, com 56% gostando do formato das propagandas e 56% prestando atenção nos anúncios. 43% dos ouvintes de rádio já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço em função de um anúncio que ouviram na emissora.

As principais características que tornam a publicidade em áudio memorável são, para os ouvintes, humor e leveza na comunicação (47%), criatividade na forma de contar histórias (28%), atualização sobre novidades ou promoções de produtos ou marcas (28%), anúncios que fazem sentido para o ouvinte (25%), sensação de proximidade (19%).

Na era da personalização e mobilidade, o áudio online se destaca por oferecer conveniência, curadoria e conexão. Entre os ouvintes de rádio, 50% ouviram ou baixaram podcasts nos últimos 3 meses, e 60% ouvem streaming de música, como os da baiana Morena FM 98.

Os principais diferenciais que fazem os ouvintes escolherem o áudio online são acesso sob demanda (54%), variedade de conteúdo disponível (52%), facilidade de acesso em diferentes dispositivos e locais (37%), personalização de recomendações com base no gosto do ouvinte (37%) e controle da reprodução (34%).

9:15 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro